Dbohr,
Estou de acordo quanto ao significado de Universo; penso mesmo que significa tudo o que existe. Para não confundir, uso o termo "Cosmos", como contenedor de "tudo o que existe", inclusive universos
Sobre "classes de dimensões, infinitamente aninhadas de forma fractal", creio que já falei sobre como isto me parece ser e vou repetir, em curtas linhas
Analisando o mundo que podemos "ver", vemos "classes de dimensões", aninhadas. Quarks dentro de protons e neutrons, estes dentro de átomos, dentro de moléculas, moléculas como dentro de corpos maiores, planetas, sistemas solares, galáxias, universos; todos aninhados.
Porque pensar que o Cosmos todo é diferente desta amostra? Quando não temos acesso a todo o rio, só nos resta apanhar um caneco d'água ao lado ca canoa, para saber do que é feito o rio (água**).
Supor que o rio é feito de piche ou óleo vegetal, é algo profundamente irracional e improvável, em se colhendo uma caneca d'água.
** O rio contém outras "impurezas" constituintes, como peixes, plantinhas etc. mas isto foge do escopo imediato).
---------------------------------------------------------------------
Por outro lado - e é este que me convenceu -, NUNCA ENCONTRAMOS NADA MACIÇO - aquilo que nos parece maciço é sempre feito de um grande vazio com um pó salpicado- um poço sem fundo (infinito).
Se nada é maciço, então a existencia de matéria é algo - de certa forma - virtual. O Cosmos (e toda a mtéria) é algo altamente paradoxal: É sem ser, e não é sendo.
Imagine ampliando um quark para o tamanho de uma bola de futebol. De qué é feito? de nada? Algo maciço? Que é algo "maciço"? Nunca encontramos nada que o fosse.
Segundo minha visão, não apenas nada é maciço, como nada pode ser maciço. "Maciço" nao existe em nenhum lugar, é apenas uma fantasia humana.
Isto torna o Cosmos "infinitamente aninhado"