Autor Tópico: Outras dimensões  (Lida 4288 vezes)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
Re: Outras dimensões
« Resposta #25 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 07:06:24 »
.
Dimensão, no sentido de dimensionar algo real, significa comparar com outra grandeza tomada como padrão (metro, km, jarda, milha etc).

Para "cubar" alguma coisa, é preciso medir três vezes.

Já as tão faladas "dimensões" espaciais, onde Einstein supunha (muito erroneamente) que "espaço-tempo"(sic) era a quarta, isto é mera especulação. Não existe nada disto.

(Lembrando: tudo o que existe é material, o que não for material não existe, pois "existência" é sinônimo de materialidade).
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 17:57:09 »
O que Einstein dizia era justamente essa necessidade de se medir algo em relação a um referencial. No caso da geometria espacial do universo, ao utilizar o tempo como outra dimensão (a quarta), descrevendo o espaço-tempo (justamente por considerar o tempo como outra dimensão em associação com as espaciais), se conseguiu criar um modelo que se ajustava melhor ao que era observado na natureza. E o conceito de espaço-tempo já vinha se desenvolvendo antes de Einstein formular a Relatividade, nos trabalhos de Poincaré.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #27 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 19:17:00 »
O que Einstein dizia era justamente essa necessidade de se medir algo em relação a um referencial. No caso da geometria espacial do universo, ao utilizar o tempo como outra dimensão (a quarta), descrevendo o espaço-tempo (justamente por considerar o tempo como outra dimensão em associação com as espaciais), se conseguiu criar um modelo que se ajustava melhor ao que era observado na natureza. E o conceito de espaço-tempo já vinha se desenvolvendo antes de Einstein formular a Relatividade, nos trabalhos de Poincaré.

Penso que desta ótica (referencial) é que surgiu as "relatividade". Esperto o gajo...

O fato é que considerando o tic-tac do tempo se pode localizar algo em movimento (exatamente porque tempo é movimento).
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2011, 20:31:05 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #28 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 19:19:02 »
Alano, já me perguntei sobre isso também... alguém sabe a primeira mensão sobre "dimensão" no conceito aqui empregado ? apesar de ser de fácil entendimento o conceito fico imaginando como alguém chegou até ele...

Este conceito nasceu junto com a geometria espacial. É uma abstração para poder lidar melhor com o mundo, de forma organizada!
No entanto, é tão real como a fadinha do dente.  :D

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 20:08:34 »
Alano, já me perguntei sobre isso também... alguém sabe a primeira mensão sobre "dimensão" no conceito aqui empregado ? apesar de ser de fácil entendimento o conceito fico imaginando como alguém chegou até ele...

Este conceito nasceu junto com a geometria espacial. É uma abstração para poder lidar melhor com o mundo, de forma organizada!
A linguagem matemática é de fundamental importância. Mas foi Newton quem mais a associou a física, inaugurando a física clássica. Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica foi uma obra prima da ciência.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #30 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 20:11:37 »

A linguagem matemática é de fundamental importância. Mas foi Newton quem mais a associou a física, inaugurando a física clássica. Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica foi uma obra prima da ciência.

Não se pode ter dúvida disto!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #31 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 03:38:32 »
[...]
A que propõe 11 dimensões é a Teoria-M, mas eu sinceramente acho isso um exagero.
[...]

Porque voce acha um exagero?
Porque até agora, a gente só tem evidência de quatro.
Na hora que acharem evidências pras outras sete, eu deixo de achar exagero :hihi:

Continuando: objetos unidimensionais, como um ponto, necessitam apenas de uma medida (x) para localizá-lo em face a um referencial, objetos bidimensionais, como um plano, necessitam de duas medidas (x, y) para localizá-lo, objetos tridimensionais necessitam de três medidas (x,y e z), em face a um referencial e assim por diante.
Correção chata da minha parte... um ponto tem zero dimensões. Uma linha é unidimensional :D
Latebra optima insania est.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #32 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 07:01:35 »

Tu tens evidências de 4 dimensões? Por favor, me ajude então.

O que é, exatamente, uma 'dimensão' (espacial)?

Onde posso encontrar uma?

Quais as evidências que tu tens destas quatro?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 09:08:03 »

Olhe para a direita, agora olhe para a esquerda. Pronto, agora olhe para cima. Te apresento as tres dimensões, largura, altura e profundidade. O tempo que voce demorou para ler essas letras é a quarta dimensão, tambem conhecida como Tempo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #34 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 09:32:45 »
Um aluno de Ensino Médio bom em geometria e álgebra linear pode aprender facilmente a definir um espaço com N dimensões simultaneamente ortogonais e depois disso manipular operações com vetores de N dimensões. Não é difícil.

Em Física Estatística trabalhamos com espaços de 6N dimensões, onde N é o número de partículas de um gás (e, portanto, da ordem de 1023); o fato 6 é porque há 3 graus de liberdade para a posição e 3 para a velocidade de cada partícula.

A cada ponto do espaço numa sala podemos atribuir uma pressão e uma temperatura. Só aí são 5 dimensões. Se incluímos o tempo, são 6. Posso trabalhar com campos vetoriais ou escalares de quantas dimensões eu quiser -- só vai depender de como estou tratando o problema.

Resumo da ópera: dimensões são abstrações matemáticas que usamos para facilitar a descrição de nossos modelos físicos. Nada mais, nada menos que isso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #35 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 10:57:59 »
Um aluno de Ensino Médio bom em geometria e álgebra linear pode aprender facilmente a definir um espaço com N dimensões simultaneamente ortogonais e depois disso manipular operações com vetores de N dimensões. Não é difícil.

