Mas a questão aqui ,voltando ao assunto do tópico ,não é matar ningúem ,nem proibir nenhum partido ,nem fazer leis equivalentes as do apartheid contra nenhum grupo nem racial ,nem de nenhum tipo,a questão é se é possivel inventar coisas novas sem o apoio da maioria.
É a questão dos jacobinos na revolução francesa ,e dos bolcheviques na revolução russa.
Querer inventar e implementar os principios novos que eles queriam inventar e implementar contra a vontade da maioria ,levou a alguma coisa duradoura?
Não ,não levou ,para começar eles tiveram que fazer justamente o contrário dos seus principios ,usando métodos contrários aos seus principios ,e depois ,mesmo no caso dos jacobinos ,o que houve foi o termidor ,depois o império napoleonico ,depois a restauração borbonica ,eles não conseguiram criar nada novo de duradouro indo contra a vontade da maioria.
Igualmente há casos mais lights ,como o fim da pena de morte legal no Brasil ,fora de época de guerra coisa que aconteceu na década de 1880 ,que também não funcionou ,pois hoje ,o Brasil ,tem mais execuções extra-judiciais do que países como a França ,que só aboliu esse tipo de pena de morte ,na segunda metade do século XX.