Autor Tópico: Fotos dos foristas.  (Lida 433384 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Fotos dos foristas.
« Resposta #7175 Online: 15 de Janeiro de 2018, 21:28:59 »
Não entendi. Na última foto a rolha já está nivelada?

acho que a ideia era restaurar, manter como a original, e não melhorar.

Sim, mas a mesa foi feita com um buraco. E na última foto me parece que a rolha está pra fora.

Sim, está.

Preciso esperar a cola secar bem.

Ah bom, você não explicou.

Você usa algum programa para desenhar móveis?

Não, sempre usei só uma caneta e uma folha de papel.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7176 Online: 15 de Janeiro de 2018, 21:30:43 »
Para calcular medidas exatas só uso uma régua de madeira e uma caneta.

Não precisa de mais nada.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7177 Online: 15 de Janeiro de 2018, 21:48:46 »
Para calcular medidas exatas só uso uma régua de madeira e uma caneta.

Não precisa de mais nada.

Caraca!

Mas me explica uma coisa, please ( tenho motivo para estar perguntando ), você usa essa régua e a caneta para desenhar o móvel ou para calcular as medidas?

Vou especificar melhor a pergunta: você desenha o móvel já com as medidas exatas, ou é aproximado e aí vai serrando as peças de acordo com o que você vai fazendo?^

Por exemplo, no espelho de uma gaveta, 1 mm faz diferença. Na lateral da gaveta 1mm faz diferença. Você já serra todas as peças, ou tipo, primeiro monta o gaveteiro e depois vê a medida exata dos quadros das gavetas?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7178 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:07:01 »
É um método extremamente simples e preciso, lembre que se, por exemplo, vc calcular que uma placa de madeira tem 15 mm de espessura mas na realidade ela tiver 16mm vc vai cortar várias peças e o 1mm a mais vai fazer vc acumular erro a cada divisão do móvel.

Eu expliquei o método da régua em outro tópico, vou procurar para ver se encontro.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7179 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:13:40 »
Não achei mas vou explicar novamente, vou usar o mesmo desenho que fiz.

Imagine que vc quer fazer um gabinete de pia mas na parede vc tem encanamentos e ressaltos, o tamanho da pedra vc não pode mudar porque já está no lugar e vc quer calcular gavetas e portas de mós que as divisões não caíam sobre os registros de água ou tubos de gás encanado.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7180 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:15:35 »
É um método extremamente simples e preciso, lembre que se, por exemplo, vc calcular que uma placa de madeira tem 15 mm de espessura mas na realidade ela tiver 16mm vc vai cortar várias peças e o 1mm a mais vai fazer vc acumular erro a cada divisão do móvel.

Eu sei disso ( do problema do erro acumulado ).

Também me aventurei a fazer uns móveis em MDF, mas o meu método não é nada simples. E pra ser preciso tenho que ser muito caprichoso.  É uma maluquice do jeito que eu fiz, que eu tenho até vergonha de contar como é, mas toda minha "marcenaria" é uma furadeira e uma chave de parafuso.

Também comprei uma régua, mas de aço. Um esquadro de pedreiro e um paquímetro, para medidas com precisão melhores que 1mm.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7181 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:20:58 »
Vc pega uma régua de madeira e passa as medidas fixas da pedra, tubos e registros para ela do modo que está no desenho.

Pronto.

Vc tem como saber qual a medida real de cada peça do seu móvel, cada tamanho de portas e gavetas, cada espaço interno, cada divisão para fixação evitando colocar sobre o cano.

Antes do móvel existir vc pode calcular gasto de material, ver todos os erros e corrigir.

E depois vc corta as peças de acordo com os riscos da régua que inclusive mostram o erro na espessura real da madeira que vc comprou.

Simples, prático, preciso e rápido para calcular desde um simples gabinete de ex até um dormitório inteiro ou uma cozinha completa com  fogão de embutir ou armários.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7182 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:23:29 »
Vc só precisa tempo, uma furadeira de bancada, e ferramental básico.

Tem loja que já corta madeira na medida que vc pedir.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7183 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:25:54 »
Então quando você diz "régua de madeira" está se referindo a um comprimento de madeira onde você faz as marcações a lápis. É isso?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7184 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:32:09 »
Então quando você diz "régua de madeira" está se referindo a um comprimento de madeira onde você faz as marcações a lápis. É isso?

Sim, tem que ser maior que o tamanho real do móvel.

É só para calcular as medidas em tamanho real, cada divisão em tamanho real, se o móvel tiver que ser desmontável vc saberá onde fazer as juntas.

Se um armário tiver seis metros de frente por três de altura vc vai saber onde fazer as emendas, tamanho das portas, das gavetas, dos cabideiros,  das folgas para caber no espaço livre que vc tem.

Mas a régua tem que ser do tamanho real dele mesmo que precise juntar várias delas.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7185 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:35:43 »
Vc vai saber de cada medida real antes do seu móvel sair do papel, assim vc tb saberá a quantidade de material para calcular seus custos antes de comprar.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7186 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:38:54 »
Cara, sinceramente, não sei como você consegue fazer assim e dá tudo certo no final. Já vi fotos do seu trabalho, são muito bons.

Porque eu uso uma régua de aço, e até um paquímetro, além do meu modelo ser todo desenhado no computador, e tentei marcar com o lápis com o máximo de precisão possível. Mesmo assim às vezes eu cometia um erro de 1mm, mais ou menos. Mas você sabe que esse 1mm é muita coisa.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7187 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:40:16 »
Se vc cortar o material na medida exata que calculou na régua não tem erro, pode usar a régua para conferir durante a fabricação.

Extremamente preciso e fácil.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7188 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:43:16 »
O problema é esse mesmo, desenho de computador não dá certo nesse caso.

