Autor Tópico: Provando que ateus têm mais fé do que cristãos  (Lida 9875 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Provando que ateus têm mais fé do que cristãos
« Online: 21 de Maio de 2011, 22:47:30 »
A Bíblia diz em Mateus 17:20 que uma pessoa com uma fé do tamanho de um grão de mostarda pode mover montanhas, ou seja fazer milagres. Pois bem, sendo a maioria da comunidade cientifica composta por ateus, podemos concluir que ateus possuem mais fé do que cristãos já que foram os cientistas que produziram milagres como o telefone celular, o GPS, vacinas, computadores, etc.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Provando que ateus têm mais fé do que cristãos
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2011, 01:04:09 »
Amém pastor biscoito1r! :lol:
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2011, 11:10:02 »
Vocês estão equivocados sobre tudo isso... Não é a crença que determina o desenvolvimento científico e tecnológico. Muitos cientistas são crentes e nem por isso deixaram de contribuir para o desenvolvimento tecnológico. Você pode ser crente e ainda assim estar disposto, por exemplo, a construir novas tecnologias. Investigar as coisas cientificamente não tem relação com o que o sujeito acredita ou deixa de acreditar.

Ouvi dizer que há muitos cientistas crentes que discordam do criacionismo... Não é também pelo fato de ser crente que também você estará disposto a acreditar em tudo aquilo que uma ou outra religião diz. Deve haver senso crítico. Nikola Tesla por exemplo deveria ter certo grau de crença, mas foi um dos maiores cientistas que já pisaram neste mundo.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2011, 11:26:12 »
Enio ... não fala sério!!!

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2011, 11:40:45 »
Mas essa é a verdade, não dá para negar isso.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2011, 13:28:54 »
É q o pessoal aqui tá jogando conversa fora, não parece ser sério ... e se vc não me fez de bobo, vc pareceu ser sério ...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2011, 15:18:36 »
Talvez fosse melhor na área de piadas então. Se não for só mera piada, o Enio tem razão, a coisa é bastante dividida.

A maioria dos crentes rejeita o criacionismo, diga-se de passagem.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2011, 21:24:17 »
Louvado seja! Aleluia!
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2011, 21:31:58 »
[...]
Investigar as coisas cientificamente não tem relação com o que o sujeito acredita ou deixa de acreditar.
[...]

Depende.

Se ele tiver a crença que o Universo e a Terra tem menos de 6.000 anos um "cientista" crente tentará achar evidências disto, ajustando os seus dados ao arcabouço exegético de sua religião.

Se ele tiver a crença de que é inserida uma "alma" no momento da fecundação, ele hesitará em lidar com as células embrionárias pois ali está um ser humano "em toda a sua potencialidade".

E por aí vai...
Foto USGS

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2011, 23:03:23 »
A minha intenção foi de fazer uma alusão ao modo de pensar de alguns apologistas. Mas analisemos de forma critica o meu comentário, fiz isso uma vez em um essay sobre textos de um mesmo autor e o professor me deu um A :).

A Bíblia diz em Mateus 17:20 que uma pessoa com uma fé do tamanho de um grão de mostarda pode mover montanhas

Aqui o autor começa partindo do mesmo principio de que se esta na Bíblia, logo é verdade absoluta, literalmente ou figurativamente falando.

ou seja fazer milagres.

Aqui o autor da a entender que o texto pode ser interpretado tanto literalmente, a fé move montanhas, como figurativamente, mover montanhas foi apenas um termo genérico usado para expressar algo tido como impossível de ocorrer -milagre-.

Pois bem, sendo a maioria da comunidade cientifica composta por ateus, podemos concluir que ateus possuem mais fé do que cristãos

Aqui o autor faz uma alusão ao livro de Frank Turek e outros, "I Don't Have Enough Faith to Be an Atheist" ( Eu não tenho fé suficiente para ser um Ateu ). Livro onde, é claro, apresentado vários argumentos do deus das lacunas.

já que foram os cientistas que produziram milagres como o telefone celular, o GPS, vacinas, computadores, etc.

