Autor Tópico: Onde mais a bíblia vai obviamente contra o conhecimento científico?  (Lida 5329 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Além da criação do mundo, de Adão e Eva, e dos seres vivos, extrema longevidade humana, e da parte da arca de Noé.

Algumas notas preventivas:

• A bíblia não diz que o homem tem uma costela a menos que a mulher;
  • Tem uma parte onde um cara parece ter uma noção meio esquisita de hereditariedade no gado, mas posteriormente um anjo dá um relato mais condizente com algo real.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Onde mais a bíblia vai obviamente contra o conhecimento científico?
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 11:19:56 »
Segundo a Bíblia:

A Terra é plana.

Desconhece o ciclo da água.

Insetos têm quatro patas.

Pi = 3.

Epilepsia = possessão demoníaca.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2011, 11:52:15 »
Pi = 3 ? Dessa eu não sabia.Qual o capítulo ?  :)
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2011, 12:43:46 »
Na versão católica da Bíblia há uma passagem onde fel de peixe cura cegueira.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 13:08:26 »
Pi = 3 ? Dessa eu não sabia.Qual o capítulo ?  :)
I Reis, 7:23 :
"Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até à outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2011, 14:14:38 »
Onde mais a bíblia vai obviamente contra o conhecimento científico?

E no início [...], depois de 1662 páginas, [...] Amém.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 14:30:52 »
Tem aquela parte famosa onde "o Sol parou" para que Josué perseguisse e dizimasse seus adversários de guerra em nome do Deus Amoroso e Misericordioso (Josué 10:13), e também uma menos famosa onde, através de um pedido de Isaías, a sombra de um relógio de Sol voltou 10 graus (20 minutos). Isso está em II Reis, 20:11. É claro que se isso acontecesse de verdade as pessoas seriam "arremessadas" em sentido leste com altíssima velocidade.

Vou postar mais aqui conforme eu for lembrando.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2011, 15:58:13 »
Segundo a Bíblia:

A Terra é plana.

Eu até consideraria essa como "válida", não fosse o curioso fato de que nesse ponto eles estrategicamente descartam a interpretação literal. Me perguntava de algo mais "sem saída".

Mais detalhes?

Insetos têm quatro patas.

Ah sim, esqueci desse caso. Isso, e mais "morcegos são aves", são erros de tradução perfeitamente aceitáveis, só servindo para contestar que a bíblia fosse algo tão mágico em sua infaliabilidade que seria impossível de ocorrerem erros de tradução inclusive. Não deixa de ser uma falha grave, mas não é o tipo de falha que eu procurava.

Pi = 3.

Onde?

Epilepsia = possessão demoníaca.

O problema é que aqui facilmente diriam, "não, é possessão demoníaca mesmo, não epilepsia. Isso que se vê hoje em dia é epilepsia na maior parte do tempo, mas não é disso que se tratam esses relatos bíblicos".

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2011, 16:00:39 »
Além da criação do mundo, de Adão e Eva, e dos seres vivos, extrema longevidade humana, e da parte da arca de Noé.

Algumas notas preventivas:

• Tem uma parte onde um cara parece ter uma noção meio esquisita de hereditariedade no gado, mas posteriormente um anjo dá um relato mais condizente com algo real.
Essa parte é bem interessante, e eu desconheço a tal parte do anjo:
Em Gênesis 30, Labão combina com Jacó o salário que este receberia daquele. Pelo pacto, Jacó receberia as ovelhas, bodes, carneiros etc. que fossem escuros, salpicados ou malhados e Labão ficaria com os demais, os brancos. Porém, Labão era "espertinho" e vivia enganando Jacó, então foi a vez de dar o troco.

"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,

E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.

E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.

Então separou Jacó os cordeiros, e pós as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pós o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.

E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.

Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó." (Gênesis 30:37-42)

Só não sei qual é essa parte do anjo. No capítulo seguinte é relatada uma aparição, mas não chega a explicar nada. O anjo só diz que

"E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez." (Gênesis 31:12)

Ou seja, a explica deixa de ser pseudocientífica e passa a ser divina. Não alivia muita coisa.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2011, 16:19:17 »
O anjo está explicando a coisa toda pelos cruzamentos, "bodes que cobrem o rebanho".
Acho que "cobrem" nessa parte quer dizer "predominam", e não "se acasalam". Até porque, no versículo 40 é dito que os rebanhos ficavam separados:

"Então separou Jacó os cordeiros, e pós as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pós o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão."

Ou seja, ele levava o seu rebanho malhado à frente, que era constituído por todo o gado moreno do rebanho original de Labão. E o rebanho restante de Labão, com o gado branco, ia atrás, sem contato.

O que o anjo diz no final é algo como "veja como nos vingamos daquele espertalhão. Agora todos os bodes no rebanho são listrados, não sobrou mais nenhum branco..."

