Autor Tópico: Real e ficção na economia brasileira  (Lida 7951 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Real e ficção na economia brasileira
« Online: 08 de Junho de 2011, 13:13:57 »
Real e ficção na economia brasileira

Não foi com muita surpresa que eu vi essa sequência de notícias que você pode receber o fato mais importante diretamente dos títulos:

DVD [no Brasil] custa mais que o triplo dos EUA
    iPad brasileiro é o mais caro do mundo
    Artigo no Financial Times vê bolha em formação no Brasil

fatos que estão também relacionados ao que eu postei sobre o fictício PIB brasileiro (comentários os quais parece que os brasileiros discordam…).

Parece vitrola quebrada, mas o elo de ligação é a tributação e a estrutura do serviço público no Brasil. A situação é tão grave que é assim: se o produto é importado, no Brasil ele é um dos mais caros do mundo por causa do excesso de tributos a importados; se o produto é nacional, ele também fica entre os mais caros do mundo, por causa do excesso de tributos internos. Eu considero a política brasileira com respeito a importações um atraso, eu vou me explicar abaixo. A tributação exagerada faz tudo ser mais caro no Brasil, onde os salários também são baixos, e o resultado vai desde um PIB surrealista — porque os serviços públicos e privados somados estão acima do preço real comparado a outros países — a anulação do poder de compra do brasileiro. No meu ver, a razão disto é que o serviço público brasileiro é muito caro, requerendo impostos que somam mais da metade de um produto no mercado. E a minha birra com isto é que o Brasil cobra para mais de 35% de imposto do PIB, acima da maioria dos países ricos, todavia oferece um serviço público de péssima qualidade.

Por quê? E qual a solução? Eu acredito que é porque o investimento do governo brasileiro não é no serviço final, é no sistema político. Por exemplo, o orçamento do Congresso Nacional e do Senado é maior que o orçamento total do MCT. Dado o orçamento total do MCT, que parte deste realmente vai para as mãos dos pesquisadores, e quanto se perde nas mãos dos diversos acessores, auxiliares, suplentes dentro do MCT e dentro das diversas secretarias e subsecretariais do serviço público? Como é possível que o Brasil tenha um investimento em educação pública (digo o número oficial do orçamento do MEC) superior ao do Canadá, mas os professores das escolas brasileiras ganham miséria? Estes últimos ganham pouco, mas ninguém do gabinete de educação das prefeituras e dos governos estaduais recebe três salários mínimos. No Brasil, os grandes salários públicos estão concentrados em certos cargos políticos e burocráticos enquanto que os serviços propriamente ditos recebem pouco investimento. Segundo os dados do IBGE deste ano, o funcionário público brasileiro em média recebe mais que o da área privada (sem incluir benefícios do setor público). Ou seja, não é que o orçamento do MEC é baixo e sim que há uma espécie de atrito financeiro no Estado brasileiro que faz com que a parcela do orçamento que é realmente investido no serviço ser baixa. E a corrupção faz parte natural disto porque o excesso de atravessadores a favorece.

