Autor Tópico: Carl Sagan e sua Espaçonave da Imaginação… em Batalha!  (Lida 5532 vezes)

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
Carl Sagan e sua Espaçonave da Imaginação… em Batalha!
« Online: 03 de Fevereiro de 2011, 23:35:59 »
Fontes:
- http://scienceblogs.com.br/100nexos/2011/02/carl_sagan_e_sua_espaonave_da.php
- http://ninjerktsu.blogspot.com/2011/01/carl-sagan-and-his-fully-armed.html

Almirante Leão. Uma espaçonave não-identificada está se aproximando.

Na Tela, comandante Capricórnio. Aumente.

Ah, não!!! É Carl Sagan e sua Espaçonave da Imaginação!!!

Astrologia… Seu futuro parece… pouco aprazível.

Rápido, major Peixes! Dispare o Raio de Remédio Homeopático!!!

Acertamos em cheio, senhor!

Almirante! O Raio de Remédio Homeopático não teve absolutamente NENHUM efeito mensurável!

Hmmm…

[Método Científico]

[Ciência]

Míssil em nossa direção, senhor!!!

Sargento Escorpiâo! Ativar o Escudo movido pela Máquina de Movimento Perpétuo!!!

Senhor! Não há energia alguma vindo da Máquina de Movimento Perpétuo!!!

Uh… Certo. Rápido! Todos, coloquem suas pulseiras de equilíbrio magnético holográfico antes que o mís…

BUUUUUUUM!!!

Hmmm…

Crocante.

EPIC!!!
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Carl Sagan e sua Espaçonave da Imaginação… em Batalha!
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 13:24:39 »
:biglol:

Essa é top.  :biglol:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 17:39:06 »
Caro - Enjolras

....................................................

Essa é top. :biglol:

Será, que essa fantástica máquina, estava avariada? :arrow: :|
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 18:41:43 »
Caro - Enjolras

....................................................

Essa é top. :biglol:

Uma máquina de movimento perpétuo "faria" mais energia do que gastaria. Só que isso não existe.
Então, estava avariada, sim... avariada por design :D
Latebra optima insania est.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 18:47:58 »
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Isso é bem oportuno, levando em consideração a atual rixa entre astrônomos e astrólogos, sendo que os últimos não querem aceitar a nova constelação(!!!).  :lol:
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 07:31:37 »
Caro - Kajsar

........................................................... .....................................

Uma máquina de movimento perpétuo "faria" mais energia do que gastaria. Só que isso não existe.

Você diz, que uma máquina de movimento perpétuo, não tem hipóteses de existir, por ser anti-natural, ou é apenas impossível, em termos de tecnologia humana?

Porque na verdade, segundo o que eu consigo entender,  o nosso sistema solar, constitue um exemplo de um autêntico "mecanismo perpétuo",
macro-dinâmico... :arrow: :idea:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 09:32:47 »
Caro - Kajsar

........................................................... .....................................

Você diz, que uma máquina de movimento perpétuo, não tem hipóteses de existir, por ser anti-natural, ou é apenas impossível, em termos de tecnologia humana?

Porque na verdade, segundo o que eu consigo entender,  o nosso sistema solar, constitue um exemplo de um autêntico "mecanismo perpétuo",

Não existe porque é antinatural. Em uma roda em moto contínuo produziriam mais energia que a necessária para seu funcionamento, o que viola a primeira lei da termodinâmica. No caso do sistema solar, os planetas estão caindo em direção ao sol, mas a queda é compensada pela velocidade deles. No caso do sol, existe a produção contínua de energia por fusão nuclear, mas um dia o combustível nuclear vai acabar e o sol vai explodir em gigante vermelha.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 10:20:15 »
As órbitas dos planetas do sistema solar são estáveis. A conservação do momento angular indica que os planetas vão continuar girando em torno do sol até que forças externas atuem para quebrar essa estabilidade. Não é mais surpreeendente (nem mais "moto perpétuo") do que um livro apoiado em cima de uma mesa.

