Autor Tópico: O levante pentecostal dos Bombeiros do Rio  (Lida 7368 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
O levante pentecostal dos Bombeiros do Rio
« Online: 04 de Junho de 2011, 14:08:53 »
Não estou acompanhando de perto o levante dos bombeiros do Rio que já tinha dado em sumiço dos salva-vidas das praias, em prisão de 5 grevistas e teve como ponto mais alto a tomada pelos revoltosos do QG da corporação lá no Centro e a invasão do mesmo hoje pelo BOPE. Não tenho duvidas quanto à ilegalidade e a criminalidade da greve e do aquartelamento.

Mas um detalhe com o qual eu já tinha tido contato mas que me passou despercebido ficou claro hoje: o levante tem caráter político-religioso. Digo que já tinha tido contato porque dia destes um colega deu fw no facebook em um vídeo que começava com um chamado de guerra de um dos grevistas ("companheiros militares do estado do Rio, precisamos manter a luta por melhorias, nada vai nos abalar, este govern...") e do nada descambava para uma oração no melhor nível pentecostal ("deus todo poderoso, pai de misericórdia e glória, ó deu..") mas achei que não fosse relevante, que fosse apenas um entre os tantos bombeiros grevistas que tivesse tido a idéia de colocar suas reividicações na net e que por acaso fosse crente fundamentalista. Infelizmente não achei o vídeo para repostar aqui.

Só agora a pouco assistindo a coletiva do Cabral que percebi que o movimento tem como articulador intelectual o ultraprotestante Anthony Garotinho e de fato fui procurar na internet e a associação é evidente.

Minha questão não é exatamente sobre a legalidade ou mesmo justiça da greve ou prisões ou sobre o Cabral ser um sacana ou os Bombeiros estarem chorando de barriga cheia, ou não.

Mas o pentecostalismo já é, a meu ver, o seguimento religioso ocidental mais próximo do islamismo em se tratando de fanatismo e posições estranhas quanto à moralidade e uso da violência como meio de convencimento e manutenção da fé em terceiros (ainda praticada apenas em nível familiar, mas desde sempre em larga escala). O Brasil é o país onde o pentecostalismo tem mais força. E o Rio é o estado em que o pentecostalismo é mais forte no mapa brasileiro: e eu começo a temer que nós estejamos vendo o surgimento de um grupo militar fortemente vinculado à fé e aos valores pentecostais e disposto a cometer crimes e correr os respectivos riscos em defesa desta fé ou destes valores ou dos interesses de seus líderes espirituais.  :|

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: O levante pentecostal dos Bombeiros do Rio
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2011, 14:16:05 »
Acho até que muito do que você falou faz sentido, Dona, mas não é um exagero achar que eles vão começar a apelar sistematicamente para o terror? Não é a primeira vez que um grupo político mobiliza um setor da sociedade para prejudicar outro governo, não lembra das manifestações dos professores em São Paulo no ano passado? Para mim parece ser a mesmíssima coisa. Provavelmente nem são todos os bombeiros que são pentecostais, ainda que os mentores intelectuais do movimento o sejam.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2011, 14:26:22 »
Sejamos práticos. Os bombeiros estão atrás de aumento salarial e comida no prato. O Garotinho é alguém que pegou carona no movimento pra se promover, como é comum dos políticos nesses momentos e possivelmente fornecerá alguma acessoria logística e jurídica aos manifestantes.

Lógico que os bombeiros irão apoiar o Garotinho nessa hora, enquanto for interessante pra eles esse apoio, da mesma forma que o Garotinho vai continuar apoiando enquanto continuar colocando ele no cenário político em destaque.

Agora, partir pra pensar que eles serão massa de manobra armada religiosa, já é um belo salto.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2011, 15:53:46 »
Comandante-geral exonerado e governador complementou dizendo que eram vândalos irresponsáveis.

Será que ele enxerga isso, também, como ele versus Garotinho (ex-aliado, hoje desafeto declarado)?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2011, 16:45:01 »
Ahh CPM... sempre tão conveniente como cala boca da tropa... ::)

Bombeiros do Rio podem pegar até 12 anos de prisão, diz comandante
[...]
"O código disciplinar militar é rígido. Invasão de quartel é uma atitude muito grave e está previsto no artigo 149 do Código Penal Militar", disse o comandante.[...]

