Cheguei à conclusão de que a teologia tem apenas competência social, voltada a códigos morais, e não em relação a explicar os mecanismos da natureza. Pois que a teologia está voltada ao campo social, dos valores, e não em tentar entender os mecanismos da natureza, não se preocupa com isso. Há os que tentam explicar a natureza pela teologia, mas isso não passa perto do que a ciência consegue. A teologia explica as coisas pelo contexto, a ciência explica pelos detalhes. E por causa disso a ciência é então mais competente quanto a explicação da natureza.
Portanto não adianta ficar reclamando da bíblia, pois que isso não faz sentido, já que ela não se foca nos mecanismos. A bíblia só trata as coisas pelo contexto mais geral possível, e de forma extremamente alegórica, sem especificidade alguma. E mais, a maior parte do que está na bíblia não deve ser entendida ao pé da letra, a bíblia não foi feita para isso. Ela foi feita para aqueles que tem maior capacidade de ver as coisas pelo contexto, mas que tem dificuldade de compreender detalhes.
O teólogo vê as coisas de um ponto de vista extremamente contextual, já o cientista de um ponto de vista extremamente detalhado. O teólogo é como o cão que se foca nas relações sociais, pois que a teologia está mais voltada a isso, como um cão que se foca no relacionamento com seu dono. Já o cientista é como um gato, não atento às relações sociais, à moral, mas atento aos detalhes da natureza que o cerca, assim como o gato que é atento aos detalhes de seu terreno.
Mas mesmo assim a bíblia consegue, por um ponto de vista detalhista, errar em muitos aspectos sobre a natureza que nos cerca. Portanto a bíblia (o evangelho) só tem competência em se tratando da realidade do ser humano em si, e não fora dele. A bíblia é o reflexo da realidade humana e nada tem de científico. E por causa disso condeno a ciência criacionista, por ser muito fundamentalista. Por não duvidar cientificamente da bíblia.
Eu mesmo duvido de muitos aspectos presentes nas religiões como sendo o melhor caminho para nós. Eu mesmo duvido de certos aspectos presentes no espiritismo, seja no ramo religioso, filosófico e científico.