... e é claro, se ondas gravitacionais realmente existirem, os planetas radiam energia e suas órbitas decaem ao longo de bilhões de anos.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 10:50:01 »
Os astronomos perderam uma chance de esculhambar de vez com a astrologia, mas por tudo o que eu li pareceu que "ligaram preocupados pra eles"

- Bicha para tudo, tenho um bafao pra contar, tens que rever os signos amiga

:(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 11:49:08 »
Os astronomos perderam uma chance de esculhambar de vez com a astrologia, mas por tudo o que eu li pareceu que "ligaram preocupados pra eles"

- Bicha para tudo, tenho um bafao pra contar, tens que rever os signos amiga

:(

Eu acho que não. Pelo que eu li, o que o astrônomos fizeram foi dar uma "cutucada" nos astrólogos com muito bom humor, sem criar uma antipatia com a população, pois para a percepção desta, ainda prevalece a ideia que a Astrologia tem tanta validade quanto a Astronomia.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 12:01:03 »
Caro - Kajsar

Não existe porque é antinatural. Em uma roda em moto contínuo produziriam mais energia que a necessária para seu funcionamento, o que viola a primeira lei da termodinâmica. No caso do sistema solar, os planetas estão caindo em direção ao sol, mas a queda é compensada pela velocidade deles. No caso do sol, existe a produção contínua de energia por fusão nuclear, mas um dia o combustível nuclear vai acabar e o sol vai explodir em gigante vermelha.

Além de violar a primeira lei da termodinâmica, ele seria contra-intuitivo, pois no nosso dia-a-dia vemos que qualquer coisa para se mover precisa de um contínuo aporte de "combustível" (energia).

Do que o Derfel disse sobre os planetas eu acrescento apenas que a velocidade em questão é a angular em relação ao movimento de translação.

E sobre o Sol, eu acho que ele, por ser uma estrela de massa mediana e fazer parte da sequência principal pelo Diagrama HR, não irá explodir e sim as suas camadas mais externas serão ejetadas e as partes internas irão esfriar até formar uma anã branca. Isto dito grosso modo.
Foto USGS

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 14:20:50 »

É contra as leis da natureza. Ou o que sabemos sobre elas.
Latebra optima insania est.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 20:04:04 »
Lusa, aqui tem alguns artigos que explicam bem porque um moto-perpétuo é anti-natural e impossível. Boa leitura.

> http://www.ceticismoaberto.com/?s=moto+perpetuo
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 09:32:48 »
Caro - Enjolras

Lusa, aqui tem alguns artigos que explicam bem porque um moto-perpétuo é anti-natural e impossível. Boa leitura.

> http://www.ceticismoaberto.com/?s=moto+perpetuo

:ok: :arrow: Se de acordo, com as opiniões dos físicos e dos cosmólogos, um motor perpétuo, é anti-natural, portanto é impossível, então na minha opinião, está-se em grave petição de princípio. :arrow: :idea:

Ou o universo, sempre existiu, dentro dum sistema de constantes transformações, portanto nunca se extinguirá... Ou por outro lado, teve um princípio, logo desaparecerá :!:

No primeiro caso, a existência do universo, sugere, que ele é um moto-perpétuo, absolutamente natural.

No segundo caso - paradoxalmente - também sugere a evidência que algures, existe um moto-perpétuo...

E porquê :?: :arrow: Se o cosmos era inexistente e surgiu dum big-bang, mais ou menos explosivo, donde surgiu a ignição, que iniciou a reacção em cadeia, que gerou o espaço-tempo-relativamente massivo e energético?

Ora se entretanto, o universo foi "criado" num momento principal, é suposto que vai acabar a sua existência, nalgum momento terminal.

Sendo assim - voltamos a uma situação similar - anterior ao big- bang... Como foi possível, o primeiro movimento, que fabulosamente dura há muitíssimos milhões de anos?

Será que Aristóteles tem razão... Provavelmente, existe um motor imóvel absolutamente hiper-estático... Senão o universo cósmico e natural, nunca poderia existir...

Parafraseando, um dos políticos, mais simpáticos do meu país... «« Parece-me evidente, que tem aí "rabo escondido, com o gato de fora" »». :arrow: :idea:
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, 09:38:09 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 09:36:37 »
Caro - enjolras

Os modelos cosmológicos existentes, contrariam as impossibilidades técnicas, da engenharia científica à escala local, pelo menos à superfície do nosso planeta. :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 09:55:00 »
Caro - Geotecton

Não existe porque é antinatural. Em uma roda em moto contínuo produziriam mais energia que a necessária para seu funcionamento, o que viola a primeira lei da termodinâmica.

