Autor Tópico: Pagar Propina  (Lida 5409 vezes)

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
Re: Pagar Propina
« Resposta #25 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 09:06:10 »
Estou acompanhando as desventuras de uma amiga na receita federal. Teve um rolo nos documentos que nao foi por culpa dela e os sujeitos ficam fazendo ela ir la perder horas toda semana, dao informacoes erradas, etc e ja deram a entender que se der uma molhada na mao eles fazem o trabalho deles como deveriam.

Obviamente a propina de um valor muito menor do q o q seria gasto caso ela nao queira entrar no jogo deles, fora o tempo jogado fora.

É desanimador, viu... Boa sorte!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 10:27:46 »
Um mandado de segurança parece ser uma boa ideia. Pagar propina é que não dá, pois além de ser moralmente errado ainda vai deixar os fiscais mal-acostumados.

Dois anos atrás eu recomendaria entrar com uma representação no MP contra os fiscais. Hoje em dia já não tenho essa confiança toda que o MP vai resolver casos assim.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 12:43:08 »
Pois é.. se você paga você se fode.. se você não paga também

Isso que me incomoda na maneira como o serviço público é idealizado, esse monopólio do estado faz com que você não tenha quem a recorrer.

Essa questão do MP que falaram é muito bonita na teoria. Na prática, você pode ter uma retaliação ferrada de um monte de pilantras do esquema querendo te cobrar porque a cor da seta do estacionamento não está de acordo com os critérios estabelecidos.

Puta situação de merda.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Fevereiro de 2011, 15:19:08 »
Tudo isso é para os burocratas ficarem cientes de que você tem mesmo um espaço separado da casa por um corredor ou algo assim, não? Algo importantíssimo, essencial para a realização de um empreendimento qualquer, sem o qual, os clientes ficariam sob um risco inaceitável. Parabéns ao estado e aos burocratas.

Só acho que deveriam ampliar isso um pouco mais. Tornar obrigatória a instalação de um sistema de câmeras para fiscalização, assim se poderia checar que a pessoa não está realizando nenhuma função profissional nas dependências da casa, o que é facilitado pela proximidade. Além de acabar com esses riscos, aumentaria os empregos, com os fiscais. Agora, com Dilma no governo, talvez finalmente possamos nos livrar da herança de FHC que vinha nos impedindo de ter essa estrutura toda em benefício do povo.

Offline jeugenio

• Nível 07
  • *
« Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 14:46:20 »
Eu vou dar minha opinião como alguém que trabalha já há anos com esse tipo de gente:

não denuncie para o ministério público. Os fiscais vão te ferrar bonito. E quanto a fazer fila de fiscais... isso é verdade, pode acontecer mesmo. Mas deixar eles com sentimento de vingança é muito pior, vai por mim. Isso de denunciar só funciona com empresa grande ou se você tiver algum amigo lá dentro, caso contrário, vai ser um tiro no pé. Agüenta firme que a coisa não é fácil mesmo.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #30 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 16:15:44 »
Tenho dois consultórios, um deles é num (Centro Médico) ponto muito visado aqui no Rio.  No início recebíamos fiscalizações quase diárias, sempre no mesmo esquema de apontar dificuldades esdrúxulas (o sabonete do banheiro dos médicos tinha que ser líquido, quando colocamos líquido tinha de ser de parede, quando colocamos na parede tinha que ser do outro lado...).
Como somos um grupo bem grande e começamos muito unidos conversamos bastante e decidimos que ninguém ia dar propina em momento algum, coisa que mantemos até hoje.
Depois de um tempo, de muito dinheiro gasto para cumprir todas essas exigências, agora a fiscalização vem apenas para encher o saco, mas não pede mais dinheiro (mas exige TUDO que vocês possam imaginar).
Reconheço que por sermos um grupo médico grande, e alguns dentre nós sermos extremamente bem relacionados nos meios políticos e judiciais, não sofremos nenhuma retaliação.

