Seria interessante fazer uma análise quantitativa dos laureados considerando ciclos de 5 em 5 anos. É provável que a proporção de orientais tenha crescido de maneira significativa nos últimos 20 anos.
Note que o Agnóstico resolveu convenientemente ignorar o que mencionei antes: o contexto histórico.
É óbvio que a proporção de
orientais ganhadores do Nobel vai ser pequena.É por isso que minha lista de nomes começava nos anos 40.
Durante a primeira metade do século XX a China esteve ou em guerra civil ou invadida pelo
Japão, a Coréia era um país atrasado - e invadido pelo Japão. O próprio Japão só foi abandonar o feudalismo por volta de 1870.
É praticamente inevitável que essa proporção aumente no futuro próximo (população de mais de 1 bilhão, boa parte chegando à classe
média, 10 horas de estudo por dia).
Além disso, é irrelevante
para o que estamos discutindo se o pesquisador fez seu trabalho em uma instituição americana (que são
realmente as melhores do mundo). O
fato é que mesmo os estudantes americanos, mas com background oriental se saem melhor que
os ocidentais.
Dizer que "eu não vejo executivos orientais" é um argumento tão sofisticado quanto "não é verdade que existam mais de 1 bilhão de
indianos: eu não conheço nenhum."