Nem paquimetro.

Se vc desenhar na régua em tamanho real e cortar de acordo com ela não tem erro.

Em mais de 20 anos trabalhando na minha oficina nunca tive um único caso de erro de medida.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2018, 22:46:24 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7189 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:50:02 »
Bom, como nunca tinha mexido com madeira (  já fiz uma bancada de oficina em maçaranduba, mas é uma coisa diferente, não era necessária essa precisão ), eu primeiro tirei as medidas do "ambiente" que iria receber os móveis. Tudo milimétrico, nos mínimos detalhes, pra não ter erro. Com régua de aço, paquímetro às vezes, nada de trena.

Aí eu faço uma planta baixa. Dessa planta baixa eu construo um modelo 3 D. Nesse modelo eu vou experimentando o desenho dos móveis, até ter um esboço.  Desse esboço eu faço o desenho definitivo.

Mas do desenho "definitivo" eu vou desenhar cada peça de madeira... e depois montar tudo de novo ( no computador, como se fosse de verdade, pra ver se vai dar certo )... Se tiver tudo certo, eu ponho as cotas em cada peça... e aí vai para uma planilha que vai para a serraria, onde eles colocam no sistema e me entregam as peças prontas.

Só que eu não manjava nada de móvel, então eu simplesmente desenhei cada ferragem em antes de fazer o móvel. Cada trilho, cada rolamento... tudo... pra montar e ver se tava tudo certo.

Essa parte, do desenho, não tem erro, porque é no computador. A maior dificuldade era depois marcar as medidas exatas na hora de montar, mesmo usando um paquímetro às vezes tinha um pequeno erro.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7190 Online: 15 de Janeiro de 2018, 22:56:33 »
Complicado demais, eu levava 30 minutos para calcular uma cozinha inteira e uma hora para cortar o material.

No fim do dia já estava montando tudo.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7191 Online: 15 de Janeiro de 2018, 23:20:32 »
Complicado demais, eu levava 30 minutos para calcular uma cozinha inteira e uma hora para cortar o material.

No fim do dia já estava montando tudo.

Pra montar levei umas duas semanas, fazendo tudo sozinho. Mas pra fazer o projeto acho que foram uns 3 meses.

Dizem que deus fez a Terra redonda para o homem não ver muito do caminho à sua frente. Porque, às vezes, se você souber o trabalho que vai dar desiste antes de tentar.

Mas esse foi o primeiro, e eu pensei: nunca mais quero fazer isso. Mas depois fiz uma cozinha sob medida e foi mais fácil. E agora fiz outra cozinha e mais alguns móveis e aí já fiz mais rápido. Mas a trabalheira é monstro. ( Nunca mais faço isso!!! )

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7192 Online: 15 de Janeiro de 2018, 23:31:32 »
Depois de pronto.

Essas fotos fiz com um tablet, então ficaram essa titica.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7193 Online: 16 de Janeiro de 2018, 00:00:18 »
Ficou muito bom mas vc pode ter um meio termo, fazer o desenho do que vc quer no computador e calcular medidas do modo que faço porque realmente será muito simples quando vc pegar um pouco de prática.

Para tirar seu móvel do computador e passar para o mundo real é o modo mais fácil.

Sempre tive problemas com computadores, sou péssimo nisso, nunca aprendi nem o básico e só usava para ler notícia na internet.

O problema é que sou do tempo do rádio a válvula.

Nunca usei qualquer programa para projetos apesar de hoje ser uma vantagem nesse ramo de trabalho.

Eu chegava na casa do cliente, olhava o ambiente, tirava umas medidas básicas e de cabeça eu já sabia o que poderia fazer ou não, fazia um rascunho em uma folha de papel e fim.

Do papel de rascunho feito a mão para régua de cálculo e dali direto para casa do cliente.

Sempre deu certo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7194 Online: 02 de Março de 2018, 19:51:04 »
Barca velha 7 ou 8 ou 9, sei lá.

Perdi a conta.

Pelo terceiro ano seguido tirei meus 15 dias de férias trabalhando igual um imbecil até aos domingos, mas finalmente deixei quase a ponto de aplicar a tinta.

Achei que daria tempo de pintar durantes as férias mas o que parecia pouco serviço e que seria só lixar o teto e um para lamas levou uma semana inteira de trabalho.

Parei, pensei melhor e desmontei tudo novamente, acho que pelo pouco espaço que tenho vai ficar um serviço mais bem feito se pintar peça a peça ao invés de pintar o carro montado.

Se der na louca e tiver tempo, agora que desmontei tudo novamente, aproveitarei e tirarei o motor para pintar, mas ainda não decidi.

« Última modificação: 03 de Março de 2018, 06:56:06 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7195 Online: 01 de Maio de 2018, 16:56:20 »

« Última modificação: 01 de Maio de 2018, 17:00:28 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7196 Online: 01 de Maio de 2018, 17:02:06 »

Finalmente comecando a aplicar a tinta. :)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7197 Online: 16 de Junho de 2018, 14:58:27 »
Quase terminando, falta desmontar os pneus para pintar as rodas e algumas peças pequenas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7198 Online: 16 de Junho de 2018, 15:50:18 »
Ficou bem bacana a rural.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7199 Online: 16 de Junho de 2018, 16:17:06 »
Valeu.

A parte que ainda poderei fazer será apenas terminar as peças pequenas e as rodas mas os cromados, tapeçaria e elétrica nova precisarei fazer fora.

E precisarei polir a pintura que ainda está sem acabamento final mas farei aos poucos nos fins de semanas.
« Última modificação: 16 de Junho de 2018, 22:08:01 por Arcanjo Lúcifer »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!