Porque não ler "1984", "Admirável Mundo Novo", "O Senhor das Moscas", "Dom Quixote", "O Pequeno Príncipe (
)", "Senhor dos Anéis"?
Porque o objetivo do estudo da literatura nas escolas não é o de mera simplesmente ler livros famosos/consagrados/etc. Isso cada um pode fazer no seu tempo livre. O objetivo é de fazer o estudante perceber como se deu a formação da cultura e o desenvolvimento da mentalidade e identidade nacionais. Nenhum dos livros que você citou tem relação com a formação cultural brasileira, por isso não os estudamos. Se a história do Brasil estivesse ligada à Espanha e não a Portugal,
Dom Quixote talvez estivesse na lista de livros a se estudar.
O que acho uma crítica válida é que muitos dos estudantes ao iniciar o EM ainda não tem maturidade/percepção adequadas para perceber esses detalhes, mas aí também vai dos professores explicitarem esse tipo de coisa.
Eu juro que acho que sermos obrigados a ler "Dom Casmurro", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", etc, é que afastam as pessoas da leitura hoje em dia.
Isso só afasta se a pessoa ainda não pegou gosto pela leitura (que deveria vir do EF) e não sabe/entende bem o contexto da história. Essa sua opinião para com os livros do Machado é bem similar à que tive na primeira vez em que tentei ler
Dom Quixote na versão integral. Eu tinha 11 anos e antes eu havia lido a versão do Monteiro Lobato
Dom Quixote para as crianças. Como eu gostei dessa versão e havia acabado de ler
A ilíada e
A odisséia, achei que dava p/ encarar tudo. Putz, não li nem um décimo do livro e desisti porque era insuportável para mim. Mas não porque o livro é ruim e sim porque eu não estava preparado para uma obra desse porte.