Autor Tópico: Outras dimensões  (Lida 4287 vezes)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
Outras dimensões
« Online: 15 de Fevereiro de 2011, 16:48:52 »
Afinal de contas, existem ou não existem outras dimensões além das quatro já conhecidas (incluindo aí o tempo)? Até onde eu sei não passa de apenas uma possibilidade, ou seja, nada foi comprovado ainda neste sentido.

Resolvi criar este tópico após ver este vídeo abaixo. Acham que ele faz algum sentido?

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
Re: Outras dimensões
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 17:49:38 »
Seria um plágio dos exemplos de Sagan ao fazer proposições (especular) sobre a possibilidade de outras dimensões em Cosmos?
feature=fvwrel
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, 18:12:42 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 18:27:22 »
Pois é, vi este vídeo do Carl Sagan. Achei o vídeo animado do Dr. Quantum mais didático  :D

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 19:56:53 »
Afinal de contas, existem ou não existem outras dimensões além das quatro já conhecidas (incluindo aí o tempo)? Até onde eu sei não passa de apenas uma possibilidade, ou seja, nada foi comprovado ainda neste sentido.

Resolvi criar este tópico após ver este vídeo abaixo. Acham que ele faz algum sentido?

Algumas hipóteses cosmológicas apontam para até 11 dimensões. Em tese.
Foto USGS

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2011, 22:53:43 »
Pois é, vi este vídeo do Carl Sagan. Achei o vídeo animado do Dr. Quantum mais didático  :D

Talvez você se interesse em ver todo o capítulo 10 da saga Cosmos (O limite da Eternidade)[parte 3 e 4 principalmente].
http://www.youtube.com/profile?user=ztaarb#g/u
Aqui Sagan falou muito sobre outras dimensões [de forma muito didática inclusive].

Tb já li algo sobre as 11 dimensões que Geotecton citou. Vale pesquisar.
Obviamente que estamos tratando aqui de hipóteses.

Stephen Hawking tb diz algumas coisas interessantes sobre outras dimensões em seu livro Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, 22:58:07 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 01:48:11 »
achei mais interessante a explicação da fenda dupla dps da explicação das dimensões... não é tão díficil para necessitar de um vídeo tão auto-explicativo...

Mas sobre o tema do tópico... acho que o tempo poderia ser uma quarta dimensão apenas se não considerarmos as idéias de Einsten de Espaço-tempo, estou certo ?
acho engraçado esses cinemas 4D, 5D ehauheuahe eu sei que não tem nenhuma relação com esses tipos de "dimensões" mas acho curioso o modo que eles usam a noção de dimensão...
/------------------/--------------------/

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 02:40:31 »
Matematicamente, é possível haver 1000 dimensões, ou mesmo mais. Infinitas.

Fisicamente, também são possíveis - especialmente se as outras dimensões são tão diminutas que, na escala macro onde estamos, não interferissem em nada.

O problema é se existem ou não :hihi:

A que propõe 11 dimensões é a Teoria-M, mas eu sinceramente acho isso um exagero.
A bosônica vai além e propõe 26, inclusive uma partícula de massa imaginária.
Latebra optima insania est.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 07:14:40 »
[...]
A que propõe 11 dimensões é a Teoria-M, mas eu sinceramente acho isso um exagero.
[...]

Porque voce acha um exagero?
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 09:34:44 »
O mais interessante é que os esotéricos e os espíritas se apropriam desse conceito de múltiplas dimensões para corroborar a presença do que hoje é considerado sobrenatural.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 09:37:22 »

Talvez você se interesse em ver todo o capítulo 10 da saga Cosmos (O limite da Eternidade)[parte 3 e 4 principalmente].
http://www.youtube.com/profile?user=ztaarb#g/u
Aqui Sagan falou muito sobre outras dimensões [de forma muito didática inclusive].

Tb já li algo sobre as 11 dimensões que Geotecton citou. Vale pesquisar.
Obviamente que estamos tratando aqui de hipóteses.

Stephen Hawking tb diz algumas coisas interessantes sobre outras dimensões em seu livro Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros.

Vou dar uma olhada no vídeo, obrigado. A Teoria M, ou Teoria de Tudo preve realmente 11 dimensões. Mas a minha dúvida sempre foi se outras dimensões era algo já comprovado ou ainda no campos das hipóteses prováveis.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 09:38:47 »
achei mais interessante a explicação da fenda dupla dps da explicação das dimensões...

Também gostei bastante da parte sobre o experimento da fenda dupla.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 09:42:53 »
O mais interessante é que os esotéricos e os espíritas se apropriam desse conceito de múltiplas dimensões para corroborar a presença do que hoje é considerado sobrenatural.

Misticos, religiosos e espiritualistas sempre utilizaram-se de conceitos científicos para "provar" suas crenças. Interessante é que eles descartam prontamente a parte da ciência que desfavorece o que eles crêem. :D

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 20:26:10 »
Olá, estou de volta, depois de 15 dias de 'gancho'.

