Caro - Alano Gênero:
««
perguntador »»
Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
O Que É Uma 'Divindade'? Exatamente....
Será que alguém sabe a resposta? Se sabe, pode compartilhar?
Estou em fóruns de discussão há anos, e até agora, não encontrei que soubesse!
Sim, meu caro - eu presumo
"saber" - o que é uma divindade
Você poderá não concordar, com a minha resposta, mas já que me desafiou a responder-lhe...
A meu ver, uma divindade - em termos de paralogismo comparado e realismo fantástico - é basicamente, uma atribuição que se dá à existência inteligente e auto-consciente.
Evidentemente, que a existência, tem diversos níveis de ser...
1.º nível - O que nós supomos como universo "inanimado".
2.º " - Os seres intermédios entre o minério e os vegetais.
3.º - " - " " " " os vegetais e os animais.
4.º - " - Os animais.
5.º - " - " " vertebrados, com sistema nervoso e cortex cerebral, que aparentam inteligência e alguma consciência.
6.º nível - Os símios e os antropóides, que começam a mostrar semelhanças alarmantes, com o género "homo-sapiens".
7.º nível - Os primatas superiores, sem cauda, capazes de fabricar instrumentos rudimentares e aprenderem por imitação, além de conseguirem transmitir essa aprendizagem às futuras gerações.
8.º nível - O animal auto-denominado "homo-sapiens", aparentemente dotado de inteligência e reflexão auto-consciente.
9.º nível - O ser humano capaz de produzir tecnologia eficaz para se impor ao ambiente natural circundante e sobreviver mais confortavelmente.
10.º nível - A Humanidade especulativa e genialmente criativa, que demonstra ser capaz de produzir cultura: tal como arte, filosofia, ciência, política, ou psicologia sociológica, que algumas pessoas teimam em chamar de religião, porque alguns homens, inventaram o conceito de "deus".
11.º nível - Os imperadores, os reis e os príncipes, proclamados e aceites como "deuses" ao longo da história: tal como a linhagem dos Césares da antiga Roma e da actual família real japonesa, entre outras.
12.º nível - Todos os líderes, mais ou menos heróicos, aceites de boa vontade pelas respectivas populações e que foram transformados em lendas pela imaginação poética dos povos, e ficaram mitificados, como exemplo a seguir pela posteridade.
13.º nível - Posto isto, só me falta rematar com chave d'ouro, a comovente afirmação de "Hermes a Esculápio"...
Citação:
«« eis que o Homem, é um animal titanicamente genial: acontece na natureza, com um comportamento autenticamente "divinal" »» Será que desta vez terei sucesso?
Aprecie, com a devida imparcialidade - a minha exposição - e decida arbitrariamente, da forma que lhe parecer mais confortável para o seu livre pensamento...