Autor Tópico: Com o fim do ‘BBB 11’, número de ex-participantes chega a 169  (Lida 7656 vezes)

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Com o fim do ‘BBB 11’, número de ex-participantes chega a 169
« Resposta #75 Online: 24 de Maio de 2011, 20:18:22 »
Nos ataques de 2006, os donos de micro-ônibus e "vândalos/criminosos de plantão" fizeram 90% do trabalho.
?

Em 2006 houve um "ataque" em São Paulo, aonde houve queima de ônibus e ataque contra policiais. Rola uma história que os donos de micro-ônibus ajudaram muito a ação do PCC, creio que indiretamente, e o recrutamento foi natural, a maioria que estava nos ataques não era diretamente vinculada com o alto escalão do PCC.
Eu conheço a história, mas a questão dos "não ligados ao PCC" carece de fontes.

Até aonde eu sei, através de conversas informais, muitos que estavam envolvidos no ataque não "obedeciam" o PCC, só aproveitaram o fuzuê para realizar "acerto de contas".
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #76 Online: 24 de Maio de 2011, 20:18:35 »
O que eu me pergunto é por que prendem esses caras?

Acredite, isso está muito perto de deixar de acontecer... ::)

Vão matar os marditos? :|

Acho que nesse momento, 4 Estados estão com os policiais de greve e outros tantos estão em pré-greve.

Que merda...

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #77 Online: 24 de Maio de 2011, 20:21:24 »
O que eu me pergunto é por que prendem esses caras?

Acredite, isso está muito perto de deixar de acontecer... ::)

Vão matar os marditos? :|

Acho que nesse momento, 4 Estados estão com os policiais de greve e outros tantos estão em pré-greve.

Mas greve de policiais não é "altamente proibida"(e ocasiona em demissão na hora?)? Ou essa é tipo uma greve para ter direito de fazer greve(o PMB queria que os policiais tivessem esse "direito")?
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Rhyan

• Visitante
« Resposta #78 Online: 24 de Maio de 2011, 20:21:41 »
Eu achando que era o único que desviava os tópicos do seu assunto original... hehehe...

Esses grupos não se formaram por causa da mistura de preso comum com preso político ou isso é lenda?

Há um filme sobre os atentados do PCC no dia das mães, mas é uma mistura de ficção com realidade. Fico pensando qual a influência da corrupção policial para esse sistema todo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #79 Online: 24 de Maio de 2011, 20:23:16 »
Discordo em parte, Gilberto. A maior parte dos integrantes do PCC está fora dos presídios, nas ruas, e esse é o maior problema em combater a criminalidade em SP, pois não há um nicho específico que reúna o crime organizado, como ocorre no RJ, aonde as favelas concentram o maior número de criminosos.
Não sou da área,
mas como vc explicaria a capacidade de mobilização dos ataques do PCC, o primeiro, que de acordo com o que foi veiculado tinha a ver com a transferência de presos líderes das facções?
Quem está fora da cadeia não pode ir contra os chefes nas cadeias pois sabe que quando for preso vai ter que prestar contas com esses chefes, e lá não tem escapatória ...
É um pouco mais complexo. Um traficante grande tem seu fornecedor e somente ele tem acesso a esse fornecedor. Da mesma forma, esses caras nunca colocam a cara na frente do negócio e o poder do traficante "cabeça" é mais este do que qualquer outro. O "cabeça" é escolhido a dedo pelo fornecedor e confiança nesse negócio é algo bem caro. Mesmo preso, se o cabeça era lucrativo pra valer a pena, ele continuará sendo o contato do forncedor e para adquirir coisas novas, o cabeça preso continua sendo necessário.

Mas pro sujeito ser o fornecedor de uma favela inteira, ele precisa que o cabeça tenha soldados suficientes pra expandir o negócio pro aglomerado inteiro e defender a área de fornecedores concorrentes. O cabeça, por questões de segurança, vai sempre eleger um familiar ou amigo muito antigo pra ser seu parceiro e, caso algo dê errado, este parceiro "herda" automaticamente o negócio (as "limpas" costumam ocorrer quando existe discordância nessa sucessão). Assim, a lealdade não é algo tão conquistado quanto é automático pelo fator do laço de sangue entre os chefes.

O cabeça preso continua gozando de moral entre sua gangue e como é o contato principal do fornecedor, caso ele seja desagradado, é perigoso de perder o contato. É tanto medo de morrer como medo de perder a grana com alguma lealdade entre familiares.

