Eu acho tão fácil disfarçar os meus gastos! No caso do subfaturamento eu posso dizer que concentrei minha campanha no meio rural; que não fiz santinhos e nem outdoors, porque concentrei minha campanha em carros de som; posso pagar por um material de má qualidade e dizer que é de boa; posso dizer que viajei tantos km de avião, quando na verdade eu fui de carro, ônibus ou nem fui; enfim com um pouco de criatividade eu posso inventar justificativas que seriam difíceis de investigar.
No caso do caixa 2 eu posso receber X do financiamento público, receber mais X de caixa 2 de campanha de uma empresa lobista e gastar só os X que estavam previstos, os outros X eu embolso. Ou posso gastar mais que X dizendo que o material de boa qualidade que usei era de má, posso dizer que viajei de ônibus quando na verdade fui de avião, mais uma vez, com um pouco de criatividade e notas falsas eu posso tudo.
Como você disse, isso tudo já é crime. Eu sei que já é crime, só estou dizendo que nada disso vai deixar de acontecer com o financiamento público e eu não creio que será mais fácil descobrir.