Além da criação do mundo, de Adão e Eva, e dos seres vivos, extrema longevidade humana, e da parte da arca de Noé.
Algumas notas preventivas:
- Tem uma parte onde um cara parece ter uma noção meio esquisita de hereditariedade no gado, mas posteriormente um anjo dá um relato mais condizente com algo real.
Essa parte é bem interessante, e eu desconheço a tal parte do anjo:
Em Gênesis 30, Labão combina com Jacó o salário que este receberia daquele. Pelo pacto, Jacó receberia as ovelhas, bodes, carneiros etc. que fossem escuros, salpicados ou malhados e Labão ficaria com os demais, os brancos. Porém, Labão era "espertinho" e vivia enganando Jacó, então foi a vez de dar o troco.
"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
Então separou Jacó os cordeiros, e pós as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pós o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó." (Gênesis 30:37-42)
Só não sei qual é essa parte do anjo. No capítulo seguinte é relatada uma aparição, mas não chega a explicar nada. O anjo só diz que
"E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez." (Gênesis 31:12)
Ou seja, a explica deixa de ser pseudocientífica e passa a ser divina. Não alivia muita coisa.