Posso dar um pitaco? As coisas mudam muito de figura quanto nos perguntamos simples e diretamente "O que é isto"? Neste caso, pergunto à todos: O que é exatamente uma 'dimensão' (espacial)? Alguém sabe responder isto sem enrolar?

De qualquer maneira, jamais encontrei qualquer coisa que não fosse "tridimensional". Em tudo sendo, nem há sentido em denominar assim qualquer coisa, pois é uma redundância.

Para verificar, tentes lembrar de algo com uma ou duas "dimensões". Consegue? Consegue lembrar de algo que tem zero átomos de espessura? O que o colega vai lembrar é de proposições da geometria espacial didática que lidam com tal possibilidade teórica. De fato, nada é de outra forma que "tridimensional" (ou seja, tem espessura).

Assim, de fato, não existe nenhuma dimensão espacial. Isto é um 71 da física/cosmologia.

(Mas, segundo percebo, existe um número infinito de "classes de dimensões"* fractal e infinitamente aninhadas.)

*Uma classe seria por exemplo os átomos, outra seria os sóis etc.)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2011, 20:33:56 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 22:53:19 »
Alano, já me perguntei sobre isso também... alguém sabe a primeira mensão sobre "dimensão" no conceito aqui empregado ? apesar de ser de fácil entendimento o conceito fico imaginando como alguém chegou até ele...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:14:31 »
dimensão vem do latim e significa medir completamente. E é isso que se faz desde que o homem começou a medir coisas. A questão de 1D, 2D, 3D, 4D... é o número de medidas necessárias para se localizar um objeto no espaço.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:18:33 »
Continuando: objetos unidimensionais, como um ponto, necessitam apenas de uma medida (x) para localizá-lo em face a um referencial, objetos bidimensionais, como um plano, necessitam de duas medidas (x, y) para localizá-lo, objetos tridimensionais necessitam de três medidas (x,y e z), em face a um referencial e assim por diante.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:24:56 »
Mas quando começou a se propor a possível idéia que existem outras dimensões ? ou melhor, quando o termo parou de ser apenas algo matemático...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:29:32 »
Mas quando começou a se propor a possível idéia que existem outras dimensões ? ou melhor, quando o termo parou de ser apenas algo matemático...

Ele continua sendo essencialmente matemático.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:31:32 »
Continuando: objetos unidimensionais, como um ponto, necessitam apenas de uma medida (x) para localizá-lo em face a um referencial, objetos bidimensionais, como um plano, necessitam de duas medidas (x, y) para localizá-lo, objetos tridimensionais necessitam de três medidas (x,y e z), em face a um referencial e assim por diante.

E não há sentido (é contra-intuitivo) em se falar, por exemplo, em 11 dimensões para um público leigo, pois ele não compreenderia o significado e as implicações físicas disto.
Foto USGS

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:31:56 »

Ele continua sendo essencialmente matemático.

Sim, mas aplicada em outra forma...

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:32:46 »
Assim, de fato, não existe nenhuma dimensão espacial. Isto é um 71 da física/cosmologia.

O que é um 71? Imagino que esteja se referindo ao artigo 171 do código penal, é isso?

E mais importante, por que da cosmologia em específico? O eletromagnetismo, cujas fórmulas dependem do número de dimensões, não está nos enganando?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:46:57 »
VSR, acho que você está confundindo dimensões físicas com "dimensões paralelas", que se usa em má Sci-Fi como sinônimo de realidades alternativas ou universos paralelos, ou "outras dimensões", no sentido de uma "dimensão espiritual" ou lugar separado deste plano de existência onde vivem os espíritos.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:51:17 »
Não estou confundindo, apenas quero saber quando a palavra "dimensão" passou a ser usada nesse outro sentido, não necessariamente no aspecto espiritual ou em ficção-científica mas nesse sentido de mais dimensões mesmo, como "outros lugares".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 23:57:59 »
Aqui eu vou chutar, mas acho que provavelmente no século XIX, quando a física se tornou um pouco mais popular, mas não era bem compreendida, então alguém interpretou dimensão como outro lugar e criou-se a dimensão espiritual. Daí, no século XX, ficou mais popular em sci-fi como  5a. Dimensão, por exemplo, Sr. Mxyzptlk e outros. Mas esse conceito não é o que utilizamos aqui quando falamos em dimensões.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 00:04:57 »
Entendo, mas vejo uma ligação nessas coisas, se pensar em 4D, em sentidos matemáticos mesmo, e seres ou objetos com medidas em 4D, talvez não fossemos capazes de o ver, ou os veriamos parcialmente, essa possibilidade ou idéia, ao meu ver se difere daquela inicial de "dimensão", apesar de ser o mesmo conceito e vista por um outro ângulo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!