Autor Tópico: O Que É Uma 'Divindade'? Exatamente....  (Lida 10435 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: O Que É Uma 'Divindade'? Exatamente....
« Resposta #50 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 09:16:41 »

Resta-me saber porque uma criatura morta e enterrada há milhares de anos; portanto, completamente impotente para tudo, como todo mundo que morre há 1 min, pode ser considerada "sagrada"(sic).

É meio difícil para um mente como a minha (ateu desde os 9) entender isto.

Todavia, não é difícil de entender para os ateus comunistas... veja-se o sagrado empalhado LENIN na Praça Vermelha.  :histeria:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #51 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 16:21:33 »
Caro - Sérgio Sodré

-------------------------------------------------------------------------

«« A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível. »»

Pra mim uma "divindade" é um detentor do sagrado, a quem é direcionado aquilo que não é profano..

Creio que essa definição consiga englobar todas as "divindades"

Por detentor do sagrado quer dizer detentor de poder sobrenatural?

Não é a pátria, a família, os amigos e a propriedade privada, coisas sagradas? 

Sim, a pátria , a família e amigos assim como propriedade privadas podem ser divindades, aliás, Durkheim diz que a "divinização" de deus tem origem à divinização da própria ordem social.

Não estou falando do ponto de vista da religião e sim do ponto de vista sociológico, e tentei dar uma definição que consiga englobar todas as "divindades". Não estou falando que exista objetos sagrados de verdade, mas dentro de uma determinada sociedade eles funcionam como um, não estou falando se existe ou não deuses, mas seu reflexo na sociedade... Creio que é exatamente o que o Sérgio disse.. o sagrado é aquilo que se contrapõe ao profano (no sentido de banal e utilitário)...

Em outras palavras, "Sagrado é o que é importante", que não é banal.

Estou errado?

Não existe certo ou errado já que são teorias... mas à partir da minha interpretação está meio errado, um emprego é importante, seu namoro é importante, seus pais são importante, mas não são sagrados nesse sentido... o sagrado se contrapõe ao profano, que são coisas úteis do dia-a-dia, o sagrado é útil por ser sagrado, por se remeter à divindade... mas claro.. se algo é sagrado, ele tem importância...
/------------------/--------------------/

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #52 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 16:22:32 »

Resta-me saber porque uma criatura morta e enterrada há milhares de anos; portanto, completamente impotente para tudo, como todo mundo que morre há 1 min, pode ser considerada "sagrada"(sic).

Todavia, não é difícil de entender para os ateus comunistas... veja-se o sagrado empalhado LENIN na Praça Vermelha.  :histeria:

Essa é uma das críticas Marxistas para os regimes comunistas... que eles alienaram a imagem de seus ídolos e símbolos... coisa que Marx abominava.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #53 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 19:40:44 »
Caro - VSR

Não existe certo ou errado já que são teorias... mas à partir da minha interpretação está meio errado, um emprego é importante, seu namoro é importante, seus pais são importante, mas não são sagrados nesse sentido... o sagrado se contrapõe ao profano, que são coisas úteis do dia-a-dia, o sagrado é útil por ser sagrado, por se remeter à divindade... mas claro.. se algo é sagrado, ele tem importância...

Mas por motivo, é que o divino é divino e que direito, tem em ser mais sagrado que a vida humana? :arrow: :|

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #54 Online: 01 de Março de 2011, 00:27:01 »
Caro - VSR

Mas por motivo, é que o divino é divino e que direito, tem em ser mais sagrado que a vida humana? :arrow: :|

Não entendi...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 01 de Março de 2011, 01:11:57 »
Para ser algo mais pessoal e passional, é bom também a definição de deus como um cancer do conhecimento. É a justificativa injustificável de todo o mal.  O mal  :diabo:  travestido de bem :anjo:

Esta me agrada muito! Penso que jamanis houve qualquer "grande pensador" crente, pois um grau de limitantação intelectual bastante incapacitante é  inerente ao crente.

Newton, Leibnitz , Galileu, Pascal, Wallace... acho que a lista é bem longa se for ver.

http://lucianoayan.com.br/

http://teismo.net/

Apoio à Campanha “Ciência não é contra Religiao!”

