Autor Tópico: É o Ateísmo uma Religião?  (Lida 7988 vezes)

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
É o Ateísmo uma Religião?
« Online: 28 de Maio de 2011, 21:43:49 »
Olá a todos.
Venho aqui propor uma discussão sobre um assunto já meio batido por aqui, mas que não foi realmente um assunto de um tópico separado(pelo menos pelo que pude constatar nas primeiras páginas desta seção).A alegação de que o Ateísmo & Ceticismo(cientifico) passaram a se tornar uma religião, com dogmas, santos e profetas. Essa alegação pelo que constatei observando os tópicos desta seção, é muito utilizada como uma maneira de tentar igualar posições, um Tu quoque, ou até mesmo uma provocação.
Então venho propor uma discussão amigável e cordial com as pessoas que afirmam essa hipótese.
Primeiramente, precisamos definir algumas palavras e conceitos.

Religião.

Religião pode ser um conceito difícil de lhe atribuir uma definição universal. Não existe um critério único que configura todas as religiões como tal, existe na verdade uma série de critérios que são mais comuns na configuração de algo como religião. Podemos listar tais critérios:
  • Metafísica sobrenaturalista.
  • Existencial de entidades superiores(deuses,demônios, espíritos mais desenvolvidos).
  • Dogmas, leis ou mandamentos de origem divina, incontestáveis.
  • Pratica de Rituais, com os mais diferentes propósitos.
  • Existência de profetas.
  • Hierarquia sacerdotal.
  • Exaltação da fé sobre a razão.
Podemos ver que nem todas as religiões abordam todos os critérios acima, mas podemos reparar que todas possuem pelo menos dois desses aspectos.
Utilizando-se dos critérios acima podemos ver se o Ateísmo & Ceticismo se  configuram como religião.

Com relação ao Ateísmo.

Inicialmente já podemos descartar os dois primeiros critérios, pois o ateísmo parte de uma metafisica naturalista e não afirma a existência de entidades superiores. Podemos descartar também a pratica de rituais e a hierarquia sacerdotal.
Com relação ao dogma,  não podemos configurar um dogma ao ateísmo per si, pois a única "regra" que toda pessoa que se intitula ateia tem que seguir é a própria definição de ateísmo, ou seja, a não existência de deuses. Ou seja, não se tem dogmas morais e comportamentais que devam ser seguidos por todos que se intitulam ateus.
Existência de profetas, utiliza-se muito o argumento de que os autores mais famosos entre os ateus(Darwin, Dawkins, Hawking, Nietzsche) poderiam ser considerados os "profetas do ateísmo". Mas isso é uma obvia deturpação do conceito de profeta. No verbete do site Wikipédia encontramos a seguinte definição: Profeta no feminino profetisa (do grego: πρoφήτης, prophétes)[1] pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros (veja Divinação); ou ainda uma pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.
A parte sublinhada é a mais relevante para os nossos interesses, por mais que os autores possam ser considerados geniais por alguns, os ateus sabem que seus textos não passam da capacidade do próprio autor, que não são o fruto da inspiração de um ser superior, e que o mesmo pode conter falhas. Qualquer ateu sabe que apesar de ser um livro genial no seu contexto, a Origem das Especies contem falhas, e que o livro Deus, um delírio possui inconsistências.
E o ultimo critério também não se encaixa no ateísmo, pois ele nunca exalta a fé sobre a razão.

Com relação ao Ceticismo Cientifico.

O primeiro critério pode ser sumariamente descartado, pois o ceticismo cientifico possui uma metafisica naturalista.
O segundo critério merece uma atenção especial, pois é muito comum encontrarmos a afirmação de que os céticos idolatram a ciência, a divinizam. Isso é uma obvia ignorância com relação aos valores céticos, a ciência é um método, uma ferramenta e não uma entidade divina e infalível. Os céticos apenas consideram a ciência como o melhor método disponível para entender o mundo em que vivemos. E eles sabem as limitações da ciência, sabe que ela esta sujeita a erros, e que também se sujeita a corrigir tais erros. E longe de definir verdades incontestáveis e absolutas(que são comuns em regras ditadas por divindades), a ciência nunca fornece algo como uma verdade absoluta, e sim uma proposição que até o momento é a melhor explicação para os fatos encontrados no universo em que vivemos.
Sobre o terceiro critério, é bastante comum também nos encontrarmos com a afirmação de que o método cientifico é um dogma. Mas essa afirmação é desbancada pela própria historia do método cientifico. O método está sempre incorporando novos paradigmas, sempre se modificando, algo que é extremamente conflitante com o conceito de dogma.
O quarto e o quinto critério podem ser descartados, pois o ceticismo não possui rituais e sobre os profetas aplica-se o mesmo argumento utilizado no "Com relação ao Ateísmo".
Também podemos descartar o sexto e o sétimo critério, pois o ceticismo não possui hierarquia sacerdotal e muito menos exalta a fé sobre a razão, na verdade, faz justamente o contrário.

