Autor Tópico: Racismo nos supermercados  (Lida 3724 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Racismo nos supermercados
« Online: 16 de Março de 2011, 18:51:41 »
Estava agora a pouco comprando um cigarro na banca e me deparo com essa manchete de um chamado jornal Brasil de Fato (alguém conhece? Presta?)

Racismo nos supermercados
A matéria de capa do Brasil de Fato desta semana traz denúncias de racismo e tortura cometidos contra consumidores negros nas três maiores redes de supermercado do país, Extra, Walmart e Carrefour. Os casos expõem heranças das quais o Brasil ainda não se livrou: a escravidão e a ditadura civil-militar. Confira trecho a seguir.

Jorge Américo e Eduardo Sales de Lima,

da Redação

“Por que o negro, quando entra no mercado, passa a ser monitorado? Por que, inconscientemente até, o funcionário de segurança dessas lojas passa a ‘copiá-lo’? Porque, na cabeça dele, o negro é o suspeito padrão”. É o que defende o advogado Dojival Vieira, em entrevista à Radioagência NP. Ele acompanha três casos de pessoas que teriam sofrido tortura física e/ou psicológica em decorrência de racismo nas três maiores redes de supermercado do Brasil: Carrefour, Walmart e Extra (pertencente ao grupo Pão de Açúcar).

Dois destes casos aconteceram no início deste ano. Em Osasco (SP), no dia 16 de fevereiro, a dona de casa Clécia Maria da Silva, de 56 anos, foi parar no hospital depois de ter sido acusada de furto por seguranças da rede Walmart. Um segurança revistou sua bolsa. A cliente portava o cupom fi scal que comprovava o pagamento das mercadorias que levava. Segundo a médica que atendeu a dona de casa, ela teve uma crise de hipertensão e fi cou próxima de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). O segurança teria dito que “isso acontece mesmo com os pretos”, segundo relato da cliente à Dojival, que acompanha o caso. A ocorrência foi registrada como calúnia no 9º Distrito Policial de Osasco no dia 18 de fevereiro.

Outro caso, tão grave quanto. Um garoto de 11 anos relatou ter sido levado a uma “salinha” nos fundos do hipermercado Extra da Marginal do Tietê, na cidade de São Paulo, e confi rmou ter sido agredido por seguranças no dia 10 de janeiro. O garoto teria sido abordado após passar no caixa com biscoitos, salgadinhos e refrigerantes e se encaminhava para a saída da loja.

Estes dois casos não são inéditos. Em 2009, no estacionamento do Carrefour de Osasco, o vigilante Januário Alves de Santana foi apontado como suspeito de roubar seu próprio carro. Na sequência, sofreu torturas por quase 30 minutos, com socos, pontapés e uma tentativa de esganadura que lhe provocou fratura no maxilar, provocando a destruição da sua prótese dentária.

A existência dessas “salinhas de tortura”, evidenciadas no caso do garoto abordado no Extra e do vigia agredido no Carrefour, põe os supermercados em condição análoga às masmorras. Isso de acordo com Hédio Silva Jr., exsecretário de Justiça do Estado de São Paulo.“São crimes hediondos. São salas de interrogatórios, espécies de masmorras contemporâneas em que as pessoas são isoladas do público e submetidas a toda sorte de constrangimento. Ao acentuar o papel da vigilância, com isso não estou diminuindo ou relativizando a responsabilidade que a empresa que contrata o serviço, que são os supermercados, possui”, elucida. (A reportagem completa você lê na edição impressa número 418 do jornal Brasil de Fato).
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/5825

Ainda tem gente que abre a boca pra dizer que o Brasil não é um país racista. Revoltante isso.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Racismo nos supermercados
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2011, 19:45:08 »
É meio chato, mas eu tendo a concordar quando leio essas coisas.

Na época em que trabalhava no McDonald's, trabalhava no Shopping "da elite" em BH e não foi uma nem duas vezes que quando entrei no shopping, passei a ser seguido por seguranças que iam ver onde eu ia. Na época eu já ficava puto maaaas, o que eu, um moleque de 15 anos ia fazer?

Sei que já nos tempos atuais (faz uns 3 anos), saí com alguns amigos à noite pra um barzinho numa área nobre e fomos parar em um restaurante um pouco mais caro. Na saída, pagamos a conta e quando estávamos a uns 100m do restaurante (tínhamos deixado o carro no patio de um quartel a uns 500m do local), dois seguranças vieram gritando de forma agressiva "para bando de vagabundo" me virei confuso olhando pros lados e os caras vieram com tudo pra cima. A uns 10m o maior enfiou a mão na cintura enquanto o outro falou rindo:  "Marginalzinho acha que vai dar linha sem pagar? Vai pagar na porrada...", momento em que eu e meus outros 2 amigos sacamos as armas e apontamos, nos identificando como policiais.

