Autor Tópico: Altos e baixos da nossa cultura.  (Lida 4085 vezes)

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
Altos e baixos da nossa cultura.
« Online: 09 de Abril de 2011, 13:59:59 »
ALguns acontecimentos me fizeram refletir profundamente sobre nossa cultura, depois de ver um homem expressar seu pensamento e ser taxado de nazista, homofóbico e outras coisas. ( não vem ao caso quem era quem foi e o que será, e citado como referência)
Abro esse tópico para debater algumas tradições / manias  que constroem o caráter do nosso povo o por quê da submissão de um povo que é livre ( aumenos a constituição o diz ), de onde vem o jeitinho brasileiro, vale ressaltar que seria de grande construção para nossos debates depoimentos de pesquisadores em comportamento.

Altos e baixos da nossa cultura, esse é o tema, espero que seja bem visto pelos foritas de plantão..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Altos e baixos da nossa cultura.
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2011, 15:30:09 »
Há que se definir o que é "nossa cultura", pois há diferenças entre as várias regiões do país.

Apenas para começar, e de modo incendiário, eu afirmo que eu não gosto e ou me identifico com alguns elementos tidos como típicos da cultura brasileira: samba, carnaval, festas "populares" e futebol (quando é a seleção nacional).

Vejo no "jeitinho brasileiro" uma artimanha geralmente usada para burlar leis, normas e códigos.

Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2011, 15:51:16 »
Não é só o brasileiro que tem "jeitinho", a Lei do Gérson existe em outras culturas também. Os franceses, por exemplo, tem o seu debrouillage e os alemães, segundo conhecido meu que nasceu e viveu lá até os 12 anos, além de visitar o país frequentemente, me garantiu que eles também não são esses baluartes inexpugnáveis de retidão e civilização que a gente fantasia em nossos complexos de vira-lata. E vai me dizer que vocês nunca viram nem em filme ou televisão os americanos dando os seus jeitinhos também?

A gente tem que parar com essa mania de achar que a gente é pior que todo mundo, que nossa cultura não presta e que estamos condenados ao subdesenvolvimento. Existe brasileiro filho-da-puta? Claro que existe, como em qualquer país eles existem também. Melhorar a educação cívica ajuda muito e certamente os países com melhores sistemas de educação têm menos fdp por metro quadrado, mas a educação precária do Brasil não é uma barreira intransponível, se países como Coreia do Sul e até a China agora conseguiram ser bem sucedidos na educação, o Brasil também poderá ser.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2011, 15:58:20 »
Não é só o brasileiro que tem "jeitinho", a Lei do Gérson existe em outras culturas também. Os franceses, por exemplo, tem o seu debrouillage e os alemães, segundo conhecido meu que nasceu e viveu lá até os 12 anos, além de visitar o país frequentemente, me garantiu que eles também não são esses baluartes inexpugnáveis de retidão e civilização que a gente fantasia em nossos complexos de vira-lata. E vai me dizer que vocês nunca viram nem em filme ou televisão os americanos dando os seus jeitinhos também?

A gente tem que parar com essa mania de achar que a gente é pior que todo mundo, que nossa cultura não presta e que estamos condenados ao subdesenvolvimento. Existe brasileiro filho-da-puta? Claro que existe, como em qualquer país eles existem também. Melhorar a educação cívica ajuda muito e certamente os países com melhores sistemas de educação têm menos fdp por metro quadrado, mas a educação precária do Brasil não é uma barreira intransponível, se países como Coreia do Sul e até a China agora conseguiram ser bem sucedidos na educação, o Brasil também poderá ser.

Eu não fiz menção e ou comparações com outros povos, culturas e tradições!
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2011, 16:36:03 »
Eu não fiz menção e ou comparações com outros povos, culturas e tradições!

Eu não estava respondendo diretamente ao seu comentário, só dando a minha própria opinião sobre o "jeitinho brasileiro".

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2011, 18:25:47 »

:ok: :ok:

Creio que já passou a época em que acusávamos "nossa cultura" por nossa situação de país subdesenvolvido.

Também é importante não elevar as reações (normais e esperadas) a discursos homofóbicos ao status de "repressão à liberdade" ou "submissão de um povo"... em nome dessa mesma liberdade é bom lembrar que 'quem fala o que quer ouve o que não quer'.