Enfim, espero ter sido claro em minha argumentação e que possamos ter um bom debate sobre o assunto.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: É o Ateísmo uma Religião?
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2011, 07:38:06 »
Se, ao invés de abstrações, falarmos antes de política..., de ideologias transformadas em ação política..., veremos que os regimes oficialmente ateus têm similitudes com os regimes oficialmente religiosos. Aí sim, no real no concreto, podemos encontrar características religiosas no ateísmo oficial..., até mesmo a grande maioria características religiosas colocada no texto.
E é o ateísmo quando tem forma para se impor à sociedade e a religião quando tem forma de se impor que efetivamente interessa debater? Ou é a mera atitude ateia ou religiosa de simples particulares tolerantes que interessa debater?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2011, 08:02:14 »
não é religião, é opção religiosa.

acreditar ou não em deu (teísmo/ateísmo), em reencarnação (reencarnacionista-não-reencarnacionista) em uma entidade criadora (criacionista ou não).

temos reigiões que são ateístas e outras que são teístas
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2011, 13:53:38 »
Se, ao invés de abstrações, falarmos antes de política..., de ideologias transformadas em ação política..., veremos que os regimes oficialmente ateus têm similitudes com os regimes oficialmente religiosos. Aí sim, no real no concreto, podemos encontrar características religiosas no ateísmo oficial..., até mesmo a grande maioria características religiosas colocada no texto.

Com certeza que o ateísmo estatal imposto em certos países pode adquirir características de cultos. Mas isso não justifica a alegação de que todos os ateus na verdade não passam de uma religião, como outra qualquer. Não se pode generalizar dessa forma, o ateísmo estatal imposto no seculo passado esta longe do ateísmo moderno, na verdade, ele se encaixaria melhor na descrição de antiteísmo.

E é o ateísmo quando tem forma para se impor à sociedade e a religião quando tem forma de se impor que efetivamente interessa debater? Ou é a mera atitude ateia ou religiosa de simples particulares tolerantes que interessa debater?

Interessa saber a atitude das pessoas que são acusadas de serem religiosas nos debates.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2011, 14:48:13 »
Depende muito do que você chama de religião. Se verificarmos instituições que se adequam a alguns dos critérios que você definiu, as forças armadas, por exemplo, poderiam ser consideradas uma religião: tem dogmas, leis ou mandamentos incontestáveis: o amor à pátria, a disciplina militar, a coragem no campo de batalha, etc; tem prática de rituais: marchar de forma sincronizada, hastear a bandeira e todo um cerimonial; existência de profetas: os heróis da pátria que deram a vida com bravura em campo de batalha são reverenciados como profetas; hierarquia: não preciso nem comentar; exaltação da fé sobre a razão: o que é o patriotismo senão uma forma de fé? que motivo racional eu tenho para amar o Brasil mais do que os Estados Unidos?

Enfim, é possível flexibilizar a terminologia, mas corre-se o risco de ela ficar tão geral que sirva para designar qualquer coisa, e assim ela perde sua relevância.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2011, 15:15:43 »
Depende muito do que você chama de religião. Se verificarmos instituições que se adequam a alguns dos critérios que você definiu, as forças armadas, por exemplo, poderiam ser consideradas uma religião: tem dogmas, leis ou mandamentos incontestáveis: o amor à pátria, a disciplina militar, a coragem no campo de batalha, etc; tem prática de rituais: marchar de forma sincronizada, hastear a bandeira e todo um cerimonial; existência de profetas: os heróis da pátria que deram a vida com bravura em campo de batalha são reverenciados como profetas; hierarquia: não preciso nem comentar; exaltação da fé sobre a razão: o que é o patriotismo senão uma forma de fé? que motivo racional eu tenho para amar o Brasil mais do que os Estados Unidos?

