Qual época? A menos de 70 anos igrejas apoiavam ditadores como Hitler, Pinochet e Mussolini, antes disso eram apoiadores de reia, rainhas e imperadores.Você confunde cristãos com cristianismo. Países sem religião são hojes os mais democráticos e livres. O que vocie chama de grupelhos radicais sempre foram o main stream do cristianismo.
Estou tentando mostrar que bases para liberdade, fraternidade e democracia estavam desde o Novo testamento, passando por alguns pensadores cristãos como Tomaz de Aquino que disse que todo poder de deus vem através do povo. Ele tambem defendia que o Estado não estava acima do homem, bem diferente do socialismo e fascismo.
No século 19, Tomaz de Aquino e grandes representantes da Igreja católica apoiaram publicamente aos regimes liberais fundamentados numa Constituição. Eles começaram a se colocar do lado dos direitos do Homem e contra o absolutismo do Antigo Regime.
Claro que cristãos, não foi a religião, como você mesmo diz, apoiaram regimes totalitários, fizeram muita besteira, agora afirmar que não fizeram nada para a democracia e liberdade ( ainda que eu não goste de democracia, mas atualmente é o que temos de menos pior), é não ver toda a história.
Concordo que há países mais livres que os que tiveram bases cristãs, mas isso não quer dizer que estamos tão ruins a ponto de querer destruir ( como muitos comunistas querem).