Autores: Paulo Junio (Teismo.net) e Snowball (quebrandoneoateismo.com.br)

Nos últimos tempos, tornou-se comum um chavão feito por neo-ateu de que há uma escolha a ser feito por qualquer pessoa: ou seguir a religião ou seguir o caminho da ciência. Essa é, com certeza, uma afirmação não pensada que carece de investigação. Apesar disso, tem ganhado muitos adeptos e enganado até mesmo a alguns teístas mais despreparados.

Pensando nisso, o Teismo.net e o Quebrando o Encanto do Neo-Ateísmo lançam a campanha “Ciência não é contra Religião!” destacando o papel dos religiosos dentro da evolução científica, deixando claro que não há nenhuma incompatibilidade entre ser religioso e trabalhar com o método científico.

Começamos com objetivos modestos, assim como é o nosso alcance. São lançados 5 banners mostrando 5 de vários cientistas religiosos que fizeram a diferença no mundo da cosmologia, da física, da matemática e muito mais – a saber, Lemaitre, Mendel, Pascal, Ronald Fisher e Francis Collins.

Antes de tudo, um esclarecimento necessário: não lançamos estas imagens aqui com a intenção de ser um argumento para a existência de Deus – não há um argumento sólido (como pretendem alguns neo-ateus) ao dizer algo do tipo “os cientistas devem ser ateus, portanto, não há Deus”, nem na sua versão oposta. Não há nexo lógico nenhum nessa afirmação assim como não há como qualquer de informação desse tipo servir de base para algum argumento para a existência ou inexistência de Deus.

Repetindo: não defendemos que isso seja um argumento para a existência de Deus.A única intenção dessas imagens é trazer à tona a verdade – que não há incompatibilidade entre ciência e teísmo. Além disso, não precisaremos ouvir mentiras de neo-ateus passando limpo ao lançarem mão de slogans do tipo “se é cientista, então é ateu”.

Essas imagens terãocomo intenção também a divulgação do material teísta e anti-neo-ateístas, com o foco em destruir o preconceito contra os religiosos que tem nascido no Brasil e crescido cada vez mais.
Ela terá como foco também despertar os Cristãos e teístas de forma geral contra essa mansidão silenciosa de quando ficamos calados diante dos ataques contra nós.

Explicado isso, aí vão as imagens da campanha:

Nosso objetivo inicial é conseguir espalhar isso entre pelos mais 20 pessoas que as publiquem – sejam em blogs, sejam em comunidades ou álbuns de redes sociais.
Pedimos a todos que divulguem estas imagens no orkut, no facebook, em sites e blogs, e quantos sites de relacionamentos for possível! Ajudem-nos a atingir o objetivo mínimo de 20 pessoas!

Ao contrário do que se pode pensar à primeira vista, a disputa entre neo-ateísmo e teísmo é uma guerra intelectual. E todas guerras intelectuais se operam em fazer circular suas idéias. É pouco cinco imagens de início? Pode até ser, mas é assim que se faz uma disputa cultural. De passo em passo, vamos marcando presença. Se não reagirmos a altura contra os preconceitos e imbecilidades criadas contra o teísmo, em breve eles serão dominantes até mesmo no senso comum dos teístas. E você e os seu filhos vão colher os frutos da ridicularização de “obscurantistas” e “anti-científicos”, na mais branda das hipóteses. É isso que você deseja? Ser ridicularizado por crer em Deus?
NÃO FIQUE CALADO! DEMONSTRE SUA POSIÇÃO!

Você ai ficar parado ou vai ajudar?

Faça sua parte você também!

Onde não significa que a relgião tenha ajudado lá muita coisa. Aliás, é bem argumentável que os levou a perder tempo, como os cálculos do fim do mundo/"chegada do paraíso" de Newton.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Março de 2011, 05:55:11 »
Caro - VSR

Não existe certo ou errado já que são teorias... mas à partir da minha interpretação está meio errado, um emprego é importante, seu namoro é importante, seus pais são importantes, mas não são sagrados nesse sentido... o sagrado se contrapõe ao profano, que são coisas úteis do dia-a-dia, o sagrado é útil por ser sagrado, por se remeter à divindade... mas claro.. se algo é sagrado, ele tem importância...