Enfim, é possível flexibilizar a terminologia, mas corre-se o risco de ela ficar tão geral que sirva para designar qualquer coisa, e assim ela perde sua relevância.
É justamente isso que eu disse, o ateísmo só pode ser considerado religião se flexibilizarem os termos. Analisando esse seu exemplo vemos que você é que flexibilizou algumas terminologias:
Não se aplica o conceito de profeta, pelo mesmo motivo explicado no texto, os heróis de guerra podem ser considerados e reverenciados como pessoas extraordinárias, mas não são donos das verdades reveladas por divindades, logo chama-los de profetas é uma deturpação do termo.
Eu deixei claro que é hierarquia sacerdotal, e que os mandamentos/leis são de origem divina.
Creio que o critério de exaltação da fé foi um pouco infeliz, reconheço, pois também encobre varias instituições não religiosas, apesar de ser bastante comum em religiões esse critério não deveria ser usado com caráter classificatório. Então podemos exclui-lo da lista.
Então as forças armadas só se adéquam a um critério, e como falei é a acumulação de critérios que caracterizaria algo como religião.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2011, 15:55:53 »
Tudo depende do quanto estamos dispostos a flexibilizar as regras, naturalmente eu também forcei um pouquinho a barra.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2011, 16:03:29 »
o que é o patriotismo senão uma forma de fé? que motivo racional eu tenho para amar o Brasil mais do que os Estados Unidos?

O patriotismo tem raízes no mundo animal. Os animais que formam um grupo defendem o seu território de caça e procriação... e não o território dos outros animais. Isso nada tem a ver com fé, mas sim com sobrevivência e passagem dos genes... Tem a ver com o próprio sentido da vida até.
Em sentido semelhante, então poderíamos perguntar porque amamos mais os nossos ascendentes e descendentes do que amamos os ascendentes e descendentes dos nossos vizinhos... a resposta tem a ver com a nossa natureza.

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2011, 16:11:30 »
Faz sentido, Sodré, mas acho que mesmo assim o patriotismo é comparável à fé por envolver uma espécie de convicção irracional. A fé, por outro lado, também tem um elemento de coesão da sociedade e antes de surgirem os estados nacionais ela assumia bastante essa função de defesa de território, vide as cruzadas contra os mouros.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2011, 16:49:54 »
o que é o patriotismo senão uma forma de fé? que motivo racional eu tenho para amar o Brasil mais do que os Estados Unidos?
O patriotismo tem raízes no mundo animal. Os animais que formam um grupo defendem o seu território de caça e procriação... e não o território dos outros animais. Isso nada tem a ver com fé, mas sim com sobrevivência e passagem dos genes... Tem a ver com o próprio sentido da vida até.
Em sentido semelhante, então poderíamos perguntar porque amamos mais os nossos ascendentes e descendentes do que amamos os ascendentes e descendentes dos nossos vizinhos... a resposta tem a ver com a nossa natureza.

O sentimento pela pátria é diferente do (sentimento pelo) território. Este tem mais a ver com aspectos da natureza e do meio humano de um local enquanto que aquele agrega uma miríade de sentimentos mais subjetivos e que estão agregados por contingências históricas. Eu tenho uma forte identidade com várias partes do território brasileiro mas quase nenhuma com a nação brasileira.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2011, 21:42:52 »
Este é um tópico para o Adriano :)

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2011, 21:50:30 »
Por quê? Poderia explicar para o neófito aqui poder entender? :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2011, 21:59:03 »

O Adriano é um forista que gosta muito desse tema e ele fala em algo como uma "religião ateísta" de vez em quando (não presto muita atenção :P ).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2011, 22:53:36 »
Eu defendia que o ateísmo é uma religião e que a nossa doutrina seria a verdade revelada pela ciência lutando contra o mal da ignorância que a religião traz. O que pode ser muito bem compreendido pela memética, que é tipicamente ateísta. Seja pela vertente epistemológica memética de Popper que corrobora o bem da ciência ou a epidemiológica que aponta a situação virótica da religião enquanto memepléxo.

Mas estou revendo esta postura com a irreligiosidade psicanalítica e a marxista. Mas mesmo assim, o  aspecto de religiosidade que considero, faz parte da literatura ateísta, constando no grande best-seller de nossos tempos, Deus, um delírio. É ilustrado, com o exemplo de Sagan,  com a paixão pelo conhecimento que o cientista possui, através da curiosidade que supera os dogmas mortificantes. É o primeiro capítulo e é intitulado Um descrente profundamente religioso. O termo religioso que utilizo é neste sentido, num sentido ateísta.

