Da minha parte, continuarei chamando "americano", por se tratar do uso mais comum, e também ser ter mais eufonia.
![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)
Além do que "estadounidense" é feio para cacete... ![Very Happy :D](../forum/Smileys/default/cheesy.gif)
Até agora não entendi o que vocês acham de feio na palavra. Mesmo mesmo.
Mabumbo:
Imperialismo, como definido pelo Dicionário de Geografia Humana, é a "criação e manutenção de relações culturais, econômicas e territoriais desiguais, normalmente entre Estados e freqüentemente na forma de um Império, baseado em dominação e subordinação".
Traduzido na mão. Essa tá mais "arrumadinha" que a da Wiki lusófona, e é a definição que vou usar. Ok?
Sob essa definição, há um imperialismo estado-unidense/mérquim/gringo/americano/etc., não só sobre a América Latina como um todo, mas também sobre a maior parte do mundo [embora esteja decaindo nesse ponto]. Não há muito o que discutir aqui, meu caro.
* Há gente suficiente considerando a cultura estado-unidense como "superior" às culturas locais da AL;
* Economicamente, queira ou não, a gente tá nas mãos deles, sim;
* Territorialmente, é discutível, mas veja o assunto do tópico e você vai perceber que a capacidade de intervenção territorial deles é grande, e eles aproveitam isso para políticas desiguais.
Não dá pra gente simplesmente jogar "ah, século passado é século passado". Se formos excluir todos os séculos que foram barris de pólvora, bom... ficaremos com o calendário vazio. Além do mais, considere que a gente tá em 2011, ainda nem faz muito sentido falar no século XXI.
Aqui há uma lista bem grandinha de intervenções militares dos EUA na AL no século XX. Note que a lista contém duas entradas posteriores à queda do Muro, descaracterizando que seja só coisa de "guerra fria".
Se você acha que defesa de interesses econômicos exigem domínio econômico, daí vc não tem salvação. ![Razz :P](../forum/Smileys/default/icon_razz.gif)
Não, meu caro. Eu acho que a defesa de interesses econômicos
leva ao domínio econômico daqueles que já têm uma dianteira. Se você tem mais poder econômico, tem maior poder de barganha, mesmo por cima dos panos... e se você tem maior poder de barganha, acaba tendo uma economia melhor.