Eu postei em outro tópico sobre essa questão de letalidade, mas parece que absolutamente ninguém quer levar isso em consideração...
Estados Unidos, policiais mortos no PAÍS em 2013 decorrentes de crimes violentos em razão do serviço: pouco mais de 40. Fonte
No Brasil no ano passado, a imprensa deixou de dar atenção ao problema depois que o 100º policial foi EXECUTADO, só em SP.
Violência policial é meu p.. de óculos escuro.
Antes de tudo: não defendo criminoso.
Sei que sem polícia, vira um caos (aqui em Fortaleza, há uns anos, houve greve da PM. E o que se viu foi arrastões, comércio fechando as portas, etc);
Me sinto mais seguro quando estou à noite e vejo uma patrulha policial.
E que a profissão de policial é cada vez mais uma profissão de alto risco, os bandidos tão botando pra f, etc e talz.
Mas isso justifica a violência e o excesso da polícia? Tenho alguns amigos policiais no facebook, e me parece, pelas postagens, que eles defendem o direito do policial espancar, até matar (tinha uma postagem assim: "vacina contra pedófilo [imagem: 3 balas, com legenda1ª, 2ª e 3ª dose] sobra mais três pro primeiro fdp dos direitos humanos que vier defender".
Já vi policial empurrando, gritando, dando tapa, em vagabundo (ou suposto vagabundo); numa madrugada um PM tava dando pontapés num
nóia (que tava caído) que mora próximo da minha casa, depois ele falou pra um vizinho que esse cara andava furtando na vizinhança, mas não prendeu o cara.
Mas nunca vi fazendo isso com pessoas de classe mais alta. Político ladrão, então, nem em sonho.