Autor Tópico: Jovens não sabem mais escrever à mão (nem ler)  (Lida 8269 vezes)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Re: Jovens não sabem mais escrever à mão (nem ler)
« Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2011, 01:20:26 »
Interessante esse tópico, não sabia que escrever em forma era regra. Na minha escola só se aprendia letra de forma para alfabetização, depois tu deveria aprender a escrever em cursiva. Escrever em forma era errado como errar na gramática. O engraçado é que sempre tive dificuldade de escrever bem e já na adolescência me conformei que minha letra era feia e não tinha o que fazer. Já na faculdade com o uso da observação e da paciência vi que dava sim para dar um jeito!.

na minha também era.

a propósito, quanto a este lance de gerações:

alguém entende?
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Maio de 2011, 12:51:21 »
Esse texto da imagem está em português?
Eu vi o texto da carta do Pero Vaz de Caminha e com paciência até deu pra entender...

"Real arquivo da Torre do Tombo"... Deve estar mesmo em português, mas desse eu não entendi nada...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #27 Online: 05 de Maio de 2011, 14:21:22 »
Acho que está em português sim, identifiquei um "que" um "alteza". Mas a grafia é ruim e o cara come letras. Ele que é muito ruim, não é culpa da geração não.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Maio de 2011, 14:46:15 »
Era legal se tivesse o ano do documento. Talvez não esteja em português moderno, mas em algum idioma mais antigo. Os originais da época do Trovadorismo também tem muitas diferenças ortográficas e gramaticais comparados com as transcrições que deles se fazem hoje.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Maio de 2011, 18:28:06 »
Acho que está em português sim, identifiquei um "que" um "alteza". Mas a grafia é ruim e o cara come letras. Ele que é muito ruim, não é culpa da geração não.

Acho que essas letras comidas são ligaturas comuns na época. Por exemplo, em vários lugares tem um 'p' isolado com uns rodopios em volta que talvez signifique 'por' ou 'para'. No português manuscrito atual algumas pessoas ainda fazem uma ligatura com o 'ão', deixando-o parecido com um '@'. Outras substituem o '-mente' por um traço vertical.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 05 de Maio de 2011, 18:31:22 »
E quem decifra o "título", ao lado do carimbo?  :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #31 Online: 05 de Maio de 2011, 18:47:25 »
"Senhor"

E começa "Posto que o capitão mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que para o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer"

É a carta de Pero Vaz de Caminha, pois não ;-)

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Maio de 2011, 19:03:26 »
Quando estava no primario demorei tempos para aprender a escrever no sentido correto. Sou canhoto e escrever no sentido correto era terrível (os árabes são felizes e não sabem). Escrevia realmente invertido (com um espelho minha letra ficava perfeita). Demorou mais saiu com a mão esquerda mesmo e em sentido correto. Uma professora me obrigou solicitou-me a escrever com a mão direita e direito [se fosse hoje ela ía ver só no que dá discriminar uma criança na frente dos coleguinhas   :'(]. Resultado: minha escrita cursiva com a mão direita era ilegível (e lembrava criança do maternal desenhando o próprio nome nas primeiras vezes). A escrita cursiva com a mão esquerda nunca foi treinada o suficiente. Hoje minha letra está mais para forma do que para cursiva (acho legal fazer algumas letras como forma e ainda ligá-la na seguinte ou misturar tudo - a maioria das letras só sei escrever forma).  :lol:

"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Maio de 2011, 19:19:58 »
"Senhor"

E começa "Posto que o capitão mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que para o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer"

Mãããe, o titio malvado acabou com a brincadeiraa!!  :'(

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #34 Online: 06 de Maio de 2011, 14:39:27 »
Já tiveram a oportunidade de escrever num tablet como o iPad usando uma caneta específica pra isso? Na minha opinião é muito melhor escrever usando letra cursiva do que letra de imprensa, mas isso porque eu uso letra cursiva pra escrever no papel. Não sei se quem prefere usar letra de imprensa no papel vai continuar usando essa letra ou vai achar melhor letra cursiva num tablet.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Maio de 2011, 14:46:12 »
Quando estava no primario demorei tempos para aprender a escrever no sentido correto. Sou canhoto e escrever no sentido correto era terrível (os árabes são felizes e não sabem). Escrevia realmente invertido (com um espelho minha letra ficava perfeita). Demorou mais saiu com a mão esquerda mesmo e em sentido correto. Uma professora me obrigou solicitou-me a escrever com a mão direita e direito [se fosse hoje ela ía ver só no que dá discriminar uma criança na frente dos coleguinhas   :'(]. Resultado: minha escrita cursiva com a mão direita era ilegível (e lembrava criança do maternal desenhando o próprio nome nas primeiras vezes). A escrita cursiva com a mão esquerda nunca foi treinada o suficiente. Hoje minha letra está mais para forma do que para cursiva (acho legal fazer algumas letras como forma e ainda ligá-la na seguinte ou misturar tudo - a maioria das letras só sei escrever forma).  :lol:
Meu professor de história do Ensino Médio também dizia que é canhoto e foi obrigado pela professora a aprender a escrever com a mão direita. Por preconceito ou ignorância da professora, sei lá. Hoje ele escreve bem com as duas mãos, e ainda faz uma coisa curiosa: segurando uma caneta em cada mão, ele consegue escrever uma frase duplicada em forma de espelho, partindo do centro.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #36 Online: 06 de Maio de 2011, 16:32:50 »
Meu professor de história do Ensino Médio também dizia que é canhoto e foi obrigado pela professora a aprender a escrever com a mão direita. Por preconceito ou ignorância da professora, sei lá.[...]
Isso era comum. Minha mãe também teve que aprender a escrever com a mão direita na marra mesmo sendo canhota.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 06 de Maio de 2011, 22:05:07 »
Minha tia também.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2011, 22:27:14 »
Minha mãe também. Cara, fizemos um holocausto contra os canhotos!