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/06/bombeiros-do-rio-podem-pegar-ate-12-anos-de-prisao-diz-comandante.html
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2011, 16:58:45 »
Mas é 12 anos mesmo, ou é 12 anos igual traficante e estuprador, que em 4 anos já pode ir pra rua?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2011, 17:13:15 »
Mas é 12 anos mesmo, ou é 12 anos igual traficante e estuprador, que em 4 anos já pode ir pra rua?
Até onde me recordo, crimes militares não prevêem progressão da pena e outras benesses. Mas o STF aplicou uma vez, não sei como anda hoje em dia.
EDIT: Aplica-se a progressão, mas o rito é bem mais ágil. Em MG a justiça militar não demora 6 meses pra dar a sentença em crimes mais simples.

De qualquer forma, do CPM: "   Art. 97. Em tempo de paz, o livramento condicional por crime contra a segurança externa do país, ou de revolta, motim, aliciação e incitamento, violência contra superior ou militar de serviço, só será concedido após o cumprimento de dois terços da pena, observado ainda o disposto no art. 89, preâmbulo, seus números II e III e §§ 1º e 2º. "
« Última modificação: 04 de Junho de 2011, 17:18:32 por Diegojaf »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2011, 18:00:28 »
Sérgio Cabral não está ajudando o lado dele. Notícias estão chegando que não alimentaram os presos até agora e que ainda proibiu que os advogados conversassem com os clientes. O presidente da OAB já foi pro local.

Dizem que os bombeiros nos batalhões estão aquartelados.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2011, 21:15:25 »
Sérgio Cabral não está ajudando o lado dele. Notícias estão chegando que não alimentaram os presos até agora e que ainda proibiu que os advogados conversassem com os clientes. O presidente da OAB já foi pro local.

Dizem que os bombeiros nos batalhões estão aquartelados.

E de volta a pergunta, e o pessoal dos Direitos Humanos até agora não apareceu?

Gostaria de ouvir agora alguns foristas do CC se manifestando sobre isso já que sempre estão falando de direitos humanos quando o assunto é defender traficante.

Cadê o pessoal dos DH para se fazer reespeitar os direitos dos bombeiros?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2011, 23:22:03 »
[...]
Agora, partir pra pensar que eles serão massa de manobra armada religiosa, já é um belo salto.

No entanto também é perigosa esta situação de que o "inimigo do meu inimigo é meu amigo", porque os ideólogos religiosos não titubearão em tirar proveito de qualquer situação para aumentar o seu poder.
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2011, 07:28:44 »
Só quando vi o JN é que vi que alguns estavam carregando cruzes. :nao3:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2011, 09:14:49 »
E então, até agora nada do pessoal dos "Direitu Zumanus" aparecer por lá?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2011, 09:16:00 »
Absurdo isso. Tem que haver punição exemplar. Está cheio de gente querendo adentrar nas fileiras, tem que mandar todos os grevistas embora e prender.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 05 de Junho de 2011, 09:39:27 »
Absurdo isso. Tem que haver punição exemplar. Está cheio de gente querendo adentrar nas fileiras, tem que mandar todos os grevistas embora e prender.

Ahan...

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2011, 09:41:28 »
Sejamos práticos. Os bombeiros estão atrás de aumento salarial e comida no prato. O Garotinho é alguém que pegou carona no movimento pra se promover, como é comum dos políticos nesses momentos e possivelmente fornecerá alguma acessoria logística e jurídica aos manifestantes.

Lógico que os bombeiros irão apoiar o Garotinho nessa hora, enquanto for interessante pra eles esse apoio, da mesma forma que o Garotinho vai continuar apoiando enquanto continuar colocando ele no cenário político em destaque.

A parte mais fantástica disso tudo é que o próprio Garotinho foi o responsável pelo sucateamento do corpo de bombeiros aqui no Rio.

Por causa da falta de investimento e desvio descarado de dinheiro, alguns quartéis se transformaram em estacionamento de viaturas, e tem áreas do estado que simplesmente não podem ser socorridas em um tempo seguro em caso de incêndio ou acidente.

Cada vez mais eu tenho medo da união entre Política e Religião. As pessoas ficam cegas diante de um discurso bem preparado, e a mistura com religião é um prato feito para aproveitadores como o Garotinho.
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Junho de 2011, 09:59:36 »

Me esclarece uma coisa, Arcanjo: você é a favor ou contra o pessoal do DH defender os direitos fundamentais de criminosos?

