Autor Tópico: Jovens não sabem mais escrever à mão (nem ler)  (Lida 8268 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Jovens não sabem mais escrever à mão (nem ler)
« Online: 02 de Maio de 2011, 13:17:25 »

EUA: Antes uma forma de arte, escrita cursiva agora é um mistério

Com ascensão teclados de computadores e smartphones, morte progressiva de letras elaboradas revela desafios como a falsificação

The New York Times | 02/05/2011 08:01

Durante séculos, a escrita cursiva foi uma arte. Para um número crescente de jovens, ela é um mistério. As letras sinuosas do alfabeto cursivo, que enfeitaram inúmeras cartas de amor, importantes contratos e pôsteres acima da lousa em salas do ensino fundamental estão seguindo o caminho da pena e do tinteiro. Com os teclados dos computadores e smartphones cada vez mais ocupando os dedos dos jovens, a morte progressiva dos ABCs enfeitados está revelando alguns desafios imprevistos.

Será que as pessoas que escrevem somente em letra de forma – ou talvez com assinaturas desleixadas – correm um maior risco de falsificação? Será que o desenvolvimento de uma habilidade motora mais apurada será prejudicado pela aversão à escrita cursiva? E o que acontecerá quando os jovens que não estão familiarizados com letra cursiva tiverem que ler documentos históricos, como a Constituição dos Estados Unidos?

Jimmy Bryant, diretor do Arquivo e Coleções Especiais na Universidade Central do Arkansas, diz que a ligação com o material de arquivo se perde quando os alunos se afastam da letra cursiva. Durante uma aula no ano passado, Bryant, por capricho, pediu que os alunos levantassem a mão caso conseguissem escrever em letra cursiva como uma forma de se comunicar. Ninguém o fez.

Foto: The New York Times

Professora Lori Tietz utiliza projetor para analisar escrita cursiva de Megan Porter

Essa sala sem habilidades cursivas incluía Alex Heck, 22 anos, que disse mal se lembrar de como ler ou escrever em letra cursiva. Heck e um primo folhearam o diário de sua avó logo depois que ela morreu, mas mal conseguiram ler a sua escrita cursiva. "Para nós, era algo quase criptografado", disse Heck. Ela e o primo tentaram decifrar a escrita como se fosse um código secreto, lendo passagens inúmeras vezes. "Eu não estou acostumada com a leitura ou a escrita cursiva".

Estudantes de todo o país ainda são ensinados a escrever em letra cursiva, mas muitos distritos escolares estão gastando muito menos tempo ensinando a prática há alguns anos, disse Steve Graham, um professor de educação na Universidade de Vanderbilt. A maioria das escolas começa a ensinar cursiva na terceira série, disse Graham. No passado, a maioria iria continuar o estudo até a quinta ou sexta série – e alguns até a oitava série – mas muitos distritos agora ensinam cursiva apenas na terceira série, em poucas aulas.

"Nas escolas hoje em dia, dizemos que estamos preparando nossas crianças para o século 21", disse Jacqueline DeChiaro, diretora da Escola Elementar Van Schaick, em Cohoes, Nova York, que está debatendo se vai cortar o ensino da cursiva. "Será que a cursiva é realmente uma habilidade necessária no século 21?"

Com as escolas concentradas em preparar os alunos para testes padronizados, muitas vezes não há tempo suficiente para ensinar caligrafia, dizem os educadores. "Se você é uma escola ou um professor, certamente apenas os tópicos nos quais os alunos são testados serão prioritários em seu currículo", disse Graham.

Sandy Schefkind, uma terapeuta ocupacional pediátrica, em Bethesda, Maryland, e coordenadora pediátrica da Associação Americana da Terapia Ocupacional, disse que a aprendizagem da escrita cursiva ajuda os alunos a aprimorar suas habilidades motoras. "É a destreza, a fluidez, a quantidade certa de pressão a se colocar na caneta ou no lápis sobre o papel", disse Schefkind, acrescentando que, para alguns alunos a escrita cursiva é mais fácil de aprender do que a de forma.

