Autor Tópico: Sou ateu sou doador  (Lida 7608 vezes)

Offline Manny

• Nível 02
  • *
Sou ateu sou doador
« Online: 02 de Março de 2011, 12:50:58 »
Campanha da Comunidade Ateus em Curitiba !!!!

http://www.portalateu.com.br/blogando.php?id=10

Uma doação salva mais vidas do que milhares de orações !!!!

Offline Nandjnho Rodrigues

• Nível 00
  • *
Re: Sou ateu sou doador
« Resposta #1 Online: 02 de Março de 2011, 22:32:39 »
Certo!, doe sangue, doe órgãos, doe vida!

eu faço o mesmo!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Março de 2011, 23:51:50 »
Ateu de verdade não precisa provar nada prá ninguém e nem precisa de comunidade de ateus para dar idéias para se passar por bonzinho. Nem precisa dizer que é ateu quando não é perguntado.  :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Março de 2011, 08:54:40 »
Ateu de verdade não precisa provar nada prá ninguém e nem precisa de comunidade de ateus para dar idéias para se passar por bonzinho. Nem precisa dizer que é ateu quando não é perguntado.  :hihi:

Assim como o sangue flamenguista não é melhor nem pior, (), o sangue corintiano também não o é (http://radioagencianacional.ebc.com.br/node/114711)., e muito menos o sangue de um ateu.
São simples campanhas que incentivam a doação com o intuito de salvar vidas. Não é questão de querer parecer bonzinho ou não, é uma questão de cidadania, de humanismo e acima de tudo de respeito ao ser humano.
As vezes o egocentrismo e a ignorância chegam à um ponto tal  que um flamenguista não doa sangue pois poderia vir a salvar um vascaíno, assim como me cobre de vergonha saber que um ateu não doa sangue pois pode salvar um muçulmano ou um cristão.
Foi isso que entendi da colocação acima. Uma demonstração de clara de cretinice. Rogo imensamente que caso eu esteja enganado o gigaview discorra melhor sobre o que ele tentou falar!!!!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #4 Online: 03 de Março de 2011, 09:36:53 »
São simples campanhas que incentivam a doação com o intuito de salvar vidas. Não é questão de querer parecer bonzinho ou não, é uma questão de cidadania, de humanismo e acima de tudo de respeito ao ser humano.

Sendo assim, pq simplismente não lançam a campanha assim:

"Também sou doador."
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #5 Online: 03 de Março de 2011, 09:51:36 »

Fantástica a campanha :woohoo:

O individualismo extremado do ateísmo vulgar de internet não está com nada  :no:

Ainda vejo muita discriminação com relação aos ateus, pois como disse o Datena (e muitos, a sociedade, pensam assim) ateu é sem coração. Por isso é muito bom mostrar o altruísmo ateísta  :ok:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Março de 2011, 11:55:15 »

Assim como o sangue flamenguista não é melhor nem pior, (), o sangue corintiano também não o é (http://radioagencianacional.ebc.com.br/node/114711)., e muito menos o sangue de um ateu.
As vezes o egocentrismo e a ignorância chegam à um ponto tal  que um flamenguista não doa sangue pois poderia vir a salvar um vascaíno, assim como me cobre de vergonha saber que um ateu não doa sangue pois pode salvar um muçulmano ou um cristão.
Foi isso que entendi da colocação acima. Uma demonstração de clara de cretinice. Rogo imensamente que caso eu esteja enganado o gigaview discorra melhor sobre o que ele tentou falar!!!!

Acabei de te denunciar por Ad Hominem. Espero que a moderação lhe dê o seu primeiro cartão amarelo para que você possa medir melhor suas palavras no futuro.

