Autor Tópico: JUROS + JUROS | Um videogame no Brasil paga 4 aparelhos nos Estados Unidos  (Lida 4496 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: JUROS + JUROS | Um videogame no Brasil paga 4 aparelhos nos Estados Unidos
« Resposta #25 Online: 20 de Maio de 2011, 16:58:21 »
Preocupam eles, mas não são ilegais, né? É só o que faltava quererem proibir o comércio de usados.
No JP o comercio de usados é gigantesco, com lojas gigantes que so trabalham com isso.
Mas até onde eu sei, aí não existe aquela cultura de colecionar. Eu, fora alguns jogos que gosto mais e acabo mantendo pra jogar com mais calma depois, troco todos os que são mais ou menos depois que termino.

Mas tem muita gente que conheço que tem uma estante inteira de jogos que nunca mais irão jogar.
No Jp não existe cultura de colecionar???!!! Onde voce ouviu esse absurdo?

Se existe um mercado tão forte de usados é porque eles não ficam com jogos na estante, se não ficam com jogos na estante, não colecionam, uai.
A diferença é que no JP 90% tem video games, então mesmo que a maioria colecione ainda tem muito mercado para os que não colecionam.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #26 Online: 30 de Maio de 2011, 14:07:07 »
Você só não pode comprar de fora do país produto usado.

não sei se todos, mas muitos a importação é proibida.

uma pena, tem carrões usados no exterior que custam menos de 10 mil.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Maio de 2011, 22:04:12 »
Lembro que o Donnatello tinha uma teoria que dizia que os produtos aqui nao eram caros por causa de impostos.

Para ele, os produtos são caros por causa da margem de lucro exorbitante.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Maio de 2011, 22:19:05 »
E me lembro que, como de costume, ele argumentou muito bem
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Maio de 2011, 22:45:36 »

Sim, mas a discussão ficou pendente...
Foto USGS

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Maio de 2011, 22:50:27 »
olhando melhro os preços eles estão meio errados.

uma tv de 40lcd da samsung tá em torno de 1600 reais e naõ 2999

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Maio de 2011, 22:57:13 »
Nos EUA você compra por 500 dólares.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Maio de 2011, 23:41:34 »

Sim, mas a discussão ficou pendente...

Ficou mais circular que pendente.

Sim, eu ainda insisto que alta carga tributária não é o único e nem ao menos o principal fator para explicar nossos preços altos: ganância, falta de concorrência real em alguns setores, a baixa renda da maior parte da população (volume de venda X margem de lucro calculada por item necessária para atingir determinada quantia), o fato de que muitos setores que já estão saturados em outros países ainda estão em expansão por aqui (enquanto não se saturam as empresas mantém o poder de determinarem os preços que desejarem, mesmo que sejam abusivos),

Aliás, por coincidência e falando exatamente nisso: semana passada consegui um novo desconto na Via Embratel e passei a pagar 72,5 reais por um pacote pelo qual eles cobram 125 na tabela | na época do debate tinha acabado de conseguir um desconto de 30 reais sobre o valor do meu pacote e usei este fato como uma "caricatura" para defender meu ponto, agora o desconto aumentou para 52,5 reais (de fato desta vez o atendente chegou a oferecer 50% de desconto sobre o preço que eu já pagava, como eu já tinha previsto, mas eu optei por aproveitar para melhorar um pouquinho o pacote):

Exemplo: esta semana agora resolvi ligar para a Embratel para pela primeira vez renegociar o valor do meu pacote da Via, faltava ainda 2 meses para completar 1 ano (quando terminava o contrato de fidelidade) mas eu não aguentei esperar depois de ver que a OI estava cobrando 75 reais por um pacote com mais que o dobro de canais (inclusive todos os HBO) que o meu pelo qual eu pagava 80 (e só tinha os MAX). Resultado: liguei blefando um pedido de cancelamento e recebi um desconto de 30 reais, passei a pagar 70 reais por um pacote pelo qual eles cobram 100, foi tão fácil a negociação que tenho certeza de que se endurecesse o tom ganhava 50% de desconto mole e eles ainda iam sair com um sorrizão.