A solução que ninguém gostaria de ver acontecer é começar a enxugar o estado brasileiro, diminuindo duas coisas: primeiro, acabando com o excesso de burocratas, secretários, auxiliares e tudo mais (incluindo os serviços de corregedoria e procuradoria dos próprios regularadores), e segundo, deixando serviços importantes como hospitais, planos de saúde, escolas, universidades públicas, policia e bombeiros, forças armadas, etc., mas acabando com certos excessos da participação do estado na economia, como o controle estatal de bancos e empresas (como a Petrobras e a Embraer) e acabando com leis de monopólio (como de extração de base energética). Antes que você pule da cadeira e brande de raiva “Absurdo!”, pense por que o estado brasileiro tem participação no setor privado, em primeiro lugar? Que benefício para a sociedade isso tras? Agora eu vou dar a razão de porque eu acredito que a privatização do Banco do Brasil e termino do monopólio energético iria ajudar o país: o Estado ficaria mais barato, e poderia diminuir impostos e criaria maior competição no mercado. Maior competição não vai automaticamente gerar melhor serviço mas é melhor a chance disto do que nenhuma chance. E com menos impostos, a economia cresce, os preços dos produtos ficam mais realista e o poder de compra do brasileiro aumenta. Com maior produção econonomica privada, a arrecadação do Estado não fica comprometida: você pode derrubar de 35% para 25% do PIB em imposto, mas se o PIB privado cresce, esses 25% podem representar algo mais significativo que 35% de uma economia engessada. E principalmente, com a diminuição dos burocratas, pode-se injetar o dinheiro do imposto no serviço, ao invés de deixá-lo com os secretários. Legislação que incentiva o setor privado a agir no lugar do publico localmente é outro elemento importante: leis como a Lei de Incentivo a Cultura deveriam ser emuladas para áreas como saúde, educação e ciência. Críticas de que esse sistema é ruim porque incentiva a Maria Bethânia, uma grande artista, é tolice. É como argumentar que é ruim a iniciativa privada descontar 15% de imposto de renda financiando um grande centro privado para o Miguel Nicolelis baseado no fato de que este já é um cientista bem estabelecido e com pesquisas de impacto e que no lugar disso o investimento deveria ir exclusivamente para um Centro de Estudo de Besouros da Amazônia. O incentivo privado a pesquisa reflete a própria realidade do que é ciência de interesse da sociedade ao invés do interesse de um grupo pequeno de burocratas.

OKay, chega. Por último eu quero comentar sobre a política de importação do Brasil, que eu acho absurda. A lógica parece ter sido estabelecida em algum momento da antiguidade brasileira quando alguém conseguiu convencer as pessoas que a entrada de produtos importados indiscriminada no país prejudica o mercado interno. Por que isso seria verdade? Alguém pode dizer: “porque importar diminui postos de trabalho interno”. Se uma câmera digital importada de Taiwan no Brasil custasse o mesmo que ela custa nos EUA (onde a câmera também é importada), haveria mais movimentação para a economia interna: criação de postos de trabalhos em transportadoras para levar dos portos as cidades, de gerentes de vendas e de vendedores, de técnicos da assistência técnica, de vendedores de peças, da indústria nacional fabricando acessórios, e por ai vai. Onde se criaria o emprego de assistência técnica no Brasil de novos postos de câmeras e lentes Nikon? Quem vai transportar os automóveis japoneses do porto até as concessionárias? Se o MacBook era inacessível ao brasileiro porque custava R$ 8 mil e passou ao preço norte-americano de R$1,6 mil, que mercado vai se beneficiar com a criação de novas lojas de pontos de venda de produtos da Apple, agora mais popular? A patente prova de que importação não atrapalha o mercado interno é os EUA, onde muitos produtos comercializados internamente (com excessão de alimentos, mas incluso bebidas alcóolicas) são importados. Grandes empresas estrangeiras tem hoje nos EUA o seu maior mercado (a começar pela população grande), e criam muitos postos de trabalho no país. Os únicos reais beneficiados da política tributária brasileira são alguns funcionários públicos, e exclusivamente estes.

Fonte: http://arsphysica.wordpress.com/

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re: Real e ficção na economia brasileira
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2011, 13:27:57 »
Amém, só discordo da parte em que ele diz que universidades e serviços de saúde deveriam continuar públicos.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2011, 19:37:55 »
A maior causa dos produtos brasileiros serem os mais caros do mundo, é porque a moeda brasileira é a mais valorizada do mundo, impostos no caso, vem depois disso.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2011, 19:39:31 »
é porque a moeda brasileira é a mais valorizada do mundo,
Isso é uma piada?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2011, 19:43:57 »
E o Brasil não pode importar mais badulaca ( produtos de consumo final) por que não exporta o suficiente para comprar, é simples. Não se pode gastar mais do que se ganha. (déficit). Por isso é que os malditos impostos se fazem necessário. É preciso pensar nessa questão, quando se defende a importação pura e simples.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2011, 19:44:23 »
é porque a moeda brasileira é a mais valorizada do mundo,
Isso é uma piada?

Não.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2011, 19:53:23 »
E o Brasil não pode importar mais badulaca ( produtos de consumo final) por que não exporta o suficiente para comprar, é simples. Não se pode gastar mais do que se ganha. (déficit). Por isso é que os malditos impostos se fazem necessário. É preciso pensar nessa questão, quando se defende a importação pura e simples.