Botamos os dois na parede, algemamos e voltamos andando calmamente até o restaurante onde chamamos uma viatura para registrar a ocorrência. Na geral que demos, encontramos um canivete butterfly e um taser daqueles mais vagabundos. No restaurante esclareceu-se o mal entendido. O gerente havia dito que outro grupo havia saído sem pagar, mas os outros eram boyzinhos bonitinhos, bem vestidos (não que estivéssemos mal vestidos, mas éramos "comuns" pro lugar e dois de nós negros e um branco) e foram embora de carro. Tomaram um calote de cerca de R$200,00, tiveram os dois seguranças presos por tentativa de agressão, calúnia, difamação, exercício ilegal da função e porte de equipamento de uso restrito. O restaurante preferiu fazer um acordo conosco pra não ter que responder a um processo de danos morais.

Eu realmente prefiro fingir que a razão do cara vir direto na gente não é racial ou de classe, mas é muito forçar meu cérebro a negar algo tão óbvio. Eu mesmo prefiro esquecer essa história e detesto contar porque apesar da gente ter arrebentado com os caras e com o restaurante, é simplesmente revoltante que um mané que não é um nada a mais do que eu sou, que trabalha ganhando 500 reais por mês, faça pré-julgamentos dos outros porque trabalha em um lugar "chique".

Enfim, tendo desabafado, bola pra frente.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2 Online: 16 de Março de 2011, 22:26:52 »
Me solidarizo com você Jaf. Imagina quantos casos acontecem e os caras não tem a "sorte" de serem policiais, ai a porca torce o rabo mesmo.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Março de 2011, 22:53:15 »
Ainda tem gente que abre a boca pra dizer que o Brasil não é um país racista. Revoltante isso.

Um colega no trabalho certa vez me disse que o racismo no Brasil não era "melhor" (mais tênue) que o racismo nos Estados Unidos. E que lá, ao menos ele sabia com o que estava lutando realmente. Por aqui, a impressão que ele possuía era de um racismo mascarado (de alguma forma anônimo) e muito mais amplo do que a maioria das pessoas realmente admitem.
« Última modificação: 16 de Março de 2011, 22:56:50 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Março de 2011, 22:58:16 »
Mas será essa "perseguição" puramente racial ou baseada no perfil da maioria dos miliantes?

Até porque esses seguranças e vigilantes são geralmente negros/pardos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Março de 2011, 23:02:04 »

Um colega no trabalho certa vez me disse que o racismo no Brasil não era "melhor" (mais tênue) que o racismo nos Estados Unidos. E que lá, ao menos ele sabia com o que estava lutando realmente. Por aqui, a impressão que ele possuía era de um racismo mascarado (de alguma forma anônimo) e muito mais amplo do que a maioria das pessoas realmente admitem.

Eu tenho a mesma impressão.
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Março de 2011, 23:10:43 »
A cor da minha pele é muito similar a do Diego, sendo somente um pouco mais clara; e sempre que saio com a minha filha, que é loira de olhos claros, mesmo a coitada sendo a minha cara (o importante é ter saúde), o contraste entre nós dois faz com que as algumas pessoas nos olhem demoradamente. É evidente que não considero essa curiosidade racismo, no máximo devem achar que sou corno, mas fico imaginando como deve ser o dia a dia de um casal interracial.
« Última modificação: 16 de Março de 2011, 23:16:37 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Março de 2011, 23:34:37 »
A cor da minha pele é muito similar a do Diego, sendo somente um pouco mais clara; e sempre que saio com a minha filha, que é loira de olhos claros, mesmo a coitada sendo a minha cara (o importante é ter saúde), o contraste entre nós dois faz com que as algumas pessoas nos olhem demoradamente. É evidente que não considero essa curiosidade racismo, no máximo devem achar que sou corno, mas fico imaginando como deve ser o dia a dia de um casal interracial.

Tenho um casal de amigos que sofreu com isso.
Ele é negro e ela é branca, ambos tiveram uma filha branca. Certa vez ele foi tirado do vagão de metrô e levado para uma sala reservada onde foi questionado sobre a menina. Só se convenceram quando a menina começou a ficar muito inquieta pedindo para ver o pai que estava na sala ao lado, dai quando colocaram ela junto com ele e ela correu para abraçar ele eles acreditaram e simplesmente mandaram ele ir. Sem nem mesmo pedir desculpas.

Fico muito revoltado com essas merdas, para mim, mulher, homem, homosexual, heterosexual, branco, preto pardo, indigena, ateu, protestante, católico, budista, enfim todos devem ser tratados de maneira igual, pois somos todos GENTE.

Na hora que acontece dá vontade de dar um cacete em pessoas imbecis assim.  :no:
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Março de 2011, 02:53:24 »
Estava agora a pouco comprando um cigarro na banca e me deparo com essa manchete de um chamado jornal Brasil de Fato (alguém conhece? Presta?)

