Autor Tópico: Brasileiro maluco faz proposta para explicar o funcionamento da mente  (Lida 6113 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Re: Brasileiro maluco faz proposta para explicar o funcionamento da mente
« Resposta #25 Online: 02 de Junho de 2011, 23:13:41 »
Não tem uma versão em portugues não ?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Junho de 2011, 23:24:38 »
No mais, acredito que estejas realizando este estudo de boa-fé, então te desejo boa sorte nessa tarefa. Ainda que seja cientificamente refutada, ao menor deve servir como um bom ponto de discussão.

Dei uma lida por cima mas não posso opinar porque não conheço nada acerca do assunto.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Junho de 2011, 23:30:03 »
Putz Felipe, não fiz não ...
Me matei pra escrever em inglês pq para submeter em qualquer lugar ou apresentar em qualquer congresso que se preze, tem que ser em inglês (tá com tradutores e dicionarios online e corretores do word não é tão difícil assim).
Mas vou ver se a tradução do google fica boa ... putz fica uma bostica ... vai demorar um pouco pra eu traduzir .. depois eu posto.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Junho de 2011, 23:33:28 »
Valeu Strangelove.

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Junho de 2011, 11:59:19 »
Olha, eu não li o artigo mas gostaria de comentar sobre essa questão de referências.

Um dos artigos mais importantes para a criação da neurociêncial computacional e para o conexionismo foi o artigo de McCulloch e Pitts em que eles mostraram que um modelo simplificado de neurônio poderia implementar qualquer operação de aritmética binária.

Esse artigo possuia apenas duas referências: Principia Mathematica do Russel e um livro de lógica formal de Frege. Essas duas referências são do começo do século e o artigo saiu em 1943.  Mesmo assim, esse foi um dos artigos mais importantes do século XX para as ciências cognitivas, pois sua ideia era poderosa demais para ignorar por falta de referências.

Na época muita gente criticou o artigo por não citar nada da área de neurociências, chegaram a questionar a formação dos autores, mas esses mesmos autores já haviam publicado outro artigo anteriormente com mais de 100 referências neurocientíficas. Eles escolheram fazer um artigo teórico e distante do que era "state of the art" da biologia da época justamente para não se limitar por questões que poderiam se modificar completamente com o tempo.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Junho de 2011, 15:47:42 »
Legal Tabacof,

agora eu tenho um exemplo clássico para me desculpar pela (provisória) escassa referência bibliográfica. Já não é mais uma desculpa esfarrapada ... hehe

Trudeau

• Visitante
« Resposta #31 Online: 04 de Junho de 2011, 01:52:19 »
gilberto

Li seu artigo e, embora não seja da minha área, conheço um pouco do assunto e principalmente de artigos técnicos em inglês. Sou engenheiro e minha especialidade é Modelamento e Simulação. De tempos em tempos sou convidado a revisar papers para as sociedades técnicas a que pertenço. Vivo há 25 anos no Canadá. Feita essa apresentação vou fazer uns comentários iniciais. Amanhã, com mais tempo vou detalhar um pouco mais meus comentários.

Erros de inglês: existem muitos erros de inglês no seu paper. Vou tentar mais tarde percorrer o artigo e selecionar os que encontrei. Os erros maiores porem são mesmo, eu diria, de redação. Ás vezes as suas frases são de dificil compreensão.

This article proposes a set of definitions and explanations as physical
phenomenon, of some ill-defined concepts in pattern recognition and cognitive science,
actually viewed as abstract principles. The derived explanations and solutions given
here is a very ambitious and new scientific proposal.
This is a totally new perspective to the pattern recognition concept, and
consequently a totally new candidate to be a theoretical solution to some fundamental
problems of cognitive science.
Estes textos na introdução usam expressões um pouco fortes e pretensiosas e que vão causar problemas se você não é ainda conhecido no ramo (quantos papers já publicou?).

4.1. Pattern and Pattern Recognition – definitions and mechanisms
Here is proposed that the concepts of pattern and pattern recognition can be defined first
as a general physical phenomenon:
Pattern recognition is the physical phenomenon of identification of physical
quantities changes of a physical system by a physical pattern recognition
mechanism.

