E me lembro que, como de costume, ele argumentou muito bem
Sim, mas a discussão ficou pendente...
Ficou mais circular que pendente.
Sim, eu ainda insisto que alta carga tributária não é o único e nem ao menos o principal fator para explicar nossos preços altos:
ganância, falta de concorrência real em alguns setores, a baixa renda da maior parte da população (volume de venda X margem de lucro calculada por item necessária para atingir determinada quantia), o fato de que muitos setores que já estão saturados em outros países ainda estão em expansão por aqui (enquanto não se saturam as empresas mantém o poder de determinarem os preços que desejarem, mesmo que sejam abusivos),
Aliás, por coincidência e falando
exatamente nisso: semana passada consegui um novo desconto na Via Embratel e passei a pagar 72,5 reais por um pacote pelo qual eles cobram 125 na tabela | na época do debate tinha acabado de conseguir um desconto de 30 reais sobre o valor do meu pacote e usei este fato como uma "caricatura" para defender meu ponto, agora o desconto aumentou para 52,5 reais (de fato desta vez o atendente chegou a oferecer 50% de desconto sobre o preço que eu já pagava, como eu já tinha previsto, mas eu optei por aproveitar para melhorar um pouquinho o pacote):
Exemplo: esta semana agora resolvi ligar para a Embratel para pela primeira vez renegociar o valor do meu pacote da Via, faltava ainda 2 meses para completar 1 ano (quando terminava o contrato de fidelidade) mas eu não aguentei esperar depois de ver que a OI estava cobrando 75 reais por um pacote com mais que o dobro de canais (inclusive todos os HBO) que o meu pelo qual eu pagava 80 (e só tinha os MAX). Resultado: liguei blefando um pedido de cancelamento e recebi um desconto de 30 reais, passei a pagar 70 reais por um pacote pelo qual eles cobram 100, foi tão fácil a negociação que tenho certeza de que se endurecesse o tom ganhava 50% de desconto mole e eles ainda iam sair com um sorrizão.
Óóóóóbvio que se a margem de lucro não fosse absurda tais "descontos" não seriam possíveis (e igualmente óbvio que se os hipotéticos 30 e poucos por cento de impostos tivessem um impacto tão grande na formação dos preços como alguns gostamos de acreditar o desconto que recebi seria menos possível ainda).
É claro que impostos entram no cálculo do preço final e podem influenciar as diferenças de preços ao consumidor entre um país que tenha uma política econômica mais liberal e outro de doutrina mais estatizada/tributista/reguladora; em momento algum questionei isso. Mas para mim continua soando óbvio demais que o volume dos impostos é sobrevalorizado na hora de explicar
os nossos altos preços em relação aos praticados em outras economias: sobretudo quando comparamos, insisto, os nossos preços médios com os preços médios de países
europeus cujas cargas tributárias são
parecidíssimas com as nossas.
Como eu dizia no título daquele tópico: 10% ou 20% a mais de impostos não podem explicar sozinhos 200% ou 600% a mais de preço.
Reprisando:
Cerveja San Miguel LATÃO: 0,61 euros = 1,39 reais(1,69 o latão de Brahma)
Pepsi 2l : 1,07 euros = 2,44 reais (3,20 a unidade no Pão de Açucar)
Óleo de girassol 1 litro (marca mais barata): 0,89 euros = 2,03 reais (4,16 no Pão de Açucar, de 900ml)
Café descafeinado 250gr (marca mais barata): 1,25 euros = 2,85 reais (6,84 no Brasil, também a marca mais barata)
Milka 300g: 1,90 euros = 4,34 reais (no Brasil é vendido em barra de 170g e sai a 4 reais nas Lojas Americanas)
Sucrilhos de 500 gramas: 2,45 euros = 5,60 reais (6,73 o de 300 gramas no Pão de Açucar Delivery)
Listerine500ml: 4,80 euros = 10,98 reais (13, 67 o de 400ml no Pão de Açucar Delivery)
Danoninho 300 gramas: 1,19 euros = 2,72 reais (3,49 o de 360 no Pão de Açucar Delivery)
Leite em pó Nestlé: 1,41 euros =3,22 reais (no Pão de Açucar 6,94)
Arroz 1kg (a marca mais barata de cada site): 0,72 euros =1,64 reais(no Pão de Açucar 2,45)
Carte D'or 900GR: 3,09 libras = 8,32 reais (16,50 no Pão de Açucar)
MMs 100gr :1,09l ibras = 2,93 reais (5,34 o de 98gr no Pão de Açucar)
Activia 500gr: 1,60 libras = 4,30 reais (4,29 o de 400 gramas no Pão de Açucar)
Colgate Plax Sensitive 500ml libras = 7,40 reais (10,37 o de 250 ml no Pão de Açucar)
Pacote com todos os canais premium de cinema e esporte e campeonato italiano mais todos os canais de série, documentário, notícias, infantís etc em HD: 69 euros ou 157 reais (preço cobrado pela mesma empresa no Brasil para pacote similar (PFC + TC + HBO + HD) porém com grade menor de canais: 290 reais)