No caso do sistema solar, os planetas estão caindo em direção ao sol, mas a queda é compensada pela velocidade deles. No caso do sol, existe a produção contínua de energia por fusão nuclear, mas um dia o combustível nuclear vai acabar e o sol vai explodir em gigante vermelha.

...

Além de violar a primeira lei da termodinâmica, ele seria contra-intuitivo, pois no nosso dia-a-dia vemos que qualquer coisa para se mover precisa de um contínuo aporte de "combustível" (energia).

Do que o Derfel disse sobre os planetas eu acrescento apenas que a velocidade em questão é a angular em relação ao movimento de translação.

E sobre o Sol, eu acho que ele, por ser uma estrela de massa mediana e fazer parte da sequência principal pelo Diagrama HR, não irá explodir e sim as suas camadas mais externas serão ejetadas e as partes internas irão esfriar até formar uma anã branca. Isto dito grosso modo.

Pelas suas observações mais ou menos especializadas, eu concluo, que não acontece propriamente, uma extinção absoluta duma estrela. Portanto ainda fica uma formidável fonte de energia à espera de ser apreveitada pela inteligência humana.

Eu sou de opinião - que quando se fala de moto perpétuo - apenas se está a fazer referência, às impossibilidades técnicas, da engenharia científica actual.

Entretanto, eu apresento-lhe a seguinte pergunta: O que é que realmente, se pretende dizer, quando se afirma - que na natureza - nada nasce, nada morre: nada se cria, nada se perde: tudo, se transforma :!: :|

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 09:59:06 »
Caro - Kajsar

É contra as leis da natureza.

Na minha opinião, só aparentemente :!: :arrow: :idea:

Ou o que sabemos sobre elas.

Sim, se calhar é isso... 8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 10:22:57 »
Caro - Derfel

Porque na verdade, segundo o que eu consigo entender,  o nosso sistema solar, constitue um exemplo de um autêntico "mecanismo perpétuo", macrodinâmico... :arrow: :idea:   

...

O que faz o planeta Terra, no seu movimento orbital, à volta do Sol? Embora se vaticine, que um dia qualquer no futuro, esse movimento giratório fatalmente terminará - a realidade - é que esse movimenta já dura há uma imensidão de tempo: milhões, ou biliões de anos - e conjectura-se - outros tantos para o futuro não é...?

Para fins práticos, à escala humana, isso não é uma eternidade? Se afirmam que a Humanidade é muito posterior ao movimento da terra, significa também, que será muito anterior, à finalização desse movimento?

Nesse caso, especulo, que pragmaticamente, para as necessidades humanas, o nosso planeta comporta-se como um "autêntico" moto-perpétuo.

Será que a ciência, já tentou transformar em energia útil, o movimento de rotação e translacção? :arrow: :) 

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 16:16:55 »
Lusitano, vc chegou a ler alguma coisa do link que te passei?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 16:40:06 »
Caro - Enjolras

Lusitano, vc chegou a ler alguma coisa do link que te passei?

Concerteza que sim :!: :arrow: :ok:

Eu já conhecia esse link. E concordo a 99 %, com o que lá está :!: :arrow: :)

Mas também verifico, que todas as patentes nele relatadas, são apenas impossibilidades técnicas ao nível da engenharia e técnica humana actual.

O nosso planeta - está a girar sobre si próprio - a uma velocidade supersónica, há uma enormidade de milhões ou biliões de anos, porque ainda não parou :?: :arrow: :|
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, 16:45:50 por lusitano »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 16:57:13 »
[...]
O nosso planeta - está a girar sobre si próprio - a uma velocidade supersónica, hà uma enormidade de milhões ou biliões de anos, porque ainda não parou :?: :arrow: :|

O movimento ainda ocorre por causa da conservação do momento angular. E há de se considerar ainda que a perda de energia por atrito é mínima.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 17:09:28 »
Pelas suas observações mais ou menos especializadas, eu concluo, que não acontece propriamente, uma extinção absoluta duma estrela.

Se voce considerar que todo elemento químico com massa atômica acima do hélio foi produzido em núcleos de estrelas, então, sob uma certa forma, essencialmente poética, não há uma "extinção absoluta duma estrela".