Em Física Estatística trabalhamos com espaços de 6N dimensões, onde N é o número de partículas de um gás (e, portanto, da ordem de 1023); o fato 6 é porque há 3 graus de liberdade para a posição e 3 para a velocidade de cada partícula.

A cada ponto do espaço numa sala podemos atribuir uma pressão e uma temperatura. Só aí são 5 dimensões. Se incluímos o tempo, são 6. Posso trabalhar com campos vetoriais ou escalares de quantas dimensões eu quiser -- só vai depender de como estou tratando o problema.

Resumo da ópera: dimensões são abstrações matemáticas que usamos para facilitar a descrição de nossos modelos físicos. Nada mais, nada menos que isso.

Agora conte a ele sobre dimensões fractais. Sua cabeça vai explodir.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #36 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 11:07:38 »
Eu contaria, se entendesse o que elas são :vergonha:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 13:49:16 »

Eu contaria, se entendesse o que elas são :vergonha:

Mandem o Alano estudar topologia primeiro.  :lol:
Foto USGS

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #38 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 19:49:42 »

Olhe para a direita, agora olhe para a esquerda. Pronto, agora olhe para cima. Te apresento as tres dimensões, largura, altura e profundidade. O tempo que voce demorou para ler essas letras é a quarta dimensão, tambem conhecida como Tempo.

Sabias que "Deus" existe?  Olhes para a direita, olhes para a esquerda e depois para cima! Foi tudo Ele quem fez!
(Mas nunca vais encontrá-lo, a não ser com a "força da mente") :histeria:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #39 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 19:52:36 »
Deus é pedreiro.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #40 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 19:53:58 »

Parabéns para mim (mais do que para ti, pois és profi), pois é isto mesmo que é!

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #41 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 19:55:01 »
Deus é pedreiro.

Que nada, é uma 'bicha louca' e bêbeda, além de envergonhada, pois vive se escondendo! 
(deve ser tímida ou sofre de baixa auto-estima, tadinha!) :biglol:
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2011, 20:00:47 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #42 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 19:59:15 »

Acho que não, minha "teoria de tudo" percebe o mundo justamente como infinitas (classe de) dimensãoes, aninhadas e FRACTAIS.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 20:14:34 »
Se eu não tenho compreensão, sequer minima, de um conceito, não posso postular sua falsidade... muito menos postular um conceito, como alternativa, se não posso dar o minimo de fundamento teórico que o valide. Teria a mesma validade que postular a existências de fadas.

Alano... voltamos postular sobre as ondas eletromagnéticas. Elas possuem matéria?  :hein:

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #44 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 20:27:54 »
Se eu não tenho compreensão, sequer minima, de um conceito, não posso postular sua falsidade... muito menos postular um conceito, como alternativa, se não posso dar o minimo de fundamento teórico que o valide. Teria a mesma validade que postular a existências de fadas.

Alano... voltamos postular sobre as ondas eletromagnéticas. Elas possuem matéria?  :hein:

Tu supões que eu não tenho base para afirmar o que afirmo! E tu não me conheces para saber disto. Então, afirmas algo sem base!

Sobre radiações, definitivamente: Toda radiação é massiva, sem excessão.

Queres saber porque? Porque onde há energia há movimento e o nada não se movimenta. 

Assim, onde há energia há corpos energizados (se movimentando).

(memorizes pois não vou voltar ao assunto)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 21:07:01 »
Como assim, não vais voltar ao assunto??? Pensa que é só jactar teus conceitos e impedir questionamentos? Meu velhão, não é assim que as coisas funcionam, ainda mais aqui... deverias ter aprendido isto. Vais voltar, sim senhor!

Voltando... Pergunta simples, direta e objetiva, ondas eletromagnéticas possuem matéria? (veja bem! Não estou perguntando como as ondas eletromagnéticas interagem com a matéria).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 21:38:07 »
E outra coisa... quem diz que o tempo dentro de uma geladeira passa mais lentamente do que do lado de fora e a evidência para isto é a deterioração dos dos alimentos, pra mim, mostra claramente não domina minimamente os conceitos assim... nem de física, nem de química e nem de biologia.

Alano, sinceramente... seu lugar não é aqui, em um fórum. Penso que terias mais sucesso se abrisses um Blog, lá tu poderias filtrar os questionamentos e responder apenas aquilo que te fosse conveniente. Um Fórum tem um objetivo diferente de um blog.  :ok:
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2011, 21:40:35 por Spitfire »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 22:18:30 »
Sabias que "Deus" existe?  Olhes para a direita, olhes para a esquerda e depois para cima! Foi tudo Ele quem fez!
(Mas nunca vais encontrá-lo, a não ser com a "força da mente") :histeria:
Sou cético, não acredito no que não possui evidencias, isso inclue deuses e genios da fisica incompreendidos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #48 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 22:28:51 »
Spitfire,

Sugiro abrires um tópico sobre ondas e sua eventual massividade, já que tanto te agrada.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #49 Online: 19 de Fevereiro de 2011, 04:05:59 »

Evidência: com quatro coordenadas, identifica-se todo e qualquer objeto ou evento.
Exemplo: Fulano de Tal nasceu na latitude X, longitude Y, altitude Z e na data WW/WW/WWWW.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x