Autor Tópico: O Que É Uma 'Divindade'? Exatamente....  (Lida 10434 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: O Que É Uma 'Divindade'? Exatamente....
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 13:59:57 »
Caro - Alano

----------------------------------------------------------------------------

Slogan: :arrow: «« Que é exatamente uma "divindade"?? »»

Portanto - você está à procura de "deuses" exteriores à natureza humana, porquê? Se eu acabo de lhe mostrar, num contexto perfeitamente definido, que você mesmo - é uma divindade - digna de respeito e amor...

Começo a acreditar na sua  profundidade...

E sinceridade :!: :) Pode crer à vontade :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 15:09:14 »
-
Será que alguém sabe a resposta? Se sabe, pode compartilhar?

Estou em fóruns de discussão há anos, e até agora, não encontrei NINGUÉM que soubesse!

Será que desta vez terei sucesso?  :'(

Para o cristianismo convencional, Deus é um espírito e há entidades espirituais diversas tb. Agora, definir um espírito é que são elas. Uns acham que é uma espécie de fantasma. Uma pessoa sem corpo, mas com a forma do corpo. Como se fosse uma imagem em 3D. Católicos, pentecostais e espíritas acham isso. Há seitas cristãs que não acreditam nisso e consideram que o espírito seja apenas a animação do corpo. Quanto ao homem,  para estes ele é apenas um corpo material animado, que ao morrer se deteriora. Mas voltará a viver através desse corpo material, que ressuscitará no dia do juízo final.

O cristianismo acha que Deus é uma pessoa. Não necessariamente uma pessoa com um corpo, com forma de homem, mas com personalidade. Não seria impessoal como afirma o panteísmo, mas imaterial.

O cristianismo afirma tb que não há uma definição completa e aceitável para Deus. O que se sabe sobre Deus e o que Ele realmente é, seria o pouco que se pode depreender das descrições bíblias, as vezes literais, as vezes alegóricas.

E mais um monte de coisas difíceis de entender...

Enfim, sua pergunta é pertinente e não tem resposta única, acho eu, em nenhuma vertente religiosa.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 17:50:46 »
Caro - famado

O cristianismo afirma tb que não há uma definição completa e aceitável para Deus. O que se sabe sobre Deus e o que Ele realmente é, seria o pouco que se pode depreender das descrições bíblias, as vezes literais, as vezes alegóricas.

Enfim, sua pergunta é pertinente e não tem resposta única, acho eu, em nenhuma vertente religiosa.

:ok: :arrow: :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 18:46:18 »
Para ser algo mais pessoal e passional, é bom também a definição de deus como um cancer do conhecimento. É a justificativa injustificável de todo o mal.  O mal  :diabo:  travestido de bem :anjo:

Esta me agrada muito! Penso que jamanis houve qualquer "grande pensador" crente, pois um grau de limitantação intelectual bastante incapacitante é  inerente ao crente.

Outro dia pousou um Bem-Te-Vi na piscina em casa, perto de mim.  Então ele, destemido, começou a cantar alto.  Eu fui mais longe, pra vê-lo tomar banho na piscina, e ele estufou o peito e cantou mais baixo, sentindo-se triunfante por ter me expulsado.  Muito bonito, mas é um passarinho meio violento...

Isso me parece um koan. Se tivesse a forma de um hai-kai seria perfeito.  8-)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 21:24:31 »
Outro dia pousou um Bem-Te-Vi na piscina em casa, perto de mim.  Então ele, destemido, começou a cantar alto.  Eu fui mais longe, pra vê-lo tomar banho na piscina, e ele estufou o peito e cantou mais baixo, sentindo-se triunfante por ter me expulsado.  Muito bonito, mas é um passarinho meio violento...

Tem certeza de que ele pousou na água? Se as suas penas encharcassem ele morreria afogado.

Eu observei um bem-te-vi tomando banho em uma piscina, no qual ele usava a estratégia de voo do beija-flor: Pairava por frações de segundo sobre a piscina e com o bico levava um pouco de água até a parte do seu corpo que deveria ser limpada.
Foto USGS

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #30 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 08:22:31 »
-
Será que alguém sabe a resposta? Se sabe, pode compartilhar?

Estou em fóruns de discussão há anos, e até agora, não encontrei NINGUÉM que soubesse!

Será que desta vez terei sucesso?  :'(

Para o cristianismo convencional, Deus é um espírito e há entidades espirituais diversas tb. Agora, definir um espírito é que são elas. Uns acham que é uma espécie de fantasma. Uma pessoa sem corpo, mas com a forma do corpo. Como se fosse uma imagem em 3D. Católicos, pentecostais e espíritas acham isso. Há seitas cristãs que não acreditam nisso e consideram que o espírito seja apenas a animação do corpo. Quanto ao homem,  para estes ele é apenas um corpo material animado, que ao morrer se deteriora. Mas voltará a viver através desse corpo material, que ressuscitará no dia do juízo final.