Temos que tributar a importação porque tributamos muito a exportação.   :ok:
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2011, 20:09:12 »
Não.
Ok, não achei esse dado mas pode ser.

De qualquer modo, discordo muito disso aí.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2011, 21:57:18 »
A maior causa dos produtos brasileiros serem os mais caros do mundo, é porque a moeda brasileira é a mais valorizada do mundo, impostos no caso, vem depois disso.

Já ouviu falar em euro, dólar e libra esterlina?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2011, 21:58:39 »
[...]
Não se pode gastar mais do que se ganha. (déficit).
[...]

Será por isto que a dívida interna pública barsileira bateu em 1,9 trilhões de reais?
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2011, 23:10:28 »

É por isso também, mas não só por isso.

Não sei ponderar os fatores, mas temos também: dependência tecnológica, produção onerada por excesso/tamanho de tributos, logística de distribuição deficiente, etc.

Acho que a dependência de insumos e tecnologias que têm que ser importadas, e são caras, é o principal gargalo a ser enfrentado. Isso implica fortes investimentos em educação, pesquisa, educação, pesquisa, educação, pesquisa, educação, pesquisa, educação, pesquisa, ..............
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2011, 08:32:49 »

Todos menos valorizados que o real... Procure pelo índice BigMac da Economist e vai entender do que eu falo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2011, 08:41:57 »
[...]
[...]

Será por isto que a dívida interna pública barsileira bateu em 1,9 trilhões de reais?

Sim, mas em trajetória de queda, depois da alta de 2009 pela aumento do gasto do governo e baixa em muitas tributações para estimular a economia naquele período. Basta ver a relação dívida/pib. Mas concordo que o governo deveria conter os gastos, ou melhor ainda, melhorar a eficiência.

No que se refere aos gastos do governo, ele arrecada mais do que gasta. Superávit primário. A relação dívida/pib poderia cair muito mais rapidamente, se tivessemos uma taxa de juros compatível com o restante dos países do mundo, sem dúvida. A maior parte do superávit vai para o pagamento de juros.

A relação dívida/pib do Brasil não é tão alta, nem tão baixa, talvez algo em torno dos 30 ou 35% seria o ideal, na minha visão.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2011, 08:43:42 »

Todos menos valorizados que o real... Procure pelo índice BigMac da Economist e vai entender do que eu falo.

_Juca_, por favor, deixe estas "particularidades menores" e considere que:

a) A moeda local está "sobrevalorizada" pela grande quantidade de dólares que tem entrado aqui, tanto para o mercado especulativo como nas inversões diretas e;

b) O Real não possui nenhuma conversibilidade com exceção de alguns países da América do Sul, ou seja, não há uma 'confiança' mundial nele, ao contrário do dólar, euro e libra esterlina.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2011, 08:56:37 »
[...]
[...]

Sim, mas em trajetória de queda, depois da alta de 2009 pela aumento do gasto do governo e baixa em muitas tributações para estimular a economia naquele período. Basta ver a relação dívida/pib.

O que pode estar em baixa (eu tenho dúvidas sobre isto!) é a relação dívida/PIB, pois em números absolutos ela continua a subir.

Mas concordo que o governo deveria conter os gastos, ou melhor ainda, melhorar a eficiência.

Na atual circunstância seria prudente fazer os dois, ainda mais que, no meu entender, se aproxima pelo menos mais uma crise, que é a "bolha imobiliária".

No que se refere aos gastos do governo, ele arrecada mais do que gasta. Superávit primário.

Talvez, mas não é o caso da maioria dos governos estaduais e municipais. E em relação ao governo federal, o superávit ocorre em boa parte porque o governo não cumpre, ano-a-ano, os gastos previstos nos orçamentos.

A relação dívida/pib poderia cair muito mais rapidamente, se tivessemos uma taxa de juros compatível com o restante dos países do mundo, sem dúvida. A maior parte do superávit vai para o pagamento de juros.

É a maneira que o Estado brasileiro tem para financiar os seus títulos (dívida), pois foi este o caminho escolhido para a alavancagem dos gastos. Do contrário a bancarrota viria rapidamente.