Óóóóóbvio que se a margem de lucro não fosse absurda tais "descontos" não seriam possíveis (e igualmente óbvio que se os hipotéticos 30 e poucos por cento de impostos tivessem um impacto tão grande na formação dos preços como alguns gostamos de acreditar o desconto que recebi seria menos possível ainda).

É claro que impostos entram no cálculo do preço final e podem influenciar as diferenças de preços ao consumidor entre um país que tenha uma política econômica mais liberal e outro de doutrina mais estatizada/tributista/reguladora; em momento algum questionei isso. Mas para mim continua soando óbvio demais que o volume dos impostos é sobrevalorizado na hora de explicar os nossos altos preços em relação aos praticados em outras economias: sobretudo quando comparamos, insisto, os nossos preços médios com os preços médios de países europeus cujas cargas tributárias são parecidíssimas com as nossas.

Como eu dizia no título daquele tópico: 10% ou 20% a mais de impostos não podem explicar sozinhos 200% ou 600% a mais de preço.

Reprisando:
Citação de: Carrefour Espanhol
Cerveja San Miguel LATÃO: 0,61 euros = 1,39 reais(1,69 o latão de Brahma)
Pepsi 2l : 1,07 euros = 2,44 reais  (3,20 a unidade no Pão de Açucar)
Óleo de girassol 1 litro (marca mais barata): 0,89 euros = 2,03 reais (4,16 no Pão de Açucar, de 900ml)
Café descafeinado 250gr (marca mais barata): 1,25 euros = 2,85 reais (6,84 no Brasil, também a marca mais barata)
Milka 300g: 1,90 euros = 4,34 reais (no Brasil é vendido em barra de 170g e sai a 4 reais nas Lojas Americanas)
Sucrilhos de 500 gramas: 2,45 euros = 5,60 reais (6,73 o de 300 gramas no Pão de Açucar Delivery)
Listerine500ml: 4,80 euros = 10,98 reais (13, 67 o de 400ml no Pão de Açucar Delivery)
Danoninho 300 gramas: 1,19 euros = 2,72 reais (3,49 o de 360 no Pão de Açucar Delivery)
Leite em pó Nestlé: 1,41 euros =3,22 reais (no Pão de Açucar 6,94)
Arroz 1kg (a marca mais barata de cada site): 0,72 euros =1,64 reais(no Pão de Açucar 2,45)
Citação de:  Sainsbury's (UK)
Carte D'or 900GR: 3,09 libras = 8,32 reais (16,50 no Pão de Açucar)