Pattern is a set of identifiable physical quantities changes of a physical
system by a physical pattern recognition mechanism.
Exemplo de circularidade: Neste item, por exemplo,  você define Pattern Recognition e Pattern, as definições dão a impressão de circularidade. Perceba que a definição de Pattern leva de volta ao mecanismo de Pattern recognition. Isso pode ser evitado eliminando a definição de Pattern. Não me parece necessária. Tambem há o uso demasiado da palavra physical que pode ser evitada. Mais abaixo em outra parte do texto quando menciona a Table 1, que me pareceu interessante, você volta a definir Pattern e Pattern Recognition de uma maneira mais simples ou talvez mais adequada à tabela. Era mesmo preciso?

Referencias: O numero de referencias não é um problema se elas forem suficientes para mostrar que você realmente pesquisou bem o assunto. Quem for da área e conhecer bem o problema pode argumentar que faltaria essa ou aquela referencia e ai você teria que revisar o paper.

Como disse já é tarde e amanhã releio o paper, coloco os erros de inglês (são muitos!) e tentarei apresentar uma análise maior da essencia do artigo que acho interessante embora não possa julgar se correto ou não.

Se você discordar da minha opinião por favor apresente seus argumentos. Eu posso estar errrado!

Trudeau

• Visitante
« Resposta #32 Online: 04 de Junho de 2011, 18:59:46 »
Citação de: gilberto
???????????????????????????????????

Estou esperando alguma reação sua! Vale a pena continuar?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Junho de 2011, 19:33:50 »
Penso que vale sim, Trudeau. Tenho acompanhado o empenho do Gilberto nesse empreendimento pessoal e vejo determinação e, muito mais importante que isso, fundamentação. Eu oferecerei, dentro das minhas limitações, o auxílio que eu puder, mas, pelo "currículo" que você apresentou aqui, está muito mais gabaritado que eu para auxiliá-lo nessa revisão. E ele vai agradecer muito, penso eu. De quebra, ouso dizer que você poderá estar dando uma contribuição para um importante passo científico.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Junho de 2011, 19:47:01 »
Gilberto, lerei sua nova apresentação e retornarei minhas mais construtivas apreciações assim que me for possível. De início, já no início do seu abstract, vejo uma certa incoerência. Onde você escreve prevalence, penso que seria correto algo mais objetivo como substantiality. Até porque não entendo sua teoria como uma contraposição ao CM ou à CTM.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #35 Online: 04 de Junho de 2011, 20:04:15 »
Penso que vale sim, Trudeau. Tenho acompanhado o empenho do Gilberto nesse empreendimento pessoal e vejo determinação e, muito mais importante que isso, fundamentação. Eu oferecerei, dentro das minhas limitações, o auxílio que eu puder, mas, pelo "currículo" que você apresentou aqui, está muito mais gabaritado que eu para auxiliá-lo nessa revisão. E ele vai agradecer muito, penso eu. De quebra, ouso dizer que você poderá estar dando uma contribuição para um importante passo científico.
Vou continuar sim Cientista. Eu só estava provocando o gilberto para ver se ele tinha lido a minha primeira avaliação e tinha algum argumento contra os meus. Acho que o artigo dele tem seus méritos.
Penso que até segunda termino a revisão e publico os resultados.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Junho de 2011, 20:21:11 »
Citação de: gilberto
???????????????????????????????????

Estou esperando alguma reação sua! Vale a pena continuar?
Me desculpe a demora Trudeau,

eu já te respondo, me ausentei um pouco ontem e hoje

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Junho de 2011, 22:07:13 »
gilberto

Li seu artigo e, embora não seja da minha área, conheço um pouco do assunto e principalmente de artigos técnicos em inglês. Sou engenheiro e minha especialidade é Modelamento e Simulação. De tempos em tempos sou convidado a revisar papers para as sociedades técnicas a que pertenço. Vivo há 25 anos no Canadá. Feita essa apresentação vou fazer uns comentários iniciais. Amanhã, com mais tempo vou detalhar um pouco mais meus comentários.
Primeiramente, eu gostaria de agradecer a sua gentileza. Legal isso acontecer em um ambiente como o CC.
E viva o Canadá !!!  :)

This article proposes a set of definitions and explanations as physical
phenomenon, of some ill-defined concepts in pattern recognition and cognitive science,
actually viewed as abstract principles. The derived explanations and solutions given
here is a very ambitious and new scientific proposal.
This is a totally new perspective to the pattern recognition concept, and
consequently a totally new candidate to be a theoretical solution to some fundamental
problems of cognitive science.
Estes textos na introdução usam expressões um pouco fortes e pretensiosas e que vão causar problemas se você não é ainda conhecido no ramo (quantos papers já publicou?).
Na verdade o artigo, e eu, somos um pouco pretenciosos mesmo ... hehe ... mas claro que vou ter que arrumar isso em versões e trabalhos futuros. Valeu pela dica. Mas tb é uma forma de vender o meu peixe.