E o ateísmo faz parte da minha vida e o fórum, as vezes, eu vejo como uma igreja virtual, dado ao grande entrosamento que temos, principalmente ao longo do tempo. É uma excelente experiência de vivência da cibercultura para mim :hihi:
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 22:58:28 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2011, 23:19:49 »
Vou me corrigir, a questão do tópico é um tema importante e o cientista que ilustra a religiosidade científica é ninguem mais, ninguém  menos que Albert Einstein:

Sou um descrente profundamente religioso. Isso é, de certa forma, um novo tipo de religião.
Jamais imputei à natureza um propósito ou um objetivo, nem nada que possa ser entendido como antropomórfico. O que vejo na natureza é uma estrutura magnífica que só compreendemos de modo muito imperfeito, e que não tem nada a ver com misticismo.
A idéia de um Deus pessoal me é bastante estranha, e me parece até ingênua.

Mas eu prefiro uma citação de Sagan, utilizada por Dawkins no mesmo capítulo:

Carl Sagan escreveu, em Pálido ponto azul:

Como é possível que praticamente nenhuma religião importante tenha olhado para a ciência e concluído: "Isso é melhor do que imaginávamos! O universo é muito maior do que disseram os profetas, mais grandioso, mais sutil, mais elegante"? Em vez disso dizem: "Não, não, não! Meus deus é um deus pequenininho, e quero que ele continue assim". Uma religião, antiga ou nova, que ressaltasse a magnificência do universo como a ciência moderna o revelou poderia atrair reservas de reverência e respeito que continuam quase intocadas pelas crenças convencionais.
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 23:33:45 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Maio de 2011, 23:41:20 »
Vou me corrigir, a questão do tópico é um tema importante e o cientista que ilustra a religiosidade científica é, nem mais nem menos, Albert Einstein:

Sou um descrente profundamente religioso. Isso é, de certa forma, um novo tipo de religião.
Jamais imputei à natureza um propósito ou um objetivo, nem nada que possa ser entendido como antropomórfico. O que vejo na natureza é uma estrutura magnífica que só compreendemos de modo muito imperfeito, e que não tem nada a ver com misticismo.
A idéia de um Deus pessoal me é bastante estranha, e me parece até ingênua.

Mas eu prefiro uma citação de Sagan, utilizada por Dawkins no mesmo capítulo:

Carl Sagan escreveu, em Pálido ponto azul:

Como é possível que praticamente nenhuma religião importante tenha olhado para a ciência e concluído: "Isso é melhor do que imaginávamos! O universo é muito maior do que disseram os profetas, mais grandioso, mais sutil, mais elegante"? Em vez disso dizem: "Não, não, não! Meus deus é um deus pequenininho, e quero que ele continue assim". Uma religião, antiga ou nova, que ressaltasse a magnificência do universo como a ciência moderna o revelou poderia atrair reservas de reverência e respeito que continuam quase intocadas pelas crenças convencionais.
Primeiramente, as convenções de um cientista em particular não refletem o todo. Em segundo lugar, analisando a frase de Einstein fica claro que ele estava falando em um sentido figurativo, e não literal, fazendo uma analogia e não instituindo a ciência como uma religião.
A frase de Sagan também deixa muita margem para interpretação, ainda mais se tratando de uma obra de divulgação cientifica, que objetiva ser o menos complexo possível.
Mas ainda sim essas frases não instituem o caráter de religião ao ceticismo,  pois adoração não é um critério para que algo se torne religião, apesar de que se possa adaptar o termo e o utilizar como sinônimo de qualquer coisa que sofre adoração, o sentido estrito da palavra ainda continua não englobando o ceticismo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2011, 00:14:56 »
Assim como entendeu o sentido figurativo das palavras destes grandes nomes da ciência, espero que tenha entendido o meu também, que se assemelha ao deles  :ok:

É apenas uma maneira um pouco mais amistosa de não humilhar tanto a crença alheia e conseguentemente a "religião" alheia. É uma maneira de abreviar o assunto e ser mais enfático. Concordo que o ceticismo é o bem e a religião é o mal.

E salve Darwin  :P
« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 00:24:01 por Adriano »

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2011, 00:19:37 »
Concordo que o ceticismo é o bem e a religião é o mal.
Não é bem assim, a religião tem seus aspectos benéficos.

Assim como entendeu o sentido figurativo das palavras destes grandes nomes da ciência, espero que tenha entendido o meu também, que se assemelha ao deles

É apenas uma maneira um pouco mais amistosa de não humilhar tanto a crença alheia e conseguentemente a "religião" alheia. É uma maneira de abreviar o assunto e ser mais enfático.
Não tenho problemas para com o uso figurativo dessa comparação, e sim com as pessoas que alegam com veemência de que o ceticismo é de fato uma religião, apesar de não se encaixar no conceito de uma.
« Última modificação: 30 de Maio de 2011, 00:32:07 por Salazar »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Maio de 2011, 12:32:25 »
É o ateísmo uma religião?

