Obrigado..então
Bem, tecnicamente falando a Terra não é uma esfera mas disto se aproxima, bem como é arredondada, pois os conceitos são diferentes (arredondamento e esfericidade). O primeiro (grau de arredondamento de um corpo) dá a medida da curvatura de suas pontas e arestas ao passo que o segundo (grau de esfericidade) dá a medida de quanto ele se aproxima de uma esfera.
As fotos da NASA retira os oceanos com a finalidade de mostrar as distorções na superfície da crosta, logo podemos verificar quantas deformidades e podemos tambem enxergar quase claramente a imensa e óbvia possibilidade de impactos de asteroides serem a causa das mesmas. (ver o buraco do oceano indico)
Eu sei qual é o seu objetivo Sodré, mas eu sinto desapontá-lo.
Na crosta continental, isto é, sobre os continentes, os efeitos dos impactos de meteoros são importantes localmente, mas muito menos importantes para a tectônica global e para a geomorfologia continental do que voce está insinuando.
E os motivos são simples. O primeiro é que os grandes impactos são muito raros considerando o tempo geológico. O segundo é que a erosão e o intemperismo são processos que rapidamente obliteram os sinais dos impactos.
E a situação é ainda mais radical na crosta oceânica, porque esta é amplamente renovada no processo da Tectônica de Placas ao longo do tempo geológico, ao ponto dela ter no máximo 200 milhões de anos.
Então estas fotos sendo uma representação esquemática para mostrar as variações de um parâmetro, na qual a escala vertical foi exagerada, revelam quantos % da realidade do planeta sem oceanos???
Como eu já escrevi anteriormente, a "realidade" mostrada é apenas para efeito didático, porque não podemos fazer extensas observações diretas do assoalho oceânico.
Ao mostrar que a distribuição de massa é irregular ao longo da crosta. Que a duplicação da espessura da crosta interfere na força da gravidade, pois a gravidade é uma função direta da massa (quantidade de matéria, quando voce aumenta a massa em um dado local, voce aumenta pontualmente a força gravitacional), podemos perceber então que estas alterações na espessura foram causadas olhando as fotos, e temos as fotos pelas alterações geradas na gravidade?
Desculpe Sodré, mas eu não entendi o seu texto.
Qual é exatamente a sua dúvida?