É meio chato, mas eu tendo a concordar quando leio essas coisas.
Na época em que trabalhava no McDonald's, trabalhava no Shopping "da elite" em BH e não foi uma nem duas vezes que quando entrei no shopping, passei a ser seguido por seguranças que iam ver onde eu ia. Na época eu já ficava puto maaaas, o que eu, um moleque de 15 anos ia fazer?
Sei que já nos tempos atuais (faz uns 3 anos), saí com alguns amigos à noite pra um barzinho numa área nobre e fomos parar em um restaurante um pouco mais caro. Na saída, pagamos a conta e quando estávamos a uns 100m do restaurante (tínhamos deixado o carro no patio de um quartel a uns 500m do local), dois seguranças vieram gritando de forma agressiva "para bando de vagabundo" me virei confuso olhando pros lados e os caras vieram com tudo pra cima. A uns 10m o maior enfiou a mão na cintura enquanto o outro falou rindo: "Marginalzinho acha que vai dar linha sem pagar? Vai pagar na porrada...", momento em que eu e meus outros 2 amigos sacamos as armas e apontamos, nos identificando como policiais.
Botamos os dois na parede, algemamos e voltamos andando calmamente até o restaurante onde chamamos uma viatura para registrar a ocorrência. Na geral que demos, encontramos um canivete butterfly e um taser daqueles mais vagabundos. No restaurante esclareceu-se o mal entendido. O gerente havia dito que outro grupo havia saído sem pagar, mas os outros eram boyzinhos bonitinhos, bem vestidos (não que estivéssemos mal vestidos, mas éramos "comuns" pro lugar e dois de nós negros e um branco) e foram embora de carro. Tomaram um calote de cerca de R$200,00, tiveram os dois seguranças presos por tentativa de agressão, calúnia, difamação, exercício ilegal da função e porte de equipamento de uso restrito. O restaurante preferiu fazer um acordo conosco pra não ter que responder a um processo de danos morais.
Eu realmente prefiro fingir que a razão do cara vir direto na gente não é racial ou de classe, mas é muito forçar meu cérebro a negar algo tão óbvio. Eu mesmo prefiro esquecer essa história e detesto contar porque apesar da gente ter arrebentado com os caras e com o restaurante, é simplesmente revoltante que um mané que não é um nada a mais do que eu sou, que trabalha ganhando 500 reais por mês, faça pré-julgamentos dos outros porque trabalha em um lugar "chique".
Enfim, tendo desabafado, bola pra frente.