Friggin cool.
Não entendi o que você quis dizer no fim. Seria que, ficaríamos sempre com a mesma face da Terra virada para o planeta, como a Lua para nós?
Existem estudos/especulações mais educadas sobre todos os efeitos de termos uma vista dessas? A vida mais ou menos como é hoje seria possível, ou se teria todo um clima pós-apocaliptico e um monte de terremotos o tempo todo?
Eu imaginava que no caso de Saturno, talvez estivéssemos já dentro do anel, não tenho as distâncias/proporções de forma intuitiva na cabeça. E que Júpiter ocupasse todo o enquadramento.
Sim, o mesmo efeito da Lua "estacionária" (ela naturalmente rotaciona). Não penso que haveria fenômenos de intempérie drásticos, uma vez que o processo de diminuição de energia por efeito maré é bastante lento se comparado à evolução do clima devido a outros fatores.
Ah, e também achei Júpiter pequeno!
Edit: acho que se referistes a quando o planeta já
estivesse "estacionário". Bem, daí dá para especular algumas coisas: nós seríamos praticamente uma lua do planeta constantemente visto no céu (se morássemos no hemisfério certo, é claro), e a maré dos oceanos seria quase estática (variando ainda com o Sol). Portando o ecossistema teria que ser adaptado a essa (falta de) maré (não sei em que grau isto afetaria os seres vivos - os mangues não existiriam, e sei que estes são muito importantes). Teríamos dias e noites, mas pelo tamanho do planeta provavelmente teríamos frequentes eclipses totais do Sol.