Mas por motivo, é que o divino é divino e que direito, tem em ser mais sagrado que a vida humana? :|

Não entendi...

A questão é: o que torna algo divino... E porque o conceito de sagrado, só deve ser aplicado ao divino?   

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #57 Online: 01 de Março de 2011, 08:56:40 »
Onde não significa que a relgião tenha ajudado lá muita coisa. Aliás, é bem argumentável que os levou a perder tempo, como os cálculos do fim do mundo/"chegada do paraíso" de Newton.

A religião terá ajudado na medida em que estes cientistas acreditavam na racionalidade do Universo, enquanto criação divina, e portanto na eficácia de uma abordagem racional na descoberta da verdade. Deus teria criado o Universo e um homem capaz de o entender... e isso é um estímulo para a ciência,... ou não será?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #58 Online: 01 de Março de 2011, 09:12:11 »

Não estarás confundindo alhos com bugalhos? Que eu saiba ninguém tem Lenin como divindade nem reza para São Lênin
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #59 Online: 01 de Março de 2011, 09:17:33 »
.
O que quis dizer é que jamais houve um Filósofo (pensandor é isto para mim) de primeira grandeza que fosse crente.

A crença na bosta religiosa impede que um filósofo imagine o mundo sem colocar a criação (sic, sic, sic) no meio (um exemplo).
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #60 Online: 01 de Março de 2011, 09:19:29 »

A religião terá ajudado na medida em que estes cientistas acreditavam na racionalidade do Universo, enquanto criação divina, e portanto na eficácia de uma abordagem racional na descoberta da verdade. Deus teria criado o Universo e um homem capaz de o entender... e isso é um estímulo para a ciência,... ou não será?

Para mim, caro Sodré, onde se escreve "Deus!, ou se lê "Cosmos" ou se lê "Bosta".

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #61 Online: 01 de Março de 2011, 09:20:39 »
Não estarás confundindo alhos com bugalhos? Que eu saiba ninguém tem Lenin como divindade nem reza para São Lênin

Não é preciso rezar, basta tratar com um respeito sagrado... ou seja com um respeito absoluto e completamente diferente daquele é conferido a qualquer outro mortal.
Tenho o mesmo sentimento de sagrado quando me desloco a túmulos de figuras grandes da Hístória do meu país... não é preciso rezar a coisa alguma...

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #62 Online: 01 de Março de 2011, 09:22:46 »
Caro - VSR

Caro - Lusitando

O animal humano, como todos, pretende, antes de tudo, sobreviver em conforto. Assim, á tudo que dá importância (como "deuses") é porque que lhe parece "altamente pró-vida".

Primeiro damos um jeito de inventar divindades, depois nos dedicamos a puxar o saco delas (rezas, oferendas etc) para que "deixem cair" o que queremos. Exatamente como crianças.

Para mim, não há nada que torne o Homem mais ridículo...

« Última modificação: 01 de Março de 2011, 11:01:13 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #63 Online: 01 de Março de 2011, 09:26:28 »

Não é preciso rezar, basta tratar com um respeito sagrado... ou seja com um respeito absoluto e completamente diferente daquele é conferido a qualquer outro mortal.
Tenho o mesmo sentimento de sagrado quando me desloco a túmulos de figuras grandes da Hístória do meu país... não é preciso rezar a coisa alguma...

Entendo teu sentimento (embora não o compartilhe)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #64 Online: 01 de Março de 2011, 09:27:52 »

Sérgio,

RACIONALIDADE ligada ao pensamenteo mágico da Religião?

Inclua-me fora desta! :)
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 10:57:25 por Alano »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #65 Online: 01 de Março de 2011, 09:31:05 »
O animal humano, como todos, pretende, antes de tudo, sobreviver em conforto. Assim, á tudo que dá importância (como "deuses") é porque que lhe parece "altamente pró-vida".

Primeiro damos um jeito de inventar divindades, depois nos dedicamos a puxar o saco delas (rezas, oferendas etc) para que ela "deixe cair" o que queremos. Exatamente como crianças.

