Autor Tópico: Quais os beneficios de ser ateu?  (Lida 15492 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re: Quais os beneficios de ser ateu?
« Resposta #50 Online: 01 de Julho de 2011, 18:43:44 »
Quando digo ausência de receio perante o fenómeno da Morte quero dizer que não há qualquer receio perante o que quer que seja que venha depois da Morte... Outra coisa completamente diferente é não recear a forma como a morte individual pode ocorrer (sofrimento, desamparo de terceiros,etc...). Uma coisa não tem a ver com a outra.
Afinal, quem não acredita na vida pessoal pós-morte tem medo de quê? Talvez que a morte venha mais cedo... ou mais tarde numa situação de sofrimento e decadência... coisas deste tipo..., mas nunca do pós-morte em si mesmo.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #51 Online: 01 de Julho de 2011, 23:16:58 »
Para mim o espiritual não está necessariamente ligado a superstições, sentimentos ou dogmatismos infundados...

Eu entendo a perspectiva espiritual como uma perspectiva que levaria em conta a visão científica, mas que não estaria limitada ao que percebemos diariamente. Seria uma forma mais ampla e intuitiva de ver a realidade. É claro que aqui você pode errar também, assim como a ciência vive se corrigindo...

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #52 Online: 02 de Julho de 2011, 03:50:43 »
Ola Uili,

Não é no sentido do medo de morrer, mas sim da certeza do algo mais. Isto não acaba com o medo instintivo, mas sim um alivio psicologico que ateus não possuem.

Abs
Felipe

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #53 Online: 02 de Julho de 2011, 04:33:31 »
O maior benefício de ser ateu é deixar a arrogância religiosa, de que só com fé se é feliz, de lado e poder ser alguém humilde. É poder mostrar aos outros a felicidade e a paz com o universo  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 02 de Julho de 2011, 10:06:32 »
Não é no sentido do medo de morrer, mas sim da certeza do algo mais. Isto não acaba com o medo instintivo, mas sim um alivio psicologico que ateus não possuem.

Entendo sua colocação. Mas eu encontrei um belo apelo psicológico nas palavras de Epicuro: quando eu morrer, eu não existirei mais como uma pessoa, como um ser consciente que experimenta sensações, eu jamais vou saber que morri, na verdade, após a morte eu sequer saberei que um dia existi. Quando morrer, eu não serei mais eu, então na verdade isso não vai acontecer "comigo" :lol:

O maior benefício de ser ateu é deixar a arrogância religiosa, de que só com fé se é feliz, de lado e poder ser alguém humilde. É poder mostrar aos outros a felicidade e a paz com o universo  :)

Ateus? Humildes? LOL

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #55 Online: 02 de Julho de 2011, 10:26:22 »
Adriano, os ateus podem até ter muitas virtudes, mas humildade não bem a mais comum delas. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #56 Online: 02 de Julho de 2011, 14:44:04 »
Estou acostumado com família adventista, minha irmã é fanática e formada em uma faculdade confessional. Minha prima mineira, está nos visitando, mas fazendo colportagem no Pará, durante esse mês. Debatemos muito sobre religião, e como conheço bem a doutrina adventista, então chegamos naquela zona de tolerância em que temos que respeitar as diferenças de pensamento, apesar de terem sido produtiva as conversas. Elas são religiosas de destaque na igreja, devido a grande fé que apresentam e ao engajamento na igreja/faculdade.

Vantagens da fé em Deus sobre o ateismo. Este é um tópico adventista que esculacha o ateísmo, e tenho sempre essa impressão com relação a religião e as suas doutrinas. Sendo assim, diante de tanta convicção crença dogma para o que é melhor para o ser humano, vejo no ateísmo uma singela maneira de negar esse megalomaníaco destino e me contentar com o meu simples universo ilustrado pela ciência, bem no estilo de religiosidade que Sagan se referia a ciência, como uma alternativa muito melhor que qualquer religião sequer chegou a imaginar. A humildade é pelo apego a realidade, a obviedade, como preferem alguns. Descartando assim o fantástico paraíso* crente, que estaríamos perdendo :wink:

* E muito arrogante, por sinal.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 02 de Julho de 2011, 15:27:04 »
Acho que a arrogância não é uma característica particular nem do ateísmo e nem do teísmo, é uma característica comum a quem tem convicção. Se você é convicto de que Deus existe ou que não existe, fica mais fácil soar arrogante quando você discute esse tema.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #58 Online: 02 de Julho de 2011, 16:17:02 »
Verdade, a arrogância não é fruto da ideologia pregada, mas sim da natureza humana, quando este pensa saber mais do que a maioria. Mas certamente existem os não arrogantes de ambos os lados também.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #59 Online: 02 de Julho de 2011, 16:26:13 »
Vantagens da fé em Deus sobre o ateismo.