O cristianismo acha que Deus é uma pessoa. Não necessariamente uma pessoa com um corpo, com forma de homem, mas com personalidade. Não seria impessoal como afirma o panteísmo, mas imaterial.

Obrigado p ela tua criteriosa resposta!

Dado que não se sabe o que seria tal "coisa", não é estúpido discutir a possibilidade de tal coisa indefinnida "existir" fora da cachola humana?
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 11:03:35 »
Bem, discutir a existência dos deuses e entidades é a razão de ser deste fórum. Se não discutirmos mais isso, o que restará? Política e futebol? O dono do fórum precisa ganhar algum dinheirinho...

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #32 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 10:50:24 »
Bem, discutir a existência dos deuses e entidades é a razão de ser deste fórum. Se não discutirmos mais isso, o que restará? Política e futebol? O dono do fórum precisa ganhar algum dinheirinho...

Tens razão, mas que é muito tolo discutir esta coisa sem antes definí-la, ahh, é muito tolo!

(Isto nos torna a todos 'jueus honorários' a discutir o estúpido monoteismo mosaico).
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 11:35:38 »
Para ser algo mais pessoal e passional, é bom também a definição de deus como um cancer do conhecimento. É a justificativa injustificável de todo o mal.  O mal  :diabo:  travestido de bem :anjo:

Esta me agrada muito! Penso que jamanis houve qualquer "grande pensador" crente, pois um grau de limitantação intelectual bastante incapacitante é  inerente ao crente.

Quando eu digo cancer do conhecimento é referente ao criacionismo, por exemplo, e a sua relação com o evolucionismo. Ou o criacionismo da terra jovem. Atuam de maneira anticientífica. E o mesmo se extende para o conhecimento cosmológico. O ceticismo e ateísmo são uma clara guerra a essa ignorância coletiva. Mas da melhor maneira possível, que é a divulgação científica.

Mas a crença não é necessáriamente em deus, pode ser váriadas as formas de crença. Tem as crenças em extraterrestre que embasaram o famoso livro de Carl Sagan. Porém eu compartilho da idéia que são, em sua maior parte, pessoas bem intencionadas e que por motivos diversos acabam tendo conclusões erradas a cerca do mundo e da vida (evolução).
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, 12:32:29 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #34 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 11:43:49 »

Quando eu digo cancer do conhecimento é referente ao criacionismo, por exemplo, e a sua relação com o evolucionismo. Ou o criacionismo da terra jovem. Atuam de maneira anticientífica. E o mesmo se extende para o conhecimento cosmológico. O ceticismo e ateísmo são uma clara guerra a essa ignorância coletiva. Mas da melhor maneira possível, que é a divulgação científica.

Mas a crença não é necessáriamente em deus, pode ser váriadas as formas de crença. Tem as crenças em extraterrestre que embasaram o famoso livro de Carl Sagan. Porém eu compartilho da idéia que são, em sua maior parte, pessoas bem intencionadas e que por motivos diversos acabam tendo conclusões erradas a cerda do mundo e da vida (evolução).

A ignorância humana é um 'patrimônio' quase indestrutivel! :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 12:47:40 »
"Divindade" é só um ranking elevado de seres mitológicos dotados de poderes mágicos. Aqueles com maiores poderes mágicos são deuses/divindades.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 14:19:19 »
Pra mim uma "divindade" é um detentor do sagrado, a quem é direcionado aquilo que não é profano..
Creio que essa definição consiga englobar todas as "divindades"
/------------------/--------------------/

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 15:22:47 »
Pra mim uma "divindade" é um detentor do sagrado, a quem é direcionado aquilo que não é profano..

Por detentor do sagrado quer dizer detentor de poder sobrenatural?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #38 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 15:34:42 »

Não, detentor do sagrado é a figura à qual o sacro se remete
exemplo: a hóstia e a cruz se remete à figura divina de Cristo.

Sagrado não é necessariamente sobrenatural, mas sim tudo aquilo que não é profano, que de algum modo exista alguma restrição ou tabu. A divindade seria a fonte da sacralização dos objetos ou elementos.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #39 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 15:52:47 »
Sei lá o que é uma divindidade, mas pelas características atribuídas a tal coisa ela sempre me lembra o 'nada': invisível, intangível, incognoscível...
E fica ainda mais engraçado quando dizem que é um ser espiritual e aí você pergunta: o que é um espiríto?, e lhe respondem: é um ser invisível, intangível...
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #40 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 16:39:56 »
Sagrado não é necessariamente sobrenatural, mas sim tudo aquilo que não é profano, que de algum modo exista alguma restrição ou tabu. A divindade seria a fonte da sacralização dos objetos ou elementos.