É um jornal de esquerda, que compartilha dos vicios dos demais jornais de esquerda... mas pelo pouco que lí eu gostei, noticia imparcial não tem em lugar nenhum, então eu prefiro ler noticias "escancaradamente" parciais.
/------------------/--------------------/

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Março de 2011, 22:02:27 »
Já presenciei alguma coisa do tipo. Estavamos eu e dois amigos, todos brancos sentados em um banco de uma praça e no banco ao lado (cerca de 3 metros) dois negros (conhecidos meus inclusive). Então chegou a polícia e deu uma geral nos dois negros e de nós apenas perguntou os nomes e onde morávamos. Não sei se foi racismo ou não, mas foi a minha impressão.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Março de 2011, 22:47:30 »
Acho que tb tem muito a ver com o despreparo do pessoal que faz a "segurança" ou o atendimento, mesmo estabelecimentos comerciais voltados para a classe média alta tem o péssimo costume de economizar justamente na contratação e treinamento dos funcionários que tratam diretamente com o usuário.

Sou branco, olhos e cabelos ( O que ainda resta) castanhos escuros, não frequentei faculdade e nem sou de classe média alta mas no meu antigo trabalho convivia com gente boa de grana, então cansei de ver prédio de luxo onde a "segurança" era feita por algum ignorante armado, em um deles aconteceu da filha menor de um morador ser assediada por um dos próprios "seguranças" que passou a ameaçar o pai dela quando obviamente foi rejeitado pela adolescente.

De vez em quando eu era convidado a tomar um simples café em algum estabelecimento acompanhado por um cliente, dava para ver na cara da atendente que possivelmente morava em algum bairro igual ao meu ou até pior que o atendimento seria muito diferente se eu entrasse lá desacompanhado.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #11 Online: 18 de Março de 2011, 10:17:59 »
Acho que tb tem muito a ver com o despreparo do pessoal que faz a "segurança" ou o atendimento, mesmo estabelecimentos comerciais voltados para a classe média alta tem o péssimo costume de economizar justamente na contratação e treinamento dos funcionários que tratam diretamente com o usuário.

Ou seja, se for branco e mal vestido é pobre, mas se for negro já basta pra ser taxado de pobre, analfabeto e ladrão.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Março de 2011, 20:18:51 »

Ou seja, se for branco e mal vestido é pobre, mas se for negro já basta pra ser taxado de pobre, analfabeto e ladrão.

É assim mesmo, não sou de classe média alta mas tb não estou na m*, mas era só entrar em algum local usando um jeans e camiseta comum para ser taxado de pobre.

Acontece que não ando mal vestido mas tb nunca dei a minima para roupa de marca, o engraçado é que parece que  balconista de padaria de bairro nobre pensa que o uniforme é simbolo de status.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 18 de Março de 2011, 20:39:06 »

É assim mesmo, não sou de classe média alta mas tb não estou na m*, mas era só entrar em algum local usando um jeans e camiseta comum para ser taxado de pobre.

Acontece que não ando mal vestido mas tb nunca dei a minima para roupa de marca, o engraçado é que parece que  balconista de padaria de bairro nobre pensa que o uniforme é simbolo de status.
That's the point.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #14 Online: 19 de Março de 2011, 17:55:49 »
O máximo que aconteceu comigo foi em uma livraria, a Saraiva, aonde um segurança ficou meio que me perseguindo. Eu dei alguns risos com a situação.

Fato! Uma coisa que eu acho interessante em alguns americanos(estadunidense!), é que eles são "bem resolvidos", isto é, diferente dos "movimentos negros" brasileiros, eles "aceitam" o racismo como uma crítica qualquer. Muitos homossexuais, e outras "minorias" americanas, também são assim.
O problema, como sempre, é a impunidade! Aliás, todos esses supermercados tem influência no Estado, o que impede uma concorrência mais decente.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline dqbertuzzi

• Nível 02
  • *
Re:Racismo nos supermercados
« Resposta #16 Online: 07 de Agosto de 2013, 23:04:22 »
Já leram o livro do Caco Barcellos, "Rota 66"?
Barcellos chega em um número de milhares de jovens pobres em sua maioria pretos ou pardos que foram assassinados pela ROTA entre os anos 70 e 90 se não me engano. Sempre o mesmo modus operandi, perseguiam os jovens (criminosos ou não), atiravam primeiro perguntavam depois e levavam os jovens já mortos para os hospitais, sério, é um número bizarro.
É um bom livro, recomendo.

Esse preconceito contra essa minoria acaba gerando mais preconceito por parte da minoria contra os branquinhos de cabelos claros, os tais "playboyzinhos".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Agosto de 2013, 23:56:28 »
Já sofri racismo. No Brasil sou considerado branco (ascendência italiana norte e espanha sul). A combinação me dá uma cor de pele que pode ficar branca ou morena se tomo sol. Meus traços não são nórdicos.

