Eu não afirmei que foi o senhor, afirmei? Eu complementei com chauvinismo e xenofobia porque geralmente tais características andam "de mãos dadas" com a hipocrisia.
E eu não o desafiei. Eu apenas escrevi que eu não vou abrir um tópico específico porque eu não vejo a sociedade estadunidense como mais hipócrita que as demais sociedades de países com importância semelhante. Então não precisa fazer disto um 'cavalho-de-batalha'.
Primeiramente, eu não vejo no mundo, hoje, país com importância semelhante aos EUA (estou assumindo, aqui, que você esteja considerando importância em termos geopolíticos), embora, talvez a China venha a ocupar esse espaço, nos próximos 15 anos.
Hipocrisia, para mim, é qualquer ação que esteja em oposição clara aos princípios empregados por alguma pessoa, instituição ou país e os EUA são mestres nisso. Apenas um exemplo: o mesmo país que promulga a primeira emenda à constituição move uma feroz perseguição a qualquer idéia que parecesse minimamente comunista, durante 10 anos. O pior é que ainda tentam vender isso como "proteção à democracia" e costumam chamar isso de pragmatismo.
A diferença entre os EUA e "outros países com importância semelhante" (no passado) resulta do fato em que o primeiro tenta justificar seus atos com argumentos morais. Nem a Inglaterra, quando de suas intervenções puramente colonialistas, utilizou tal "argumentação",
Em todo caso, seguindo seu conselho, não farei um cavalo de batalha e vou adiar a abertura do tópico.