A relação dívida/pib do Brasil não é tão alta, nem tão baixa, talvez algo em torno dos 30 ou 35% seria o ideal, na minha visão.

Não, o ideal é não ter dívida nenhuma pois este procedimento só subsiste porque há a emissão de títulos que lastreiam a maioria das aplicações financeiras.

Ou seja, o sistema sobrevive às expensas da confiança que as pessoas tem no "fato" de que ocorrerá a remuneração e o pagamento dos empréstimos que elas fazem ao Estado. E isto os estados a quebrarem.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Junho de 2011, 09:06:30 »

_Juca_, por favor, deixe estas "particularidades menores" e considere que:

a) A moeda local está "sobrevalorizada" pela grande quantidade de dólares que tem entrado aqui, tanto para o mercado especulativo como nas inversões diretas e;

b) O Real não possui nenhuma conversibilidade com exceção de alguns países da América do Sul, ou seja, não há uma 'confiança' mundial nele, ao contrário do dólar, euro e libra esterlina.

Considerado.

Veja bem, não estou dizendo que o real é a moeda mais confiável, no sentido de que ela é usada para acumular reservas ou fazer transações, embora muito "investidores" usem  uma cesta de moedas mundiais para especular, real incluído. Apenas que temos hoje a moeda mais valorizada do mundo, senão, umas das mais, especialmente contra a China e os países mais desenvolvidos, e esse fator é o principal quando comparamos a diferença de preços entre o que se produz no Brasil e nesses países.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Junho de 2011, 13:11:54 »

O que pode estar em baixa (eu tenho dúvidas sobre isto!) é a relação dívida/PIB, pois em números absolutos ela continua a subir.

Já discutimos sobre isso...

Na atual circunstância seria prudente fazer os dois, ainda mais que, no meu entender, se aproxima pelo menos mais uma crise, que é a "bolha imobiliária".

Concordo, mas não sei se essa bolha é de fato uma bolha assim tão bolhuda. :hihi: Acho que estamos no limite dos preços imobiliários, e se continuar crescendo os preços dos imóveis na mesma proporção durante os próximos meses e anos, aí sim de fato, teremos uma crise, mas eu acho que esse ano o país perdeu fôlego pelo crédito pessoal e das famílias, e o endividamento começa a bater mais forte no povo, com uma leve retração na atividade comercial. É minha visão, claro.

Talvez, mas não é o caso da maioria dos governos estaduais e municipais. E em relação ao governo federal, o superávit ocorre em boa parte porque o governo não cumpre, ano-a-ano, os gastos previstos nos orçamentos.

Não sei lhe dizer ao certo, mas o superávit é previsto no orçamento, não?

É a maneira que o Estado brasileiro tem para financiar os seus títulos (dívida), pois foi este o caminho escolhido para a alavancagem dos gastos. Do contrário a bancarrota viria rapidamente.

O Estado brasileiro e todos os outros do mundo. Na nossa atual conjuntura, não é preciso esse taxa de juros alta como está. Essa alavancagem não faz sentido algum, quando o país tem uam relação dívida/pib estável, tem reservas internacionais muito maiores que sua dívida externa, e tem um superávit confortável em sua balança comercial. Estava mais que na hora de tirar os economistas heterodoxos do BC e diminuir um pouco os lucros dos bancos privados aqui no Brasil.

Não, o ideal é não ter dívida nenhuma pois este procedimento só subsiste porque há a emissão de títulos que lastreiam a maioria das aplicações financeiras.

Não existe esse ideal. Todos os países do mundo se relacionam com suas dívidas e as emissões de bônus e títulos. Todos fazem uso do sistema de juros e emissões de títulos futuros.

Ou seja, o sistema sobrevive às expensas da confiança que as pessoas tem no "fato" de que ocorrerá a remuneração e o pagamento dos empréstimos que elas fazem ao Estado. E isto os estados a quebrarem.

A confiança é a base do nosso sistema econômico. Quando quebrada, o sistema ruiu ( já vimos isso né?), ou o calote é certo. Se existir alguma forma melhor que essa e que seja totalmente factível, quem sabe poderemos implementá-la.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Junho de 2011, 19:42:32 »

Quanta asneira...