O autor faz uma referencia a ideia de que qualquer tecnologia moderna seria vista como sendo mágica, ou milagre, a civilizações menos avançadas tecnologicamente. Claro que essa conclusão é um non sequitur.

Esse texto ironiza a instabilidade da ideologia cristã em relação a fé. O cristianismo valoriza a fé, supostamente quanto mais a pessoa a tiver, melhor. Ao mesmo tempo alguns apologistas tentam convencer as pessoas que ateus possuem mais fé que cristãos e por isso faz mais sentido ser cristão  :hein:
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2011, 15:20:01 »
Talvez fosse melhor na área de piadas então. Se não for só mera piada, o Enio tem razão, a coisa é bastante dividida.

A maioria dos crentes rejeita o criacionismo, diga-se de passagem.
Talvez eu tenha me precipitado ...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2011, 20:45:30 »
Mas essa é a verdade, não dá para negar isso.
Lei de Poe....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2011, 11:28:00 »
Depende.

Se ele tiver a crença que o Universo e a Terra tem menos de 6.000 anos um "cientista" crente tentará achar evidências disto, ajustando os seus dados ao arcabouço exegético de sua religião.
Depende muito! Por exemplo, se o cientista se dedica a uma linha de pesquisa em que a idade do universo e da Terra não tenham relevância, sua crença em nada prejudicará seu trabalho. Por exemplo, se o cientista se dedica ao estudo de velocidade de reações químicas, ele pode acreditar até que tudo foi criado ontem.

Se ele tiver a crença de que é inserida uma "alma" no momento da fecundação, ele hesitará em lidar com as células embrionárias pois ali está um ser humano "em toda a sua potencialidade".
E por aí vai...
Posturas éticas pessoais definem, usualmente, as linhas de pesquisa que os cientistas se envolvem. Alguns têm referências que não tem nada a ver com posturas religiosas. Exemplo: tive colegas que se recusaram a trabalhar em pesquisa de tecnologias de fermentação porque temiam que seu trabalho pudesse ser usado por indústrias de bebidas. Nos EUA, vários microbiologistas abandonaram certas linhas de pesquisa por temer que seus estudos fossem usados para desenvolvimento de armas biológicas.
Qualquer cientista tem o diteiro a ter uma postura pessoal, inclusive religiosa e pode, inclusive ter a fé que quiser.
O que ele não pode é levar essa fé para a bancada do laboratório, que é um lugar de dúvida e não de crença em algo improvado.
Só para lembrar:
1. O primeiro propositor do Big Bang - que torna uma divindade irrelevante para a criação do universo - foi Lamaitre, um padre católico.
2. Quem desenvolveu a genética foi um padre católico: Mendel
3. Charles Darwin estava para se tornar pastor anglicano, ao embarcar no Beagle
4. Copérnico, que colocou a Terra em seu lugar, era frade
5. Roger Bacon, que disseminou o empirismo e minou a base filosófica religiosa era frade franciscano

Não existe antagonismo entre a posição religiosa de um cientista e seu trabalho em ciência.
O que existe é um total antagonismo epistemológico entre ciência e religião. Religião baseia-se em fé, crença em algo não provado. Ciência se baseia na dúvida e na demonstração de observações e conclusões.
A diferença entre a inteligência e a ignorância é que a inteligência tem limite

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2011, 11:37:05 »
Luiz Fabris: Concordo plenamente.

Só queria acrescentar que deixar de trabalhar em algo porque existe a possibilidade* de que os resultados possam ser usados como armas é
algo que considero um tanto infantil. Isso porque todo conhecimento é, em maior ou menor medida, potencialmente perigoso.

*A coisa muda de figura se o que existe é a certeza.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luiz Fabris

• Nível 11
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2011, 11:46:38 »
Luiz Fabris: Concordo plenamente.