Falsificação

Embora a letra de forma possa ser mais legível, quanto menos complexa for a escrita, mais fácil será de forjá-la, disse Heidi Harralson, uma grafóloga de Tucson, Arizona. Apesar da letra poder mudar – e se tornar imprecisa – conforme uma pessoa envelhece, as pessoas que não a aprendem ou praticam estão em desvantagem, disse Harralson. "Estou vendo um aumento na inconstância da caligrafia e na má forma – uma escrita desleixada, semi-legível e inconsistente", disse ela.

A maioria das pessoas tem uma assinatura cursiva, mas mesmo essas estão ficando mais difíceis de identificar, segundo Harralson.

"Mesmo as pessoas que não aprendem cursiva geralmente têm algum tipo de assinatura em forma cursiva, mas ela não é muito bem escrita", disse ela. "Ela tende a ser mais abstrato, ilegível e simplista. Então, se eles optam por usar letras de forma, fica mais fácil de falsificar”.

Sally Bennett, 18 anos, uma caloura da Universidade Central Arkansas, assina seu nome em letras maiúsculas de forma e nunca pensou muito a respeito disso até que teve que fazer o vestibular. Os alunos precisavam copiar um ditado, com instruções explícitas para que não usassem letra de forma. Assim, os vestibulandos tentaram usar a escrita cursiva, disse Bennett. "Algumas pessoas não conseguiam se lembrar de como escrever daquele jeito", disse ela. "Eu tive que pensar um pouco. Foi meio difícil para eu me lembrar”.

Um porta-voz da universidade disse não estar familiarizado sobre a exigência do uso da escrita cursiva. Um porta-voz dos exames SAT (equivalente americano ao Enem) – no qual apenas 15% dos estudantes escreveram a redação em letra cursiva, em 2007 – disse que os alunos também devem copiar um ditado em escrita cursiva. "Os alunos são instruídos a não usar letra de forma", disse a porta-voz Kathleen Steinberg.

Richard Christen, professor de educação da Universidade de Portland, em Oregon, disse que a cursiva pode ser facilmente substituída pela letra de forma ou programas que processam texto em computadores. Mas ele teme que os alunos perderão uma habilidade artística. "Esses jovens estão perdendo a oportunidade de criar beleza todos os dias", disse Christen. "Mas é difícil para mim oferecer um argumento prático sobre isso. Eu não lamento a situação pela praticidade, eu a lamento pela beleza, a estética".

*Por Katie Zezima

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re: Jovens não sabem mais escrever à mão (nem ler)
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2011, 13:28:30 »
Eu aprendi letra cursiva na escola mas escrevo com letra de forma há anos... Não acho que isso pode ocasionar algum problema em questão de habilidades motoras*... O principal problema é uma suposta perda de habilidades não pelo abandono da letra cursiva, mas pelo abandono da escrita manual, trocada pelos teclados eletrônicos, até porque não é sempre que teremos um computador à mão pra anotar o endereço de um amigo que encontramos na rua (ou pra anotar o e-mail  :lol:).

Quanto à parte de falsificação, creio que que a análise caligráfica já está meio obsoleta. Não deve durar mais tanto tempo assim...

