Autor Tópico: Estudante de História na UFRGS diz que relações "interracias" geram hibrídos  (Lida 4572 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3366215.xml

Parte da carta: http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/11347030.pdf

Estudante da UFRGS autor de texto considerado racista será investigado pela Polícia Civil
Em material direcionado aos colegas, acadêmico de História comparou miscigenação a forma de genocídio

A atitude de um aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao comparar a miscigenação dos povos a uma forma de genocídio despertou a indignação de ativistas e autoridades da área de direitos humanos no Estado.

Estudante de História, o universitário José Francisco Alff, 50 anos, causou perplexidade ao escrever um texto com ideias consideradas racistas por colegas e professores e se tornou alvo de um processo disciplinar e de uma ocorrência policial.

Apesar da repercussão, a universidade não comentou o caso na sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa da UFRGS, o assunto está sendo tratado por uma comissão interna e, até que o grupo apresente um parecer, a reitoria não se pronunciará.

>>>Leia trecho de carta escrita pelo estudante de História

Publicados na sexta-feira em Zero Hora, os trechos de autoria do aluno desencadearam reações de diferentes setores.

Os presidentes do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Breier, afirmaram que irão acompanhar o caso.

— Episódios como esse só alimentam o discurso da intolerância. Isso não cabe mais no século 21 e é um absurdo que tenha acontecido dentro de uma universidade —criticou Breier.

:o
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, 18:37:18 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re: Estudante de História na UFRS diz que relações "interracias" geram hibrídos
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2011, 18:32:16 »
O próprio autor é um contra-exemplo da "superioridade intelectual" dos brancos (eu imagino que ele seja branco, óbvio). Nem escrever direito ele sabe.

Eu ainda me impressiono quando aparecem notícias como essa, ainda mais de pessoas que provavelmente têm um bom acesso a informações (presumo isso por ele estudar na UFRGS). Racismo é uma ideia tão batida, tão velha e tão sem sentido que eu ainda acredito (ou acreditava) que em geral as pessoas só são racistas por "tradição", e não por se contentarem intelectualmente com isso.

Obs.: E só corrigindo o título do tópico, é UFRGS (como está no texto), e não UFRS.  :ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Estudante de História na UFRGS diz que relações "interracias" geram hibrídos
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2011, 19:23:21 »
O texto é patético e incorreto sob o ponto de vista antropológico, pois os euasianos não existem há 2 milhões de anos. A linhagem do homem moderno, que incluem africanos e eurasianos, tem cerca de 200.000 anos ou um pouco mais do que isto.
Foto USGS

Offline rizk

• Nível 11
  • *
Re: Estudante de História na UFRGS diz que relações "interracias" geram hibrídos
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2011, 23:32:33 »
Quer dizer que

=

Quando alguém diz:
"Não estou dizendo que..."
"Por absurdo que possa parecer..."
O meu sinal corta e eu não presto mais atenção. E fico pensando em piadas que posso fazer. Essa do carro foi besta mas enfim, tá tarde, dêem um desconto.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2011, 23:49:39 »
Dá um desconto pro cara pq no final ele reconhece que o que ele diz parece um absurdo.

Mas será que cabe um processo? Digo, o cara tem uma ideologia totalmente sem noção, mas o cara tá expondo uma tese (absurda) dele. Ou seja, pelo direito de liberdade de expressão, ou coisa que o valha, o cara tem o direito de falar o que ele pensa, mesmo que o conteúdo seja isso aí.
Se ele passar a prejudicar os negros devido a idelogia dele, aí sim eu acho que caberia um processo. Pela expressão das idéias pode no máximo ser reprovado em um curso.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2011, 00:22:19 »
Óbvio que vale, se a maioria acha que uma coisa é repugnável, tem que prender mesmo. Assim como quando a maioria achava que tinha que enforcar quem disse que a Terra não era chata, logo o cara tinha que ser enforcado. Liberdade é assim mesmo, só aceitamos a dos outros quando não dizem o que não queremos ouvir.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2011, 06:56:52 »
Cabe ao menos uma punição acadêmica. O cara não deveria ter esse "grau" de ignorancia no atual estágio que se encontra em uma instituição de ensino, Ou a instituição é péssima, ou o sujeito não está lá para aprender! Ao que parece esse é um caso isolado, portanto possivelmente se trata da segunda opção.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2011, 09:32:27 »
Dá um desconto pro cara pq no final ele reconhece que o que ele diz parece um absurdo.