Deve rolar isso em SP, mas em menor grau que no RJ, por exemplo. O PCC é um coletivo de quadrilhas e traficantes, acho que os grandes chefes só têm poder regional, e não Estadual/Nacional, como ocorre nos outros Estados. 

O PCC possui grande poder de mobilização justamente por possuírem uma cadeia de comando bem estruturada. A hierarquia deles é enorme com "graus" dentro de um mesmo posto e líderes bem definidos. Mudou muito desde quando surgiram como Primeiro Comando e existem dissitentes. Mas a liderança dentro da estrutura é bem definida e é respeitada sob pena de se perder a proteção dessa estrutura que possuí várias ramificações.

A coletividade deste partido tem um objetivo em comum e pra ingressar nele, você precisa ser convidado por alguém que já possui influência. A organização deles está longe de ser perfeita, mas é melhor do que muitas empresas e desrespeito rende algo além de demissão.

Sim, mas o PCC é um conjunto de diversas quadrilhas, de diversas áreas, não? Tipo, um chefe do tráfico da Zona Sul não tem necessariamente poder na Zona Leste, tendo que depender da ajuda de "terceiros". Parece que no Rio um chefão tem poder sobre a cadeia de comando, diferente de São Paulo, aonde há uma multipolarização.

Um chefe tem influência sobre sua zona de atuação e jamais vai tentar tomar a área de outro membro do PCC, salvo se for o caso de algum dissidente. Mas quando uma decisão é tomada pelas lideranças, os chefes de cada lugar devem agir de acordo. Lembrando que as lideranças estão em um grau hierárquico superior de chefes de morros e bocas e as ordens repassadas pelos torres são cumpridas minuciosamente.

No RJ houve uma grande fragmentação dentro dos morros dentro de várias facções e grupos isolados detêm grande poder mesmo sem participar de uma facção específica. Até mesmo pela existência das UPP's, a nova forma do tráfico por lá ainda anda meio irregular e carece de estudos sobre o que irá se tornar no futuro.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #80 Online: 24 de Maio de 2011, 20:24:44 »
Nos ataques de 2006, os donos de micro-ônibus e "vândalos/criminosos de plantão" fizeram 90% do trabalho.
?

Em 2006 houve um "ataque" em São Paulo, aonde houve queima de ônibus e ataque contra policiais. Rola uma história que os donos de micro-ônibus ajudaram muito a ação do PCC, creio que indiretamente, e o recrutamento foi natural, a maioria que estava nos ataques não era diretamente vinculada com o alto escalão do PCC.

Até aonde eu sei, através de conversas informais, muitos que estavam envolvidos no ataque não "obedeciam" o PCC, só aproveitaram o fuzuê para realizar "acerto de contas".
Naquela ocasião, a ordem era "tocar o terror". Foi o que fizeram.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #81 Online: 24 de Maio de 2011, 20:27:24 »
Mas greve de policiais não é "altamente proibida"(e ocasiona em demissão na hora?)? Ou essa é tipo uma greve para ter direito de fazer greve(o PMB queria que os policiais tivessem esse "direito")?

Constitucionalmente, militares e forças auxiliares não podem realizar greve. Mas a forma de fazer greve nas polícias é através de movimentos de "legalidade". Não se sai pra rua com colete vencido e como não se pode trabalhar sem colete, ninguém trabalha. Não se vai pra rua com viatura com irregularidade de qualquer tipo e aqueles motoristas que não possuem o curso específico de motorista de viatura, não dirigem, resultando em todos os policiais aquartelados sem poderem ir pras ruas.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #82 Online: 24 de Maio de 2011, 20:27:37 »
Eu achando que era o único que desviava os tópicos do seu assunto original... hehehe...

Esses grupos não se formaram por causa da mistura de preso comum com preso político ou isso é lenda?

Se não me engano, o Comando Vermelho tinha algo a ver com um movimento contra a ditadura. O PCC foi criado como extensão da Camorra no Brasil. É a globalização do tráfico.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #83 Online: 24 de Maio de 2011, 20:27:53 »
Existem "chefões" dentro e fora, não sei quais têm maior poder, mas quem está fora da prisão tem vantagem. Sobre a mobilização, o PCC tem muitos membros, mas duvido que a maioria aja em consonância com a "chefia. Nos ataques de 2006, os donos de micro-ônibus e "vândalos/criminosos de plantão" fizeram 90% do trabalho.
Ok, mas fora das prisões cada quadrilha ou ramo se dispersa, e acho difícil se organizarem para ações gigantescas como já ocorreu. Nas prisões, mesmo que cada quadrilha sejam independente ou mesmo ramificações da grande facção, eles tem tempo e proximidade para se agruparem e fazerem planejamento conjunto. Sem falar que a atual lógica de corporações criminosas, os maiores vencem os menores até no crime.
Ainda só vejo explicação para os ataques em larga escala do PCC devido a chefia e coordenação nas prisões, como divulgou a imprensa em geral.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #84 Online: 24 de Maio de 2011, 20:30:43 »

Esses grupos não se formaram por causa da mistura de preso comum com preso político ou isso é lenda?Há um filme sobre os atentados do PCC no dia das mães, mas é uma mistura de ficção com realidade.