Não sou contra a doação de sangue, de orgãos nem de outras atitudes tão louváveis como essas e que deveriam fazer parte do comportamento de todo ser humano, independentemente dele ser religioso, ateu, comunista, flamenguista, cigano ou de estar portando qualquer outro rótulo. Só não concordo em rotular atitudes boas ou ruins a partir de rótulos. O que estão querendo fazer é marketing do ateu bonzinho e isso acho lamentável.

Quer doar sangue, doe. Parabéns, se é uma decisão sua. Agora se você precisa de um movimento ateu e de uma campanha para doar sangue e mostrar que ateus são boas pessoas, cuidado, você está ajudando mas pode ser um sintoma leve de que você está parando de pensar por sí próprio.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Março de 2011, 12:10:37 »

Sendo assim, pq simplismente não lançam a campanha assim:

"Também sou doador."

Enjolras !!! Simplesmente para ligar um grupo com outro, nada mais do que isso !!!!

O nome da campanha lançada pelo Flamengo era “CAMPANHA NACIONAL DO SANGUE RUBRO NEGRO”, por outro lado a do Corinthians era “SANGUE CORINTHIANO, Uma torcida sem limite, por uma causa sem tamanho”, tudo para estimular um determinado grupo, no caso torcedores, à doarem sangue.

O slogan visa tentar vincular um grupo com outro, como a campanha era para incentivar ateus na doação de sangue, o nome SOU ATEU SOU DOADOR, vinculado com a frase, “Uma doação salva mais vidas do que milhares de orações” faz, no meu entendimento, todo sentido.

O slogam TAMBEM SOU DOADOR é uma excelente chamada, mas onde poderiamos vincular, incentivar o ateu para que fosse inserido nela ???

Espero ter explicado adequadamente.

Offline Manny

• Nível 02
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2011, 12:13:44 »

O individualismo extremado do ateísmo vulgar de internet não está com nada  :no:

Ainda vejo muita discriminação com relação aos ateus, pois como disse o Datena (e muitos, a sociedade, pensam assim) ateu é sem coração. Por isso é muito bom mostrar o altruísmo ateísta  :ok:

Adriano !!!! Faço minhas as suas palavras : O individualismo extremado do ateísmo vulgar de internet não está com nada

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Março de 2011, 12:15:54 »
O slogam TAMBEM SOU DOADOR é uma excelente chamada, mas onde poderiamos vincular, incentivar o ateu para que fosse inserido nela ???

A necessidade de vinculação é a evidência da intenção marketeira.  :hihi:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Março de 2011, 12:16:51 »

Adriano !!!! Faço minhas as suas palavras : O individualismo extremado do ateísmo vulgar de internet não está com nada

O que é ateísmo vulgar?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #11 Online: 03 de Março de 2011, 12:20:10 »

Se não fosse pelo "ateu de verdade" eu concordaria integralmente com você.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Março de 2011, 12:23:12 »
Gigaview,
Entendi sua colocação, mas não concordo totalmente com ela. Acho que devemos "ligar" o ateismo a boas atitudes e caridade, para combater essa idéia chula que a religião impõe em mentes mais suscetíveis de que ateismo está associado a falta de caráter.

Mas concordo que uma mensagem que passa uma associação "exagerada" tende a parecer algo ingênuo!

A idéia é expressar que ateus, crentes, ufólatras, todos podem ter caráter e serem corretos.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 03 de Março de 2011, 12:34:30 »

O que é ateísmo vulgar?
Significado de Vulgar

adj. Relativo ao vulgo.
Comum, trivial, corriqueiro: fato vulgar.
Baixo, reles, desprezível: sentimento vulgar.