A palavra "jeitinho" tanto é usada para valorizar o uso de soluções criativas como para caracterizar a quebra de regras. No primeiro sentido, não tem nada de errado. O contrário no segundo. Mas isso, em si, não é nem bom nem ruim. O contexto é tudo. E isso não é "nossa cultura" - lembro de uma entrevista do Domenico de Masi (no Conexão Roberto D'Avila), em que ele, ao ser perguntado sobre o 'jeitinho', disse que povos de países com problemas sociais e econômicos tendem a valorizar a criatividade, afinal, precisam dela pra se virar. Já povos de países com menos problemas desse tipo, tendem a valorizar a obediência às regras.

E, como lembrou o Geotecton, "nossa cultura" é muito mais do que essa imagem carioca de "samba, mar e futebol".

O Bresser-Pererira deu uma entrevista ao Valor Econômico, e uma coisa que ele ressaltou muito é que nos falta nacionalismo (não o nacionalismo étnico idiota), mas a busca da valorização do nacional. Aliás, esse talvez seja um traço de "nossa cultura"... nosso esporte predileto é falar mal de nós mesmos.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2011, 18:49:49 »
Exatamente, o brasileiro sabe se virar pois é um povo que sempre viveu lutando para colocar o comida em sua mesa, infelizmente não damos valor a nossa cultura quando só nos restringimos a mostrar samba, praia e mulher bonita.

Um bom exemplo para termos uma ídeia de como somos vistos lá fora é a expressão da nossa cultura pelos povos estrangeiros, minha antiga escola de ensino médio fez um convênio com a embaixada americana cujo propósito era trazer um grafiteiro dos EUA para grafitar as paredes brancas da escola, bem ele pintou um cara tocando um pandeiro, uma mulher bronzeada pelo sol e dançando samba, e o cristo redentor junto com um morro que se caracteriza muito com aqueles que aparecem no Rio, bem moro no DF, não temos praia, nem comunidades parecidas com as do Rio, e nossa cultura é muito diferende da deles. Sem comentar que muitos gringos acham que a capital do Brasil é o Rio, nada sábio né?

A questão do Jeitinho brasileiro demostrado ali, não quis me referir a criatividade do nosso povo, que pelo contrário isso é evidende sem sombra de dúvidas, eu me referia ao "jeitinho" quando você é parado em uma BLitz e seus documentos estão irregulares e você "Paga uma cerveja para o oficial para sair daquela fria" que gera não só uma corrupção total de nosso povo e também do governo ai vem a piada "o povo grita ladrão, ladrão" sendo que a roubalhera que acontece é uma mera evidência de nossa cultura do "jeitinho".

Estou gostando do tópico!!

é o silêncio dos bons."

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2011, 17:33:43 »
Há que se definir o que é "nossa cultura", pois há diferenças entre as várias regiões do país.

Apenas para começar, e de modo incendiário, eu afirmo que eu não gosto e ou me identifico com alguns elementos tidos como típicos da cultura brasileira: samba, carnaval, festas "populares" e futebol (quando é a seleção nacional).

Vejo no "jeitinho brasileiro" uma artimanha geralmente usada para burlar leis, normas e códigos.

Não sei se eu entendi bem a proposta do tópico... mas também acho que "nossa cultura" precisa ser definido pelo autor do tópico. É bem difícil definir, mas podemos discutir a partir da colocação dele.

Não me identifico com muita coisa na nossa cultura, o que não quer dizer que elas sejam ruins! Acho o samba, o frevo e a capoeira maravilhosos, por exemplo. O problema de muitas pessoas é abominar tudo isso ou porque estas manifestações não são culturalmente fortes em seu estado ou simplesmente por abominar tudo que é popular.

Outra coisa que eu acho: temos que ter muito cuidado ao defender quem expressa seu pensamento. Tem gente que faz isso de forma irresponsável. Mas a gente só percebe isso quando "o que expressou o seu pensamento" nos atinge diretamente.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2011, 17:41:45 »
Não sei se eu entendi bem a proposta do tópico... mas também acho que "nossa cultura" precisa ser definido pelo autor do tópico. É bem difícil definir, mas podemos discutir a partir da colocação dele.

Pela "nossa cultura" eu acho que ele está se referindo aos nossos costumes, tradições e manifestações artísticas, populares ou não.

Não me identifico com muita coisa na nossa cultura, o que não quer dizer que elas sejam ruins! Acho o samba, o frevo e a capoeira maravilhosos, por exemplo.