Só que na europa não sou considerado branco. Na belgica sofri olhares e comentários porque estava conversando baixo com um colega de trabalho. Pediram praticamente para eu calar a boca. Só que enquanto isso havia alguns belgas fazendo um baita barulho e eles nem aí.

Nem preciso dizer que mandei, em ingles, eles trocarem de vagão.. "se vocês não está contentes, estão convidados a ir para o outro vagão e ficar na sua lá"

É ruim. Mesmo você sabendo que são imbecis (ao menos nesse quesito), a coisa ainda te deixa frustrado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #18 Online: 08 de Agosto de 2013, 19:01:59 »
O Capitão Conte também já falou sobre isso, se não me engano no livro Matar ou Morrer.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Agosto de 2013, 19:03:37 »
Já sofri racismo. No Brasil sou considerado branco (ascendência italiana norte e espanha sul). A combinação me dá uma cor de pele que pode ficar branca ou morena se tomo sol. Meus traços não são nórdicos.

Só que na europa não sou considerado branco. Na belgica sofri olhares e comentários porque estava conversando baixo com um colega de trabalho. Pediram praticamente para eu calar a boca. Só que enquanto isso havia alguns belgas fazendo um baita barulho e eles nem aí.

Nem preciso dizer que mandei, em ingles, eles trocarem de vagão.. "se vocês não está contentes, estão convidados a ir para o outro vagão e ficar na sua lá"

É ruim. Mesmo você sabendo que são imbecis (ao menos nesse quesito), a coisa ainda te deixa frustrado.

Não é por nada, mas lembrei do meme "problemas de primeiro mundo".

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Agosto de 2013, 20:51:24 »
mas os outros eram boyzinhos bonitinhos

O irônico é que ao reclamar de preconceito você usa um termo pejorativo para categorizar pessoas. heheh

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Agosto de 2013, 21:52:06 »
Logo no início, eu tomei um susto. Mas depois encontrei questionamentos de que os negros exibem ostensivamente "Orgulho de ser negro" em camisetas, homossexuais também desfraldando bandeiras de orgulho gay, por que não a exibição de orgulho dessa comunidade no FB?

Procurem pelo texto:
ATENÇÃO TODOS! TALVEZ ESTE SEJA O "POST" MAIS POLÊMICO DO ANO.
Tentei obter o link dele dentro da página do FB, mas não consegui.

Estou ainda formando opinião própria. E vocês? O que acham?
É lícito, é tranquilo, é moral? Ou é mais um excesso desnecessário de vaidade e orgulho?

Tem ainda esse outro texto

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2013, 03:28:47 »
Todos esses movimentos de orgulho de grupo são cheios de babaquices, tão mais quanto mais orgulho por tabela houver. E por isso os neonazistóides são os piores. 99% do tempo pregam supremacia branca e políticas separatistas, "deportacionistas", etc, enquanto que os outros são uma resposta a esse tipo de discriminação e querem (teoricamente) igualdade e respeito/"inclusão". Também não têm as mesmas "desculpas" de preconceitos e perseguições históricas para se justificar. É um pseudo-nacionalismo, racial.

http://en.wikipedia.org/wiki/White_pride

Eu até acho cabíveis "movimentos" de preservação cultural, mas não existe tal coisa como "cultura branca", podemos falar de culturas de diversos países europeus ou regiões (bem como  colônias), mas a cor da pele (já que "branco" nem seria bem correspondente à raça, que incluiria os árabes e talvez os indianos, geralmente deixados de fora da "cultura branca") não tem nada a ver além de incidental. Grupos de preservação/divulgação de tradições culturais não precisam ter nada de racista, e geralmente são definidos por culturas nacionais ou regionais, não continentais/raciais/sub-raciais. E mais importante, geralmente não vão ter todo o tom de alarmismo e histeria, sobre como a sua raça está sendo caçada, e prestes a ser extinta pelos degenerados e etc (mas aqui adotam o tom de vítima dos outros movimentos de "orgulho").

Ironicamente essa coisa de "orgulho branco" talvez seja a única coisa que pode deixar alguém meio envergonhado de ser branco.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Agosto de 2013, 03:31:57 »

O irônico é que ao reclamar de preconceito você usa um termo pejorativo para categorizar pessoas. heheh

Por que "boyzinho" é pejorativo? Ou seria "bonitinhos"?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 10 de Agosto de 2013, 09:52:01 »

Por que "boyzinho" é pejorativo? Ou seria "bonitinhos"?

Também não saquei. Por "boyzinho bonitinho" quis dizer que eles estavam arrumadinhos em um padrão mais alto do que nós estávamos, como deixei bem claro na parte seguinte do post.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!