Cara, história e geografia no ensino fundamental e médio, do jeito que são dados, era melhor que não tivesse. Tinha que acabar. No meu passei o colegial inteiro essas matérias foram pretexto para doutrinação ideológica. Meus professores de humanas eram todos anarquistas ou comunistas e ai dos alunos, se eles não virassem também.
Eu tive um pouco mais de sorte. Não havia a lavagem cerebral ideológica que vejo por aí na maioria das aulas de história e geografia, embora houvesse sim um forte enviesamento de esquerda.
Eu comecei a me interessar por política(assim como história política e política econômica) jogando jogos de estratégias, e um deles,
Victoria: An Empire Under the Sun(além de vários outros jogos da Paradox Interactive), me fez assimilar muitos conceitos sócio-políticos de maneira lúdica. O jogo Victoria, por exemplo, tem um conteúdo fantástico e vasto, como pode ser visto
aqui e
aqui, embora peque muito na plataforma(o jogo Victoria 2 parece ter ótima correções) e eu preferir jogos que combinem tática em tempo real e estratégia em turnos(sim, série Total War).