Não me identifico com nenhuma das citadas, mas também não faço juízo de valor delas.

O problema de muitas pessoas é abominar tudo isso ou porque estas manifestações não são culturalmente fortes em seu estado ou simplesmente por abominar tudo que é popular.

Elas não são fortes em meu estado, que por sua vez apresenta outros tipos, dos quais eu também não simpatizo muito.

Outra coisa que eu acho: temos que ter muito cuidado ao defender quem expressa seu pensamento. Tem gente que faz isso de forma irresponsável. Mas a gente só percebe isso quando "o que expressou o seu pensamento" nos atinge diretamente.

Qua falta nos faz uma "Primeira Emenda".
Foto USGS

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2011, 19:48:24 »
Obrigado pela força Geotecton sou novo nisso  :ok:

é o silêncio dos bons."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2011, 21:01:51 »
Obrigado pela força Geotecton sou novo nisso  :ok:

Agradeço a sua gentileza. :)
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2011, 22:48:59 »
Na boa Uili, vai ver um brasileiro em uma viagem para o exterior e compare a maneira como o brasileiro médio se comporta, mesmo comparando-se a outros latinos. É vergonhoso. E por incrível que pareça, somos arrogantes.

Veja nossas ruas sujas, lixo no chão entupindo o esgoto.. veja como aceitamos ser roubados pelos nossos políticos. Compare a maneira como o americano se comporta no transito, em uma fila. Infelizmente, acho que você está equivocado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2011, 00:24:21 »
A gente tem que parar com essa mania de achar que a gente é pior que todo mundo, que nossa cultura não presta e que estamos condenados ao subdesenvolvimento.
Síndrome do vira-lata.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2011, 08:58:34 »
Na boa Uili, vai ver um brasileiro em uma viagem para o exterior e compare a maneira como o brasileiro médio se comporta, mesmo comparando-se a outros latinos. É vergonhoso. E por incrível que pareça, somos arrogantes.

A maneira como você se comporta quando vai ao exterior é vergonhosa? Você é brasileiro? O que te leva a crer que a regra é o comportamento do mané aleatório que você viu e não o seu comportamento? Pessoas bem educadas chamam menos a atenção, naturalmente, por isso tendemos a observar mais os mal-educados. Às vezes tem muito brasileiro com quem você trombou em suas viagens e nem sabe que elas eram brasileiros porque você não os viu fazendo as macaquices que você espera deles.

Veja nossas ruas sujas, lixo no chão entupindo o esgoto.. veja como aceitamos ser roubados pelos nossos políticos. Compare a maneira como o americano se comporta no transito, em uma fila. Infelizmente, acho que você está equivocado.

Ruas sujas de lixo é algo que varia muito de cidade para cidade. Conheci algumas imundas e outras limpíssimas. Trânsito idem, fila idem, mas não faço nem ideia de como os americanos (que americanos? californianos são diferentes de vermontianos, que são diferentes de montanenses, que são diferentes de virginianos...) se comportam com relação a isso.

Agora, com relação à corrupção, realmente, em nosso país ela é uma vergonha, mas acho que isso é consequência de nossa democracia ser muito recente e as instituições ainda serem fracas. Nesse ponto, acho que estamos progredindo ainda lenta mais constantemente. Veja que tradicionalmente quem se preocupa mais com a ética dos políticos na hora de votar é a classe-média; a boa notícia é que a classe-média está aumentando no Brasil, hoje a classe C é a mais numerosa do país, e isso é uma mudança importante no perfil do eleitor. Acho que teremos boas surpresas daqui a algumas eleições, vamos deixar de ver alguns nomes feios no congresso e no senado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2011, 09:49:58 »

A maneira como você se comporta quando vai ao exterior é vergonhosa? Você é brasileiro? O que te leva a crer que a regra é o comportamento do mané aleatório que você viu e não o seu comportamento? Pessoas bem educadas chamam menos a atenção, naturalmente, por isso tendemos a observar mais os mal-educados. Às vezes tem muito brasileiro com quem você trombou em suas viagens e nem sabe que elas eram brasileiros porque você não os viu fazendo as macaquices que você espera deles.

Nem tanto ao céu e nem tanto à terra.

