Autor Tópico: Brasileiro maluco faz proposta para explicar o funcionamento da mente  (Lida 6112 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Brasileiro maluco faz proposta para explicar o funcionamento da mente
« Online: 02 de Junho de 2011, 06:24:36 »
Hehe, o maluco sou eu, enganei vcs (inspirado na propaganda do Tiririca).

To propondo que o melhor principio científico que conhecemos para explicar a mente (humana, animal ou artificial) é o conceito de Pattern Recognition (num sei traduzir legal).

Eu escrevi um artigo onde eu descrevo e explico como todos as funções mentais, ou fenômenos cognitivos, podem ser explicados como um mecanismo físico. E o melhor mecanismo para explicar a mente é .... tchan tchan tchan ... Pattern Recognition.

Eu tinha prometido pro cientista (se não estiver enganado), e até em uma discussão com o agnóstico (se não me falha a memória que sempre falha), que após eu escrever as minhas idéias sobre a filosofia da mente, inteligência artificial, ciências cognitivas, etc,  eu ia por a minha cara a tapa e mandar ver aqui ... hehe

Bom o artigo está no link: Proposal of Pattern Recognition as a necessary and sufficient Principle to Cognitive Science

Quem se interessar, não é técnico ... há sim, se alguém notar algum erro ou vício escandaloso na escrita em inglês e me falar ... valeu aí ...

Já mandei pra alguns congressos ... e tb to tentando publicar ...
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 06:33:59 por gilberto »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Brasileiro maluco faz proposta para explicar o funcionamento da mente
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2011, 10:02:46 »
Não li o artigo... mas a princípio estranhei a quantidade de referências (três?!). E... ah... qual a tua formação? Eu não quero bancar o "tu não é qualificado para falar desse assunto", mas veja que assim como eu procurei logo de cara saber dessas coisas, um revisor sério também pode decidir se vai gastar o seu tempo lendo o artigo ou simplesmente ignorando por não ter credencial. Eu também já escrevi artigos técnicos sobre assuntos que não são da minha área, inclusive jornais, mas sempre procurei esclarecer que era somente um interessado no assunto. Se não colocar nada fica parecendo que está tentando esconder...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2011, 11:53:52 »
Oi Strangelove,

vc tem razão, na versão final que to mandando para alguns congressos tem 4. É que não fiz ainda um pente fino das referências que eu vou adicionar daqui para frente. E essa área tb é muito controversa em termos científico e as abordagens variam muito. Então para eu poder fazer a primeira apresentação desse meu trabalho eu resolvi somente colocar as referências mais diretas e poder apresentar em publicações menos rigorosas como congressos.

Agora eu vou correr a ramificação e cruzamento de referências relacionadas e escrever mais especificamente em vista delas.

Na verdade não tenho credencial pra escrever na área ... só estou estudando isso faz uns 12 anos, e participando de alguns congressos nesse período (todos sérios). Sou formado em física e sou programador, mas fazer um trabalho em Inteligência Artificial sempre foi o meu sonho ... agora realizado.

Mas valeu a dica.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2011, 12:43:31 »
Aproveitando a dica, vou explicar as referências. Tem duas principais revisões da área de Pattern Recognition das décadas de 70 e 2000 que mostram bem que o conceito de Pattern recognition não tem uma definicão e princípio unificado e consensual. Depende da área de aplicação a definição de Pattern Recognition pode variar.

Eu criei uma definição de Pattern Recognition como um fenômeno físico, resumidamente é uma interação física. Pois não há como detectarmos um evento físico sem haver o Pattern Recognition das propriedades físicas desse evento. O termo formal que eu uso é que qualquer interação física é isomorfica (ou isomorfa ... nunca sei) a um mecanismo de Pattern Recognition.

A implicação disso é que até agora Pattern Recognition é um conceito científico visto como uma tecnica, uma função matemática, um algorítimo, etc , para se reconhecer propriedades, mas é um conceito abstrato. Eu estou propondo que mais do que isso Pattern Recognition é um fenòmeno físico, pois não há como se detectar qualquer fenômeno sem  haver Pattern Recognition das propriedades desse fenômeno.