Portanto ainda fica uma formidável fonte de energia à espera de ser apreveitada pela inteligência humana.

Eu acho que seremos extintos, como espécie, muito antes disto ser possível.

Eu sou de opinião - que quando se fala de moto perpétuo - apenas se está a fazer referência, às impossibilidades técnicas, da engenharia científica actual.

Não é uma questão de impossibilidade pela engenharia, e sim pelas leis físicas conhecidas.

Entretanto, eu apresento-lhe a seguinte pergunta: O que é que realmente, se pretende dizer, quando se afirma - que na natureza - nada nasce, nada morre: nada se cria, nada se perde: tudo, se transforma :!: :|

A sua frase é uma adaptação da frase filosófica de Lavosier, em relação à sua Lei de Conservação de Massa.

Sob o ponto de vista da física seria um postulado, indicando que na Natureza não há nenhum tipo de criação ex-nihilo, e sim que a matéria e a energia interagem, grosso modo falando.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 17:30:04 »
Caro - Geotecton

Pelas suas observações mais ou menos especializadas, eu concluo, que não acontece propriamente, uma extinção absoluta duma estrela.

........................................................... ......................................

Se voce considerar que todo elemento químico com massa atômica acima do hélio foi produzido em núcleos de estrelas, então, sob uma certa forma, essencialmente poética, não há uma "extinção absoluta duma estrela".

........................................................... .............................

Portanto ainda fica uma formidável fonte de energia à espera de ser apreveitada pela inteligência humana.

.........................................

Eu acho que seremos extintos, como espécie, muito antes disto ser possível.

Porque é que afirma uma coisa dessas? Você também admite como plausível, que a Humanidade se extingue muito antes da Terra parar de girar? 

...

Não é uma questão de impossibilidade pela engenharia, e sim pelas leis físicas conhecidas.

...

Entretanto, eu apresento-lhe a seguinte pergunta: O que é que realmente, se pretende dizer, quando se afirma - que na natureza - nada nasce, nada morre: nada se cria, nada se perde: tudo, se transforma... 

...

A sua frase é uma adaptação da frase filosófica de Lavosier, em relação à sua Lei de Conservação de Massa.

Sob o ponto de vista da física seria um postulado, indicando que na Natureza não há nenhum tipo de criação ex-nihilo, e sim que a matéria e a energia interagem, grosso modo falando.

E isso, não é de certo modo, a admissão, que embora a ciência humana actual, não tenha ainda conseguido criar um moto-perpétuo, a própria natureza, em si própria funciona como um moto contínuo, dado que não desaparece, apenas se transforma?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 17:43:02 »
Caro - Geotecton

O nosso planeta - está a girar sobre si próprio - a uma velocidade supersónica, há uma enormidade de milhões ou biliões de anos, porque ainda não parou :?: :arrow: :|   

...

O movimento ainda ocorre por causa da conservação do momento angular. E há de se considerar ainda que a perda de energia por atrito é mínima.

E quantos anos mais, segundo os seus cálculos, é que a Terra ainda girará, antes da conservação do momento angular se esgotar :?: :arrow: :| Parece-lhe que tal evento acontecerá, enquanto a Humanidade existir?

Eventualmente a ciência não poderá desenvolver tecnologia para utilizar a energia que provém da rotação do planeta, ou mesmo replicar laboratorialmente, tal movimento?

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2011, 09:19:58 por lusitano »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 20:41:41 »
E quantos anos mais, segundo os seus cálculos, é que a Terra ainda girará, antes da conservação do movimento angular se esgotar :?: :arrow: :| Parece-lhe que tal evento acontecerá, enquanto a Humanidade existir?

Não sou físico e não sei estimar o tempo, pois desconheço qualquer modelagem para isto.

Mas arrisco dizer que, quando o Sol se tornar uma gigante vermelha e engolfar a Terra na sua expansão, ainda estaremos com um movimento semelhante ao que temos hoje.

Eventualmente a ciência não poderá desenvolver tecnologia para utilizar a energia que provém da rotação do planeta, ou mesmo replicar laboratorialmente, tal movimento?

A simulação é possível, pois que é uma reprodução em escala reduzida.

Quanto ao aproveitamento tecnológico, eu não sei lhe dizer lusitano. Sinceramente eu não sei.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!