PS- apenas para ilustrar o debate sobre fiscalização e governo.  Há alguns anos trabalhei temporariamente num consultório que tinha um alvará provisório, pois era em área residencial.  Por conta disso não consegui tirar um alvará para atendimento de pessoa física e atendi nesse consultório mesmo assim.
Na época atendia um alto funcionário da prefeitura e contei para ele minhas agruras.  Ele gentilmente me indicou um chefe de departamento de fiscalização que poderia me orientar em como resolver minha pendência.
Fui conversar com o sujeito, que me recebeu superbem, e relatei o acontecido e externei que gostaria de regularizar a minha situação, não importando de pagar pelo período que trabalhei irregularmente.
Pasmem, o sujeito (que era o chefe!) me falou "ih, doutor, vai dar muito trabalho.  Continua trabalhando irregular que antes das eleições sempre pinta uma anistia.  Daí o senhor vem aqui e regulariza tudo..."
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 16:52:11 »
pois é... e essa é uma das aberrações dessa merda de estado em que vivemos. E não se tem muito o que fazer.

Agora conversando melhor com minha esposa eu entendi como esses FDP funcionam. É assim:

- Eles têm um prazo para te atender que é bem menor que os dois anos. Vamos pensar 3 meses.
- Ao final do prazo, eles enviam um comunique-se solicitando algo. Algo escroto, tipo gostaria de saber qual a cor do pinico e preciso da certidão de nascimento de seu avô.
- Aí você entrega e tome mais prazos. Quando estiver vencendo, eles te pedem para tirar uma foto da bunda do rei momo. Aí você envia.. e da-lhe mais prazo.

Só que enquanto isso, sua exposição aumenta.. você vai vendo que não vai sair do outro lado, anos se passam...  Aí eles vem com um "olha agente pode facilitar bem, sabe como é..."

Então.. para os de moralidade infalível desse fórum, simplesmente não há o que reclamar para o MP. E seria loucura se eu o fizesse, não tenho provas e simplesmente eles iriam me detornar.

[modo Jaf on] não interessa, faça o que é certo, você tem que denunciar ao MP ou a PQP e arcar com as consequencias ainda que você se foda [modo Jaf off]

A coisa é foda.. malditos burocratas de um estado falido..   Ao final, eu vou ter que balancear entre esperar mais uns dois anos e pagar 5 conto..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 17:07:58 »
Agnostico, procura um advogado, entra com um mandato de segurança, ai voce não pode ser multado e pode esperar todo esse processo lento com tranquilidade e sem nenhum medo de represalia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 17:41:07 »
Eu tive um problema semelhante com a Caixa Econômica na compra de uma casa própria.

Então eu resolvi mandar um e-mail por dia para a Ouvidoria da CEF, tipo contador: "Há tantos dias que eu aguardo um retorno sobre o problema tal... Aguardo um resolução o quantos antes... Já conversei com o Gerente de Contas Fulano de Tal, com a Assistente Cicrana da Silva... Com o Sub-gerente... E até o momento eu não obtive resposta... Por favor, preciso encerrar este tema... Está me prejudicando... blá blá blá..."

Problema resolvido após um e meio depois.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 17:59:28 »
A falta de regras claras e da excessiva burocracia são os maiores estímulos para a corrupção... infelizmente no Brasil ambas as questões são abundantes.