Quando vejo isto, lembro daquela frase: "Dizer que um religioso é mais feliz que um ateu é como dizer que um bêbado é mais feliz que um sóbrio". Ou seja, vocë prefere ser feliz o tempo todo ou alguém sóbrio o tempo todo? Os ateus sáo aqueles que fizeram a opção de serem intelectualmente sóbrios o tempo todo. Mas a vida é assim, cheia de escolhas dificeis.
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, 16:29:35 por ByteCode »

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #60 Online: 02 de Julho de 2011, 16:46:41 »
E quais seriam os beneficios de ser ateu, além do obvio de não sermos explorados por líderes religiosos?

Sei lá, só sei que um malefício é que nós não poderemos entrar para a maçonaria.   :'(
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #61 Online: 02 de Julho de 2011, 17:43:09 »
Eu penso que o ateísmo pleno, é uma das consequências de um estilo de vida pautado pela lógica (domínio até inconsciente), pelo bom senso e por certa vontade de encarar as dores.

Logo, a maior vantagem é o próprio estilo de vida, livre, que o ateu acaba levando.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #62 Online: 02 de Julho de 2011, 19:18:52 »
De ser ateu eu realmente não sei porque não sou (ideologicamente, é claro). Para quem se define ateu, entendo que não há muitos benefícios vivendo num mundo de crentes. Há, mesmo, muitas desvantagens. Eu penso que se é para abraçar alguma doutrina que tenha, como único fim, o "alívio de dores", deve ser melhor abraçar a doutrina da maioria.

Agora, se a pergunta fosse "Quais os benefícios de ser plenamente cônscio da inexistência de deuses e de quaisquer outros artefados mágicos criados pela mente?", vejo um único benefício que, por si só, já justifica o status mental sobre qualquer outro possível benefício e minha resposta é imediata: a totalidade da ciência. Ciência existe onde não existe magia. Muitos crentes (que não vêem a si próprios assim mas que, contudo, o são) pensam que é possível tal aberração porque não percebem que apenas caminham por trilhas já abertas por pioneiros que fizeram o "trabalho sujo" anteriormente. Se estas "trilhas" não tivessem sido abertas, seriam inevitavelmente crentes confessos até para si mesmos. Não há ciência sem o abandono (ou isenção?; não sei o quanto ou de que forma esse "abandono" seria viável *antecipadamente*; crentes só abandonam crenças quando conseguem enxergar uma *vantagem* maior no ato, não uma *razão* maior, por isso são incapazes de fazer ciência) da crença. Ciência, *como instituição humana*, avança, precisamente, pelo abandono de crenças. Muitas crenças já tiveram que ser abandonadas para que esta trilha científica se abrisse e não há alternativa: outras crenças mais terão que ser abandonadas para seguir adiante. Um avanço científico nunca ocorre sem que passe por cima do cadáver de alguma crença. E essa é uma das muitas características úteis para diferenciar ciência de tecnologia -- duas coisas TOTALMENTE diversas ainda que interrelacionadas e a cada dia mais confundidas uma com a outra por uma ingente e crescente maioria. Tecnologia pode conviver com crenças (e este, diga-se de passagem, é o grande drama da humanidade); ciência, não.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #63 Online: 02 de Julho de 2011, 19:26:20 »
Gostei muito desse seu comentário, Adriano. É por coisas assim, ditas por você, que tenho tanta fé em ti, rapaz! Mas acho que não só isso. A arrogância religiosa está apoiada na crença de "algo maior por trás de si mesmo". Quem não crê, termina em si próprio; mas não com arrogância porque o "si próprio" aqui não é essencialmente diferente de nada mais no universo, só circunstancialmente -- "aquela pedra, de mesma massa que eu, por exemplo, bem poderia ser eu, se desde a formação dos núcleos de seus elementos, tivesse atravessado os mesmos processos, as mesmas vicissitudes evolutivas que a matéria do meu corpo passou até "mim", portanto, o que eu teria de especial (melhor) em relação àquela pedra senão uma pura arbitração da minha ilusão existencial de que uma simples circunstância é melhor que outra?" Ninguém nem nada escolheu tais circunstâncias e, se não há objetivo, não há superioridade.