Simples assim.

Bem visto. :ok:

Mas, ainda assim, também julgo que a invenção de divindades se relaciona com a necessidade humana de encontrar (e se não encontra inventa) explicações para tudo aquilo que não entende. Os deuses estão em nós pela nossa imperiosa necessidade de explicações...  :) 

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #66 Online: 01 de Março de 2011, 10:59:09 »

Primeiro damos um jeito de inventar divindades, depois nos dedicamos a puxar o saco delas (rezas, oferendas etc) para que ela "deixe cair" o que queremos. Exatamente como crianças.

Simples assim.

Bem visto. :ok:

Mas, ainda assim, também julgo que a invenção de divindades se relaciona com a necessidade humana de encontrar (e se não encontra inventa) explicações para tudo aquilo que não entende. Os deuses estão em nós pela nossa imperiosa necessidade de explicações...  :) 

E alguma "divindade" alguma vez explicou algo? Pense um pouco... :)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #67 Online: 01 de Março de 2011, 11:02:04 »

Entendo, não é pensamento mágico mas se parece.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #68 Online: 01 de Março de 2011, 11:05:17 »
VSR disse:

"Não existe certo ou errado já que são teorias... mas à partir da minha interpretação está meio errado, um emprego é importante, seu namoro é importante, seus pais são importante, mas não são sagrados nesse sentido... o sagrado se contrapõe ao profano, que são coisas úteis do dia-a-dia, o sagrado é útil por ser sagrado, por se remeter à divindade... mas claro.. se algo é sagrado, ele tem importância."

"Sagrado" é algo que se supõe ser MUITO importante (pró-vida)

Desafiar o "sagrado" é ameaçador à vida. Por exemplo, ninguém crente manda uma "divindade" sifú ou à PQP porque a teme (acredita em seu poder).
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 11:11:33 por Alano »

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #69 Online: 01 de Março de 2011, 15:59:39 »
Ao lusitano

Como eu disse... o que torna algo sagrado ao meu ver é  a detenção do "sagrado", pode parecer redundante dizer que sagrado é aquilo que se remete à uma divindade e uma divindade é aquilo que possue o sagrado...
Mas para entender é preciso compreender a diferença sociológica (e não mística) entre sagrado/profano. Profano é tudo aquilo que fazemos no dia-a-dia, tudo que é utilitário e até certo ponto banal: comer pão, beber àgua, assistir TV, trabalhar e etc... Por sua vez sagrado é tudo aquilo que envolve algum tipo de cerimônia, tabu ou restrição: católicos não comem hóstia do mesmo modo que comem pão, apenas em dias cerimonias e dps de oreções, a hóstia esta então no âmbito do sagrado, pois existe um tabu envolta dela e sua "sacralidade" esta ligada à divindade "Jesus"... o sagrado sempre se remete à uma divindade, porém não digo divindade nesse sentido "pessoal", divindade pode ser uma energia sobrenatural, espíritos, fantasmas, antepassados mortos... assim como poderiamos dizer que a bandeira ou o hino são elementos sacros da divindade "Brasil", para algumas pessoas...

Agora.. o porque as pessoas criam essas divindadese depois criam objetos sagrados para se remeterem à ela é outra conversa...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #70 Online: 01 de Março de 2011, 16:08:22 »
Caro - VSR

assim como poderiamos dizer que a bandeira ou o hino são elementos sacros da divindade "Brasil", para algumas pessoas...

Agora.. o porque as pessoas criam essas divindades e depois criam objetos sagrados para se remeterem à ela é outra conversa...

Compreendo :!: :arrow: :ok:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #71 Online: 09 de Junho de 2011, 18:22:30 »
Divindade = comoção. Uma igenuidade comovente é uma divindade. Uma perspicácia comovente é uma divindade. Uma beleza comovente é uma divindade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #72 Online: 20 de Agosto de 2011, 19:10:14 »
sergiomgbr - disse:

Divindade = comoção. Uma igenuidade comovente é uma divindade. Uma perspicácia comovente é uma divindade. Uma beleza comovente é uma divindade.

De facto é! :ok:

artur

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!