Eu conheço muitos brasileiros que vão para o exterior e ficam maravilhados com a limpeza das ruas, a organização no trânsito e a disponibilidade de serviços públicos mas que quando retornam ao Brasil estão entre os primeiros a jogar lixo na rua ou no terreno baldio, a "furar o sinal" ou estacionar em fila dupla e, por fim, a reclamar que paga impostos.

Do outro lado, o uiliníli tem razão em alertar para o perigo da generalização com base apenas em uma amostragem muito restrita.

Ruas sujas de lixo é algo que varia muito de cidade para cidade. Conheci algumas imundas e outras limpíssimas. Trânsito idem, fila idem, mas não faço nem ideia de como os americanos (que americanos? californianos são diferentes de vermontianos, que são diferentes de montanenses, que são diferentes de virginianos...) se comportam com relação a isso.

Correndo o sério risco de cometer uma falácia da generalização, eu afirmo que as cidades brasileiras em que quase voce não vê sujeira são assim não por serem "limpas", mas porque são "varridas".

Não posso emitir juízo de valor do EUA porque é um país maior que o nosso e não o conheço de costa-a-costa. Mas pelo que eu vi, julgo que a situação é semelhante às cidades brasileiras "varridas", mas com um pouco mais de conscientização.

Agora, com relação à corrupção, realmente, em nosso país ela é uma vergonha, mas acho que isso é consequência de nossa democracia ser muito recente e as instituições ainda serem fracas. Nesse ponto, acho que estamos progredindo ainda lenta mais constantemente. Veja que tradicionalmente quem se preocupa mais com a ética dos políticos na hora de votar é a classe-média; a boa notícia é que a classe-média está aumentando no Brasil, hoje a classe C é a mais numerosa do país, e isso é uma mudança importante no perfil do eleitor. Acho que teremos boas surpresas daqui a algumas eleições, vamos deixar de ver alguns nomes feios no congresso e no senado.

E na demora da conscientização é que se esconderá e ganhará fôlego a tragédia representada pela combinação da péssima qualidade da nossa classe política e no desempenho ruim dos nossos serviços públicos.
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2011, 10:06:37 »
O americano médio (ou padrão) a gente conhece: é o Homer Simpson, mas quem é o brasileiro médio?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2011, 10:50:05 »

:ok:

Uili, eu vou salvar esta citação e usá-la toda vez que a síndrome do vira-latas aparecer por aqui.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2011, 13:02:00 »
Uili, vou mandar algumas evidencias anedóticas apenas para discussão.

Tenho um amigo grego que é dono de uma agência de viagens na américa latina, executiva e para turismo. Ele diz que a diferença entre brasileiros e os outros latinos é bem evidente, no trato, na falta de paciência, na bagunça.

É claro que não é homogêneo, é claro que existem vários brasileiros bem educados e é claro que não sei te precisar qual percentual é de um ou de outro tipo.

Mas vocês acham realmente estranha a minha afirmação? Fora da parsimonia científica e do politicamente correto, é estranho o que estou dizendo?

Sempre digo que o povo brasileiro é fantástico. Temos políticos corruptos, temos um alto índice de corrupção como declarado por agencias internacionais, temos juizes corruptos e um processo jurídico absurdo, votamos mal, nossos bueiros entopem devido ao lixo jogado na rua, uma classe de empresários que sonegam até o limite, não sabemos lutar pelos nossos direitos ... mas somos um povo excelente.

Se pegarmos a esmo 500 pessoas na praça da sé, como seria esse congresso? A maior chance seria de pegar 500 espertalhões ou iríamos ter um congresso moralizado?

Não senhores, não podemos generalizar. Mas reconhecer que temos muito a evoluir é necessário para endireitar o rumo.

Em média, somos mais mal educados que boa parte dos povos. É visível quando conhecemos diversos outros países, principalmente os mais desenvolvidos.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2011, 13:53:59 »
eu afirmo que eu não gosto e ou me identifico com alguns elementos tidos como típicos da cultura brasileira: samba, carnaval, festas "populares" e futebol (quando é a seleção nacional).
Gringo ...

eu afirmo que eu não gosto ... futebol (quando é a seleção nacional).
pior, gringo argentino ... hehe

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2011, 14:48:58 »
ALguns acontecimentos me fizeram refletir profundamente sobre nossa cultura, depois de ver um homem expressar seu pensamento e ser taxado de nazista, homofóbico e outras coisas. ( não vem ao caso quem era quem foi e o que será, e citado como referência)
Abro esse tópico para debater algumas tradições / manias  que constroem o caráter do nosso povo o por quê da submissão de um povo que é livre ( aumenos a constituição o diz ), de onde vem o jeitinho brasileiro, vale ressaltar que seria de grande construção para nossos debates depoimentos de pesquisadores em comportamento.