Mais de presos com vontade política do que presos políticos propriamente ditos...

Fico pensando qual a influência da corrupção policial para esse sistema todo.

A mesma infuência que juízes, promotores, advogados, empresários, políticos, presidentes de ONG e qualquer outro corrupto dentro desse sistema.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #85 Online: 24 de Maio de 2011, 20:31:03 »
?

Naquela ocasião, a ordem era "tocar o terror". Foi o que fizeram.

Deveriam ter dado carta branca para a ROTA antes. Naquela ocasião, qualquer "intelectual de esquerda" que criticasse iria cair em descrédito total.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #86 Online: 24 de Maio de 2011, 20:37:14 »
Deveriam ter dado carta branca para a ROTA antes. Naquela ocasião, qualquer "intelectual de esquerda" que criticasse iria cair em descrédito total.
Não sou a favor de exageros, mas acho que deveriam ter aproveitado para aprovar leis e verbas para dar uma melhorada na bagunça dos presídios, melhorar e incentivar a carreira policial, combater mais efetivamente o crime organizado, etc.
Mas tudo isso depende de verba ... verba ... complicado

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #87 Online: 24 de Maio de 2011, 20:39:43 »
Não sou a favor de exageros, mas acho que deveriam ter aproveitado para aprovar leis e verbas para dar uma melhorada na bagunça dos presídios, melhorar e incentivar a carreira policial, combater mais efetivamente o crime organizado, etc.
Mais vontade política do que verba.
Uma mexida na Lei de Execuções Penais e no Código do Processo Penal  seriam de grande ajuda.

Outra coisa é que nossa Constituição (e a maioria das leis) foi elaborada tendo a visão de que o preso é preso político porque quem participou da elaboração o foi. Dessa forma, ficou essa coisa ridiculamente suave.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #88 Online: 24 de Maio de 2011, 20:43:43 »
Em 2006 houve um "ataque" em São Paulo, aonde houve queima de ônibus e ataque contra policiais. Rola uma história que os donos de micro-ônibus ajudaram muito a ação do PCC, creio que indiretamente, e o recrutamento foi natural,
Papo furado. Eu tive que pegar micro-ônibus nesse dia e o sentimento geral entre os que tiveram coragem para sair na rua era de medo. Os caras não tiravam os olhos do retrovisor com medo que viesse uma moto com dois caras (maneira como os bandidos agiam).

a maioria que estava nos ataques não era diretamente vinculada com o alto escalão do PCC.
É claro! Já viu algum comandante indo para a frente de batalha? Soldado está aí para isso. Aliás, os próprios comandantes do PCC na época ameaçaram realizar um ataque se as exigências deles em relação ao RDD não fossem cumpridas. Como não foram, ele ordenaram o ataque. E só ordenaram o fim das ações quando já haviam morrido tantos bandidos que esses escalões mais baixo começaram a subverter a ordem interna do PCC e ensaiaram derrubar os comandantes. Tanto que por um tempo depois disso o PCC ficou um tempão quieto resolvendo os problemas internos (leia-se matando quem tinha que matar para reestabelecer a ordem).

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #89 Online: 24 de Maio de 2011, 20:44:30 »
Uma mexida na Lei de Execuções Penais e no Código do Processo Penal  seriam de grande ajuda.

Outra coisa é que nossa Constituição (e a maioria das leis) foi elaborada tendo a visão de que o preso é preso político porque quem participou da elaboração o foi. Dessa forma, ficou essa coisa ridiculamente suave.

:hein: Preso é preso político?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 24 de Maio de 2011, 20:46:56 »
Então os caras que passaram nos bairros centrais dando ordem de fechamento para as lojas estavam só fazendo "acerto de contas"?

It's an award I've won"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #91 Online: 24 de Maio de 2011, 20:48:31 »

:hein: Preso é preso político?
A visão que se deixa transparecer na CR é a de que eles ainda estavam com tanto medo pelas prisões políticas que criaram excessos na proteção ao encarcerado e a criminosos em geral como se ainda tivessem medo que acontecesse com eles.