Mas será que cabe um processo? Digo, o cara tem uma ideologia totalmente sem noção, mas o cara tá expondo uma tese (absurda) dele. Ou seja, pelo direito de liberdade de expressão, ou coisa que o valha, o cara tem o direito de falar o que ele pensa, mesmo que o conteúdo seja isso aí.
Se ele passar a prejudicar os negros devido a idelogia dele, aí sim eu acho que caberia um processo. Pela expressão das idéias pode no máximo ser reprovado em um curso.

Concordo. O cara é um imbecil, acha que pode escrever um texto acadêmico como se estivesse conversando no msn e só fala besteira e um monte de absurdos. Mas até aí, só expressou suas idéias. Não caberia nem mesmo qualquer punição no âmbito acadêmico além do desprezo dos colegas, que ele certamente já deve estar recebendo. No momento que ele passar da teoria a prática, aí a história muda...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2011, 17:10:13 »
Eu não li o texto, mas apenas pelo uso do termo "híbrido" para designiar miscigenação dentro de uma espécie não deveria ser causa de qualquer espanto ou problema, o termo compreende esse significado, não se refere apenas a espécies diferentes. Em alguns casos pode ser simples heterozigozia até.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2011, 17:13:05 »
Também não seria a primeira instância, acho, de colocar miscigenação como "método" de genocídio. Se não me engano não é incomum que se diga ter sido parte substancial do genocídio dos tasmanianos indígenas (atualmente não existindo mais tasmanianos puros) pelos ingleses.

Claro, não que o que ele esteja defendendo (que ainda não li) seja lá realmente defensável apesar dessas ressalvas. Provavelmente é só uma daquelas choradeiras de extinção iminente da pobre raça branca e etc e tal. Muito distante da realidade.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2011, 17:17:32 »
Eu não li o texto, mas apenas pelo uso do termo "híbrido" para designiar miscigenação dentro de uma espécie não deveria ser causa de qualquer espanto ou problema, o termo compreende esse significado, não se refere apenas a espécies diferentes. Em alguns casos pode ser simples heterozigozia até.

O que eu queria saber [1] é de onde os racistas tiram essa associação entre "pureza" genética e superioridade [2]. Que eu saiba, do ponto de vista biológico o mais
desejável é justamente o contrário!

[1] Aviso: pergunta retórica.
[2] Supondo por um instante que fosse possível definir isso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2011, 17:27:09 »
Preconceito contra negros, vindo da região Sul do país?!?!?! "Esto no ecxiste".  :biglol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2011, 18:13:33 »

O que eu queria saber [1] é de onde os racistas tiram essa associação entre "pureza" genética e superioridade [2]. Que eu saiba, do ponto de vista biológico o mais
desejável é justamente o contrário!

[1] Aviso: pergunta retórica.
[2] Supondo por um instante que fosse possível definir isso.

Se formos pensar em termos teóricos apenas, nos permitindo assumir qualquer variável necessária para fazer sentido (genes determinando significativamente muito do que se pode considerar de bom e ruim em atributos comportamentais/caracterológicos, variando significativamente sua freqüência de população em população) não é algo absurdo, sem sentido. E só uma variabilidade muito baixa de genes (como uma família praticamente se "fechar" endogamicamente) é que seria problemática, mas raramente chega a acontecer algo assim naturalmente. Não é como se pessoas mestiças estivessem automaticamente em alguma vantagem. E podem até estar em relativa desvantagem, mais antigamente problemas de síntromes aloimunes no feto, e hoje em dia, ainda sem tanta perspectiva de solução, a disponibilidade de medulas compatíveis quando se precisa de doação. Mas não é geralmente por esse tipo de coisa que os racistas geralmente tentam suportar suas teses, embora talvez de vez em quando acrescentem esse tipo de coisa para dar mais volume e credibilidade.

O problema, apenas pelo lado científico, é se assumir isso, pois é mais complicado de se verificar do que costumam supor. Mas mais significativamente, os problemas são morais, não a suposicação ou aceitação de diferenças individuais ou estatísticas em grupos, mas aquilo que podem considerar politicamente aceitável, justificável a partir disso, sendo o exemplo mais extremo dentro da gradação ideológica a colocação de todo um grupo de pessoas como estando essencialmente "fora" da humanidade e podendo ser mortos como gado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2011, 18:17:22 »
Preconceito contra negros, vindo da região Sul do país?!?!?! "Esto no ecxiste".  :biglol:
O que você tem contra as pessoas do sul?

