Autor Tópico: Quais os beneficios de ser ateu?  (Lida 15491 vezes)

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
Re: Quais os beneficios de ser ateu?
« Resposta #25 Online: 30 de Junho de 2011, 11:27:58 »
Não há benefício algum, pelo menos pra mim. Pois me tornei ateu, não porque eu quis ou achava bacana, apenas por não concordar com as explicações dadas.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2011, 13:09:37 »

"Tá nada. Qualquer homem trocaria uma década de vida por 10 cm a mais de bilau "

Mais vale um fósforo aceso que um charuto apagado!!!! :hihi: E se ficar 10 anos a + aceso, melhor ainda!!!!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 30 de Junho de 2011, 13:39:25 »
Uma vantagem em ser não-fanático (ou seja, isso não vale só pra ateus, mas crentes com mente mais aberta) é poder se maravilhar com a imensa vastidão do Universo.

É triste notar que para os fanáticos de todas as estirpes, o universo é algo tão pequeno e mesquinho. :|
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2011, 13:44:41 »
Só poder ficar olhando para as bundas e peitos sem medo de estar sendo observado e julgado já é algo sensacional para mim.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2011, 13:55:39 »
Só poder ficar olhando para as bundas e peitos sem medo de estar sendo observado e julgado já é algo sensacional para mim.

Ou seja: punheta sem culpa. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Junho de 2011, 14:00:20 »
Só de se retirarm alguns medos do rol que enfrentamos em uma vida!... Menos medos! Medo de não agir de acordo com um "legislador" que ninguem entende ou conhece a motivação. medo de punição por ter sentimentos simplesmente humanos, etc, são medos que não me dizem mais nada! Isso só já é um beneficio.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #31 Online: 30 de Junho de 2011, 14:15:10 »
Concordo com o Contini. Só o fato de eu não precisar mais viver temendo o "armagedom" já foi um alívio e tanto! Mesmo!!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 30 de Junho de 2011, 15:10:15 »
Acho que estamos sobrestimando a religião. O fanatismo é um problema, a religião não. Todos nós conhecemos religiosos extremamente saudaveis e felizes, dizer que atitude x ou visão y tras mais ou menos felicidade é dizer que a felicidade é algo estatico e igual a todos os seres. E pelas maioria das respostas o povo só lembra de religião monoteísta.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #33 Online: 30 de Junho de 2011, 17:09:35 »
Como já dito aqui o maior benefício é da sinceridade intelectual, de não ficar buscando subterfúgios irracionais. sobrenaturais ou supersticiosas para questões mundanas. De resto não vivemos numa sociedade atéia, portanto não temos muitos benefícios em sermos ateus, no que tange às relações sociais e ou interpessoais.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 30 de Junho de 2011, 21:49:09 »
Não ter mais medo do escuro...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #35 Online: 30 de Junho de 2011, 21:58:02 »
Seria legal se ganhássemos descontos em teatros, bares e restaurantes.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 30 de Junho de 2011, 22:10:04 »
Seria legal se ganhássemos descontos em teatros, bares e restaurantes.

:histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Junho de 2011, 22:28:19 »

E não ter medo de  :ghost:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 30 de Junho de 2011, 22:32:35 »

Depois que eu virei ateu, um dia fui acampar sozinho em uma cachoeira (a da foto que postei outro dia) e lá pra umas dez da noite me lembrei que quando eu era criança eu me borrava de medo de ficar naquele lugar sozinho e de todas as histórias de gente que morreu ali (meu bisavô inclusive), fantasmas, lobisomens e tudo o mais. Deu um frio na espinha olhar pro escuro pro rio forçando a vista tentando ver alguma coisa e por uns momentos eu voltei a sentir o mesmo medo, mas me forcei a ficar ali e na segunda noite já não tive esses problemas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Junho de 2011, 22:45:05 »

