Autor Tópico: Altos e baixos da nossa cultura.  (Lida 4086 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Altos e baixos da nossa cultura.
« Resposta #25 Online: 11 de Abril de 2011, 20:04:17 »
Derfel, Natal é limpa? A natal que conheço tem as praias mais emporcalhadas que conheço, com direito a zilhoes de farofeiros jogando sujeira no chão no morro do careca.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Abril de 2011, 20:48:55 »
Pelo menos boa parte -- supostamente arrogante, pois eu não tenho propriedade para afirmar isto -- não vão para o exterior fomentar a prostituição (até a infantil em alguns casos) no Norte-Nordeste deste país como muito estrangeiro o faz aqui na terra brasilis. :hehe:

Um cínico diria justamente que um brasileiro não precisa ir para o exterior para isso...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Abril de 2011, 20:53:56 »
É o efeito tostines, eles vêm aqui porque existe esse tipo de turismo e ele existe porque eles vêm aqui. Mas  isso ao final acaba depondo contra nós.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Abril de 2011, 21:14:10 »
Pela "nossa cultura" eu acho que ele está se referindo aos nossos costumes, tradições e manifestações artísticas, populares ou não.
E que são diferentes tanto entre regiões quanto entre estados e mesmos municípios. Ainda que haja um fio que ligue todas estas culturas em algo que chamamos e identificamos como cultura brasileira, a cultura nordestina é bem diferente da gaúcha, por exemplo. Mas o que parece homogêneo entre a cultura nordestina se mostra bem diferente entre cearenses, potiguares ou pernambucanos, por exemplo. Mesmo dentro de um estado há diferenças culturais: No RN a região litorânea é diferente da do Seridó, do alto oeste e por aí vai. Natal e Mossoró, por exemplo, possuem diferenças grandes culturais. Do mesmo jeito, em MG o sul é diferente do triângulo , do jequitinhonha, da Zona da Mata.

Resumindo: O "caldo cultural" brasileiro é muito variado, embora as "globos" da vinda tentem reduzí-lo e 'pasteurizá-lo' para fins comerciais.

Não me identifico com nenhuma das citadas, mas também não faço juízo de valor delas.
Não se identifica ou não gosta?
[...]

Na maioria das vezes eu não me identifico, como por exemplo, as festas folclóricas regionais. No entanto, neste caso eu chego a apreciar como um evento pitoresco.

Em alguns poucos casos eu não gosto mesmo, como por exemplo, as "músicas" sertaneja, pagode, axé, etc.

Elas não são fortes em meu estado, que por sua vez apresenta outros tipos, dos quais eu também não simpatizo muito.
você não gosta nem dos Titãs? Está ficando muito ranzinza, meu velho! :)

Eu sou de um local e de uma geração que gosta de rock progressivo, inglês principalmente. Também aprecio outras vertentes do rock internacional; de várias bandas e nomes do rock nacional dos anos 70 e de algumas correntes da música nacional.

Qua falta nos faz uma "Primeira Emenda".
Não se deve ser tolerante com os intolerantes. Uma coisa é alguém como o Bolsonaro ter o direito de dizer o que pensa sobre negros ou homossexuais, outra coisa é se abaixar a cabeça e aceitar o que ele diz calado. Os grupos (e toda a sociedade) devem sim mostrar que não gostaram do que foi dito e que não concordam com ele (claro, sem chegar a extremos). Com o mesmo raciocínio, por que tantos aqui ficaram incomodados com o que o Datena disse? De certa forma ele foi até mesmo menos direto que o Bolsonaro. Da mesma forma, o direito do Datena dizer que quem mata não tem Deus no coração é igual ao do Bolsonaro de dizer que homossexuais são homossexuais porque vivem em uma família promíscua.

Eu não gostei do que o idiota do Bolsonaro falou; do que o energúmeno do Lula falou; do que o mau-caráter do Marco Aurélio Garcia falou; do que o (...) falou e assim por diante. Isto é ponto pacífico.