Na área eu to formalmente tentando entrar agora. To querendo fazer um Doutorado. Eu sou mestre em Física, tb em simulação, em ciências do materiais. Já pubiquei um artigo em revista especializada de primeira linha (Physical Review Letters), e só, claro, além de participar de vários congressos relacionados aqui no Br, mas depois deixei a carreira acadêmica.
Na área de CogSci eu já participei de 5 congressos oficiais, sendo um deles de primeira linha (Cognitive Science Society) apresentando protótipos dessas idéias em poster presentations.
Tenho consciência que as minhas credenciais são mínimas, mas tb tenho muita confiança que o meu trabalho e a minha contribuição na área é boa, e acredito que ela possa ser relevante. Pelo menos tenho quase certeza que dá um doutorado de destaque, pois quase ninguém oferece respostas para questões de hard philosophy of mind, como eu estou propondo. Por isso tb a pretensão.

Erros de inglês: existem muitos erros de inglês no seu paper. Vou tentar mais tarde percorrer o artigo e selecionar os que encontrei. Os erros maiores porem são mesmo, eu diria, de redação. Ás vezes as suas frases são de dificil compreensão.
Concordo. Esse é um texto muito argumentativo, então ficou carregado, e como eu escrevi direto em inglês, ficou mais pesado ainda. Não faço mais isso, pois tava pensando em escrever e já ir me preparando para expor oralmente em congressos e apresentações.
Apesar dos erros, e estilo carregado, eu já to botando na praça, até para me motivar para continuar revisando. Pq só revisar sozinho é dose. Claro que tb considero que o conteúdo já é válido.
Esse artigo abrange muitos assuntos. Nos trabalhos futuros eu pretendo desmembrar, e escrever mais tecnicamente cada assunto, e assim fica mais fácil a redação, pois vai ter mais demonstração e descrição técnica e uma argumentação textual mais simplificada.
Mas é bom saber que essas características são as que chamam atenção rapidamente. Agora é trabalhar para melhorar.

4.1. Pattern and Pattern Recognition – definitions and mechanisms
Here is proposed that the concepts of pattern and pattern recognition can be defined first
as a general physical phenomenon:
Pattern recognition is the physical phenomenon of identification of physical
quantities changes of a physical system by a physical pattern recognition
mechanism.

Pattern is a set of identifiable physical quantities changes of a physical
system by a physical pattern recognition mechanism.
Exemplo de circularidade: Neste item, por exemplo,  você define Pattern Recognition e Pattern, as definições dão a impressão de circularidade. Perceba que a definição de Pattern leva de volta ao mecanismo de Pattern recognition. Isso pode ser evitado eliminando a definição de Pattern. Não me parece necessária. Tambem há o uso demasiado da palavra physical que pode ser evitada. Mais abaixo em outra parte do texto quando menciona a Table 1, que me pareceu interessante, você volta a definir Pattern e Pattern Recognition de uma maneira mais simples ou talvez mais adequada à tabela. Era mesmo preciso?
Sim, a definição dos conceitos de Pattern e Pattern Recognition são circulares. Eu acho que o mais preciso é dizer que são redundantes. Eu coloquei as duas definições por "completeza". O conceito que realmente importa é o de Pattern Recognition, pois do ponto de vista computacional não há muito sentido em se falar de Pattern sem definir o processo de Pattern Recognition envolvido. É que em algumas áreas como Design, o conceito de Pattern é mais usado do que o conceito de Pattern Recognition.

