Autor Tópico: Provando que ateus têm mais fé do que cristãos  (Lida 9876 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re: Provando que ateus têm mais fé do que cristãos
« Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2011, 22:37:47 »
hehehe... Gostei do "Leitura opcional" :lol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Agosto de 2011, 22:46:52 »
O Enio voltou em plena forma! :biglol:
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2011, 23:15:14 »
E repetindo a mesma ladainha de sempre.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Agosto de 2011, 00:08:11 »
Onde estão o Contini, Gigaview, Mustard, etc quando a gente precisa deles?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Agosto de 2011, 11:58:25 »
Enio, você não tem senso de humor? Conta uma piada, alguma estória engraçada, pelo amor de Zeus!

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Agosto de 2011, 13:26:50 »
Enio, você não tem senso de humor? Conta uma piada, alguma estória engraçada, pelo amor de Zeus!
Não é você quem vive nos enchendo o saco para levar tudo à sério? :hein: Cadê o seu ceticismo, e se o Enio estiver certo? Por que partir tão cedo para o ad homini indirectu?
 :hihi:
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, 13:31:42 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Agosto de 2011, 12:24:25 »
Como não podem ter sido grandes cientistas se eles inventaram coisas que mudaram o mundo, cientificamente falando?

Muitas pessoas inventaram muitas coisas que mudaram o mundo. E não eram cientistas. Cientistas podem ser inventores. Mas não são cientistas por causa disto.

Feynman - escreveu:

Tesla e Edison decerto foram grandes idealizadores: mas não grandes cientistas.

«« Física sem NEURA !:

[...]Tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros da sua época.

Isso certamente ele foi.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 08 de Agosto de 2011, 13:50:32 »
[...]

É por isso que não digo que a matéria é essencialmente matéria, mas sim outra coisa. Se apegar em negações ou afirmações nos leva ao erro. O crente e o (pseudo)cético que pensam que estão certos, em suas negações ou afirmações podem se chocar a uma realidade contrária. Por isso prefiro me manter na posição de agnóstico. No meu caso seria um agnóstico inclinado ao espiritualismo, outros são para o ateísmo. Há diferença entre ser cético e ateu, apesar de haver associação. Ateu nega a existência de Deus. Crente afirma. Já o cético não afirma ou nega, apenas duvida.

[...]

Vibração seria o elemento primordial da existência.

Enio,

Matéria não é essencialmente matéria... Não vou me atrever a lhe pedir evidências (absurdas?), mas por favor, não arrebente com a física com um simples jogo de palavras.

Se os seus cinco sentidos lhe enganam, como a matéria não é matéria?!

O problema de suas argumentações é que a estrofe seguinte aniquila a idéia da anterior: observe seu último argumento: Vibração seria o elemento primordial da existência.

Como você pode arfirmar que Vibração é um elemento Enio?! Primeiramente, isto não seria um fenômeno?
São argumentos desconexos, tente ser um pouco pragmático. Você não consegue transmitir uma idéia, pois faz confusões simples conceituais.

Como você quer que refutem ou discutam suas idéias se "matéria não é matéria" e "vibração" é um elemento?

Fica difícil, bicho.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Agosto de 2011, 13:51:52 »
Onde estão o Contini, Gigaview, Mustard, etc quando a gente precisa deles?

Opa! Obrigado por lembrar! :-)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Agosto de 2011, 01:18:38 »
Quando disse elemento não estava me referindo a um elemento da tabela periódica, mas sim a um fenômeno como você disse que forma tudo. Seria a essência do todo, na teoria, não um elemento atômico. Talvez não tenha sido muito claro.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Agosto de 2011, 09:04:16 »
A Bíblia diz em Mateus 17:20 que uma pessoa com uma fé do tamanho de um grão de mostarda pode mover montanhas, ou seja fazer milagres.
[...]

O que (re)move (rapidamente) as montanhas é a ação conjunta de dinamite com Caterpillars (Geotecton). :biglol:

Editado: Foi acrescido o smiley.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 19:16:24 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Agosto de 2011, 14:28:56 »
hehehe... Gostei do "Leitura opcional"
Passei a adotar esta nova estratégia como forma de tornar a leitura menos cansativa para os foristas.

