Autor Tópico: Tópico nonsense com Imagens!  (Lida 1375165 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:Tópico nonsense com Imagens!
« Resposta #12225 Online: 07 de Maio de 2012, 20:35:29 »
Tive que tirar essa foto :P

"Take your time..."
« Última modificação: 07 de Maio de 2012, 20:38:15 por Di Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #12226 Online: 07 de Maio de 2012, 21:56:17 »

Imagino se teríamos mil anos de geocentrismo se os gregos tivessem conhecido os pólos.

Não sei, não. Os gregos (e algumas outras civilizações antes deles) já paqueravam com o heliocentrismo.

Da wiki:
No século IV a.C., Aristóteles escreveu que:
"No centro, eles [os pitagóricos] dizem, há fogo, e a Terra é uma das estrelas, criando noite e dia pelo seu movimento circular em torno do centro." Aristóteles - Sobre os Céus, Livro Dois, Capítulo 13
As razões para esta localização eram filosóficas, baseados nos elementos clássicos, em vez de científicos. O fogo era mais precioso que a terra na opinião dos pitagoreanos, e por este motivo o fogo deveria estar no centro. Entretanto, o fogo central não é o Sol. Os pitagóricos acreditavam que o Sol orbitava o fogo central junto com tudo o mais. Aristóteles rejeitava este argumento e advogava o geocentrismo.
Heráclides do Ponto (século IV a.C.) explicou o movimento diário aparente da esfera celestial pela rotação da Terra.
Aristarco de Samos
A primeira pessoa a apresentar um argumento para o sistema heliocêntrico, entretanto, foi Aristarco de Samos (c. 270 a.C.). Como Eratóstenes, Aristarco calculou o tamanho da Terra, e mediu tamanho e distância da Lua e do Sol, em um tratado que sobreviveu à passagem do tempo. A partir de suas estimativas, ele concluiu que o Sol era seis ou sete vezes mais largo que a Terra e portanto centenas de vezes mais volumoso. Seus escritos sobre o sistema heliocêntrico se perderam, mas alguma informação é conhecida a partir de descrições que sobreviveram e de comentários de críticos contemporâneos, como Arquimedes. Já foi sugerido que seu cálculo do tamanho relativo da Terra e o Sol levou Aristarco a concluir que fazia mais sentido que a Terra estivesse se movendo do que o enorme Sol estar se movendo em seu entorno. Apesar do texto original ter sido perdido, uma referência no livro de Arquimedes, O Contador de Areias descreve outro trabalho de Aristarco em que ele avançou uma hipótese alternativa do modelo heliocêntrico. Escreveu Arquimedes:
O rei Gelon sabe que 'universo' é o nome dado pela maioria dos astrônomos à esfera ao centro da qual está a Terra, e seu raio é igual à linha reta entre o centro do Sol e o centro da Terra. É esta a noção comum que você ouviu dos astrônomos. Mas Aristarco escreveu um livro consistindo de certas hipóteses, onde, aparentemente, como consequência das suposições feitas, que o universo é muitas vezes maior que o 'universo' mencionado acima. Suas hipóteses são que as estelas fixas e o Sol permanecem imóveis, que a Terra gira em torno do Sol na circunferência de um círculo, com o Sol no meio da órbita, e que a esfera de estrelas fixas, situada com o centro no mesmo do Sol, é tão grande que o círculo em que ele supõe a Terra se move tem uma proporção ao centro das estrelas fixas como o centro da esfera a sua superfície.[6]
Aristarco, portanto, acreditava que as estrelas estavam muito distantes, e via isto como a razão pela qual não havia uma paralaxe visível, ou seja, um movimento observável das estrelas relativas uma às outras conforme a Terra orbitava o Sol. As estrelas estão de fato muito mais longe que a distância que era imaginada nos tempos antigos, e é esta a razão pela qual a paralaxe estelar só é detectável com telescópios.
Arquimedes dizia que Aristarco fez a distância das estrelas maior, sugerindo que ele estava respondendo a objeção natural que o heliocentrismo requer oscilações de paralaxe estelar. Aparentemente ele concordou com este ponto, mas colocou as estrelas muito distantes para tornar o movimento paralático invisivelmente minúsculo. Desta forma o heliocentrismo abriu o caminho para a percepção de que o universo era muito maior que o que o geocentrismo ensinava.[7]
Seleuco de Selêucia
Deve ser notado que Plutarco menciona os "seguidores de Aristarco" de passagem, então é provável que houve outros astrônomos no período clássico que também desposaram o heliocentrismo cujo trabalho está agora perdido para nós. Entretanto, o único outro astrônomo da antiguidade que é conhecido pelo nome que sabe-se ter apoiado o modelo heoicoêntrico de Aristarco de Samos foi Seleuco de Selêucia, um astrônomo mesopotâmico que viveu um século após Aristarco. Seleuco adotou o sistema heliocêntrico de Aristarco e diz-se que ele havia provado a teoria heliocêntrica.[8] De acordo com Bartel Leendert van der Waerden, Seleuco pode ter provado a teoria heliocêntrica determinando as constantes de um modelo geométrico para a teoria heliocêntrica e desenvolvendo métodos para computar posições planetárias usando este modelo. Ele pode ter usado métodos trigonométricos primitivos que estavam disponíveis em sua época, já que era contemporâneo de Hiparco.[9] Um fragmento de um trabalho de Seleuco, que apoiava o modelo heliocêntrico de Aristarco no século II a.C. sobreviveu em uma tradução árabe, que foi referido por Rhazes (b. 865).[10]