A ênfase no uso da palavra Physical é porque eu quero deixar claro que até agora Pattern Recognition é um conceito visto majoritariamente como sendo abstrato, uma técnica matemática ou algorítmica. E já que o conceito de Pattern Recognition é científicamente ambíguo até agora, eu estou propondo uma solução para esse problema criando uma definção física. Ou seja descrevendo Pattern Recognition como um fenômeno físico, uma vez que são sistemas físicos que efetivamente realizam a tarefa de reconhecimento de padrões.
Por exemplo, sobre as atuais gradezas físicas fundamentais (espaço, tempo, massa, etc), que atualmente são vistas como conceitos científcos primitivos, significando que não há explicação, são tidas como conhecimentos ou conceitos a priori, eu proponho que elas podem ser explicadas e formuladas pela Ciência Cognitiva, já que são conceitos primitivos mentais humanos. E eu proponho que o óbvio formalismo para tanto é o reconhecimento dos padrões dessas gradezas físicas fundamentais pelo nosso cérebro.
A ênfase no termo Physical é também para separar bem a diferença que proponho entre physical Pattern Recognition, que ocorre em qualquer interação física, e cognitive Pattern Recognition que ocorre em sistemas de interações combinatoriais integradas como em redes neurais. Mas claro que tenho que revisar isso.

A Table 1 eu fiz antes de escrever o texto. A partir dela eu fui elaborando alguns dos demais conceitos, principalmente da necessidade de propor uma definição física para Pattern Recogntion.
Eu só quis propor a definição mais simplificada de Pattern Recognition em termos de propriedades, pois o uso mais frequênte de Pattern Recogntion na literatura é para se identificar conjuntos de propriedades em sistemas. Com isso eu acho que consegui deixar o texto menos carregado para continuar a escrever os demais desdobramentos, mas como vc já disse, eu continuei abusando do termo Physical. A intenção é mostrar que as funções cognitivas são físicas e não abstratas. Ok podem ser tratadas como abstratas, mas sempre há a vinculação física.

Referencias: O numero de referencias não é um problema se elas forem suficientes para mostrar que você realmente pesquisou bem o assunto. Quem for da área e conhecer bem o problema pode argumentar que faltaria essa ou aquela referencia e ai você teria que revisar o paper.
Tem duas referências, uma em publicação de primeira linha, que mostram claramente a confusão no meio cientifico quanto ao conceito de Pattern Recognition. São reviews, e eu procurei para saber se eles foram contestados ou se há linhas paralelas que discordam. Não há no mainstream da área.
Eu peguei esse gap nos fundamentos dessa grande e importante área da ciência e to tentando faturar ... contribuir é melhor né  :P , um outro motivo (injustificado) da pretensão.
Abaixo tem o link desses papers disponível online da publicação de menor prestigio, e também a mais atual. Na introdução já fica claro o que estou dizendo:
http://paper.ijcsns.org/07_book/200606/200606A10.pdf

A publicação de maior prestigio só tem online aberto o abstract, que tb já deixa claro corroborando a minha argumentação central. (se quiser eu mando o PDF do paper completo por email)
 http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0031320375900217

Mas claro que isso tudo vou ter que me ver com os referis da vida.

Como disse já é tarde e amanhã releio o paper, coloco os erros de inglês (são muitos!) e tentarei apresentar uma análise maior da essencia do artigo que acho interessante embora não possa julgar se correto ou não.

Se você discordar da minha opinião por favor apresente seus argumentos. Eu posso estar errrado!
Olha,
novamente muito obrigado pela gentileza e colaboração,
e o pior que logo depois que vc postou é que eu me ausentei um pouco,
pode até parecer mal agradecimento, mas não foi não viu.
Thanks a lot.
« Última modificação: 04 de Junho de 2011, 22:25:02 por gilberto »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Junho de 2011, 22:16:20 »
Gilberto, lerei sua nova apresentação e retornarei minhas mais construtivas apreciações assim que me for possível. De início, já no início do seu abstract, vejo uma certa incoerência. Onde você escreve prevalence, penso que seria correto algo mais objetivo como substantiality. Até porque não entendo sua teoria como uma contraposição ao CM ou à CTM.
Obrigado tb Cientista,

puxa, vou ficar em débito de agradecimento com muita gente aqui. Valeu mesmo.
Só um esclarecimento, o que são as siglas CM e CTM? Não identifiquei.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #39 Online: 05 de Junho de 2011, 01:35:03 »
gilberto

Após examinar a primeira página do seu paper cheguei a conclusão que seria por demais extenso apresentar a revisão aqui no forum. Eu teria que reproduzir práticamente o paper inteiro com a revisão!
Assim a minha proposta é fazer uma revisão em cima do seu texto, usando a capacidade de tracking changes do Word, para te mostrar o que eu proponho como revisão.
Assim que estiver pronto eu te mando por e-mail. Fica mais fácil e não toma o espaço do forum.
Se você quiser comentar depois alguns pontos da revisão poderia faze-lo no forum ou por e-mail.
Que é que você acha?
Termino tudo na segunda ou terça, dependendo do tempo. Esse fim de semana parece que vai fazer tempo bom e devo estar ocupado por aqui. Estamos na primavera em Montreal!