Depois que eu virei ateu, um dia fui acampar sozinho em uma cachoeira (a da foto que postei outro dia) e lá pra umas dez da noite me lembrei que quando eu era criança eu me borrava de medo de ficar naquele lugar sozinho e de todas as histórias de gente que morreu ali (meu bisavô inclusive), fantasmas, lobisomens e tudo o mais. Deu um frio na espinha olhar pro escuro pro rio forçando a vista tentando ver alguma coisa e por uns momentos eu voltei a sentir o mesmo medo, mas me forcei a ficar ali e na segunda noite já não tive esses problemas.

haha. Acho que esse é o principal trauma que a gente traz de criança...

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #40 Online: 01 de Julho de 2011, 13:35:40 »
Qqer que seja a reposta, só fará sentido para ateus.

Abs
Felipe

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Julho de 2011, 16:17:51 »
Ausência de receio perante o fenómeno da Morte... e nem é preciso ser ateu, basta não seguir qualquer forma de Teísmo.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2011, 17:05:04 »
Ola Sergio,

Permita-me discordar. A grande maioria dos teístas não tem medo da morte, pois sabem que serão acolhidos por Deus se se arrependerem de seus pecados no momento da partida. Eles tem medo do que fazem na vida.

Neste sentido, creio que os ateus tem mais medo da morte que teístas, e menos medo da vida.

Além do mais, podemos ter teístas que vivam sem medos, tanto do que se faz em vida, como da morte. E conheço muitos assim, principalemente nas religiões africanas.

Abs
Felipe

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 01 de Julho de 2011, 17:14:42 »
Eu discordo, Felipe. Acreditar em vida após a morte não torna a maioria dos teístas menos temerosos da morte. Na verdade eu sinto que a temo bem menos do que muitos cristãos, e não é porque eles acham que vão para o inferno.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Julho de 2011, 17:17:28 »
O que pega mesmo no pós-morte para os teístas é o ajuste de contas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 01 de Julho de 2011, 17:20:24 »
Acho que não é nem isso. O medo da morte é um instinto natural e um condicionamento cultural nem sempre é suficiente para superá-lo.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Julho de 2011, 17:29:52 »
O medo da morte por parte principalmente dos cristãos, revela uma enorme contradição. Já que, se eles tem tanta certeza assim que o que os espera após a morte é o paraíso ou o céu, porque é que vivem se agarrando desesperadamente à vida?

Se eu tivesse certeza que quando moresse a minha qualidade existêncial melhoraria substancialmente, iria viver torcendo para morrer logo. Isto seria o mais lógico. Logo, a maiora não acredita no que eles mesmos pregam. Ou o medo instintivo não deixa eles acreditarem completamente nisto.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 01 de Julho de 2011, 17:37:57 »
Pois é, mas as pessoas não são sempre coerentes, nem os cristãos e nem os ateus. Nossa consciência na verdade é uma colagem, às vezes o que o córtex pensa não bate com a opinião do sistema límbico.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #48 Online: 01 de Julho de 2011, 17:52:33 »
Pois é Uilli, mas dizem que a fé (verdadeira) remove montanhas. Será que também modificaria os genes que nos gritam diariamtente "VIVA!!" ? :D

Outra contradição também notável entre pessoas que acreditam em inferno e fim do mundo, é o fato de a maioria deles continuarem "se arriscando" ao saírem de casa para se divertirem ou fazendo qualquer coisa que os possa tirar do caminho "correto" de deus de modo a perderem sua vaga no céu (ou paraíso), além de sofrerem eternametne no inferno, tal como, por exemplo, seder a uma simples vontade de sair para dançar. O ideal, seria viverem dentro de suas igrejas orando e jejuando, ainda mais tendo em vista que o fim dos tempos "está próximo, muito próximo" e que "o diabo anda como um leão a procura de quem devorar".

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Julho de 2011, 18:06:50 »
A sensação de ter "acordado para a vida" é muito boa.
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!