Sinceramente não acredito que a China vá ocupar Taiwan... O desgaste político seria enorme e as baixas também. Formosa não é indefesa e causaria um grande estrago nas cidades chinesas costeiras próximas, matando milhares. Parece-me que é melhor manter a pressão sobre Taiwan e este "protocontrole" sobre a ilha do que ocupá-la e trazer a hostilidade do mundo para si.
Imediatamente países como Mongólia, Nepal e Butão pensariam que são a bola da vez, já que a CHina também sempre afirmou que eles fazem parte da China, desde Kublai Cã. Essas expansões territoriais por meio da força são coisa do século XIX e da metade do século XX, e seriam extremamente mal vistas hoje.
Concordo. Acho que é só bravata para consumo interno. Agora, o meu chute é que o interesse maior da China é se contrapôr à Índia, que por sinal já tem um porta-aviões, e ao Japão que, no entanto, tem um irmão mais velho pra lhe defender.
Voltando ao porta-aviões, eu acho pouco provável que o mesmo tenha alguma relação com ataques a Taiwan. Se a memória não falha, a ilha está há menos de 200 km do litoral chinês continental e estaria, portanto, perfeitamente ao alcance de aviões baseados em terra, uma situação mais segura, mais barata e mais rápida que um porta-aviões.
Não temos nenhum elemento objetivo para tentar inferir qual a intenção da China com o navio.
Não acho que a China se envolva em pendengas territoriais, nos próximos anos, já que a repercussão econômica seria, provavelmente, pesada e prejudicaria os negócios.
Entre a China e a Índia parece haver, no momento mais cooperação que fricção.
Não vejo a China como uma agressora importante, nos próximos anos. O problema é saber se, ao conquistar hegemonia econômica, ela não irá tentar obter hegemonia geopolítica, assumindo uma posição igual à que os EUA têm hoje.
Retomando o ponto central do tópico: a China tem um plano de longo prazo, tem recursos em quantidade crescente, tem foc o de esforços e, sobretudo, uma enorme perseverança em se tornar a nação com o maior PIB do mundo.