Seria mais direcionado ao ateísmo fraco, aquele não tem a profundidade e o conhecimento literário e histórico do ateísmo como algo muito além da própria individualide. Também o neo ateísmo tão criticado pelos religiosos entraria, na minha conceituação, nesta classificação, por utilizar apenas a atual literatura ateísta e fazer todo o barulho cibernético (internet) que fazem. Cresceu muito no Orkut e hoje invade o Twitter. É o que outros chamam de ateu revoltados*, revoltadinhos  :biglol:

*Tem um tópico falando sobre esse rótulo
« Última modificação: 03 de Março de 2011, 12:36:51 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 03 de Março de 2011, 12:46:25 »
Só não concordo em rotular atitudes boas ou ruins a partir de rótulos. O que estão querendo fazer é marketing do ateu bonzinho e isso acho lamentável.
Pelo contrário, a sua crítica é para a defesa do rótulo de ateu. E não tem como rotular atitudes a partir de outras coisas que não rótulos  :biglol:

Pode lamentar sobre uma atitude tão nobre quanto essa, mas acredito que este comportamento tem que ser lastreado por toda a sociedade, através de todos os rótulos possíveis. Quanto mais marketing para a nobre atitude melhor  :wink:

A necessidade de vinculação é a evidência da intenção marketeira.  :hihi:
Marketing é fundamental. É a principal razão de reprodução memética das crenças e religiões. E principalmente usando comportamentos altruístas para tal divulgação.
« Última modificação: 03 de Março de 2011, 12:48:48 por Adriano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Março de 2011, 13:01:33 »
Ok.

Se não fosse pelo "ateu de verdade" eu concordaria integralmente com você.

Pegando o gancho no Adriano, ateu de verdade é o ateu não vulgar. Isso bate com a minha intenção inicial.

Gigaview,
Entendi sua colocação, mas não concordo totalmente com ela. Acho que devemos "ligar" o ateismo a boas atitudes e caridade, para combater essa idéia chula que a religião impõe em mentes mais suscetíveis de que ateismo está associado a falta de caráter.

Mas concordo que uma mensagem que passa uma associação "exagerada" tende a parecer algo ingênuo!

A idéia é expressar que ateus, crentes, ufólatras, todos podem ter caráter e serem corretos.

Ok. Só  acho que o ateísmo não precisa de liderança alguma, seja para promover campanhas, passeatas ou ficar simplesmente provocando os crentes. Ateísmo mobilizado me lembra um pouco uma religião. Aonde se reune a comunidade dos ateus? No templo dos ateus? Acho besteira.

« Última modificação: 03 de Março de 2011, 13:11:39 por Gigaview »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 03 de Março de 2011, 13:06:18 »

Manny, não há a menor necessidade deste tipo de tratamento entre foristas por aqui. Especialmente porque imagino, você não conhece profundamente o perfil do Gigaview neste fórum ou não estaria fazendo este tipo de colocação.

Por favor, peço que você evite este tipo de ofensa.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Março de 2011, 13:08:25 »
Adriano, você conhece (até pessoalmente) vários ateus profissionais. Trata-se de um esforço deveras atruísta.  :P

O marketing está a serviço desse tipo de liderança, arrebanhando os revoltadinhos que perambulam por aí.  :)

Ou você já viu alguém do calibre do Dawkings convocando a rapaziada atéia para doar sangue?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 03 de Março de 2011, 13:30:54 »
Adriano, você conhece (até pessoalmente) vários ateus profissionais. Trata-se de um esforço deveras atruísta.  :P

O marketing está a serviço desse tipo de liderança, arrebanhando os revoltadinhos que perambulam por aí.  :)

Ou você já viu alguém do calibre do Dawkings convocando a rapaziada atéia para doar sangue?
Dawkins tem um grau de "profissionalismo" (o "papa" do ateísmo) muito maior e com idéias muito mais ousadas e louvaveis que se complementam com esta. A principal delas é de convocar os ateus a sairem do armário, a Campanha Out. E com certeza a campanha brasileira é digna de nota para ser mencionada pela ong do Dawkins. É muito superior e muito mais influente que os cartazes ateístas em onibus, na minha opinião.