Só queria acrescentar que deixar de trabalhar em algo porque existe a possibilidade* de que os resultados possam ser usados como armas é algo que considero um tanto infantil. Isso porque todo conhecimento é, em maior ou menor medida, potencialmente perigoso.
*A coisa muda de figura se o que existe é a certeza.
Eu não acho que seja infantilidade. Acho que é uma postura ideológica à qual qualquer cidadão, cientista ou não, tem direito.
Se você trabalha com ciência pura, realmente você não sabe se o conhecimento que você gera pode ou não vir a ser perigoso. Por outro lado, se você trabalha em ciência aplicada (também chamada de pesquisa tecnológica), você tem um objetivo e um cronograma absolutamente definidos.
Exemplo: duvido que Bohr, Einstein e Heiselberg tivessem qualquer intenção destrutiva ao formularem a base da mecânica quântica e da nova atomística. Já Oppenheimer tinha um claro objetivo e uma agenda definida. Deu no que deu.
A diferença entre a inteligência e a ignorância é que a inteligência tem limite

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #15 Online: 20 de Junho de 2011, 11:54:15 »
Acho que não fui claro: considero infantilidade justamente os casos em que o pesquisador não tem como saber com certeza se o resultado pode ser usado
ou não como uma arma. A situação é bem diferente - e os temores se justificam, se houver um direcionamento da pesquisa para a produção de uma arma.
Os seus exemplos se referem justamente a essas duas situações.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2011, 21:09:11 »
[...]
Exemplo: duvido que Bohr, Einstein e Heiselberg tivessem qualquer intenção destrutiva ao formularem a base da mecânica quântica e da nova atomística.
[...]

Não tinham a intenção ou não sabiam até que ponto o conhecimento seria aplicado para a produção de armas?
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Agosto de 2011, 05:37:32 »
Enio - escreveu:

Deve haver senso crítico. Nikola Tesla por exemplo deveria ter certo grau de crença, mas foi um dos maiores cientistas que já pisaram neste mundo.

Thomas Alva Edison, também...

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Agosto de 2011, 09:16:50 »
Tesla e Edison certamente foram grandes idealizadores. Mas não foram grandes cientistas.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:18:09 »
O crente tem fé da bobagem que não vê e se engana. O descrente tem fé da ilusão que vê e também se engana. Crentes se apegam em afirmações metafísicas. Descrentes se apegam em negações metafísicas. O verdadeiro cético não se apega em afirmações ou negações metafísicas. O pseudocético sim. Dá no mesmo acreditar no que não vê assim como em acreditar na ilusão do que se observa, ambos podem levar ao engano, não só um ou outro. Pode-se achar que é mais provável a existência do que se observa, mas e se for uma ilusão despercebida? Os tolos defenderão que esta ilusão é real...

Não adianta, nossas mentes devem estar abertas para esta possibilidade ilusória, devem sair do quadrado ignorante.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 10:20:21 por Enio »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2011, 10:19:13 »
Como não podem ter sido grandes cientistas se eles inventaram coisas que mudaram o mundo, cientificamente falando?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2011, 14:50:58 »
Dá no mesmo acreditar no que não vê assim como em acreditar na ilusão do que se observa, ambos podem levar ao engano, não só um ou outro.
Mas o cético, ou pseudocético de acordo com vc, quando se engana por uma percepção errada do que ele observa, ilusão de acordo com vc, pode se corrigir se ele perceber ou se lhe mostrarem o erro, pois o cético procura se basear o mais fielmente possível na realidade material. Um dos motivos da ciência progredir como um foguete.
Já o crente só pode saber se está certo ou errado se o sobrenatural um dia virar natural ... cá entre nós ... nunca.

Então para mim, isso não é ... dá no mesmo ...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 15:34:03 por gilberto »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2011, 15:22:27 »
Pra mim é Newton, Tesla e mais uns poucos monstros da ciência.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2011, 15:49:26 »
Feynman - escreveu:

Tesla e Edison decerto foram grandes idealizadores: mas não grandes cientistas.