De qualquer forma, os advogados da OAB que apareceram para averiguar as denúncias de abuso dos quais o Jaf já falou foram os mesmos membros da Comissão de Direitos Humanos que de vez em quando visitam presídios para verificar e denunciar condições e tratamentos subhumanos aos presos comuns.

Portanto, não se apoquente: o pessoal do DH está dando aos criminosos de farda cáqui o mesmo tratamento que dá aos criminosos pé-de-chinelo.

Uma das coisas que mais me incomoda nesta história, Tyr, é o caráter sagrado e intocável que nós damos a certos profissionais. Ontem eu li um comentário mais ou menos assim: "imagine que o Bope tivesse prendido os bombeiros durante o incêndio do edifício Andorinha?". A resposta óbvia é: "não ia fazer diferença nenhuma, porra, porque os bombeiros estavam em greve e aquartelados, eles foram presos exatamente por se negarem a trabalhar" mas resposta emotiva é algo como "é mesmo: os Bombeiros são nossos heróis, é uma sacanagem chamá-los de vândalos".

Não sou nada fã de Sérgio Cabral Filho mas esta mesma situação já aconteceu quando ele chamou alguns médicos (que faziam esquema de escala para não cumprirem plantão em uma das emergências mais bombadas do Rio) de vagabundos e veio um monte de gente reclamar que o Sérgio Cabral não podia chamar médicos (que são iluminados pela mesma áurea de santidade que os bombeiros) de vagabundos: que medicos são heróis. É muito difícil explicar a um imbecil que um médico que recebe seu salário (muito bom por sinal) em dia e que dá um jeitinho de ficar em casa, dormindo, na noite em que devia estar de plantão no hospital atendendo pessoas baleadas, atropeladas, infartando... não tem nada de herói.

Sim, a conotação religiosa do movimento está bastante evidente, para mim é já intranquilizante.
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 10:05:48 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Junho de 2011, 10:00:30 »

Ahan...
Mas não é a lei, sólida e indiscutível? (que deve ser cumprida à risca, independente de ser justa ou não, criticável ou não?) :|
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 10:13:47 por Donatello van Dijck »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Junho de 2011, 10:05:55 »

Me esclarece uma coisa, Arcanjo: você é a favor ou contra o pessoal do DH defender os direitos fundamentais de criminosos?

De qualquer forma, os advogados da OAB que apareceram para averiguar as denúncias de abuso dos quais o Jaf já falou foram os mesmos membros da Comissão de Direitos Humanos que de vez em quando visita presídios para verificar e denunciar condições e tratamentos subhumanos aos presos comuns.

Portanto, não se apoquente: o pessoal do DH está dando aos criminosos de farda cáqui o mesmo tratamento que dá aos criminosos pé-de-chinelo.

Uma das coisas que mais me incomoda nesta história, Tyr, é o caráter sagrado e intocável que nós damos a certos profissionais. Ontem eu li um comentário mais ou menos assim: "imagine que o Bope tivesse prendido os bombeiros durante o incêndio do edifício Andorinha?". A resposta óbvia é: "não ia fazer diferença nenhuma porra, porque os bombeiros estavam em greve e aquartelados, eles foram presos exatamente por se negarem a trabalhar" mas resposta emotiva é algo como "é mesmo: os Bombeiros são heróis, é uma sacanagem chamá-los de vagabundos".

Não sou nada fã de Sérgio Cabral Filho mas esta mesma situação já aconteceu quando ele chamou alguns médicos (que faziam esquema de escala para não cumprirem plantão em uma das emergências mais bombadas do Rio) de vagabundos e veio um monte de gente reclamar que o Sérgio Cabral não podia chamar médicos (que são iluminados pela mesma áurea de santidade que os bombeiros) de vagabundos: que medicos são heróis. É muito difícil explicar a um imbecil que um médico que recebe seu salário em dia e que dá um jeitinho de ficar em casa, dormindo, no dia em que devia estar de plantão no hospital atendendo pessoas baleadas, atropeladas, infartando... não tem nada de herói.

Sim, a conotação religiosa do movimento está bastante evidente, para mim é já intranquilizante.

Se sou a favor ou contra defender os direitos humanos de criminosos?

