mas é verdade.. quando foi a última mudança oficial na língua portuguesa, no começo do século passado? línguas mudam. o pharmacia já caiu, quando vão cair estes?
Que nada! Houve mudanças bem mais recentes! Em 1971, por exemplo, houve a reforma ortográfica que, entre outras coisas, aboliu o acento diferencial.
Recentemente, parece que houve um acordo entre alguns países lusófonos, incluindo-se aí Brasil e Portugal, que fez mais algumas alterações, como na palavra "50", que já não sei mais se tem trema ou não. Acho eu que este último acordo retirou esse trema (se é que há outros tremas)...
Moral da estória: em março Joãozinho perde ponto porque não pôs o trema e, na hora de chorar ponto, o professor explica para ele que "é claro que tem trema, por causa disso, disso e daquilo" e, um mês depois, não tem mais e o professor tira ponto do José porque ele pôs o trema, e, quando José vai chorar ponto, aparece a explicação de que "é claro que tem trema, por causa disso, disso e daquilo... ". Em suma... ridículo!
Isso sem falar que o professor pode não saber da alteração e "mal acostumar" os alunos, que vão ficar surpresos no ano seguinte ao perderem ponto por algo que era considerado correto na série anterior...
Conclusão: logicamente, deve haver uma padronização, mas, se fossem feitas logo umas reformas profundas de forma a realmente fazer a língua ficar mais lógica, problemas como este diminuiriam. Do jeito que está, a postura mais correta por parte dos professores é assumir que é porque a regra atual diz isso e ponto final, sem tentar inventar lógica no ilógico, com regras que possuem mais exceções que regras!