Pegando o exemplo dado pelo Franciscodog... se existe uma fiscalização que cobra procedimentos então estes procedimentos deveria estar disponível de forma impressa (e online também) para os interessados.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:11:24 »
Isto deve fazer uns 10 anos (para mais) que vi uma entrevista com um jornalista que estava encaminhando sua aposentadoria no INSS e toda uma serie de entraves eram criados pelos funcionários, passado 1 ano e nada da aposentadoria ser aprovada, sempre estava em um setor ou outro esperando os protocolos serem aprovados... de saco cheio o jornalista criou um personagem um tal de Dr. Noronha (não tenho certeza se é este o nome exato) assessor do gabinete da superintendência, ligou para o setor que estava o seu processo identificou-se e em tom autoritário e prepotente disse que ligaria no final da tarde para confirmar o despacho do processo... conseguiu assim em 3 semanas fazer com que seu processo passasse por todas as instancias necessárias e teve sua aposentadoria aprovada.
Este sujeito escreveu um livro narrando sua proeza (imagino que deva ter o cuidado de trocar os nomes) deu entrevista no Jô Soares. Alguém se recorda disto?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 21:15:54 »
[...]
Então.. para os de moralidade infalível desse fórum, simplesmente não há o que reclamar para o MP. E seria loucura se eu o fizesse, não tenho provas e simplesmente eles iriam me detornar.
[...]

Bem eu não sou uma fortaleza moral, mas a indicação do MP seria o caminho mais correto, sob o ponto de vista de depuração do corpo funcional do Estado.

Mas, como foi escrito ad nauseum, a empresa da sua esposa poderia sofrer retaliações que seriam pouco detectáveis, como no seu exemplo da postagem 31.

E não se iludam. Este procedimento é muito mais comum do que se imagina. Correu um boato que, aqui em Curitiba, um funcionário da Receita te entregava uma cópia da declaração de IRPF de qualquer indivíduo, por módicos vinte "mangos".
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 21:42:22 »
Se for ao MP, vai com algo concreto. Dizer por dizer não dá em nada.
Melhor se vc conhecesse alguém da imprensa.

Edit:
Essa história do habite-se da cidade de SP é velha e sempre enrolada. A média geral são dois anos das pessoas com quem conversei.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:12:15 »
Mandei a reclamação pro meu irmão que é advogado, ele me retornou,

"Típico caso de mora administrativa, sanável por mandado de segurança. Creio que daria pra alegar ilegalidade (eu teria que ver se a lei do processo adm municipal de SP traz algum prazo, se não, mencionar por analogia o julgado do STJ que estabelece como razoável o prazo de 360 dias em proc adm federais), ofensa ao princípio constitucional da razoável duração do processo, e ainda pedir, liminarmente, autorização pra que o particular construa sem correr o risco de sofrer sanções da Prefeitura. Ao final, que a Prefeitura expeça o Habite-se."

Só que sai caro... :P

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:20:10 »
pois é.. tenho que pedir um mandado de segurança para me proteger da prefeitura

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:20:36 »
valeu Mabumbo.. você me deu uma idéia mais realizável

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 10:18:03 »
Espigão de luxo é ocupado sem autorização da Prefeitura de SP

De acordo com o texto, depois de 12 anos de espera, moradores resolveram ocupar o edifício Villa Europa (...) O prédio, porém, não tem Habite-se, certificado que atesta a regularidade do imóvel e libera a sua ocupação. (...) por ter 30 metros acima do limite, o Villa Europa foi embargado em 1999 pela prefeitura, que pediu a demolição de parte dele. Ainda não há decisão definitiva na Justiça.

Um, dois anos, multa nos moradores. 13 anos já é problema do estado, que deveria perder a causa em consequência da demora da justiça...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 16:42:56 »

De acordo com o texto, depois de 12 anos de espera, moradores resolveram ocupar o edifício Villa Europa (...) O prédio, porém, não tem Habite-se, certificado que atesta a regularidade do imóvel e libera a sua ocupação. (...) por ter 30 metros acima do limite, o Villa Europa foi embargado em 1999 pela prefeitura, que pediu a demolição de parte dele. Ainda não há decisão definitiva na Justiça.

Um, dois anos, multa nos moradores. 13 anos já é problema do estado, que deveria perder a causa em consequência da demora da justiça...
Parece que nesse caso, o imóvel está irregular (30mts acima de um limite estabelecido) e a prefeitura já havia dado a solução (demolir a parte excedente). No caso, os moradores ingressaram no judiciário (uma esfera completamente diferente) pleiteando que o prédio recebesse habite-se mesmo com a irregularidade presente.