Mas, ainda assim, eu acho que eles devem ter o direito de falar o que quiserem e, se cometerem algum crime, devem por isto responder.

Foto USGS

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Abril de 2011, 23:53:26 »
Obvio que o Brasil tem uma cultura diversificada, mas eu não acredito do fundo do meu coração
( essa foi profunda) que todo brasileiro só pensa em carnaval, mulher gostosa e futebol ( espero que não esteja errado).

existem caracteristicas que evidenciam que o povo brasileiro tem um caráter semelhante.

1º quando estão em dificuldade clamam a Deus que os ajude ( não importa religioso ou não).

2º quando veem um escândalo de corrupção afirmam de pés juntos que o problema do Brasil são os políticos ( esquecem que os políticos são uma minoria que representa a maioria).

3º quando recebem um troco a mais em vez de devolver a diferença vão embora como se nada tivesse acontecido. ( e quando interpelados sobre a ação dizem que não são trouxas) Jeitinho brasileiro neles.

4º depois de 6 messes das eleições não lembram os nomes dos candidatos em que votaram.
( se não lembram em que votaram como irão revindicar sua representação?)

5º quando interpelados sobre a letra de uma música dizem que a letra não importa o que importa é o batidão.

6º Tenta fazer justiça com as própias mãos, ou seja não acredita no seu judiciário.

7º Quando interpelado por alguma ação contrária a lei, diz que tem pessoas piores que fazem coisa pior e andam livremente pela rua.

8º Na época de eleição não escutam 1 dia as propostas dos candidatos e nem pesquisam sobre a vida de quem irão votar. ( ao vão ao youtube rir das campanhas comédias)

9º Não sabe de metade dos direitos que tem por lei.

10º Tem preguiça de ler.

citei algums só para vermos que a diferença de geografia não diz nada acerca do caráter do brasileiro, não adianta eu comemorar a abolição da escravidão se não assino a carteira de meu funcionário.
[ Não generalizo as condições acima, mas faça um teste na região em que você mora se seu povo não está enquadrado em 80% dos citados acima]
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Abril de 2011, 00:16:05 »
Que festival de estereótipos. E baiano é preguiçoso, gaúcho é gay, carioca é malandro...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Abril de 2011, 00:21:27 »
Que festival de estereótipos. E baiano é preguiçoso, gaúcho é gay, carioca é malandro...

Como é que voce sabia disto? :biglol:
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #32 Online: 12 de Abril de 2011, 09:12:08 »

Sim, e quanto aos estereótipos?

:hihi:

Meu pitaco: não vejo o brasileiro como sendo mais malandro do que as pessoas de outros países. A diferença que notei aqui é
a atitude perante a malandragem: a malandragem não é motivo de vergonha, como em outros lugares. Em outros países
as pessoas, mesmo fazendo malandragem, procuram esconder. Aqui os malandros expoem seus "feitos" com orgulho.

E sobre estereótipos: eles sempre contém uma grande dose de exagero, mas encobrem um fundo de verdade. Por exemplo, apesar de
ser cearense, posso dizer que o povo daqui é, na sua maioria, extremamente machista, ignorante e carola. Os mais velhos também
são um tanto racistas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #33 Online: 12 de Abril de 2011, 09:45:22 »
Generalization...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Abril de 2011, 09:48:48 »
Generalization...

Baseada em anos de observação. E isso não quer dizer que não existam características positivas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Abril de 2011, 09:55:08 »
Pelo menos boa parte -- supostamente arrogante, pois eu não tenho propriedade para afirmar isto -- não vão para o exterior fomentar a prostituição (até a infantil em alguns casos) no Norte-Nordeste deste país como muito estrangeiro o faz aqui na terra brasilis. :hehe:

Um cínico diria justamente que um brasileiro não precisa ir para o exterior para isso...