A Bíblia diz em Mateus 17:20 que uma pessoa com uma fé do tamanho de um grão de mostarda pode mover montanhas, ou seja fazer milagres. O que (re)move (rapidamente) as montanhas é a ação conjunta de dinamite com Caterpillars (Geotecton).
A bíblia é uma mistura de fatos históricos com metáforas. Não interprete ao pé da letra.

Não tenho experiência com piadas, mas vão alguns links abaixo para rirem um pouco (na verdade eu acho que vcs vão rir à beça). Tratam-se de áudios que tem no youtube em que pentecostais ou sei lá o que for ficam o tempo todo falando aquelas línguas estranhas. Eu ri bastante.

Parece que fala em japonês...  :lol:

Cantando em enrolês...   :biglol:

Esse dá uma de bailarino e cantor...   :histeria:

feature=related Esse aí é louco...    :histeria:

Uma interessante conversa em enrolês...  :histeria:

feature=related Pastor dando aula de higiene...  :biglol:

feature=related Unção da cagada...  :biglol:

feature=related Desentendimento entre fiéis...  :histeria:

Um monte de orações em enrolês...  :histeria:

Mas outro pastor maluco...  :histeria:

feature=related Poder da autosugestão...  :lol:

Na boa, é pra rir, não é?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 09 de Agosto de 2011, 15:55:14 »
hehehe... Gostei do "Leitura opcional"
Passei a adotar esta nova estratégia como forma de tornar a leitura menos cansativa para os foristas.
Boa idéia, tb tenho que aprender isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:32:55 »
Citação de: Geotecton
O que (re)move (rapidamente) as montanhas é a ação conjunta de dinamite com Caterpillars (Geotecton).
A bíblia é uma mistura de fatos históricos com metáforas. Não interprete ao pé da letra.

Voce percebeu que eu estava brincando ironicamente, não? :)
« Última modificação: 09 de Agosto de 2011, 19:15:41 por Geotecton »
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 09 de Agosto de 2011, 17:24:24 »
Eu falei que ele não tinha senso de humor...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #40 Online: 09 de Agosto de 2011, 21:40:03 »
Posso oferecer humor de fontes externas a mim mesmo...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Agosto de 2011, 23:09:21 »

oh my goodness..... :o
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #42 Online: 09 de Agosto de 2011, 23:23:02 »
eu ia fazer uma piada, mas vou deixar essa passar. :P
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Agosto de 2011, 23:24:19 »
eu ia fazer uma piada, mas vou deixar essa passar. :P

Pô...contaí....
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #44 Online: 10 de Agosto de 2011, 05:38:14 »
Feynman - disse:

Como não podem ter sido grandes cientistas se eles inventaram coisas que mudaram o mundo, cientificamente falando?

Muitas pessoas inventaram muitas coisas que mudaram o mundo. E não eram cientistas. Cientistas podem ser inventores. Mas não são cientistas por causa disto.

Na sua opinião, o que diferencia um cientista dum inventor?

Porque é que Tesla e Edison, não foram cientistas?

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Agosto de 2011, 10:37:25 »

[off topic]
Caramba Enio, o que você quis dizer com isto?
O que seria "fontes externas de mim mesmo"?
[/off topic]

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 10 de Agosto de 2011, 14:49:57 »
Feynman - disse:

Na sua opinião, o que diferencia um cientista dum inventor?

Porque é que Tesla e Edison, não foram cientistas?

artur

Na minha opinião, minha opinião não é muito relevante. Mas dar uma resposta minimamente objetiva para esta questão exigiria, naturalmente, indicar maneiras de caracterizar os processos de obtenção de conhecimento científico. E já temos tópicos mais antigos sobre isso. Porém, como ninguém gosta de ficar escavando tópicos antigos para depois se manifestar, posso inicialmente sugerir que um cientista trabalha em um âmbito mais intrinsecamente basilar que o inventor, ao menos no sentido exclusivo de inventor. Como eu disse, o cientista pode ser um inventor, e, de fato, ele está em uma posição privilegiada para isso, se tiver inclinações pragmáticas como é, realmente, o caso de muitos. Mas é ilustrativo que a gênese de nossas maiores teorias não se deram em um campo pragmático e, sim, em um âmbito de questões essencialmente explicativas.