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Junho de 2011, 19:47:57 »

O que tem a ver os impostos (internos) com uma suposta dificuldade para importar?

(Na verdade, impostos internos altos FACILITA a importação, pois torna os produtos importados mais competitivos no mercado interno)

Moeda nacional valorizada ira FACILITAR, e MUITO, as importações. O país irá aumentar suas importações até um ponto onde a escassez de moeda estrangeira faça a moeda nacional se desvalorizar novamente.

Em comércio internacional, não existe essa hipótese do país ficar "sem poder importar": o próprio câmbio flutuante ajusta automaticamente os valores das moedas e, consequentemente, os valores internos dos bens importados e os externos dos bens exportados.

Essa postagem sua não faz sentido nenhum, ao menos até onde pude entender...

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Junho de 2011, 19:49:38 »
Acho que o motivo de alguns produtos serem caros seja por causa da moeda valorizada E carga tributária alta (em alguns produtos os impostos representam mais da metade do valor de venda).

Em alguns produtos a moeda valorizada pode funcionar justamente ao contrário, como uma redução do valor do produto. É o caso daqueles com grande parte de componentes importados.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Junho de 2011, 19:51:32 »
Acho que o motivo de alguns produtos serem caros seja por causa da moeda valorizada E carga tributária alta (em alguns produtos os impostos representam mais da metade do valor de venda).

Em alguns produtos a moeda valorizada pode funcionar justamente ao contrário, como uma redução do valor do produto. É o caso daqueles com grande parte de componentes importados.

Exato.

Moeda nacional valorizada torna os produtos importados mais baratos aqui, o que aumenta as importações.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 09 de Junho de 2011, 19:58:37 »

[...]
[...]

Dívida pública é o TOTAL. A dívida externa é uma parte disso.

Apenas a dívida externa (que é em dólar) tem relevância fundamental para o câmbio e o balanço de pagamentos.

Citação de: Juca
Sim, mas em trajetória de queda, depois da alta de 2009 pela aumento do gasto do governo e baixa em muitas tributações para estimular a economia naquele período. Basta ver a relação dívida/pib. Mas concordo que o governo deveria conter os gastos, ou melhor ainda, melhorar a eficiência.

No que se refere aos gastos do governo, ele arrecada mais do que gasta. Superávit primário. A relação dívida/pib poderia cair muito mais rapidamente, se tivessemos uma taxa de juros compatível com o restante dos países do mundo, sem dúvida. A maior parte do superávit vai para o pagamento de juros.

Deve estar em torno de 60% do PIB. Já esteve em mais de 70%.

Mas estamos melhores do que os PIGs (Portugal, Irlanda, Grécia, etc), que têm suas relações dívida/pib na casa dos 300%...

Agora imaginem: que proeza esses governos conseguiram fazer para contrair tamanha dívida!!!!

Os credores mereciam ficar sem nenhum centavo para aprenderem a administrarem melhor seu dinheiro e não emprestarem para qualquer "bêbado"...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Junho de 2011, 20:25:14 »
Quanta asneira...

Caro DDV.

Eu não acho adequado, neste caso, usar este tipo de adjetivação pois seria muito mais interessante voce apontar e explicar qual(is) foi(ram) o(s) erro(s) do texto do forista _Juca_.
Foto USGS

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Junho de 2011, 20:28:01 »
Abaixo o Geo! Ditador! :comando: Depois que entram no poder as pessoas ficam assim.  :hihi:

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Junho de 2011, 20:29:46 »
Quanta asneira...

Caro DDV.

Eu não acho adequado, neste caso, usar este tipo de adjetivação pois seria muito mais interessante voce apontar e explicar qual(is) foi(ram) o(s) erro(s) do texto do forista _Juca_.

A cotação do Real só influencia o preço INTERNO dos produtos brasileiros com os produtos importados (ou com componentes/insumos importados).

Dizer que a cotação do Real é o responsável número 1 pelos altos preços INTERNOS dos produtos brasileiros, e ainda dizer com todas as letras (para que ninguém fique sem entender  :)) que conta mais até do que os impostos é uma TREMENDA asneira.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!