Sim, por vezes isso é esquecido. O Sagrado remete para aquilo que inspira um respeito absoluto e que contrasta com o restante, o ordinário ou comum. Não é exclusivo das religiões que remetem para deuses sobrenaturais...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #41 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 18:12:34 »
Caro - Sérgio Sodré

-------------------------------------------------------------------------

«« A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível. »»

Não são a pátria, a família, os amigos e a propriedade privada, coisas sagradas? 
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 06:21:40 por lusitano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #42 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:40:42 »
"Divindade" é só um ranking elevado de seres mitológicos dotados de poderes mágicos. Aqueles com maiores poderes mágicos são deuses/divindades.

Muito boa a definiçao!

Discutir isto como sob o enfoque da psicologia e da sociologia faz sentido, levar isto a sério é ser tao estupido quanto todos os que levam.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #43 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:43:46 »
Não são a pátria, a família, os amigos e a propriedade privada, coisas sagradas? 

Bom ponto de vista, gostei!

Donde deduzo que, de fato, "sagrado" é tudo aquilo que é muito querido, próximo e muito importante para a pessoa.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #44 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:45:26 »
Sei lá o que é uma divindidade, mas pelas características atribuídas a tal coisa ela sempre me lembra o 'nada': invisível, intangível, incognoscível...
E fica ainda mais engraçado quando dizem que é um ser espiritual e aí você pergunta: o que é um espiríto?, e lhe respondem: é um ser invisível, intangível...

Penso o mesmo. O fato é que isto lida com o inconsciente, de mentes já lavadas com o lixo religioso.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #45 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:47:27 »

Não, detentor do sagrado é a figura à qual o sacro se remete
exemplo: a hóstia e a cruz se remete à figura divina de Cristo.

Sei que estás tentanto explicar o ponto de vista religioso. Mas...

Ao ouvir (ler) este monte de besteirol, envergonho-me de ser humano (mas, pior seria desceder de burros).

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #46 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 19:57:24 »
Caro - Sérgio Sodré

Não é a pátria, a família, os amigos e a propriedade privada, coisas sagradas? 

Sim, a pátria , a família e amigos assim como propriedade privadas podem ser divindades, aliás, Durkheim diz que a "divinização" de deus tem origem à divinização da própria ordem social.

Não estou falando do ponto de vista da religião e sim do ponto de vista sociológico, e tentei dar uma definição que consiga englobar todas as "divindades". Não estou falando que exista objetos sagrados de verdade, mas dentro de uma determinada sociedade eles funcionam como um, não estou falando se existe ou não deuses, mas seu reflexo na sociedade... Creio que é exatamente o que o Sérgio disse.. o sagrado é aquilo que se contrapõe ao profano (no sentido de banal e utilitário)...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #47 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 06:28:17 »
Caro - Alano

-------------------------------------------------------------

«« Que é exatamente uma "divindade"(sic)?? »»

Bom ponto de vista, gostei!

Donde deduzo que, de fato, "sagrado" é tudo aquilo que é muito querido, próximo e muito importante para a pessoa.

Exacto & qual. :ok: :arrow: Por essa razão, existem pessoas que garantem, que o amor, é divino :!: :)

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 06:32:18 por lusitano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #48 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 09:05:39 »
Caro - Sérgio Sodré

Não é a pátria, a família, os amigos e a propriedade privada, coisas sagradas? 

Sim, a pátria , a família e amigos assim como propriedade privadas podem ser divindades, aliás, Durkheim diz que a "divinização" de deus tem origem à divinização da própria ordem social.

Não estou falando do ponto de vista da religião e sim do ponto de vista sociológico, e tentei dar uma definição que consiga englobar todas as "divindades". Não estou falando que exista objetos sagrados de verdade, mas dentro de uma determinada sociedade eles funcionam como um, não estou falando se existe ou não deuses, mas seu reflexo na sociedade... Creio que é exatamente o que o Sérgio disse.. o sagrado é aquilo que se contrapõe ao profano (no sentido de banal e utilitário)...

Em outras palavras, "Sagrado é o que é importante", que não é banal.

Estou errado?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #49 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 09:10:53 »
.
Qui seria d'eu sin ustedes!? Aprendi um monte!

Resta-me saber porque uma criatura morta e enterrada há milhares de anos; portanto, completamente impotente para tudo, como todo mundo que morre há 1 min, pode ser considerada "sagrada"(sic).

É meio difícil para um mente como a minha (ateu desde os 9) entender isto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!