Sim. E careca é só uma cor de cabelo. :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Maio de 2011, 12:34:53 »
Ah, e no dia que ateísmo virar uma religião eu o abandono. Não tenho estrutura financeira pra abrir mão de 10% do que eu ganho. :biglol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Maio de 2011, 14:34:21 »
Não acho que ateísmo seja religião embora hajam ateus e céticos que sejam religiosos (que tenham ideologia e posturas de religiosos) e a queriam quase transformar o ateísmo em uma.

De nada adianta ser cético para apenas duvidar de tudo ao invés de tentar chegar a verdade (ou criar uma verdade única e suprema e tudo que não se encaixar nela não é válido como um dogma).

E nada adianta ser ateu e viver em um messianismo onde "algo" nos encaminha e vela por nós (o mercado) e não importa o que aconteça "algo" (a ciência) sempre vai nos levar a verdes vales onde nada nós faltará pois ela nos ampara e protege e dela sai magicamente toda e qualquer solução para todos e quaisquer problemas.

A ciência só pode lidar com problemas solucionáveis e mesmo assim na escala de tempo (para solução do problema) e investimento (de tempo de pesquisa e esforço social, político e econômico) possíveis.
Não adianta achar que para resolver os problemas atuais algum professor Pardal vai criar uma máquina que vai resolver tudo "instantaneamente" (20 ou 30 anos).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 31 de Maio de 2011, 20:09:07 »
Concordo que o ceticismo é o bem e a religião é o mal.
Não é bem assim, a religião tem seus aspectos benéficos.
É destes aspectos benéficos que fazia a comparação com o ateísmo. A interação e a sociabilidade fazem parte.

Assim como entendeu o sentido figurativo das palavras destes grandes nomes da ciência, espero que tenha entendido o meu também, que se assemelha ao deles

É apenas uma maneira um pouco mais amistosa de não humilhar tanto a crença alheia e conseguentemente a "religião" alheia. É uma maneira de abreviar o assunto e ser mais enfático.
Não tenho problemas para com o uso figurativo dessa comparação, e sim com as pessoas que alegam com veemência de que o ceticismo é de fato uma religião, apesar de não se encaixar no conceito de uma.
Muitos religiosos se dizem céticos por duvidarem da ciência, das verdades mundanas. Nós, diferentemente, defendemos a verdade científica. A cosmologia e a evolução são muito mais adequadas para explicar o universo e a vida e suas origens. E de certa maneira trato o conhecimento científico como parte de uma "doutrina" ateísta, figurativamente  :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Junho de 2011, 14:48:04 »
Caro - Salazar

Não se aplica o conceito de profeta, pelo mesmo motivo explicado no texto, os heróis de guerra podem ser considerados e reverenciados como pessoas extraordinárias, mas não são donos das verdades reveladas por divindades, logo chama-los de profetas é uma deturpação do termo.

Eu deixei claro que é hierarquia sacerdotal, e que os mandamentos/leis são de origem divina.

E o que dizer, entretanto - quando o ser humano - é a divindade máxima, na religião da Humanidade, que é perfeitamente científica... 8-)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline PTAH2

• Nível 03
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2011, 09:59:28 »
Refuto a idéia de ateísmo vir a ser hipotéticamente comparado a uma religião. É algo genuinamente absurdo !

Sam Harris: "Atheism is not a philosophy; it is not even a view of the world; it is simply an admission of the obvious."

Como admissão do óbvio, OBVIAMENTE ateísmo em sentindo amplo refere-se a descrença na existência de deus(es). Dentro do teísmo, deuses implicam em toda a parafernália de dogmas e crenças absurdas da religião (sejam ritos, santos, demônios e tudo mais).

É uma concepção extremamente equívoca, assemelhar ateísmo a uma religião, pois como descrevi, ele defende exatamente o contrário ou seja acredite apenas no certo/possível/óbvio [seja comfirmado pela observação empírica, pelos fatos, pelas evidências ou pelos métodos científicos].

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2011, 21:20:35 »
Dentro do meio ateísta temos isso (ateus chamando outros ateus de religiosos-uns outros doidos até à si mesmos) porque há alguns ateístas que acham que seu óbvio é melhor que o óbvio dos outros (em relação à outras coisas), daí ficam chamando os outros de "religiosos" para se sentirem melhor.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!