MMs 100gr :1,09l ibras = 2,93 reais (5,34 o de 98gr no Pão de Açucar)
Activia 500gr: 1,60 libras = 4,30 reais (4,29 o de 400 gramas no Pão de Açucar)
Colgate Plax Sensitive 500ml libras = 7,40 reais (10,37 o de 250 ml no Pão de Açucar)
Citação de:  Sky Itália
Pacote com todos os canais premium de cinema e esporte e campeonato italiano mais todos os canais de série, documentário, notícias, infantís etc em HD: 69 euros ou 157 reais (preço cobrado pela mesma empresa no Brasil para pacote similar (PFC + TC + HBO + HD) porém com grade menor de canais: 290 reais)
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 00:02:23 por Donatello van Dijck »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 31 de Maio de 2011, 00:02:23 »
Tudo bem sua afirmação de que só os impostos não justificam essa diferença, mas também não se pode ter certeza que é só a margem de lucro também, pode haver outros fatores envolvimos, como frete por exemplo. Além disso, ao falar em "países com cargas tributárias parecidíssimas com as nossas", é preciso lembrar que dentro de um mesmo país a carga tributária não é a mesma para todos os produtos, aqui um eletrônico pode ser proporcionalmente mais tributado que na Alemanha e eles compensem tributando outro produto ou serviço mais fortemente do que nós.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2011, 00:17:34 »
Tudo bem sua afirmação de que só os impostos não justificam essa diferença, mas também não se pode ter certeza que é só a margem de lucro também, pode haver outros fatores envolvimos, como frete por exemplo. Além disso, ao falar em "países com cargas tributárias parecidíssimas com as nossas", é preciso lembrar que dentro de um mesmo país a carga tributária não é a mesma para todos os produtos, aqui um eletrônico pode ser proporcionalmente mais tributado que na Alemanha e eles compensem tributando outro produto ou serviço mais fortemente do que nós.
No tópico mencionado foram discutidas a maioria destes pontos (diferenças em foco de tributação, peso de custos outros como frete e salário, et cetera...) não houve um consenso pois como eu disse, ficou circular o negócio, mas eu achei esta circularidade até produtiva, de certo modo, porque enquanto os mesmos argumentos iam e viam e eu sentia necessidade de refletir de novo sobre o que já tinha sido discutido e cheguei então a desconstruir alguns mitos sobre a tributação brasileira que eu mesmo carregava, por exemplo: em dado momento o Geo mencionou a forma diferente como o ICMS/ISS/IPI seriam cobrados no Brasil (sobre o faturamento e cumulativamente) enquanto em demais países a tributação embora na média fosse próxima, incidiria mais sobre o lucro e ao primeiro momento eu até concordei e dei razão, pensava mesmo que era por aí embora ainda não visse o grande peso no resultado final da discussão, que era o preço ao consumidor: mas resolvi pesquisar depois e descobri que (em cada lugar com o seu nome específico) impostos como ISS/IPI/ICMS existem em praticamente todos os países e assim como no Brasil são cumulativos sendo cobrados a cada transação de um mesmo produto e incidem igualmente sobre o faturamento e têm alíquotas em geral até superiores às nossas.

Em relação ao foco da tributação talvez ser alterado em função do tipo de produto, eu acho que, dos exemplos citados, o preço do café descafeinado é o mais supimpa para reduzir a importância deste fator.
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 00:21:45 por Donatello van Dijck »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2011, 00:26:31 »
É um assunto bem complexo, realmente, é difícil saber até que ponto os impostos são tão responsáveis quanto a gente imagina pelos altos custos de muitos produtos, mas a discussão serve para não os culparmos levianamente.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2011, 01:01:35 »
Nos EUA você compra por 500 dólares.

sim, mas 3x mais caro é bem diferente de 6x mais caro.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2011, 01:05:58 »
Tem que ver a data, algum tempo atras as tvs estavam beeem mais caras por aqui.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Maio de 2011, 01:09:53 »
Dona nao confunda as coisas. Você viu o resultado das telcos? Prejuízo, ou pequenos lucros. E um segmento intensivo em capital e mão de obra. Nao fosse os investimentos bilionarios em rede, só despesas de calo center podem consumir 15% do faturamento.  Você esta usando as premissas equivocadas, como se essas empresas fossem altamente lucrativas, e nao são.

Por que fizeram o desconto? Porque custa, salvo engano, aproximadamente 1000 reais para obter um cliente e dar de mão beijada para a concorrência nao é uma estratégia valida. E porque operam em economia de escala, nao há um custo direto da sua linha como tal.. Há apenas custos totais da operação para o que tange a rede.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Maio de 2011, 01:11:29 »
Acho que para você argumentar de maneira valida deveria fazer sobre a lista que deu inicio ao tópico.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #40 Online: 31 de Maio de 2011, 09:11:42 »
A diferença de preço entre os produtos no Brasil e nos EUA, é composto por quatro fatores: O principal hoje é o câmbio, moeda valorizada, o que torna todos os produtos lá fora algo em torno entre 10% e 30% mais baratos. O segundo fator são os impostos, que penalizam principalmente o consumidor final, já que todas as taxas são computadas em efeito cascata ao longo do setor produtivo, além da taxa de importação que está na casa dos 60% para produtos de consumo final. O terceiro taxa de juros. A taxa de juros para o consumidor é exorbitante. Varia entre 15 a 200% ao ano e muito dela também está atrelada aos preços à vista, já que é comum lojas e concessionárias atuarem com preços à vista igual aos preços à prazo, e isso não existe, pois a venda à prazo carrega muitos custos adicionais que a venda à vista não carrega, como o custo da inadimplência e do controle dos pagamentos, entre outros. O quarto é consequência em parte do terceiro, que são as margens de lucro, que são mais altas que em muitas partes do mundo, o que torna o Brasil muitas vezes mais atraente até do que a China, por lucrarem mais aqui do que lá.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #41 Online: 31 de Maio de 2011, 14:36:52 »

