Mais vontade política do que verba.
Vontade política é fundamental, mas verba é tão quanto.
Um exemplo para mim é os trens metropolitanos daqui. Era uma bagunça, trens circulando com portas abertas por serem velhos e pq o pessoal abria as portas tanto para fazer zoeira e não seguir regras como pq no calor e lotado ninguém aguentava ficar tudo abafado.
Isso era o que acontecia a décadas, com sujeira, estações velhas, ambulantes de monte, etc.
Eis que o governo decidiu, e aí vale a vontade política, de mudar a situação e acabar com a bagunça. No começo até a PM teve que ficar patrulhando as viagens de trem pq o pessoal não queria obedecer a nova determinação de fazer cuprir as regras de usuário dos trens. Tinha grupos de policiais por toda a linha do trem pois quando o pessoal forçava e abria as portas do trem andando, o trem parava e rapidamente os policiais chegavam. Em um período rápido conseguiu organizar e acabar com a bagunça.
Só que tiveram que reformar os trens, comprar novos, reformar as estações, e principalmente contratar muitos seguranças e funcionários de apoio ao passageiro. O trem de SP agora tem a mesma qualidade de serviço do metrô, inclusive na frequência dos trens.
Mas se não tivesse investimento não seria muito justo o estado somente fazer ações desse tipo, pois não estaria comprindo bem a sua parte para cobrar que os demais cumprisse.