Quer dizer que vc considera que um bombeiro que reclama de um salário de R$ 950,00 está no mesmo nível que assassinos e traficantes? Interessante...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2011, 10:10:50 »
Não: eu não disse isso, não fiz comparações de gravidade e nem contestei a melhor ou pior justificativa para o cometimento dos crimes. Eu só disse "criminosos", criminoso é um adjetivo de significado bem objetivo e bastante claro , procure no dicionário mais próximo.

E de qualquer forma, como já explicado e linkado, a resposta é sim, o pessoal dos Direitos Humanos apareceu, ponto final.
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 10:12:53 por Donatello van Dijck »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2011, 10:15:29 »

Ahan...
Mas não é a lei, sólida e indiscutível? (independente de ser justa ou não, criticável ou não?) :)

Falta de conhecimento histórico de sua parte. Os bombeiros não serão excluídos, muitos sequer punidos. O governador não iria conseguir segurar o baque político de uma ação dessas quado a população do Estado inteiro está a favor dos bombeiros, especialmente agora que começaram a dar destaque ao fato de um deles ter tido o filho abortado.

Em 1.997 ocorreu fato semelhante em MG, com a primeira greve de policiais militares na história. O governador se viu na mesma situação e não conseguiu arcar com o peso de mandar embora 10% do efetivo da polícia.

No RJ vai ocorrer coisa semelhante. Isso se a coisa não piorar diante da revolta dos bombeiros espalhados no país inteiro. Ontem mesmo já começaram uma mobilização em Goiás.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2011, 10:17:21 »
Não: eu não disse isso, não fiz comparações de gravidade e nem contestei a melhor ou pior justificativa para o cometimento dos crimes. Eu só disse "criminosos", criminoso é um adjetivo de significado bem objetivo e bastante claro , procure no dicionário mais próximo.

E de qualquer forma, como já explicado e linkado, a resposta é sim, o pessoal dos Direitos Humanos apareceu, ponto final.
Observando seu comportamento, algumas vezes me parece que você se esforça demais em ser do contra puramente por ser.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2011, 10:21:19 »
O assunto é a manifestação dos bombeiros por salários melhores, o governador diz que são "criminosos" e vc aparece perguntando se sou a favor ou contra dar direitos a criminosos.

Dá a entender o que?

Mas respondendo: Não acho que traficantes ou assassinos devam ter qualquer direito assegurado ANTES que suas vítimas os tenham.

Entre um e outro que se fodam os primeiros, não dá para ser mais claro que isso.

E sobre o pessoal do DH, acho que já estava mais que na hora de parar de defender só vagabundo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2011, 10:22:49 »
Sim Jaf, eu concordo plenamente com o seu prognóstico, provavelmente o caso vai ser mesmo abafado e vai ficar o dito pelo não dito, e não desconheço esta parte da história que você está me contando.

É só que o Tyr não estava prevendo o que vá acontecer, ele estava dizendo o que DEVERIA na opinião dele (e minha também) acontecer... Se o seu "anham" foi no sentido de "anham, vai sonhando que isto vá acontecer, é ruim einh" então eu realmente compreendi mal: mas me pareceu que você estava discordando do desejo do Tyr e não (apenas) da possibilidade do desejo dele ser cumprido, o que são coisas distintas.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2011, 10:23:33 »
No RJ vai ocorrer coisa semelhante. Isso se a coisa não piorar diante da revolta dos bombeiros espalhados no país inteiro. Ontem mesmo já começaram uma mobilização em Goiás.
Por isso mesmo deve haver punição exemplar. O salário é horrível, verdade! Mas não é serviço obrigatório, quem está insatisfeito, boa viagem. Não é tão fácil assim, mas deveria ser.

Dura lex, sed lex.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Junho de 2011, 10:23:41 »

Ahan...
Mas não é a lei, sólida e indiscutível? (independente de ser justa ou não, criticável ou não?) :)

Falta de conhecimento histórico de sua parte. Os bombeiros não serão excluídos, muitos sequer punidos. O governador não iria conseguir segurar o baque político de uma ação dessas quado a população do Estado inteiro está a favor dos bombeiros, especialmente agora que começaram a dar destaque ao fato de um deles ter tido o filho abortado.

Em 1.997 ocorreu fato semelhante em MG, com a primeira greve de policiais militares na história. O governador se viu na mesma situação e não conseguiu arcar com o peso de mandar embora 10% do efetivo da polícia.

E eles terão o apoio do grosso da população, principalmente depois daquele aumento indecente de 163% que os ilustres parlamentares se deram há poucos meses.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!