Interessante é sobre Ptolomeu:

O próprio ptolomeu, em seu Almagesto, apontou que qualquer modelo para descrever o movimento dos planetas era apenas um dispositivo matemático e, como não havia forma de saber qual era verdadeiro, o modelo mais simples que obtivesse os números corretos deveria ser usado; entretanto, ele mesmo escolheu o modelo geocêntrico epicíclico e em seu trabalho principal, "Hipótese Planetária", tratou seus modelos como suficientemente reais para que as distâncias da Lua, Sol, planetas e estrelas fossem determináveis tratando as esferas celestiais das órbitas como realidades contíguas. Isto fazia com que a distância das estrelas fosse menor que 20 unidades astronômicas[1]—um retrocesso na ciência já que o esquema heliocêntrico de Aristarco de Samos já havia, séculos antes, necessariamente colocado as estrelas a pelo menos duas ordens de magnitude mais distantes.

Sim sim, sei disso. Aliás, Copérnico "apenas" revisitou a ideia de Aristarco, para forjar seu modelo (que ainda utilizava epiciclos, só por curiosidade). O geocentrismo aristotélico-ptolomaico da escolástica obrigou  ideias heterodoxas, como as de Aristarco, a ficarem engavetadas. O que sugeri é que, talvez, mesmo Aristóteles não teria endossado um geocentrismo se o movimento tangencial do Sol, nos pólos, fosse conhecido, à época. Seria um tremendo desafio compatibilizar nossa Terra supostamente parada com movimentos tão diferentes para o Sol, em diferentes latitudes.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #12227 Online: 07 de Maio de 2012, 21:59:27 »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #12228 Online: 07 de Maio de 2012, 22:12:16 »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #12229 Online: 07 de Maio de 2012, 22:22:22 »

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #12230 Online: 07 de Maio de 2012, 22:35:52 »
Nosso cérebro troll.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #12231 Online: 07 de Maio de 2012, 23:04:01 »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #12232 Online: 07 de Maio de 2012, 23:27:49 »
Tem força de Casimir....Que diabos que este mito das baratas não acaba ::)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #12233 Online: 08 de Maio de 2012, 12:13:35 »
As baratas sobreviverão a uma explosão nuclear quando cachorros enxergarem apenas tons de cinza.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12234 Online: 08 de Maio de 2012, 14:01:45 »

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12235 Online: 08 de Maio de 2012, 21:49:21 »

It's an award I've won"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12236 Online: 09 de Maio de 2012, 10:06:12 »
Bem interessante, seria interessante pendurar nas paredes das salas de aula.

Claro que sempre vai ter um roscão para gritar que o mapa faz uso dos estereótipos, mas o objetivo é justamente simplificar, e não escrutinar os mínimos detalhes de cada cultura. De qualquer maneira, é bem didático.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #12237 Online: 09 de Maio de 2012, 14:56:49 »
Haaa...isto que é curriculo :oba:

PRESADO CENHOR

QUERO CANDIDATARME PARA O LUGAR DE SEQURETARIA QUE VI NO JORNAU.
EU TECLO DE PRESSA COM UM DEDO E FASSO CONTA BEN.
AXO QUE SOU BOA AO TEFONE APESAR DE TER POUCO EXTUDO.
O CENHOR PODE MI PAGAR O QUE AXAR QUE EU MERESSO.
COMO MEU CURRULO É MUITO PEQUENO ABAICHO VAI UMA FOTO MINHA.

« Última modificação: 09 de Maio de 2012, 14:59:54 por Correio »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12238 Online: 09 de Maio de 2012, 15:00:10 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #12239 Online: 09 de Maio de 2012, 22:31:16 »

:histeria: :histeria: :histeria:
é impossível encarar o kiko por 10 segundos sem rir.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #12240 Online: 10 de Maio de 2012, 09:34:28 »

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #12241 Online: 10 de Maio de 2012, 13:52:43 »
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, 13:58:07 por zambest »
.
.

.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12242 Online: 10 de Maio de 2012, 13:54:24 »
[citation needed]
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12243 Online: 10 de Maio de 2012, 15:24:57 »
Se eu fosse o Presidente dos EUA e um infeliz colocasse uma foto da minha mãe pelada na internet, ainda mais no ano da reeleição, eu provavelmente despejaria 30% do arsenal nuclear sobre a cabeça dele...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12245 Online: 10 de Maio de 2012, 17:57:41 »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #12246 Online: 10 de Maio de 2012, 18:20:42 »

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12247 Online: 10 de Maio de 2012, 18:46:05 »
Mãe do Obama ?

http://fishki.net/commentall.php?id=113291
Não achei tão parecida não.Reparem que o nariz da mãe do BO é mais arredondado e o da peladona é arrebitado.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12248 Online: 10 de Maio de 2012, 21:07:16 »

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #12249 Online: 11 de Maio de 2012, 00:16:35 »
.
.

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!