E um dos meu argumentos principais é que o meu trabalho dá uma solução formal para o problema da ambiguidade do conceito de Pattern Recognition. Depois eu aplico isso tudo para explicar a cognição humana.

Putz, é a primeira vez que estou escrevendo isso em português em anos ... é mais fácil ...
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 12:47:01 por gilberto »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2011, 15:00:02 »
are still controversial, não are still controversy. Se notar algum outro erro eu falo.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2011, 15:01:15 »
Obrigado parcus ....

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2011, 15:05:43 »
Pra ser sincero, eu parei de ler bem aí.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2011, 15:21:07 »
É ... o assunto é meio maçante pra quem não acompanha ... e a minha forma de escrever tb ... e com inglês meia boca, não anima muito ...
Mas eu to animado pq agora eu já escrevi formalmente os meus argumentos, agora é só trabalhar nos detalhes (importantes) como o Inglês, referências etc ....

Sem falar que qualquer discussão aqui sobre a mente humana ... vou me divertir muito pois vou poder dizer ... de acordo com a minha teoria da mente ...  :hihi:
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 15:27:45 por gilberto »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2011, 16:35:44 »
ArXiv não conta. Tem que ter peer review. Quando for aceito a gente conversa =)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2011, 16:51:31 »
ArXiv não conta. Tem que ter peer review. Quando for aceito a gente conversa =)
Claro ... to tentando emplacar ... se conseguir aviso aqui no CC ...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2011, 18:30:08 »
Não li ainda, mas realmente a questão de referências está complicada. Existem apenas três: uma de 1943, uma de 1975 e outra de 2006. As de 1943 e 1975 a menos que sejam citações clássicas ou essenciais nem deveriam estar lá: são muito antigas. Resta apenas a de 2006 e não se escreve um artigo com 3 referências, quanto mais uma. Sugestão: dê uma pesquisada em referências mais atuais sobre o assunto. Você pode também consultar as referências do artigo de 2006. Outra coisa, as referências de 2006 e 1975 parecem ser apenas revisões de literatura, mais importante seria apresentar artigos de pesquisas. Do jeito que está muitas vezes os editores nem lêem.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2011, 18:49:11 »
Não li ainda, mas realmente a questão de referências está complicada. Existem apenas três: uma de 1943, uma de 1975 e outra de 2006. As de 1943 e 1975 a menos que sejam citações clássicas ou essenciais nem deveriam estar lá: são muito antigas. Resta apenas a de 2006 e não se escreve um artigo com 3 referências, quanto mais uma. Sugestão: dê uma pesquisada em referências mais atuais sobre o assunto. Você pode também consultar as referências do artigo de 2006. Outra coisa, as referências de 2006 e 1975 parecem ser apenas revisões de literatura, mais importante seria apresentar artigos de pesquisas. Do jeito que está muitas vezes os editores nem lêem.
É verdade, eu to sendo apressado e botando banca nos meus argumentos e na construção de explicações, propostas, etc, sem referenciar apropriadamente a literatura. Apesar de que as duas referências de 1975 e 2006 mostram claramente que  Pattern Recognition não é um conceito bem fundamentado cientificamente, e eu to propondo uma solução para essa brecha.
Mas claro que agora vou procurar situar as minhas propostas com uma referência mais abrangente.

Mas tem uma vantagem ler um artigo com poucas referências. Pois se o artigo estiver abordando bem o assunto, ter poucas e mais objetivas referências que realmente demonstram o ponto em questão facilita o leitor que assim tem mais rapidamente os elementos para avaliar o artigo. As vezes ter muitas referências pode ser meio que enrolação e dar tiros para tudo quanto é lado esperando que acerte algo aleatóriamente, ou que agrade mais gente.
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 18:57:23 por gilberto »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2011, 19:31:10 »
Problema facilmente resolvido destacando-se as referências mais importantes (às vezes até comentando sobre elas), já vi isso em alguns artigos e achei muito bom.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2011, 19:34:49 »
Verdade, essa é a melhor prática ...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2011, 19:41:07 »
citação de citação? nada bom...  :nao2:

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Junho de 2011, 19:44:19 »
E qual o problema?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2011, 19:53:11 »
E qual o problema?
Tb não entendi o contexto do problema ...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2011, 21:16:02 »
Significa que não leu a obra e está se baseando em informações de segunda mão, interpretando pela ótica de outro autor que pode ou não ter interpretado corretamente

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Junho de 2011, 21:17:08 »
Pode ser usado, mas com muita parcimônia.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Junho de 2011, 21:24:15 »
Significa que não leu a obra e está se baseando em informações de segunda mão, interpretando pela ótica de outro autor que pode ou não ter interpretado corretamente
Não necessariamente ... vc está fazendo uma conclusão muito forte a partir de um pressuposto particular ... dá para se escrever um trabalho com conteúdo e citar até citações de referências (que não é o meu caso). Se o trabalho tiver qualidade e as citações forem pertinentes ... sem problemas

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Junho de 2011, 21:35:31 »
Caro gilberto.

Voce usou três referências porque não existe mais nenhum outro trabalho na área ou porque voce ainda não fez um levantamento bibliográfico mais acurado?
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2011, 21:43:14 »
Bem, só quis dar um toque. :) Certa vez em um trabalho na época da I C, havia um artigo que dizia que o autor tal havia dito uma coisa que quando fomos verificar no trabalho original era justamente o contrário.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Junho de 2011, 21:58:21 »
Caro gilberto.

Voce usou três referências porque não existe mais nenhum outro trabalho na área ou porque voce ainda não fez um levantamento bibliográfico mais acurado?
Não fiz um levantamento mais completo do que possa ser pertinente ao meu trabalho. É a primeira versão, mas como já tem um formato que no meu entender já é apresentável, já to botando na praça.
Já tinha ponderado sobre a escassa referência bibliográfica, vou trabalhar nisso.
Boa essa dica doceis ...

Há sim Geo, mas tb pq as referências que citei são adequadas para endereçar o principal argumento do meu trabalho. Ou seja, a economia aqui não invalida o conteúdo.
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 22:44:24 por gilberto »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Junho de 2011, 22:06:46 »
Bem, só quis dar um toque. :) Certa vez em um trabalho na época da I C, havia um artigo que dizia que o autor tal havia dito uma coisa que quando fomos verificar no trabalho original era justamente o contrário.
Valeu pelo toque Derfel, eu gosto mesmo é saber opiniões diretas como a sua.
É que a sua frase solta pode ser um problema. Por exemplo se alguém estiver avaliando o trabalho de um terceiro e usar como crítica o fato do trabalho em questão repetir um citação. Essa crítica pode ser contestada, pois no meu entender deve se criticar se a citação não condiz com o a argumentação, é abusiva, ou é errada como no caso que vc citou, etc.

Mas em geral eu vejo que não cabe ao avaliador ter preferências por um estilo de argumentação, escrita ou citação, claro que dentro de certos limites aceitáveis.

Por exemplo, o cara que resolveu o teorema ou problema de Fermat, o russo meio doidão. Ele poderia ter citado somente o Fermat, ou até ninguém, se a solução dele estava correta o trabalho dele tem o mérito científico independente dos trabalhos anteriores. Pode-se até reclamar que assim ele não fez jus aos trabalhos anteriores, e que o trabalho abrange apenas uma discussão particular do problema. Mas isso é uma escolha do autor, e ele vai ter que arcar com as consequências, mas não é um erro propriamente dito.
« Última modificação: 02 de Junho de 2011, 22:13:38 por gilberto »

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Junho de 2011, 22:26:10 »
A minha sugestão não envolve isso. O exemplo em que eu vi o autor simplesmente põe um - para destacar as referências que ele julgou importante e, em determinados artigos, ele simplesmente escreve um pequeno resumo do artigo (com as palavras dele) que ele achou importante.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!