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2011, 17:10:54 »
De onde viria a água para cobrir o mais alto monte da Terra há cerca de 5.000 anos?
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2011, 17:14:53 »
De onde viria a água para cobrir o mais alto monte da Terra há cerca de 5.000 anos?
Essa o Buckaroo até colocou no começo...   :lol:

Edit: Mas, claro, como diz o sapientíssimo "Doutor" Nahor Neves, temos incontáveis provas científicas, das geológicas às paleontológicas, de que isso realmente ocorreu. E todos os métodos de datação estão errados, claro!  :hihi:
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 17:17:35 por Domiciano »

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2011, 17:28:22 »

Mais detalhes?

Acho que é isso aqui:
"Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." (Eclesiastes 1:7)

Aliás, esse capítulo tem outra pérola:

"Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu." (versículo 5)

Só por curiosidade: no capítulo 3 tem um trecho quase ateísta, que eu gosto bastante:
"Disse eu no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.

Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.

Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.

Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?"
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 17:32:08 por Domiciano »

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2011, 17:37:09 »
Mais um trechinho famoso:

"Acaso podes, como Ele, estender o firmamento, que é sólido como um espelho fundido?" (Jó, 37:18)

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2011, 17:55:00 »
Em jo 26:7 podemos ler: O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.

Mas em 1 Samuel 2:8 a terra é sustentada por pilares (ao menos é o que eu entendo): Levanta do pó o mendigo, do esterco retira o indigente, para fazê-los sentar-se entre os nobres e outorgar-lhes um trono de honra, porque do Senhor são as colunas da terra. Sobre elas estabeleceu o mundo.
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2011, 18:08:32 »
Também tem o Leviatã, uma espécie de dragão que cospe fogo:

"Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva.

Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.

Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira.

O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama." (Jó, 41:18-21)

Alguns crentes dizem que é a prova de que a Bíblia previa os dinossauros.  :stunned:

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Maio de 2011, 18:23:07 »
Alguns crentes dizem que é a prova de que a Bíblia previa os dinossauros.  :stunned:

Já ouvi (até a pregação toda)...

Deixa me ver o que recordo...

Dizem que o Livro de Jó é o mais velho da bíblia (não sei se isto é verdadeiro ou não) e que estes acontecimentos poderiam ter ocorrido antes até de alguns dos patriarcas do Gênesis. Tentam se fundamentar em Gen 1:21 que diz: Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2011, 20:03:25 »
Também tem o Leviatã, uma espécie de dragão que cospe fogo:

"Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva.

Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.

Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira.

O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama." (Jó, 41:18-21)

não sabia dessa corrente que provaria os dinossauros..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2011, 20:15:35 »
É a Tiamat, deusa-mae serpente da idade do bronze, virou macho no mito hebreu

Coloquem na lista gente que voa sobre a aguas e jumentas falantes

Offline Chemistry

• Nível 12
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2011, 20:17:45 »
Sem mencionar que existe muitas partes da bíblia que estão presentes ou baseados nos livros apócrifos não sei qual foi o padrão para estes livros não serem inclusos..
"O que me preocupa não é o grito dos maus,

é o silêncio dos bons."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2011, 23:57:19 »
Tem a mula de Balaao... Mulas falantes vao contra a ciencia, nao?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Maio de 2011, 00:18:22 »
A Bíblia tal qual qualquer outro livro religioso, mesmo os mais “modernistas” como o Evangelho Segundos os Espíritos (livro de Alan Kardec, da literatura espírita cristã) falham miseravelmente ao tentar explicar a origem da vida e os primeiros passos da humanidade. Tudo o que conhecemos cientificamente hoje parece caminhar em sentido oposto a isso.

Quando se fala especificamente da Bíblia eu não posso levantar questionamentos de ‘O que é a Bíblia’ ???
Um livro reinventado pelos católicos romanos por volta de 300 d.C. no conselho de Nicea, do qual os textos tiveram seu conteúdo expostos a manipulação de figuras históricas como Constantino, o qual se apropriou desta religião e a usou em suas guerras e conquistas.
Se você tenta fazer uma comparação entre a visão religiosa da criação segundo a visão religiosa Judaico-Cristã e a ciência seria mais proveitoso o estudo das fontes judaicas uma vez que as próprias seitas cristãs tem esta mesma origem, e os textos evangélicos da Gênese bem como do antigo testamento não diferem de sua contraparte judaica.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Maio de 2011, 22:30:11 »
A Bíblia tal qual qualquer outro livro religioso, mesmo os mais “modernistas” como o Evangelho Segundos os Espíritos (livro de Alan Kardec, da literatura espírita cristã) falham miseravelmente ao tentar explicar a origem da vida e os primeiros passos da humanidade. Tudo o que conhecemos cientificamente hoje parece caminhar em sentido oposto a isso.
(...)

[Pois é], Os cientistas falham miseravelmente ao tentar explicar a origem da vida tb...
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 22:32:31 por ANDREWaim »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Maio de 2011, 22:33:22 »
(...)

Os cientistas falham miseravelmente ao tentar explicar a origem da vida...

Não! Eles "falham miseravelmente" em reproduzir a origem da vida... :)
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!