Autor Tópico: Holandês constroi réplica em tamanho real da Arca de Noé  (Lida 8630 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Holandês constroi réplica em tamanho real da Arca de Noé
« Resposta #76 Online: 05 de Junho de 2011, 20:58:50 »
:ok:
Off topic: acho que a versão wap está muito confusa, mal sei o que é citação. :biglol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 05 de Junho de 2011, 21:12:35 »
Pois é, se já havia gente no mundo, qual é o sentido da estorinha de Adão e Eva?

Existe um sentido e é esse que o avô do José Humberto disse. Toda cultura possui uma história de origem em que eles são originários de algum deus, legitimando assim a sua pretensa superioridade em relação a outros povos.

Mas isso não explica de onde vieram as outras pessoas. Foram criadas por outros deuses (de fato no Gênese há passagens que mencionam deuses no plural)? Evoluíram? Sendo que eles não foram criados diretamente por Deus e que Set se casou com uma mulher que não descende de Adão e Eva, seríamos todos mestiços, descendentes deles também, é curioso que não se fale nada sobre as implicações teológicas disso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 05 de Junho de 2011, 21:25:40 »
Isso porque os outros não seriam pessoas de verdade. E isso acaba diluindo o sangue divino (Adão vivera mais de 900 anos). Isso pode também ser visto em algumas tribos que possuem uma palavra para designar "homem" como sendo da própria tribo, os outros sendo "não-homem" ou "semi-homem"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 05 de Junho de 2011, 21:26:30 »
Os hebreus, quem diria, começaram com essa história de pureza da raça... Mas ainda fica a questão, Deus não os criou? Se sim, quando? Com os animais? Com Adão e Eva? Depois que Adão e Eva foram expulsos? Foram criados já fora do paraíso? Eles foram afetados pelo pecado original?
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 21:28:37 por uiliníli »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 05 de Junho de 2011, 21:31:52 »
Pois é, se já havia gente no mundo, qual é o sentido da estorinha de Adão e Eva?

Existe um sentido e é esse que o avô do José Humberto disse. Toda cultura possui uma história de origem em que eles são originários de algum deus, legitimando assim a sua pretensa superioridade em relação a outros povos.

Mas isso não explica de onde vieram as outras pessoas. Foram criadas por outros deuses (de fato no Gênese há passagens que mencionam deuses no plural)? Evoluíram? Sendo que eles não foram criados diretamente por Deus e que Set se casou com uma mulher que não descende de Adão e Eva, seríamos todos mestiços, descendentes deles também, é curioso que não se fale nada sobre as implicações teológicas disso.

Não há comentários sobre tais implicações teológicas porque não há como explicá-las sem recorrer a (mais) ad hocs do que os costumeiros.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 05 de Junho de 2011, 21:34:45 »
Imagino que teriam sido criados com os demais animais. Quanto ao restante, caem em uma seara que não entendo: Teologia

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 05 de Junho de 2011, 21:35:56 »
Imagino que teriam sido criados com os demais animais. Quanto ao restante, caem em uma seara que não entendo: Teologia

Voce não gosta de mitologia cristã? :)
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 05 de Junho de 2011, 21:37:11 »
Um professor meu na faculdade por acaso é teólogo, além de engenheiro. Será que tenho coragem de perguntar para ele?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 05 de Junho de 2011, 21:44:12 »
Um professor meu na faculdade por acaso é teólogo, além de engenheiro. Será que tenho coragem de perguntar para ele?

Eu faria, sem hesitar.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 05 de Junho de 2011, 21:46:45 »

Eu faria, sem hesitar.

Ele ainda tem poder para me ferrar :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 05 de Junho de 2011, 21:48:16 »

Eu faria, sem hesitar.

Ele ainda tem poder para me ferrar :P

Peça uma explicação.

Não precisa debater ou contra-argumentar.
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #87 Online: 05 de Junho de 2011, 21:48:47 »

Você se garante na matéria que ele leciona? Se sim, manda bala. Se não, espera terminar o período. :biglol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 05 de Junho de 2011, 21:53:46 »

Existem duas histórias de criação no Gênesis, a primeira fala simplesmente que Deus criou os homens e mulheres e os mandou multiplicar, a segunda fala da criação de Adão:

Nos versículos de 26 a 28 do primeiro capítulo do Gênesis temos a criação dos homens:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Isso foi no sexto dia, logo depois do merecido descanso no sétimo dia, aparentemente os autores da bíblia colam outro mito de criação.

No versículo 5 do segundo capítulo Deus resetou seu trabalho da sexta, de forma que é dito que não havia homem para trabalhar a terra:

E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.

Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

Então ele cria Adão e o coloca no jardim do Éden nos versículos 7 e 8:

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

Depois daquele rolo com a serpente, expulsão, etc, etc..., há uma passagem muito curiosa nos versículos 1 e 2 do capítulo 6 do Gênesis:

E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,

Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Então a bíblia estabelece uma diferença entre os "filhos de Deus" e os "filhos dos homens".

A minha interpretação pessoal (não sei o que os teólogos falam sobre isso) é que os autores da bíblia pegaram duas versões populares na época do mito da criação e as uniram, modificando de forma que desse a entender que houve uma criação separada de homens e de "filhos de Deus", dos quais eles seriam os descendentes diretos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 05 de Junho de 2011, 21:57:12 »
Você se garante na matéria que ele leciona? Se sim, manda bala. Se não, espera terminar o período. :biglol:

Ninguém se garante nas matérias dele, ele passa quem ele quer. Se ele não vai com a sua cara, você se ferra. Sorte minha que eu me dou bem com ele, então nem pensar em discutir religião ou deixar minimamente implícito que há 10% de probabilidade de eu ser ateu.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #90 Online: 05 de Junho de 2011, 21:59:33 »

Ninguém se garante nas matérias dele, ele passa quem ele quer. Se ele não vai com a sua cara, você se ferra. Sorte minha que eu me dou bem com ele, então nem pensar em discutir religião ou deixar minimamente implícito que há 10% de probabilidade de eu ser ateu.

hmm... Então fica na sua mano! :lol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 05 de Junho de 2011, 22:01:18 »
A minha interpretação pessoal (não sei o que os teólogos falam sobre isso) é que os autores da bíblia pegaram duas versões populares na época do mito da criação e as uniram, modificando de forma que desse a entender que houve uma criação separada de homens e de "filhos de Deus", dos quais eles seriam os descendentes diretos.

Não deixa de ser curioso, afinal Deus supostamente criou tudo, então ele deveria ter criado os filhos dos homens. Claro que essa história não faz o menor sentido, então sua hipótese de que misturaram duas histórias sem se preocupar em aparar as arestas é bem lógica. Mas você está fazendo uma análise literária, minha curiosidade é com como um fiel conciliaria isso.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 05 de Junho de 2011, 22:08:51 »
Mas você está fazendo uma análise literária, minha curiosidade é com como um fiel conciliaria isso.

O segredo é não pensar muito sobre isso... Ou sobre qualquer outra inconsistência...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 05 de Junho de 2011, 22:12:06 »
Acho que os filhos de Deus no original seria os filhos de El, a principal divindade cananéia. Então os filhos de El seriam outras divindades como Baal, por exemplo.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 05 de Junho de 2011, 22:15:09 »
Aliás, existem muitas passagens curiosas ainda no Gênesis em que é preciso exercitar esse "bloqueio do raciocínio crítico". Por exemplo, o fiel aprende desde pequeno que Adão e Eva foram expulsos do Éden pelo seu ato de desobediência. Mas o motivo de sua expulsão foi outro, e bem egoísta para um deus, aliás, deuses:

E o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente."

O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado.

E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 06 de Junho de 2011, 00:00:57 »
Mas você está fazendo uma análise literária, minha curiosidade é com como um fiel conciliaria isso.

O segredo é não pensar muito sobre isso... Ou sobre qualquer outra inconsistência...

O segredo é não pensar sobre nada. :)
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 06 de Junho de 2011, 13:03:00 »
Aliás, existem muitas passagens curiosas ainda no Gênesis em que é preciso exercitar esse "bloqueio do raciocínio crítico". Por exemplo, o fiel aprende desde pequeno que Adão e Eva foram expulsos do Éden pelo seu ato de desobediência. Mas o motivo de sua expulsão foi outro, e bem egoísta para um deus, aliás, deuses:

Mas é por isso mesmo que eles foram expulsos, afinal punir Adão e Eva por desobediência não faz o menor sentido: antes de comer o fruto do conhecimento do bem e do mal eles não sabiam distinguir o certo do errado, logo não poderiam ter responsabilidade moral por sua desobediência. É tão absurdo quanto dar uma bicuda nas costelas de um cachorro porque ele cagou no chão da cozinha.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 06 de Junho de 2011, 21:00:10 »
É tão absurdo quanto dar uma bicuda nas costelas de um cachorro porque ele cagou no chão da cozinha.

Ou ficar puto com uma figueira porque ela não tinha figos fora de época e fazê-la secar com uma maldição...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 06 de Junho de 2011, 21:05:56 »
O cara multiplicava pães, peixes e vinho, mas se atrapalhava com figos. :lol:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #99 Online: 07 de Junho de 2011, 12:29:48 »
Pra que criar a porcaria da arvore do conhecimento?

Bem, foi uma cilada
« Última modificação: 07 de Junho de 2011, 12:32:07 por André Luiz »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!