Autor Tópico: Quais os beneficios de ser ateu?  (Lida 15493 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: Quais os beneficios de ser ateu?
« Resposta #75 Online: 04 de Julho de 2011, 17:15:51 »
Eu não deixei de ter medo de morrer, não. Morrer é uma coisa pavorosa. Posso não, quero não. Gosto muito da vida! É a única que eu tenho! É a única coisa que eu conheço!!!

Você está exagerando... afinal viver não é morrer todos os dias um bocadinho?

Se estar acordado é tão bom assim... então porque vamos adormecer com tanta vontade quando cansados?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #76 Online: 04 de Julho de 2011, 17:36:26 »
Eu não deixei de ter medo de morrer, não. Morrer é uma coisa pavorosa. Posso não, quero não. Gosto muito da vida! É a única que eu tenho! É a única coisa que eu conheço!!!

Se estar acordado é tão bom assim... então porque vamos adormecer com tanta vontade quando cansados?

Acho que ninguém deixa de ter medo do processo de morrer. A diferença entre o ateu (assim como de vários religiosos) e o fanático, é que ele
não tem de ter medo de estar morto.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline .Anne.

• Nível 00
  • *
  • "The planet is fine, the people are fucked!"
« Resposta #77 Online: 04 de Julho de 2011, 17:48:15 »
Olá Anne. Seja bem vinda ao Clube Cético.
Olá (:
Obrigada!

Voltaire e George Carlin. Já gostei da Anne. :)
Dois mestres, cada um em seu tempo :)
"O mundo só estará salvo no dia em que o ultimo Rei for enforcado com as tripas do último padre." (Voltaire)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 04 de Julho de 2011, 19:03:35 »

Concordo com a filosofia do Sodré. Não apenas adormecer é morrer um pouco, como o próprio processo de esquecer eu entendo como uma prévia da morte. Eu não sei como foi meu almoço há exatamente uma semana atrás. Eu tenho certeza de que almocei na segunda-feira passada, mas não tenho nenhuma recordação desse momento. Eu estava vivo naquele momento, mas agora não parece que estivesse, pois a consciência daquele momento está perdida e nunca mais vai voltar. A maior parte das nossas vidas foram momentos que já perdemos da nossa memória, são pequenos fragmentos de morte, e apesar disso não nos inquietamos com nosso esquecimento rotineiro, na verdade não viveríamos sem ele. Morrer é só esquecer tudo o mais. Amnésia é um tipo de morte, nesse sentido.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #79 Online: 04 de Julho de 2011, 19:21:34 »

Concordo com a filosofia do Sodré. Não apenas adormecer é morrer um pouco, como o próprio processo de esquecer eu entendo como uma prévia da morte. Eu não sei como foi meu almoço há exatamente uma semana atrás. Eu tenho certeza de que almocei na segunda-feira passada, mas não tenho nenhuma recordação desse momento. Eu estava vivo naquele momento, mas agora não parece que estivesse, pois a consciência daquele momento está perdida e nunca mais vai voltar. A maior parte das nossas vidas foram momentos que já perdemos da nossa memória, são pequenos fragmentos de morte, e apesar disso não nos inquietamos com nosso esquecimento rotineiro, na verdade não viveríamos sem ele. Morrer é só esquecer tudo o mais. Amnésia é um tipo de morte, nesse sentido.

Que viagem.
Para você os livros, a internet, agendas e similares são instrumentos que ampliam a sua capacidade de estar vivo?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 04 de Julho de 2011, 19:29:05 »

Que viagem.
Para você os livros, a internet, agendas e similares são instrumentos que ampliam a sua capacidade de estar vivo?

Eu não tenho essa preocupação em ficar "mais vivo", pelo contrário, eu uso esse enquadramento mais para me consolar com a ideia de que a morte não é grande coisa, é uma coisa quotidiana, acontece o tempo todo e não me traz nenhuma aflição. Eu não tenho medo de esquecer e isso me ajuda a me incomodar menos com a morte.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #81 Online: 04 de Julho de 2011, 19:36:12 »

Que viagem.

Eu não tenho essa preocupação em ficar "mais vivo", pelo contrário, eu uso esse enquadramento mais para me consolar com a ideia de que a morte não é grande coisa, é uma coisa quotidiana, acontece o tempo todo e não me traz nenhuma aflição. Eu não tenho medo de esquecer e isso me ajuda a me incomodar menos com a morte.

Entendo o que você diz.
Mas note que minha pergunta é simples e não foi respondida.