O inverso também é verdadeiro com requintes de crueldade nos porões de belas casas suiças.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #36 Online: 12 de Abril de 2011, 10:00:24 »
Agora que a diferença entre o comportamento de um cidadão de um pais de primeiro mundo e agente é brutal, isso não tenha duvida. Claro que a diferença é cultural, nao existe o gene da incivilidade no brasileiro, mas ao final não importa o motivo.

Eu não sei... acho que tem mais a ver com a impunidade que você mencionou e o que o Dr Manhattan acabou de expor sobre a atitude diante da malandragem/ incivilidade.

No Rio e em Sampa, as capitais que conheço melhor, é muito comum encontrar gente de todos os extratos sociais jogando lixo nas vias públicas sem a menor cerimônia. Não sei qual a origem disso, mas sei que é um mau costume muito, muito antigo, de antes da família real cruzar o mar. Logo, não adianta as Prefeituras colocarem lixeiras novas na rua. Sem uma campanha maciça e permanente nos moldes do que foi feito para incentivar o uso do cinto de segurança esse e outros maus hábitos não vão mudar.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 12 de Abril de 2011, 10:02:05 »
Generalization...

Baseada em anos de observação. E isso não quer dizer que não existam características positivas.

Desculpe, era para o post do Chemistry.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 12 de Abril de 2011, 10:02:28 »
Eu não sei... acho que tem mais a ver com a impunidade que você mencionou e o que o Dr Manhattan acabou de expor sobre a atitude diante da malandragem/ incivilidade.

No Rio e em Sampa, as capitais que conheço melhor, é muito comum encontrar gente de todos os extratos sociais jogando lixo nas vias públicas sem a menor cerimônia. Não sei qual a origem disso, mas sei que é um mau costume muito, muito antigo, de antes da família real cruzar o mar. Logo, não adianta as Prefeituras colocarem lixeiras novas na rua. Sem uma campanha maciça e permanente nos moldes do que foi feito para incentivar o uso do cinto de segurança esse e outros maus hábitos não vão mudar.

Educação e repressão, como em Singapura.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 12 de Abril de 2011, 10:03:31 »

O inverso também é verdadeiro com requintes de crueldade nos porões de belas casas suiças.

Só em Curitiba eu tive conhecimento de quatro casos nos últimos sete anos.
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 12 de Abril de 2011, 11:12:44 »
Agora que a diferença entre o comportamento de um cidadão de um pais de primeiro mundo e agente é brutal, isso não tenha duvida. Claro que a diferença é cultural, nao existe o gene da incivilidade no brasileiro, mas ao final não importa o motivo.

O trânsito, as filas... Uma impaciência!
Que eu vi em Roma e ouvi dizer em NY.
O único lugar que vi não furarem fila e não fazerem baderna, só o Japão. E nem acreditei quando vi, porque, pra mim, isso era do ser humano... :P

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Abril de 2011, 16:12:03 »
Derfel, Natal é limpa? A natal que conheço tem as praias mais emporcalhadas que conheço, com direito a zilhoes de farofeiros jogando sujeira no chão no morro do careca.

Tem certeza que foi em Natal? Em que ano? Como disse:

Quando cá cheguei,  vindo de BH, vi que Natal era bem limpa (ainda que nos últimos anos tenha caído muito neste quesito :( ). 