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #39 Online: 08 de Maio de 2011, 22:44:50 »
A carta do Caminha não parece tão difícil, vejamos esta:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=9453910418552920211&pid=7&aid=1$pid=7

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Maio de 2011, 00:13:30 »
Mas o termo "letra de forma" implica em letras maiúsculas e minúsculas, não? Eu não escrevo com CAPS LOCK ligado :P
Não sei dizer, só sei que desde criança a impressão que tive foi a de que "letra de forma" = Arial em all caps. Todo mundo que eu via escrevendo em letra de forma escrevia assim.

Eu já ouvi muitas pessoas usarem letra de forma como sinônimo de maiúsculas. Eu acho que tudo em maiúsculas é um tipo de escrita de forma (ou de imprensa), mas existe escrita em letra de forma que não é tudo em maiúsculas. Eu escrevo mais ou menos assim:

As letras não se conectam umas com as outras e imitam o formato do texto que você lê em meios impressos (por isso também chamam de letra de imprensa).

Também escrevo assim, só que sem essas firulinhas e curvinhas.

Antes eu escrevia com as letras todas imendadas, hoje não consigo mais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Maio de 2011, 00:17:31 »
Minha letra cursiva sempre era elogiada, mas acho que isso era porque ninguém queria ser o responsável por passar os trabalhos a limpo. ¬¬

Até hoje escrevo em cursivo, mas sem querer algumas vezes me pego alternando entre cursivo e de forma numa mesma frase.

Letra de menina diz muito sobre a pessoa...   ::)
Não é letra de menina, é mais letra de capitão pirata em diário de bordo. Bem clássica e viril...

E o melhor de tudo é que economiza-se um bocado escrevendo sempre em vermelho com bicos-de-pena.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 09 de Maio de 2011, 16:20:15 »
A minha tinteiro chegou, mas assim como o uili, fiquei meio decepcionado de não conseguir fazer todas aquelas curvas com diversas espessuras diferentes. De qualquer maneira, agora é minha caneta do dia a dia e como todo mundo passa raiva usando ela, ninguém pede emprestado, então deve durar pra sempre... :hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Maio de 2011, 17:25:10 »
Esse texto da imagem está em português?
Eu vi o texto da carta do Pero Vaz de Caminha e com paciência até deu pra entender...

"Real arquivo da Torre do Tombo"... Deve estar mesmo em português, mas desse eu não entendi nada...

"Senhor"

é a carta de pero vaz de caminha. =)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Maio de 2011, 17:31:48 »
quanto o lance dos canhotos, como escrevemos da esquerda para a direita é correto que até canhotos escrevam com a direita.

na época das canetas tinteiro era mais recomendado ainda! pois tornava mais fácil borrar o papel.

esse lance de canhoto ser algo "do demo" surgiu depois por desinformação.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Maio de 2011, 18:02:39 »
A minha tinteiro chegou, mas assim como o uili, fiquei meio decepcionado de não conseguir fazer todas aquelas curvas com diversas espessuras diferentes. De qualquer maneira, agora é minha caneta do dia a dia e como todo mundo passa raiva usando ela, ninguém pede emprestado, então deve durar pra sempre... :hihi:

Sua caneta é das baratinhas também? A minha é uma Compactor Solo. Mas como o pessoal falou, para ficar cheio de firulinhas tem que ser a caneta caligráfica, com a tinteiro é difícil conseguir esse efeito.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 09 de Maio de 2011, 18:15:10 »

Sua caneta é das baratinhas também? A minha é uma Compactor Solo. Mas como o pessoal falou, para ficar cheio de firulinhas tem que ser a caneta caligráfica, com a tinteiro é difícil conseguir esse efeito.
Custou R$80,00. É daquelas da Leitura.

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Maio de 2011, 19:56:53 »
Inspirado no assunto deste tópico, estou começando a usar a escrita cursiva como se fosse um "itálico" para o que eu escrevo a mão. Até que destaca bastante no meio da minha escrita de imprensa.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Maio de 2011, 20:25:15 »
Inspirado no assunto deste tópico, estou começando a usar a escrita cursiva como se fosse um "itálico" para o que eu escrevo a mão. Até que destaca bastante no meio da minha escrita de imprensa.

Você prefere escrever no papel com escrita de imprensa? Eu sempre achei que quem escreve com letra de imprensa no papel é porque não tem a habilidade de escrever com letra cursiva.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 09 de Maio de 2011, 20:39:33 »
Eu prefiro escrever no papel com letra de imprensa. Eu não tenho mais habilidade para escrever numa velocidade satisfatória com cursiva, mas isso provavelmente é pela falta de prática. Mas me esforçando eu escrevo até bonito com cursiva, por isso resolvi reservar para dar um destaque. Hoje à tarde enquanto eu estava estudando eu ensaiei bastante essa cursiva-itálica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!