Perceba que nada disso desmerece a importância de nomes como os supracitados. A perscrutação empírica com um objetivo claro de aplicação produz um know-how insubstituível para o estabelecimento de nossa competência tecnológica que, por sua vez, também gera um impacto realimentador à nossa ciência. Edison teve um importante papel no surgimento da eletrônica, por exemplo. “Eletrônica”: eletricidade associada a dispositivos de termoiônica (válvulas). Referindo-se ao conhecimento em geral, isto foi muito importante, assim como os avanços essencialmente pragmáticos das máquinas à vapor. Mas esta forma de proceder é distinta (em maior ou menor grau, dependendo do episódio específico) da do cientista. Os avanços pragmáticos referidos deram-se, em grande parte, com a tentativa e erro, ainda que provindas de mentes mais bem preparadas para perceberem as nuances de cada diferente forma de proceder (vide Pasteur). O cientista também procede por tentativa e erro, e isto não é mal algum, ao menos se estivermos bem cientes do tipo de tentativa e erro que costuma engendrar. E esta tentativa e erro certamente se dá em um contexto incomparavelmente mais compromissado com elementos teóricos vários de sua disciplina. Contexto este que, nos dias atuais, é impraticável sem uma adequada formação teórica. E aqui existe um ponto importante: costumamos não diferenciar, em nossas exegeses, a ciência ao longo dos últimos trezentos anos. O fato é que, anteriormente, era possível se fazer ciência de um modo um tanto diletante, como os trabalhos de Faraday. Mas este já era uma exceção, e a ciência progredia no ritmo da formação e competência de seus cientistas. Faraday foi genial, e muito importante. Mas não teríamos o eletromagnetismo sem Maxwell. Ou ao menos sem um Maxwell. Não teríamos nossa ciência moderna sem um Planck, sem um Einstein, sem um Bohr, sem um Dirac, sem um Gell-Mann. Mesmo Rutherford, de inclinações fortemente experimentais, e com resultados inestimáveis para a ciência, já não podia prescindir de uma carga teórica bastante distinta daquela de Edison.

Não quero elencar maneiras de hierarquizar a importância de cientistas e inventores para o conhecimento. Apenas categorizar diferenças no modo de proceder. E, nisto, precisamos conseguir discernir os processos realizados por Edison, por exemplo, dos realizados por Gell-Mann, por exemplo. No mais, se ainda for o caso, é claro que o que foi dito aqui precisa ser complementado pela caracterização mais pormenorizada da atividade científica. Teorização (a partir de um conjunto de observações compromissadas), formulação de hipóteses, predição, teste, corroboração ou refutação, otimização, etc., formam um emaranhado (possivelmente debatido e não consensual) de modos de obtenção de conhecimento que não se coadunam com o trabalho de Edison (pode-se debater um pouco mais sobre Tesla).
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #47 Online: 10 de Agosto de 2011, 14:56:40 »
Mais uma vez, isto ficou um tanto off topic:)
Se a moderação quiser mover lá pros outros mais próprios...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #48 Online: 10 de Agosto de 2011, 17:03:09 »
Feynman - escreveu:

Faraday foi genial, e muito importante. Mas não teríamos o eletromagnetismo sem Maxwell. Ou ao menos sem um Maxwell. Não teríamos nossa ciência moderna sem um Planck, sem um Einstein, sem um Bohr, sem um Dirac, sem um Gell-Mann. Mesmo Rutherford, de inclinações fortemente experimentais, e com resultados inestimáveis para a ciência, já não podia prescindir de uma carga teórica bastante distinta daquela de Edison.

Não quero elencar maneiras de hierarquizar a importância de cientistas e inventores para o conhecimento. Apenas categorizar diferenças no modo de proceder. E, nisto, precisamos conseguir discernir os processos realizados por Edison, por exemplo, dos realizados por Gell-Mann, por exemplo.

No mais, se ainda for o caso, é claro que o que foi dito aqui precisa ser complementado pela caracterização mais pormenorizada da atividade científica. Teorização (a partir de um conjunto de observações compromissadas), formulação de hipóteses, predição, teste, corroboração ou refutação, otimização, etc., formam um emaranhado (possivelmente debatido e não consensual) de modos de obtenção de conhecimento que não se coadunam com o trabalho de Edison (pode-se debater um pouco mais sobre Tesla).

Você diria, que Tesla e Edison, se preocupavam mais com a funcionalidade e rentabilização das suas descobertas, do que com a sua correcta explicabilidade... E para si, é uma característica muito pouco científica. É isso que pretende dizer?

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 10 de Agosto de 2011, 18:32:37 »
Não. Eu disse muito mais, e coisas mais importantes.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!