Exatamente. O que é que voce tem contra as pessoas do Sul? :lol:
Foto USGS

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Junho de 2011, 18:19:37 »
Nada, só acho que lá é a região do Brasil onde a cultura do racismo mais se cristalizou na população. Principalmente interior.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Junho de 2011, 18:28:34 »
Nada, só acho que lá é a região do Brasil onde a cultura do racismo mais se cristalizou na população. Principalmente interior.

Fontes?
Foto USGS

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Junho de 2011, 18:30:44 »
A fonte sou eu mesmo. Conheço bem a região. Sei, sei... isto é argumentação anedótica. Mas eu sei que é assim por experiencia própria.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Junho de 2011, 18:30:59 »
Isso me lembra um post que vi num blog, intitulado, "eu não sou racista mas...", onde havia uma colagem de posts de brancos no facebook falando coisas argumentavelmente racistas apesar de abrirem com essa ressalva... mas a combinação acaba tendo o mesmo efeito, "eu não sou racista mas, os brancos são mesmo uma raça racista". :D

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Junho de 2011, 18:31:43 »
Eu sou branco.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2011, 18:35:00 »
Eu sou branco.
Racista, deveria ir preso!
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2011, 18:35:52 »
A fonte sou eu mesmo. Conheço bem a região. Sei, sei... isto é argumentação anedótica. Mas eu sei que é assim por experiencia própria.

Bicho, eu moro no Ceará e posso lhe dizer que o racismo também existe por aqui. O que é ainda mais bizarro, visto que quase todo mundo aqui
é "pardo". Porém, isso é mais comum entre os mais velhos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Junho de 2011, 18:40:49 »
Lá, o simples fato de eu falar que eu era de Cuiabá, já era motivo para narizes tortos. Imagina se eu fosse negro ou moreno como a maioria dos cuiabanos!

No RS mesmo, o pessoal se considera tão superior que muitos pensam que o RS deve ser separar do resto do país, porque o pessoal do Norte atrapalha o desenvolvimento deles :D

Viva a Republica dos Pampas!!  :hihi:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Junho de 2011, 18:45:45 »

No RS mesmo, o pessoal se considera tão superior que muitos pensam que o RS deve ser separar do resto do país, porque o pessoal do Norte atrapalha o desenvolvimento deles :D

Viva a Republica dos Pampas!!  :hihi:

Ah, mas isso não é racismo! Não seja injusto com os gaúchos. A gente aqui chama isso de baitolagem. :lol:

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 28 de Junho de 2011, 19:02:52 »

Bicho, eu moro no Ceará e posso lhe dizer que o racismo também existe por aqui. O que é ainda mais bizarro, visto que quase todo mundo aqui
é "pardo". Porém, isso é mais comum entre os mais velhos.
Brasileiro é meio mal resolvido com essa história de racismo.

Sempre que vou a Ouro Preto, gosto de ir na Casa dos Contos. Uma antiga casa de fundição de ouro onde existe uma senzala no porão, na beira de um rio e debaixo dos banheiros dos brancos.

As visitas pela senzala são guiadas e existem vários instrumentos de tortura e recaptura de escravos, além de instrumentos para castração de negros, punição por fugas, documentos de propriedade, recompensa por fugitivos e leilões públicos de escravos.

TODAS as vezes em que tive a oportunidade de estar no local, percebi o olhar de constrangimento que o pessoal mais branquinho lança pros guias e até mesmo para outros visitantes quando estão no local, ficando mais calados e olhando as peças com certa pressa. Eu pensava que isso era só impressão ou até cisma minha, até que fiquei batendo papo com uns guias nesse feriado quando estive lá e um deles disse que o mais cômico era quando um daqueles caras do ativismo "100% negro" chegava no local e falava alto quando os brancos comentavam: "Nossa, escravo sofria", no que o ativista negro respondia coisas do tipo: "E você por acaso sabe o que é sofrimento?!? E blábláblá..." e o pessoal ficava meio receoso e ia indo embora e eles tinham que pedir pro orador se retirar. :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!