Estou sendo mais pragmático. Quando você diz que:
[...] A maior parte das nossas vidas foram momentos que já perdemos da nossa memória, são pequenos fragmentos de morte [...]
Você está sendo somente poético, levando em conta essa necessidade de se consolar ou acredita inclusive que fotografias, pinturas, relatos, agendas e similares são pequenos fragmentos de vida? Já que os últimos auxiliam muito para revivermos momentos perdidos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 04 de Julho de 2011, 19:47:28 »
Eu acho que a memória é um componente muito importante da vida. Não é o único, mas é fundamental. Nesse sentido, cada memória é um fragmento de nossa vida, mesmo que nossas memórias sejam falhas ou até falsas, pois sejam como forem elas ajudam a definir a ideia que temos de nós mesmos. Claro que os objetos que você citou não são partes da nossa vida em si, mas nos ajudam a manter certos momentos "vivos".

Imagine que você sofresse de amnésia e esquecesse tudo o que já aconteceu com você. Isso não parece meio análogo a "reencarnar"? Sua velha identidade morreu e você é uma nova pessoa agora?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #83 Online: 04 de Julho de 2011, 19:56:02 »
Imagine que você sofresse de amnésia e esquecesse tudo o que já aconteceu com você. Isso não parece meio análogo a "reencarnar"? Sua velha identidade morreu e você é uma nova pessoa agora?

Tallvez pra você, mas pra todos que te cercam, você continua sendo a mesma pessoa e eles não vão te tratar como se você tivesse começado "do zero". Seus desafetos e seus amigos continuarão com a sua personalidade sempre em mente e sempre te lembrando de como você foi, é ou deveria ser.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 04 de Julho de 2011, 19:59:20 »
Eu estou falando a partir da minha própria perspectiva, Jaf. Mesmo que algumas coisas sejam preservadas, como a personalidade, do ponto de vista subjetivo eu acredito que perder a memória é muito parecido com morrer e nascer de novo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #85 Online: 04 de Julho de 2011, 20:02:27 »
Eu estou falando a partir da minha própria perspectiva, Jaf. Mesmo que algumas coisas sejam preservadas, como a personalidade, do ponto de vista subjetivo eu acredito que perder a memória é muito parecido com morrer e nascer de novo.
Mas mesmo da sua própria perspectiva, você saberá que perdeu algo e as premissas da sua vida serão recuperar a sua antiga. Não vai começar uma busca pelo novo, mas uma pelo que você perdeu.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 04 de Julho de 2011, 20:17:28 »
Mas mesmo da sua própria perspectiva, você saberá que perdeu algo e as premissas da sua vida serão recuperar a sua antiga. Não vai começar uma busca pelo novo, mas uma pelo que você perdeu.

Será que eu naturalmente ia querer fazer isso ou seria uma necessidade vinda do convívio com amigos antigos, parentes, médicos, a percepção de que as pessoas não nascem do tamanho com que eu "nasci", entre outros estímulos externos? E se essa perda total da memória acontecesse num local isolado? Não seria como se eu fosse uma pessoa nova?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #87 Online: 04 de Julho de 2011, 20:22:00 »

Será que eu naturalmente ia querer fazer isso ou seria uma necessidade vinda do convívio com amigos antigos, parentes, médicos, a percepção de que as pessoas não nascem do tamanho com que eu "nasci", entre outros estímulos externos? E se essa perda total da memória acontecesse num local isolado? Não seria como se eu fosse uma pessoa nova?
Você ainda teria a percepção de que é um adulto com 20 e poucos (ou tantos) anos. Você veria bebês e pensaria onde foi parar essa parte da sua memória.

Na reencarnação você começa realmente do zero. Emocional, fisicamente e socialmente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 04 de Julho de 2011, 20:35:58 »
Claro, mas isso é mais um estímulo externo, como falei antes, a percepção de que você é um adulto quando deveria se lembrar de ter nascido. Mas no caso hipotético que citei, onde você não tem nenhum estímulo externo, digamos que junto com a sua memória, se foi o conhecimento de que as pessoas nascem pequenas e depois crescem. Imagine que você acordou como Adão no Jardim do Éden, mas com umbigo e sem Deus. O que estou tentando dizer é que sem as suas memórias, você perde uma porção significativa do que é ser você e ainda assim isso é uma coisa que acontece gradualmente todos os dias e não nos preocupamos com isso. Esquecer não é exatamente a mesma coisa que morrer, assim como dormir, da analogia do Sodré também não é perfeita, mas são conceitos que nos são familiares que nos permitem ter uma dimensão disso.

Offline MaiconO

• Nível 00
  • *
« Resposta #89 Online: 06 de Julho de 2011, 18:46:02 »
A melhor vantagem de ser ateu é poder ser livre!

Concordo
Poder fazer o que quiser sem medo de "consequências".  :)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #90 Online: 06 de Julho de 2011, 18:49:21 »
No final das contas, ninguém é livre. Vc está preso às leis do mundo; as vezes os crentes "não estão", vide o caso do padre que matou em nome de Deus, um médico que fazia aborto (para ele, a morte foi a glória, a morte de um martir)

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 06 de Julho de 2011, 23:22:06 »
Concordo

Não não pode, porque existem leis e, mais importante, há a consciência sobre os direitos dos demais.