Mas me parece que isso ainda é um problema para você que acredita que o homem é "melhor" que outras espécies por causa da ciência e da tecnologia. Mas... tenho fé que isso vai passar...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #64 Online: 02 de Julho de 2011, 19:37:01 »
Verdade, a arrogância não é fruto da ideologia pregada, mas sim da natureza humana, quando este pensa saber mais do que a maioria. Mas certamente existem os não arrogantes de ambos os lados também.
Vantagens da fé em Deus sobre o ateismo.

Quando vejo isto, lembro daquela frase: "Dizer que um religioso é mais feliz que um ateu é como dizer que um bêbado é mais feliz que um sóbrio". Ou seja, vocë prefere ser feliz o tempo todo ou alguém sóbrio o tempo todo? Os ateus sáo aqueles que fizeram a opção de serem intelectualmente sóbrios o tempo todo. Mas a vida é assim, cheia de escolhas dificeis.
Não quero fazer nenhum outro comentário aqui além de pedir que você releia bem esses dois posts seguidos e analise bem o que você disse. Terei eu sido muito rígido com você também, meu jovem? Ai ai ai, meu saquinho!...

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #65 Online: 02 de Julho de 2011, 19:48:51 »
Pronto, já li e analisei de novo. E...?

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #66 Online: 02 de Julho de 2011, 19:52:26 »
De ser ateu eu realmente não sei porque não sou (ideologicamente, é claro). Para quem se define ateu, entendo que não há muitos benefícios vivendo num mundo de crentes. Há, mesmo, muitas desvantagens. Eu penso que se é para abraçar alguma doutrina que tenha, como único fim, o "alívio de dores", deve ser melhor abraçar a doutrina da maioria.

Agora, se a pergunta fosse "Quais os benefícios de ser plenamente cônscio da inexistência de deuses e de quaisquer outros artefados mágicos criados pela mente?", vejo um único benefício que, por si só, já justifica o status mental sobre qualquer outro possível benefício e minha resposta é imediata: a totalidade da ciência. Ciência existe onde não existe magia. Muitos crentes (que não vêem a si próprios assim mas que, contudo, o são) pensam que é possível tal aberração porque não percebem que apenas caminham por trilhas já abertas por pioneiros que fizeram o "trabalho sujo" anteriormente. Se estas "trilhas" não tivessem sido abertas, seriam inevitavelmente crentes confessos até para si mesmos. Não há ciência sem o abandono (ou isenção?; não sei o quanto ou de que forma esse "abandono" seria viável *antecipadamente*; crentes só abandonam crenças quando conseguem enxergar uma *vantagem* maior no ato, não uma *razão* maior, por isso são incapazes de fazer ciência) da crença. Ciência, *como instituição humana*, avança, precisamente, pelo abandono de crenças. Muitas crenças já tiveram que ser abandonadas para que esta trilha científica se abrisse e não há alternativa: outras crenças mais terão que ser abandonadas para seguir adiante. Um avanço científico nunca ocorre sem que passe por cima do cadáver de alguma crença. E essa é uma das muitas características úteis para diferenciar ciência de tecnologia -- duas coisas TOTALMENTE diversas ainda que interrelacionadas e a cada dia mais confundidas uma com a outra por uma ingente e crescente maioria. Tecnologia pode conviver com crenças (e este, diga-se de passagem, é o grande drama da humanidade); ciência, não.

"Interessante" o pensamento do grande forista Cientista! Ele acha que "ser plenamente cônscio da inexistência de deuses e de quaisquer outros artefados mágicos criados pela mente" é diferente de ser ateu. Vai entender :?