«« Física sem NEURA !:

Nikola Tesla - Um gênio injustiçado, taxado de louco – muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da idade moderna... Tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros da sua época.

Muitos dos seus primeiros trabalhos, foram pioneiros na moderna electrotecnia; Edison o observou com desdém, e certamente não tinha a menor intenção de compartilhar com ele os lucros do seu trabalho. »»

fisicasemneura.blogspot.com/.../nikola-tesla-um-genio-injusticado-e.html
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 15:58:27 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2011, 18:26:39 »
Por mais que o foco na realidade material nos tenha levado a um progresso dentro deste contexto, isso ainda não é suficiente para justificar que a realidade material é a realidade em si. É como se estivéssemos progredindo dentro de todo um contexto ilusório, por mais que nos pareça real ou sólido. Mas na verdade só estaríamos dando voltas em círculo, enquanto não exploramos outros contextos. A questão é... e se na verdade a matéria que percebemos é uma ilusão? E se na verdade tudo que vivenciamos não se passam de ilusões em níveis diferenciados?

É por isso que não digo que a matéria é essencialmente matéria, mas sim outra coisa. Se apegar em negações ou afirmações nos leva ao erro. O crente e o (pseudo)cético que pensam que estão certos, em suas negações ou afirmações podem se chocar a uma realidade contrária. Por isso prefiro me manter na posição de agnóstico. No meu caso seria um agnóstico inclinado ao espiritualismo, outros são para o ateísmo. Há diferença entre ser cético e ateu, apesar de haver associação. Ateu nega a existência de Deus. Crente afirma. Já o cético não afirma ou nega, apenas duvida.

Logo não poderia existir cético teísta ou ateísta. Cético só pode ser então agnóstico. Pode haver cético deísta? Isso não posso responder, pois não sei. Mas existem agnósticos inclinados ao ateísmo e deísmo ou teísmo. Se cético só pode ser agnóstico, então ainda que nesta posição, poderia ter uma posição mais favorável ao teísmo, ateísmo ou deísmo. Mas não poderia se considerar plenamente nenhum dos três, no máximo se aproximar a estas convicções. Eu como agnóstico voltado ao deísmo poderia ter ceticismo num certo nível, isso porque não saio acreditando em tudo antes de explorar as probabilidades.

###############################################################################
Leitura opcional:
###############################################################################

A matéria seria resultado de algo que está além da nossa percepção, mas não sabemos o que. Não me refiro a Deus, mas sim a algo que representaria a causa de todos os fenômenos possíveis (tanto em relação a partículas como onda, na própria matéria). Quando falo em matéria, refiro-me a partículas subatômicas também, assim como quarks e outros. Em minha síntese a matéria e consciência teriam algo em comum entre elas, mesmo que aparentemente distintas. Distintas não em composição, mas em função. A consciência teria funções próprias, como a matéria (quem sabe tenha alguns princípios funcionais similares?) e interagiria com ela por ter uma constituição em comum. E defino isso como vibração, esta constituição de ambas.

Consciência e matéria seriam feitas de algo em comum, mas se organizariam de forma diferente. A matéria em si pode se condensar e formar partículas, já a consciência nunca, é sempre imaterial (em relação a não ter massa). A consciência se comportaria somente em forma de onda. E esta onda teria uma interação com a matéria, num nível desconhecido. Mas numa forma que não causaria uma alteração notável num sistema fechado, pois seria somente transição de informação, não adição ou subtração de energia. Matéria e consciência parecem dualistas, mas na verdade teriam uma mesma origem em comum. Um mecanismo, talvez. A consciência teria funções específicas que a manteria organizada, mesmo sendo sempre uma onda.

E este mecanismo primário (chame de Deus se quiser) também seria feito de vibração.

Vibração seria o elemento primordial da existência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!