Mas se por "consequências", Vossa Senhoria estiver se referindo a um ente sobrenatural que "criou o Universo" mas vai punir alguém porque "comeu" a mulher do vizinho, então um ateu pode ficar tranquilo.
« Última modificação: 07 de Julho de 2011, 00:15:29 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 06 de Julho de 2011, 23:29:16 »

Concordo
Inclusive é por isso que na Suécia, aquele país atrazado, com maioria ateia e agnostica, reina a violencia, pobreza e desrespeito aos direitos civis...  ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #93 Online: 07 de Julho de 2011, 00:20:14 »
E o período em que a Igreja dominou não é conhecido como a Idade das Trevas, com destaques para inquisições e cruzadas.

Não posso deixar de citar A.Einstein: -Se somos bons apenas por medo de um castigo ou por almejarmos um recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cameron

• Nível 00
  • *
« Resposta #94 Online: 14 de Julho de 2011, 18:30:41 »
Acho que o único benefício seria o de não ser vítima de promessas e ameaças em nome da religião.

Mas isso não importa, acho que ninguém se torna ateu ou atéia por causa de suas vantagens ou desvantagens e sim porque perceberam na realidade a ausência de qualquer divindade ou em uma hipótese bem remota sua completa omissão.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #95 Online: 14 de Julho de 2011, 18:53:07 »
Be welcome, Cameron. Cameron de James Cameron, suponho.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Cameron

• Nível 00
  • *
« Resposta #96 Online: 14 de Julho de 2011, 18:58:38 »
Be welcome, Cameron. Cameron de James Cameron, suponho.
Acertou, ela é personagem de um seriado sobre o Exterminador Do Futuro que é criação de James Cameron.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 14 de Julho de 2011, 19:23:54 »
Claro, mas isso é mais um estímulo externo, como falei antes, a percepção de que você é um adulto quando deveria se lembrar de ter nascido. Mas no caso hipotético que citei, onde você não tem nenhum estímulo externo, digamos que junto com a sua memória, se foi o conhecimento de que as pessoas nascem pequenas e depois crescem. Imagine que você acordou como Adão no Jardim do Éden, mas com umbigo e sem Deus. O que estou tentando dizer é que sem as suas memórias, você perde uma porção significativa do que é ser você e ainda assim isso é uma coisa que acontece gradualmente todos os dias e não nos preocupamos com isso. Esquecer não é exatamente a mesma coisa que morrer, assim como dormir, da analogia do Sodré também não é perfeita, mas são conceitos que nos são familiares que nos permitem ter uma dimensão disso.

(Suponhando!)
A memória de eventos se perderia nessa suposição, mas restaria a da personalidade sem que eu saiba o quanto e dessa forma, eu continuaria ranzinza sem a plena noção anterior dos efeitos disso e consequências. Provavelmente, muito do gosto se manteria, enquanto rancores e amores seriam esquecidos.
Nesse sentido, seria um renascer parcial.

Sobre o tópico,
Em ser ateu nenhum benefício. No processo me tornei mais crítico, cauteloso, hipocondríaco, pessimista... :P

Offline MaiconO

• Nível 00
  • *
« Resposta #98 Online: 14 de Julho de 2011, 20:09:31 »
Não não pode, porque existem leis e, mais importante, há a consciência sobre os direitos dos demais.

Mas se por "consequências", Vossa Senhoria estiver se referindo a um ente sobrenatural que "criou o Universo" mas vai punir alguém porque "comeu" a mulher do vizinho, então um ateu pode ficar tranquilo.

Hehe
Isso ae.

Acho que o único benefício seria o de não ser vítima de promessas e ameaças em nome da religião.

Mas isso não importa, acho que ninguém se torna ateu ou atéia por causa de suas vantagens ou desvantagens e sim porque perceberam na realidade a ausência de qualquer divindade ou em uma hipótese bem remota sua completa omissão.

Concordo com você, eu por exemplo queria que existisse um deus amoroso, que realmente se importasse conosco e tal, isso é uma necessidade de todos, mas usar uma viseira olhando só pra existência de um deus sem olhar pra outras possibilidades é querer ser ignorante.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #99 Online: 01 de Agosto de 2011, 15:02:58 »
 Liddell Heart - escreveu:

E quais seriam os beneficios de ser ateu, além do obvio de não sermos explorados por líderes religiosos?

Sei lá, só sei que um malefício é que nós não poderemos entrar para a maçonaria.
:'(

Parece-me que está inteiramente enganado :!:   
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!