Bem, só quis dar um toque. Certa vez em um trabalho na época da I C, havia um artigo que dizia que o autor tal havia dito uma coisa que quando fomos verificar no trabalho original era justamente o contrário.
Valeu pelo toque Derfel, eu gosto mesmo é saber opiniões diretas como a sua.
É que a sua frase solta pode ser um problema. Por exemplo se alguém estiver avaliando o trabalho de um terceiro e usar como crítica o fato do trabalho em questão repetir um citação. Essa crítica pode ser contestada, pois no meu entender deve se criticar se a citação não condiz com o a argumentação, é abusiva, ou é errada como no caso que vc citou, etc.
Mas em geral eu vejo que não cabe ao avaliador ter preferências por um estilo de argumentação, escrita ou citação, claro que dentro de certos limites aceitáveis.
Por exemplo, o cara que resolveu o teorema ou problema de Fermat, o russo meio doidão. Ele poderia ter citado somente o Fermat, ou até ninguém, se a solução dele estava correta o trabalho dele tem o mérito científico independente dos trabalhos anteriores. Pode-se até reclamar que assim ele não fez jus aos trabalhos anteriores, e que o trabalho abrange apenas uma discussão particular do problema. Mas isso é uma escolha do autor, e ele vai ter que arcar com as consequências, mas não é um erro propriamente dito.