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #40 Online: 05 de Junho de 2011, 12:16:49 »
gilberto

Após examinar a primeira página do seu paper cheguei a conclusão que seria por demais extenso apresentar a revisão aqui no forum. Eu teria que reproduzir práticamente o paper inteiro com a revisão!
Assim a minha proposta é fazer uma revisão em cima do seu texto, usando a capacidade de tracking changes do Word, para te mostrar o que eu proponho como revisão.
Assim que estiver pronto eu te mando por e-mail. Fica mais fácil e não toma o espaço do forum.
Se você quiser comentar depois alguns pontos da revisão poderia faze-lo no forum ou por e-mail.
Que é que você acha?
Termino tudo na segunda ou terça, dependendo do tempo. Esse fim de semana parece que vai fazer tempo bom e devo estar ocupado por aqui. Estamos na primavera em Montreal!
Claro Trudeau

olha o meu email é: gilbertodpaiva@gmail.com

e para não te dar tanto trabalho, vc pode mostrar os tipos de erros que eu mais cometo, pq aí eu reviso todo o texto e acerto todas as ocorrências.

Um erro de estilo que talvez prejudique a clareza é que eu escrevo orações longas. Eu tenho que desmembrar em orações menores.

Na verdade eu já tinha feito uma revisão do inglês com o Word ... mas como eu sou teimoso algumas coisas eu não concordei com ele ... hehe

Mas vc é que manda chefe  :ok:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Junho de 2011, 13:19:46 »
Brasileiro maluco faz proposta para explicar o funcionamento da mente
É sempre assim, quando chega alguém com uma visão nova sobre um tema, é chamado de maluco ou coisa assim. Percebam que este termo só gera preconceito ao invés de fazer uma definição séria. É um termo muito usado por conservadores tradicionalistas preconceituosos ou por grupos de pessoas que vivem de querer derrubar pessoas de convicções opostas.

Mas nem sempre isso no fim das contas é uma atitude justa, mas animalesca e selvagem da mente humana, que deve ser extirpada num meio verdadeiramente civilizado, ainda mais o meio científico. Caso contrário seria só mais um circo de bestas. Eu, pela minha elevada noção ética ou moral, mudaria o termo maluco por inconveniente ou inovador.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #42 Online: 05 de Junho de 2011, 13:52:44 »
Brasileiro maluco faz proposta para explicar o funcionamento da mente
É sempre assim, quando chega alguém com uma visão nova sobre um tema, é chamado de maluco ou coisa assim. Percebam que este termo só gera preconceito ao invés de fazer uma definição séria. É um termo muito usado por conservadores tradicionalistas preconceituosos ou por grupos de pessoas que vivem de querer derrubar pessoas de convicções opostas.

Mas nem sempre isso no fim das contas é uma atitude justa, mas animalesca e selvagem da mente humana, que deve ser extirpada num meio verdadeiramente civilizado, ainda mais o meio científico. Caso contrário seria só mais um circo de bestas. Eu, pela minha elevada noção ética ou moral, mudaria o termo maluco por inconveniente ou inovador.
Enio, foi o proprio autor que deu o titulo ao tópico......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #43 Online: 05 de Junho de 2011, 14:53:02 »
Mesmo assim, esta noção de maluquice ou loucura deveria ser seriamente revisada. E o próprio autor acabou vítima disso, ou seja, desta noção que ele mesmo deu a si mesmo a acabou sujando sua imagem.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Junho de 2011, 15:11:44 »
Hein? Ele está apenas sendo bem-humorado.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Junho de 2011, 15:18:38 »
Obrigado tb Cientista,

Connectionist Model e Computational Theory of Mind, respectivamente. Estão no seu próprio texto. :) Dependendo do que você quer dizer, eu deixaria prevalence mesmo.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Junho de 2011, 18:38:31 »
Obrigado tb Cientista,