Altos e baixos da nossa cultura, esse é o tema, espero que seja bem visto pelos foritas de plantão..

O exemplo que você citou vem ao caso sim, que eu julgo ser a discussão sobre o Bolsonaro, e que é de fato homofóbico, racista e faz apologia da tortura de da ditadura. Não são rótulos apenas, é uma posição política (de um deputado) que procede justamente por entrar no campo da discriminação. E Bolsonaro discrimina diretamente e de foram brutal aos homossexuais ( quantos exemplos você quer?). Numa sociedade culturalmente avançada é de se esperar que haja condenação pública e unânime contra a discriminação, seja por que ordem for, e principalmente se é feito contra as parcelas da sociedade que historicamente mais sofrem com isso no nosso país, como os homossexuais, os negros e as mulheres.

Quanto a liberdade de expressão, ele é livre para dar a opinião dele, como deu sobre a ditatura, tortura, assim como somos livres para condenar ou aceitar, tal como eu fiz acima. Apenas ele não é livre para ser racista e fazer apologias sobre formas de discriminação. Nenhum de nós somos. Assim como não somos livres para roubar por exemplo, ou cometer qualquer outro crime.

Quanto ao comportamento cultural do "jeitinho" e outras coisas que caracterizam esse pensamento dos brasileiros sobre eles mesmos, o pessoal já deu a definição aqui, que é o  velho complexo-de-vira-latas, de nos sentirmos inferior à outros povos. Vale dizer que somos uma povo mal educado sim, porque  temos poucas escolas de nível elevado, mesmo particulares, mas isso não quer dizer que somos inferiores, quer dizer que temos que trabalhar muito para reduzir as gigantescas desigualdades que foram cunhadas também pela discriminação e pelo preconceito, e vale dizer que estamos progredindo muito desde que voltamos à democracia e isso é um importante aspecto cultural.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2011, 15:50:47 »
De maneira geral, Agnóstico, eu concordo que temos muito o que aprender em termos de civilidade, grau de instrução e simplesmente boa educação. Eu só não gosto quando alguém -- geralmente um "cidadão de bem", mas muita gente boa já caiu nesse erro -- automaticamente assume que certas coisas só acontecem no Brasil, ou que só no Brasil as coisas são tortas de tal e tal jeito, ou que só no Brasil tem malandro.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2011, 15:55:26 »

Pelo menos boa parte -- supostamente arrogante, pois eu não tenho propriedade para afirmar isto -- não vão para o exterior fomentar a prostituição (até a infantil em alguns casos) no Norte-Nordeste deste país como muito estrangeiro o faz aqui na terra brasilis. :hehe:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2011, 18:26:02 »

Pela "nossa cultura" eu acho que ele está se referindo aos nossos costumes, tradições e manifestações artísticas, populares ou não.

E que são diferentes tanto entre regiões quanto entre estados e mesmos municípios. Ainda que haja um fio que ligue todas estas culturas em algo que chamamos e identificamos como cultura brasileira, a cultura nordestina é bem diferente da gaúcha, por exemplo. Mas o que parece homogêneo entre a cultura nordestina se mostra bem diferente entre cearenses, potiguares ou pernambucanos, por exemplo. Mesmo dentro de um estado há diferenças culturais: No RN a região litorânea é diferente da do Seridó, do alto oeste e por aí vai. Natal e Mossoró, por exemplo, possuem diferenças grandes culturais. Do mesmo jeito, em MG o sul é diferente do triângulo , do jequitinhonha, da Zona da Mata.

Não me identifico com nenhuma das citadas, mas também não faço juízo de valor delas.