No geral os países escolhem tributar ou a produção ou o consumo. O Brasil faz ambos.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 31 de Maio de 2011, 17:19:09 »
A diferença de preço entre os produtos no Brasil e nos EUA, é composto por quatro fatores: O principal hoje é o câmbio, moeda valorizada, o que torna todos os produtos lá fora algo em torno entre 10% e 30% mais baratos. O segundo fator são os impostos, que penalizam principalmente o consumidor final, já que todas as taxas são computadas em efeito cascata ao longo do setor produtivo, além da taxa de importação que está na casa dos 60% para produtos de consumo final. O terceiro taxa de juros. A taxa de juros para o consumidor é exorbitante. Varia entre 15 a 200% ao ano e muito dela também está atrelada aos preços à vista, já que é comum lojas e concessionárias atuarem com preços à vista igual aos preços à prazo, e isso não existe, pois a venda à prazo carrega muitos custos adicionais que a venda à vista não carrega, como o custo da inadimplência e do controle dos pagamentos, entre outros. O quarto é consequência em parte do terceiro, que são as margens de lucro, que são mais altas que em muitas partes do mundo, o que torna o Brasil muitas vezes mais atraente até do que a China, por lucrarem mais aqui do que lá.

Nada de impostos?

E como você elencou isso?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 31 de Maio de 2011, 20:05:49 »
Citação de: Juca
O terceiro taxa de juros. A taxa de juros para o consumidor é exorbitante. Varia entre 15 a 200% ao ano e muito dela também está atrelada aos preços à vista

Não poderia deixar de comentar essa aparente heresia...

Juca, se as taxas de juros altas levam a preços maiores, porque o Banco Central eleva as taxas de juros para combater a inflação e não o contrário?

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 31 de Maio de 2011, 20:36:02 »
O terceiro taxa de juros. A taxa de juros para o consumidor é exorbitante. Varia entre 15 a 200% ao ano e muito dela também está atrelada aos preços à vista

Juca, se as taxas de juros altas levam a preços maiores, porque o Banco Central eleva as taxas de juros para combater a inflação e não o contrário?

Não entendi.... Se elevam os juros, o preço sobe e o credito diminui, preço alto e pouco credito = menos consumo = menos inflação.
Pelo menos foi o que eu entendi.....

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Maio de 2011, 20:38:22 »
Mas aumento de preço não é inflação?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #46 Online: 31 de Maio de 2011, 20:41:31 »
Mas aumento de preço não é inflação?
Uhmmmm....... Verdade......

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Maio de 2011, 21:08:51 »
O preço nao deveria subir, os preços dos produtos financiados ficam menos atraentes e pouca gente dispõe de dinheiro vivo... Logo afeta a demanda e os preços tendem a cair

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 31 de Maio de 2011, 21:11:52 »
Isso faz mais sentido.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #49 Online: 01 de Junho de 2011, 11:44:25 »

É uma comparação com os preços nos EUA, como o tópico propõe. Tentei mostrar a composição dos preços no Brasil, e como os juros e o crediário se tornaram parte da composição do lucro das lojas e suas financeiras, incluídos até nos preços à vista.

Os juros do crediário, cartão, cheque especial, são historicamente altíssimos, chegando a mais de 100% a/a em muitos casos, eles abaixam e sobem também acompanhando a selic, mas de modo proporcional, entendeu?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!