* Observação: o melhor desenhista que eu já conheci tem uma caligrafia horrível e indecifrável.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2011, 13:47:58 »
Meu caso é o contrário. Foi por falta de habilidades motoras que abandonei a escrita cursiva e só uso letras de forma, salvo em minha assinatura.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2011, 14:37:01 »
Minha letra é feia, mas é legível. Demora demais ficar escrevendo em letras de forma.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2011, 14:43:04 »
Minha letra é feia, mas é legível. Demora demais ficar escrevendo em letras de forma.
Não a minha letra de forma...  :twisted:  Ela também não é muito bonita, que o diga minha professora da 6ª série, que sempre descontava pontos das minhas provas... Tive até que tomar um cuidado especial na redação do vestibular, pra não anularem. Escrevi meio que "desenhando" as letras...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2011, 16:03:40 »
Eu também só sei escrever em letra de forma, não tenho mais fluência para escrever com cursiva. Mas eu gosto assim, mesmo se você tiver caligrafia boa a letra de forma é mais clara e eu acho mais agradável para ler também. E apesar de eu escrever rápido, minha letra de forma não é feia.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2011, 18:23:57 »
Nem lembro mais quando parei de usar cursiva. De um modo geral detesto escrever à mão. Prefiro digitar. Escrita cursiva é um tipo de habilidade que
não vai fazer falta.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2011, 18:30:41 »
Minha letra cursiva sempre era elogiada, mas acho que isso era porque ninguém queria ser o responsável por passar os trabalhos a limpo. ¬¬

Até hoje escrevo em cursivo, mas sem querer algumas vezes me pego alternando entre cursivo e de forma numa mesma frase.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2011, 21:51:34 »
Não consigo escrever mais em letra cursiva, mas em compensação minha letra de forma é a que aprendi durante as aulas de caligrafia técnica no curso de eletrônica que fiz no segundo grau.

Letra de forma é boa quando tem tanto maiúsculas quanto minúsculas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2011, 22:04:07 »
Mas o termo "letra de forma" implica em letras maiúsculas e minúsculas, não? Eu não escrevo com CAPS LOCK ligado :P

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2011, 22:13:00 »
Minha letra cursiva era miseravelmente feia e praticamente ininteligível, mas nunca a substituí por letra de forma. Fui melhorando muito aos poucos depois de adulto.
Agora gosto de escrever a mão em cursiva, e até passei a usar caneta tinteiro para deixar o toque no papel mais suave.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2011, 22:57:22 »
Mas o termo "letra de forma" implica em letras maiúsculas e minúsculas, não? Eu não escrevo com CAPS LOCK ligado :P
Não sei dizer, só sei que desde criança a impressão que tive foi a de que "letra de forma" = Arial em all caps. Todo mundo que eu via escrevendo em letra de forma escrevia assim.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #12 Online: 03 de Maio de 2011, 02:44:27 »

eu escrevo com o caps ligado.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2011, 08:26:28 »
Digito mais rápido que escrevo a mão, mas escrevo rotineiramente em letra cursiva. Não é exatamente bonita, mas todo mundo entende.

Se não pela letra cursiva em si, acho que o treino e habilidade fazem falta. É o desenvolvimento e manutenção da coordenação motora fina. Não sei se a letra de forma treina da mesma forma isso.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2011, 09:07:45 »
A letra cursiva eu escrevo bem devargar sair mais limpo e bonito, mais velocidade fica feia e o pessoal tenta ler devagar para entender as letras minhas.
Não tenho costume escrever a cursiva se estiver mais de 5 páginas, o ponto começa doer o dedo pequeno. Para não doer tenho escrever devagar, mas, mesmo assim não posso deixar todo mundo esperando eu terminar a escrever. Melhor é a forma mesmo...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Maio de 2011, 09:36:19 »
Interessante esse tópico, não sabia que escrever em forma era regra. Na minha escola só se aprendia letra de forma para alfabetização, depois tu deveria aprender a escrever em cursiva. Escrever em forma era errado como errar na gramática. O engraçado é que sempre tive dificuldade de escrever bem e já na adolescência me conformei que minha letra era feia e não tinha o que fazer. Já na faculdade com o uso da observação e da paciência vi que dava sim para dar um jeito!.

Não acho que seja um PROBLEMA uma pessoa não conseguir ler as cartas das avós em uma primeira checada, é só mais um conflito de gerações. Acho uma habilidade interessante. Pesquisando a genealogia da minha família pude aprender também a ler em alemão gótico, que é uma coisa linda e que raras pessoas escrevem hoje em dia.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Maio de 2011, 10:36:09 »
Minha letra cursiva sempre era elogiada, mas acho que isso era porque ninguém queria ser o responsável por passar os trabalhos a limpo. ¬¬

Até hoje escrevo em cursivo, mas sem querer algumas vezes me pego alternando entre cursivo e de forma numa mesma frase.