Na minha opinião, se "fizeram de égua", da mesma forma que o pessoal na tragédia do RJ que apesar de terem tido seus imóveis considerados em área de risco e a ordem de abandonar o local, entraram na justiça, mesmo sabendo que a situação era irregular, justamente contando com essa morosidade do judiciário.

Daí quando o prédio cair, a culpa é do Estado de uma maneira ou de outra.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 18:02:26 »

Parece que nesse caso, o imóvel está irregular (30mts acima de um limite estabelecido) e a prefeitura já havia dado a solução (demolir a parte excedente). No caso, os moradores ingressaram no judiciário (uma esfera completamente diferente) pleiteando que o prédio recebesse habite-se mesmo com a irregularidade presente.

Na minha opinião, se "fizeram de égua", da mesma forma que o pessoal na tragédia do RJ que apesar de terem tido seus imóveis considerados em área de risco e a ordem de abandonar o local, entraram na justiça, mesmo sabendo que a situação era irregular, justamente contando com essa morosidade do judiciário.

Hmmmm... talvez um laudo técnico, emitido por um engenheiro capacitado, possa determinar com precisão se a construção é ou não segura.

Algumas vezes critérios estéticos são definidos pelas prefeituras e nada tenham a ver com a segurança das construções.  :wink:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 18:23:17 »

Hmmmm... talvez um laudo técnico, emitido por um engenheiro capacitado, possa determinar com precisão se a construção é ou não segura.

Algumas vezes critérios estéticos são definidos pelas prefeituras e nada tenham a ver com a segurança das construções.  :wink:
Talvez. Mas nem sempre estes limites estão associados à segurança, mas também às leis de ocupação e o plano piloto das cidades que em algumas áreas, pode limitar o tamanho dos prédios de acordo com convenções de vizinhança por questões de aparência, simplesmente.

O negócio é que eles conheciam o limite de altura e construíram acima dele. Se pagaram (literalmente) pra ver, paciência.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 21:14:36 »
Realmente paciência, que o negócio está embargado... É até paradoxal. Uma turma que mora em Aps. de 9M não consegue resolver o caso. O Agnóstico, que não é ninguém, talvez tenha de pagar propina... :P

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #46 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 22:35:40 »
Os dois prédios que estão sendo construidos ao lado desse irregular não estão mais altos do que ele? Assim me pareceu quando olhei da ponte Bernardo Goldfarb.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #47 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 23:28:52 »
Os dois prédios que estão sendo construidos ao lado desse irregular não estão mais altos do que ele? Assim me pareceu quando olhei da ponte Bernardo Goldfarb.
Nas vezes que passo por ali esse sempre me pareceu o mais alto. Já faz pelo menos uns sete anos que sei que esse prédio está irregular e realmente ninguém fez nada até agora.

No caso desse prédio, o que ocorre é que ele está na rota dos aviões que vão para o o aeroporto de Congonhas, e por razões óbvias de segurança há toda uma norma dizendo a altura máxima das construções nessa rota.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 06 de Maio de 2011, 22:32:00 »
Continuo esperando. Daqui a pouco me da a louca e vendo o imóvel e deixo o dinheiro no banco. Para que investir, trabalhar bastante, gerar empregos e ser acuado pelo estado se posso deixar dinheiro no banco ganhando juros ao emprestar dinheiro para o próprio estado via tesouro direto?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 06 de Maio de 2011, 22:36:59 »
Continuo esperando. Daqui a pouco me da a louca e vendo o imóvel e deixo o dinheiro no banco. Para que investir, trabalhar bastante, gerar empregos e ser acuado pelo estado se posso deixar dinheiro no banco ganhando juros ao emprestar dinheiro para o próprio estado via tesouro direto?

Esta é uma boa opção: Vender!

Aplique no Tesouro Direto em NTN-B e garanta a sua aposentadoria.
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 22:45:47 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!