Só falta ele vir com aquela conversa de crente, dizendo que uns são os verdadeiros crentes e outros não são, e aplicar para o ateísmo: "eu sou um ATEU de verdade porque eu sou cônscio e você apenas acredita que deus não existe.   :stunned:
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, 20:10:58 por ByteCode »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #67 Online: 02 de Julho de 2011, 20:42:59 »
Totalmente diferente. Eu já disse que ser ateu é um estado/parâmetro/característica física inerente a todas as coisas. Neste sentido, E SOMENTE NESTE, sou ateu como *tudo* (entende o detalhe? TUDO, não TODOS) mais. Mas quando ser ateu implica em ser 'ateísta', sim, caracteriza-se o comportamento e a ideologia por religiosidade.

Estar plenamente cônscio de algo não é acreditar nem desacreditar em algo; é saber de algo. Totalmente diferente.

E, se você não percebeu sua contradição mais acima, lamento por você. Tenho que jantar agora.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #68 Online: 02 de Julho de 2011, 22:04:57 »
Qual parte de "fruto da natureza humana" você não entendeu? Eu sou um ser humano. O fato de fazer uma constatação não me torna automaticamente imune a ela. Me desculpe se você se tornou o personagem de algum livro de Albert Camus, totalmente neutro diante da realidade.

Aposto como o seu próximo passo é afirmar que "ateísmo é crença, assim como a religião, portanto, ateus são só outro tipo de religiosos... e por ultimo afirmar que "careca é cor de cabelo." :D
« Última modificação: 03 de Julho de 2011, 08:01:37 por ByteCode »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #69 Online: 02 de Julho de 2011, 23:29:20 »
Isto ilustra bem o que acontece com os sequestros morais que perfazem os religiosos. Humildade não é uma característica cristã. Não é preciso qualquer associação com o cristianismo para demonstrar a humildade ateísta, no sentido de ser ateu e ser humilde. Não é uma característica da boa nova de Jesus, de oferecer dar a outra face. Pelo contrário, a ciência atual, com a sua autocorreção diante do criticismo da realidade, através da falseabilidade, já incorpora e demonstra essa humildade diante do mundo, de não possuir um dogma perante a realidade, garantindo o ceticismo como um direito da ciência, e no nosso caso, de ser ateu.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #70 Online: 03 de Julho de 2011, 02:04:44 »
Ola Adriano,

Mais ou menos. Não se esqueça que ciência é feita por pessoas. Claro que no "final" o que vai valer é o que o universo nos dizer, mas no caminho, uns preferem uma teoria, outros outra . Um criticando medições do outro etc...Mas é parte do processo...

Abs
Felipe

Offline .Anne.

• Nível 00
  • *
  • "The planet is fine, the people are fucked!"
« Resposta #71 Online: 04 de Julho de 2011, 00:59:41 »
Como já disseram, acredito que não seja mesmo uma questão de beneficio, ninguém se torna ateu por pensar nos benefícios que isso traria (pelo menos espero que não), e sim por achar a existência de deus algo totalmente sem lógica, mas depois que você deixa de acreditar, as coisas realmente ficam melhores, principalmente porque você começa a questionar, ao invés de só aceitar que tudo seja  assim porque uma "força superior" quis, mas também tem a parte de não se preocupar com céu/inferno, e coisas assim. Você meio que "acorda".
"O mundo só estará salvo no dia em que o ultimo Rei for enforcado com as tripas do último padre." (Voltaire)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #72 Online: 04 de Julho de 2011, 07:21:08 »
Olá Anne. Seja bem vinda ao Clube Cético.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #73 Online: 04 de Julho de 2011, 12:31:26 »
Voltaire e George Carlin. Já gostei da Anne. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #74 Online: 04 de Julho de 2011, 16:10:46 »

Eu não deixei de ter medo de morrer, não. Morrer é uma coisa pavorosa. Posso não, quero não. Gosto muito da vida! É a única que eu tenho! É a única coisa que eu conheço!!!

Uma vantagem em ser não-fanático (ou seja, isso não vale só pra ateus, mas crentes com mente mais aberta) é poder se maravilhar com a imensa vastidão do Universo.
:yahoo:

Tenho que jantar agora.
Ok! Eu também.

Mas eu queria benefícios: 13º, férias proporcionais e desconto no cinema!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!