Eu cheguei aqui em 90 e a cidade era muito mais limpa que BH e continua relativamente limpa, apesar de, como disse, a limpeza ter piorado nos últimos anos. Com relação às praias, na verdade sua colocação me espanta. Nos anos 90, realmente em Ponta Negra (que é onde fica o Morro do Careca) havia barracas não muito atraentes, mas já faz uns 10 anos (ou mais) que a orla foi urbanizada, com a criação de barracas (no calçadão) similares às da Praia de Boa Viagem no Recife e o Morro do Careca está também interditado (por causa da preservação ambiental) no mesmo período e ninguém vai lá (chega-se apenas aos pés do morro). Também é uma praia essencialmente turística hoje em dia, apenas turistas a frequentam (é muito difícil encontrar alguém da cidade, quanto mais farofeiros). As praias do litoral sul e do litoral norte também são bem limpas. As praias que realmente são sujas e com farofeiros são as praias urbanas da Praia do Meio e do Forte. Um cuidado para quem vier para cá, principalmente com crianças, é a atenção na praia de Jenipabu, onde existe uma verdadeira autopista na praia ! ( :susto:), tal é o trânsito de bugres (estão esperando atropelar outra família para tomarem providências). De modo geral a cidade é sim bem limpa, quase não se vê pichações (mas falta verde).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Abril de 2011, 20:50:12 »
Puta derfel juro que nao bate com o que vi. Fui há Natal há dois anos e me espantou a sujeira na praia por exemplo. Perto do resort de onde estava, que era na ponta oposta ao morro do careca, era ok. Mas quando corria para treinar, ficava P da vida com a imundice.

Meu filho tomou um tombo e fui a um hospital (a cadeirinha de neném quebrou e ele caiu), achei as instalações bem precárias. Nao me recordo da limpeza da cidade.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Abril de 2011, 20:53:06 »
Mabumbo já passou em um cruzamento nos EUA sem farol, onde passa um carro de cada vez vindo de cada direção distinta? Ou foi para paises nórdicos, canada, etc..? Nao vejo como comparar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 12 de Abril de 2011, 21:38:14 »
"Brasileiros médios" não viajam para o exterior...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Abril de 2011, 11:26:45 »
Mabumbo já passou em um cruzamento nos EUA sem farol, onde passa um carro de cada vez vindo de cada direção distinta? Ou foi para paises nórdicos, canada, etc..? Nao vejo como comparar.

NY ouvi dizer, como eu disse.
Mas aqui em SP, em geral, como acontece quando saio da Marg. Pinheiros pra cair na Rebouças, aquele entroncamento antes de subir a Euzébio Matoso, passa um de cada vez...
Sobre limpeza é indiscutível. O povo aqui é muito porco.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Abril de 2011, 14:54:53 »
Puta derfel juro que nao bate com o que vi. Fui há Natal há dois anos e me espantou a sujeira na praia por exemplo. Perto do resort de onde estava, que era na ponta oposta ao morro do careca, era ok. Mas quando corria para treinar, ficava P da vida com a imundice.

Meu filho tomou um tombo e fui a um hospital (a cadeirinha de neném quebrou e ele caiu), achei as instalações bem precárias. Nao me recordo da limpeza da cidade.

Vou a Natal com uma certa frequência e a considero razoavelmente limpa.

Recife, por outro lado...

Alan Watts

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #47 Online: 14 de Abril de 2011, 11:20:23 »
no Brasil você fura um posto de pedágio ai vem um carro da concessionária atrás de você (para te informar do que você já sabe) que você não pagou e que deve voltar para pagar, nos EUA você fura um posto de pedágio e um carro da polícia vai atrás de você para te atuar e lhe informar que terá um processo no fórum,

Por isso que eu amo o Brasil, leis ótimas...

:oba:
« Última modificação: 14 de Abril de 2011, 11:47:56 por Chemistry »
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 14 de Abril de 2011, 11:24:42 »
no Brasil você fura um posto de pedágio ai vem um carro da concessionária atrás de você para que você não pagou e que deve voltar para pagar, nos EUA você fura um posto de pedágio e um carro da polícia vai atrás de você para te atuar e lhe informar que terá um processor no fórum,

Por isso que eu amo o Brasil, leis ótimas...

:oba:

Sei não, nesse caso fico com o Brasil...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 14 de Abril de 2011, 11:43:18 »

Foi quando mudou a gestão municipal daqui. Como a nova gestão nem sempre está honrando seus compromissos, houve algumas greves dos serrviços de limpeza, pode ser que tenha sido durante uma dessas greves que você esteve aqui. Quanto ao hospital, depende de qual você foi existem (como em qualquer lugar, eu acho) os bons e os ruins. Você lembra qual foi? Dá próxima vez me dê um toque! :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!