Connectionist Model e Computational Theory of Mind, respectivamente. Estão no seu próprio texto. :) Dependendo do que você quer dizer, eu deixaria prevalence mesmo.
Cacirocas ... como é que eu não percebi?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Junho de 2011, 18:48:19 »
Mesmo assim, esta noção de maluquice ou loucura deveria ser seriamente revisada. E o próprio autor acabou vítima disso, ou seja, desta noção que ele mesmo deu a si mesmo a acabou sujando sua imagem.
Olá Enio,

se brincadeiras com algum tipo de excentricidade ou jeito diferente de ser, associando a algum tipo de loucura ou doidera, tiver como resultado prejuízo aa vítimas dessas brincadeiras, acho que isso pode se caracterizar como bulling (num sei escrever direito a palavra).
E claro que isso deve ser evitado.

Eu não pensei que isso pudesse sequer ser cogitado aqui no CC. Se eu estivesse em um fórum de proteção aos direitos dos doentes psiquiátricos, como já teve uma pessoa divulgando aqui, é claro que eu ia evitar.

Mas vc sabe que tudo depende do contexto, sobre o que pode ou não ser ofensivo. Mas como a maioria aqui no CC brinca com a palavra doido, e as vezes te enchem o saco com isso. Eu sugiro que vc não leve isso em consideração.

Eu sugiro como desafio para vc, procurar uma forma de encaixar a sua ideologia e modo de ser, de forma que as pessoas aqui comecem a concordar com vc. Seria uma tarefa e tanto.

Mas de qualquer forma, tenho certeza que a maioria aqui não é preconceituosa com pessoas diferentes, mesmo pessoas que talvez tenha algum tipo real de loucura. Fica tranquilo quanto a isso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Junho de 2011, 18:51:04 »
Obrigado tb Cientista,

Cacirocas ... como é que eu não percebi?

Foi falha no seu processo de Pattern Recognition! :biglol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #49 Online: 05 de Junho de 2011, 21:07:44 »
Olá Enio,

se brincadeiras com algum tipo de excentricidade ou jeito diferente de ser, associando a algum tipo de loucura ou doidera, tiver como resultado prejuízo aa vítimas dessas brincadeiras, acho que isso pode se caracterizar como bulling (num sei escrever direito a palavra).
E claro que isso deve ser evitado.

Eu não pensei que isso pudesse sequer ser cogitado aqui no CC. Se eu estivesse em um fórum de proteção aos direitos dos doentes psiquiátricos, como já teve uma pessoa divulgando aqui, é claro que eu ia evitar.

Mas vc sabe que tudo depende do contexto, sobre o que pode ou não ser ofensivo. Mas como a maioria aqui no CC brinca com a palavra doido, e as vezes te enchem o saco com isso. Eu sugiro que vc não leve isso em consideração.

Eu sugiro como desafio para vc, procurar uma forma de encaixar a sua ideologia e modo de ser, de forma que as pessoas aqui comecem a concordar com vc. Seria uma tarefa e tanto.

Mas de qualquer forma, tenho certeza que a maioria aqui não é preconceituosa com pessoas diferentes, mesmo pessoas que talvez tenha algum tipo real de loucura. Fica tranquilo quanto a isso.
Eu sou paciente psiquiátrico e já torrei a paciência do pessoal do fórum com isso por aqui. Mas recentemente tive uma experiência positiva com a galera, que diagnosticou primeiro uma situação de crise por aqui, percebendo a minha mudança de comportamento, já que sabiam da minha doença. Com isso pude recorrer a ajuda médica e melhorar a minha situação. Portanto sou muito grato a todos que aprenderam a lidar com um doido de verdade que nem eu  :lol:

Eu vesti a camisa da loucura mais para descontrair e resgatar esse aspecto positivo que a mesma tem. Percebi o estigma desta minha condição através da discriminação e preconceito de um ou outro forista. Então a melhor maneira é tratar o tema com humor e ao mesmo tempo de forma séria.

Dois grandes nomes da psicologia, do início do século XX, Freud e VYgostsky, construiram suas teorias com base na doença e na anormalidade para entender melhor a psicologia normal. Para mim está sendo ótimo estudar esses autores, está fazendo bem para a minha saúde mental. E claro que quero avançar para a psicologia cognitiva, que está mais próxima da ciência cognitiva que você aborda  :ok:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!