Não se identifica ou não gosta? Pessoalmente não gosto de carnaval (ou outras aglomerações :) ), mas reconheço o seu valor cultural. Samba é um gênero musical muito abrangente, indo dos Alexandre Pires da vida (que acho muito ruim. Não suporto pagode) até um Demônios da Garoa, Pixinguinha, Noel Rosa (que são muito bons). Da mesma forma, não gosto de forró da forma como se apresenta hoje, mas algumas composições antigas são bem interessantes, como os xotes e baião do Luiz Gonzaga, por exemplo. A capoeira também é bem interessante de se ver (ainda que a regional pareça ser mais efetiva que a  de angola (?) ). Existem também as mais diversas manifestações culturais que pode-se acabar, de uma forma ou de outra, havendo uma identificação, mas todas possuem o seu valor (o sertanejo, a cavalhada, orquestra de pínfanos, festas juninas, lendas, rock nacional).

Elas não são fortes em meu estado, que por sua vez apresenta outros tipos, dos quais eu também não simpatizo muito.

você não gosta nem dos Titãs? Está ficando muito ranzinza, meu velho! :)

Qua falta nos faz uma "Primeira Emenda".

Não se deve ser tolerante com os intolerantes. Uma coisa é alguém como o Bolsonaro ter o direito de dizer o que pensa sobre negros ou homossexuais, outra coisa é se abaixar a cabeça e aceitar o que ele diz calado. Os grupos (e toda a sociedade) devem sim mostrar que não gostaram do que foi dito e que não concordam com ele (claro, sem chegar a extremos). Com o mesmo raciocínio, por que tantos aqui ficaram incomodados com o que o Datena disse? De certa forma ele foi até mesmo menos direto que o Bolsonaro. Da mesma forma, o direito do Datena dizer que quem mata não tem Deus no coração é igual ao do Bolsonaro de dizer que homossexuais são homossexuais porque vivem em uma família promíscua.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2011, 18:48:02 »

Nem tanto ao céu e nem tanto à terra.

Eu conheço muitos brasileiros que vão para o exterior e ficam maravilhados com a limpeza das ruas, a organização no trânsito e a disponibilidade de serviços públicos mas que quando retornam ao Brasil estão entre os primeiros a jogar lixo na rua ou no terreno baldio, a "furar o sinal" ou estacionar em fila dupla e, por fim, a reclamar que paga impostos.

Do outro lado, o uiliníli tem razão em alertar para o perigo da generalização com base apenas em uma amostragem muito restrita.

Quando cá cheguei,  vindo de BH, vi que Natal era bem limpa (ainda que nos últimos anos tenha caído muito neste quesito :( ).  Chama a atenção também que aqui se para na faixa de pedestres. Por outro lado som alto, ultrapassagens perigosas e outras coisas mais são também comuns. Estive em Mossoró na última semana, e lá a cidade era mais limpa e bem cuidada, com belas praças (e de uma forma bem incomum em relação às que estava acostumado). Lá existe um teatro maior que o de Natal (e que funciona!) e a população tem um orgulho pela história da cidade (expulsão do bando de Lampião, abolição da escravatura, primeira mulher a votar) que pode ser representada pela festa "Chuva de balas no país de Mossoró". O serviço, porém, é péssimo (e o trânsito também) :) . O problema a julgar todos os brasileiros por São Paulo e Rio (ainda que não seja de nenhum dos dois). :)

Correndo o sério risco de cometer uma falácia da generalização, eu afirmo que as cidades brasileiras em que quase voce não vê sujeira são assim não por serem "limpas", mas porque são "varridas".

Não posso emitir juízo de valor do EUA porque é um país maior que o nosso e não o conheço de costa-a-costa. Mas pelo que eu vi, julgo que a situação é semelhante às cidades brasileiras "varridas", mas com um pouco mais de conscientização.

Sem contar que um estrangeiro no Brasil também joga lixo no chão :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2011, 20:01:05 »
De maneira geral, Agnóstico, eu concordo que temos muito o que aprender em termos de civilidade, grau de instrução e simplesmente boa educação. Eu só não gosto quando alguém -- geralmente um "cidadão de bem", mas muita gente boa já caiu nesse erro -- automaticamente assume que certas coisas só acontecem no Brasil, ou que só no Brasil as coisas são tortas de tal e tal jeito, ou que só no Brasil tem malandro.

Tem toda a razão. Talvez malandros existam em toad a parte. Talvez nosso problema é que temos malandros com certeza de impunidade, que se jactam de sua malandragem.n

Agora que a diferença entre o comportamento de um cidadão de um pais de primeiro mundo e agente é brutal, isso não tenha duvida. Claro que a diferença é cultural, nao existe o gene da incivilidade no brasileiro, mas ao final não importa o motivo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!