Deu no que deu.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #92 Online: 24 de Maio de 2011, 20:49:46 »
a maioria que estava nos ataques não era diretamente vinculada com o alto escalão do PCC.
É claro! Já viu algum comandante indo para a frente de batalha? Soldado está aí para isso. Aliás, os próprios comandantes do PCC na época ameaçaram realizar um ataque se as exigências deles em relação ao RDD não fossem cumpridas. Como não foram, ele ordenaram o ataque. E só ordenaram o fim das ações quando já haviam morrido tantos bandidos que esses escalões mais baixo começaram a subverter a ordem interna do PCC e ensaiaram derrubar os comandantes. Tanto que por um tempo depois disso o PCC ficou um tempão quieto resolvendo os problemas internos (leia-se matando quem tinha que matar para reestabelecer a ordem).

Não, eu quis dizer que muito bandido envolvido estava nem aí para o PCC, só queriam resolver seus problemas pessoais.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #93 Online: 24 de Maio de 2011, 20:53:39 »
Então os caras que passaram nos bairros centrais dando ordem de fechamento para as lojas estavam só fazendo "acerto de contas"?

Talvez esses não, mas rolou muita "execução".
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #94 Online: 24 de Maio de 2011, 20:54:59 »
Vontade política é fundamental, mas verba é tão quanto.

Um exemplo para mim é os trens metropolitanos daqui. Era uma bagunça, trens circulando com portas abertas por serem velhos e pq o pessoal abria as portas tanto para fazer zoeira e não seguir regras como pq no calor e lotado ninguém aguentava ficar tudo abafado.
Isso era o que acontecia a décadas, com sujeira, estações velhas, ambulantes de monte, etc.
Eis que o governo decidiu, e aí vale a vontade política, de mudar a situação e acabar com a bagunça. No começo até a PM teve que ficar patrulhando as viagens de trem pq o pessoal não queria obedecer a nova determinação de fazer cuprir as regras de usuário dos trens. Tinha grupos de policiais por toda a linha do trem pois quando o pessoal forçava e abria as portas do trem andando, o trem parava e rapidamente os policiais chegavam. Em um período rápido conseguiu organizar e acabar com a bagunça.
Só que tiveram que reformar os trens, comprar novos, reformar as estações, e principalmente contratar muitos seguranças e funcionários de apoio ao passageiro. O trem de SP agora tem a mesma qualidade de serviço do metrô, inclusive na frequência dos trens.

Mas se não tivesse investimento não seria muito justo o estado somente fazer ações desse tipo, pois não estaria comprindo bem a sua parte para cobrar que os demais cumprisse.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 24 de Maio de 2011, 21:10:04 »
Se não me engano, o Comando Vermelho tinha algo a ver com um movimento contra a ditadura. O PCC foi criado como extensão da Camorra no Brasil. É a globalização do tráfico.
No caso do CV o que ocorreu foi o seguinte: misturaram-se presos comuns com presos políticos, dos movimentos de guerrilha, que tinham o conhecimento de como se organizar. E os primeiros aprenderam como agir com os segundos e começaram a aplicar para o tráfico de drogas e a criminalidade em geral. Nunca vi uma fonte que dissesse quem passou a informação a quem (os nomes dos envolvidos pelo lado dos presos políticos) e mais detalhes sobre o assunto, mas o fato é que a única coisa que houve foi esse contato e o aprendizado, mas os presos políticos não se uniram ao CV.

Já o PCC não surgiu exatamente como um braço da Camorra. O que houve foi que alguns dos seus fundadores estiveram presos com dois membros da Camorra que haviam fugido para Brasil e sido presos aqui, e com os dois aprenderam como se organizar como empresa. Mas a espinha dorsal que permitiu ao PCC se fortalecer rapidamente nos presídios já existia há muito tempo: era o sistema de "faxinas" que atuavam nos presídios e já tinha ramificações em todos os do estado de SP.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 24 de Maio de 2011, 21:12:32 »

Não, eu quis dizer que muito bandido envolvido estava nem aí para o PCC, só queriam resolver seus problemas pessoais.
Isso sempre acontece em qualquer situação semelhante, mas de jeito algum eram maioria como você disse antes. Até porque a batalha levou vários dias e um cara desses apronta um dia só e trata de sumir para não sobrar p/ o lado dele.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 24 de Maio de 2011, 21:25:34 »
Talvez esses não, mas rolou muita "execução".
De que tipo?

It's an award I've won"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!