E uma segunda defesa ética de Dawkins, e mais impactante, diz respeito a vida familiar e a eliminação da educação religiosa na infância, comparando com a educação política, que exige uma certa maturidade do indivíduo para sua adequada assimilação. A infância é uma fase muito importante da vida de um indivíduo. Chega de crianças católicas, crianças espíritas e crianças islâmicas, etc  :apoiado:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Março de 2011, 13:47:12 »
Uma análise mais ampla revela que o Gigaview e o Manny estão "certos". Mas estas "certezas" repousam sobre um "diamante" tendo portanto várias facetas.

Eu concordo com o Gigaview na parte que ele considera ampla a possibilidade de que campanhas deste tipo servem, na realidade, como promoção do líder ou do grupo que as encabeçam. Assim sendo, a despeito de existir uma ótima intenção humanitária, o que ocorre é uma manipulação de desavisados em prol do  "vigarista de plantão".

E quero deixar claro: Eu não estou afirmando que é o caso em tela (campanha de doação de sangue por ateus), mesmo porque eu não conheço o histórico das pessoas envolvidas.

Eu concordo com o Manny no sentido de que frequentemente a mobilização para certas atitudes humanitárias são mais efetivas e ou proveitosas quando voce aciona diversos segmentos específicos da sociedade por meio de campanhas direcionadas. Os casos ligados ao futebol, à musica e à religião são bons exemplos disto. Neste aspecto eu não veria nenhum problema ou empecilho de se fazer uma campanha voltada para os ateus. No entanto, o segredo do sucesso está em não torná-la uma ode à pieguice ou atribuir mais importância aos ateus (ou quaisquer outros grupos) do que eles realmente tem.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 03 de Março de 2011, 13:50:19 »
Eu acho que crianças ateias tão ruim quanto crianças catolicas, muçulmanas ou judias. Prefiro crianças céticas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #21 Online: 03 de Março de 2011, 14:15:37 »
Eu acho que crianças ateias tão ruim quanto crianças catolicas, muçulmanas ou judias. Prefiro crianças céticas.

Eu prefiro as crianças como crianças apenas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Março de 2011, 14:23:24 »

Eu prefiro as crianças como crianças apenas.

2

De preferência se divertindo muito. :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 03 de Março de 2011, 14:23:58 »
Uma análise mais ampla revela que o Gigaview e o Manny estão "certos". Mas estas "certezas" repousam sobre um "diamante" tendo portanto várias facetas.

Eu concordo com o Gigaview na parte que ele considera ampla a possibilidade de que campanhas deste tipo servem, na realidade, como promoção do líder ou do grupo que as encabeçam. Assim sendo, a despeito de existir uma ótima intenção humanitária, o que ocorre é uma manipulação de desavisados em prol do  "vigarista de plantão".

E quero deixar claro: Eu não estou afirmando que é o caso em tela (campanha de doação de sangue por ateus), mesmo porque eu não conheço o histórico das pessoas envolvidas.

Eu concordo com o Manny no sentido de que frequentemente a mobilização para certas atitudes humanitárias são mais efetivas e ou proveitosas quando voce aciona diversos segmentos específicos da sociedade por meio de campanhas direcionadas. Os casos ligados ao futebol, à musica e à religião são bons exemplos disto. Neste aspecto eu não veria nenhum problema ou empecilho de se fazer uma campanha voltada para os ateus. No entanto, o segredo do sucesso está em não torná-la uma ode à pieguice ou atribuir mais importância aos ateus (ou quaisquer outros grupos) do que eles realmente tem.
E com base nisto que podemos concluir que o propósito do grupo Ateus em Curitiba é nobre e elogiável. Principalmente por já realizarem reuniões e debates em bom nível sobre ateísmo. E muito bem demonstrado na iniciativa da versão brasileira do Atheist Experience. Claro que talvez não chegem ao nosso nível, e por isso, imagino que somos os seus principais críticos, pois debates e discussões são o nosso ponto forte  8-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Março de 2011, 14:27:05 »

Nem eu.  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!