Letra de menina diz muito sobre a pessoa...   ::)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Maio de 2011, 10:39:28 »
Eu acho estranho os depoimentos aqui. Fui professor e a regra sempre foi letra cursiva, quase sempre horrível, mas cursiva. Talvez seja coisa da região. Aqui a gente é alfabetizado em letra de forma, mas já no pré e na 1ª série você é obrigado a escrever em cursiva. Eu fiz 6 meses de caligrafia no pré para transformar minha letra de forma em cursiva na marra. Até a 8ª série sempre tive que escrever ditados, e textos e mais textos cujo principal objetivo era escrever até a exaustão, sempre em cursiva.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Maio de 2011, 11:02:08 »

kkkk  essa foi paia..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #19 Online: 03 de Maio de 2011, 12:49:25 »
Eu acho estranho os depoimentos aqui. Fui professor e a regra sempre foi letra cursiva, quase sempre horrível, mas cursiva. Talvez seja coisa da região. Aqui a gente é alfabetizado em letra de forma, mas já no pré e na 1ª série você é obrigado a escrever em cursiva. Eu fiz 6 meses de caligrafia no pré para transformar minha letra de forma em cursiva na marra. Até a 8ª série sempre tive que escrever ditados, e textos e mais textos cujo principal objetivo era escrever até a exaustão, sempre em cursiva.
Até aí eu também era assim. Só passei a adotar letra de forma no ensino médio.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 03 de Maio de 2011, 13:03:51 »
Só formulários com quadrarinhos é que devem ser preenchidos com letra de forma -- e na era da Internet isso está rapidamente ficando mais raro, graças a todos os deuses :-)

Escrevo cada vez menos a mão, mas sempre uso letra cursiva quando faço. Meio garranchada, mas até aí nunca fui o primeiro da classe em Caligrafia :-P

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2011, 07:13:31 »
Pois é, eu também estranhei bastante. Eu tive ditado até a 5ª, eu acho, mas em compensação a redação nunca deixou de ser muito cobrada. E caligrafia da alfabetização até a 3ª. Inclusive peguei recuperação em caligrafia uma vez. Foi muito constrangedor muitos dos meus amigos em férias e eu tendo que acordar cedo para ir no colégio ficar escrevendo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2011, 18:23:14 »

Não é letra de menina, é mais letra de capitão pirata em diário de bordo. Bem clássica e viril...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2011, 18:50:02 »
Ao contrário da maioria aqui minha letra cursiva é bonita, mas minha letra de forma é tão horrenda que praticamente não uso.

Dependendo do que eu estiver escrevendo eu prefeiro fazer manualmente do que digitar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2011, 20:23:00 »
Não sei dizer, só sei que desde criança a impressão que tive foi a de que "letra de forma" = Arial em all caps. Todo mundo que eu via escrevendo em letra de forma escrevia assim.

Eu já ouvi muitas pessoas usarem letra de forma como sinônimo de maiúsculas. Eu acho que tudo em maiúsculas é um tipo de escrita de forma (ou de imprensa), mas existe escrita em letra de forma que não é tudo em maiúsculas. Eu escrevo mais ou menos assim:

As letras não se conectam umas com as outras e imitam o formato do texto que você lê em meios impressos (por isso também chamam de letra de imprensa).

A letra cursiva é assim:

As letras se conectam umas às outras, a pessoa escreve sem tirar o lápis do papel e frequentemente cortam o "t", pingam o "i" ou distribuem acentos só depois de terminar a palavra.

No meu caso não é coisa da região não, eu fui ensinado a usar cursiva, desde a alfabetização e as professoras até criticavam a letra de forma, mas com o tempo, principalmente quando eu já tinha ficado mais velho, eu comecei mudar para esse estilo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!