Autor Tópico: Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa  (Lida 5985 vezes)

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Offline uiliníli

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #50 Online: 30 de Outubro de 2011, 12:29:33 »
esse anuncio é bobo por diversos motivos:

1 as fotos estao obviamente em tamanhos diferentes

2 a foto coloca uma pessoa por carro,mas isso nao é verdade, eu levo minha filha para a faculdade no caminho para o trabalho

3 um grupo aleatorio de pessoas dificilmente iriam querer chegar ao mesmo destino e pegar 1 só onibus.Voce precisaria de uns 8 onibus para essa gente

o anuncio se limita a avaliar o espaco ocupado,nao condições reais nem a velocidade dos veiculos

1 O que não muda muita coisa.

2 Como já mostrei, na cidade de São Paulo a média de ocupação por veículo é de 1,4 pessoas, ou seja, a maioria dos carros trafega com uma só pessoa.

3 Um grupo que entra no mesmo ônibus não é aleatório, eles estão seguindo o mesmo itinerário, que também não é aleatório. Claro que um serviço de transporte público mais amplo, com mais linhas seria muito bem vindo.

O fato de o transporte público no Brasil estar uma m$#da não significa que a ideia de se trocar o carro pelo transporte público seja uma m$#da. Isso não se muda de um dia para o outro. Desestimular o uso dos carros dentro das cidades E melhorar o transporte público deveriam ser metas de longo prazo.

É preciso acabar com a cultura do carro.

E não nos esqueçamos da questão ambiental também!

Offline Cachaceiro

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #51 Online: 30 de Outubro de 2011, 13:09:14 »
1 O que não muda muita coisa.
continua sendo uma manipulação óbvia .a imagem deixa a entender que um onibus ocupa o espaço de 2 carros quando é  muito mais que isso

2 Como já mostrei, na cidade de São Paulo a média de ocupação por veículo é de 1,4 pessoas, ou seja, a maioria dos carros trafega com uma só pessoa.
Porque São Paulo? pessoalmente eu preferiria de Munique como está escrito na foto

E os ônibus andam com capacidade máxima em 100% do tempo???? se você não vai por 5 em cada carro,também não deveria por 60 em um ônibus

3 Um grupo que entra no mesmo ônibus não é aleatório, eles estão seguindo o mesmo itinerário, que também não é aleatório. Claro que um serviço de transporte público mais amplo, com mais linhas seria muito bem vindo.
a imagem pressupõe que todas aqueles carros no transito poderiam ser trocados por 1 ônibus,o que é altamente improvavel
« Última modificação: 30 de Outubro de 2011, 13:13:32 por Cachaceiro »

Offline uiliníli

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #52 Online: 30 de Outubro de 2011, 13:15:27 »
1 O que não muda muita coisa.
continua sendo uma manipulação óbvia

Continua não mudando muita coisa.

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2 Como já mostrei, na cidade de São Paulo a média de ocupação por veículo é de 1,4 pessoas, ou seja, a maioria dos carros trafega com uma só pessoa.
Porque São Paulo? pessoalmente eu preferiria de Munique como está escrito na foto

O volume de um carro em Munique ou São Paulo é o mesmo, mas a realidade da cidade brasileira nos interessa bem mais que a da cidade alemã. Poderia ser Rio de Janeiro também, ou Porto Alegre, Uberlândia, Londrina, Feira de Santana...

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E os ônibus andam com capacidade máxima em 100% do tempo???? se você não vai por 5 em cada carro,também não deveria por 60 em um ônibus

A lotação de um ônibus vária com o horário, assim como o número de carros na rua. Num horário de pico você verá tanto ônibus na capacidade máxima quanto muitos carros na rua - e a imensa maioria desses carros não terá 5 ocupantes, a maioria não chegará a ter nem 2 ocupantes. Já seria uma melhora significativa se as pessoas oferecessem mais caronas.

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3 Um grupo que entra no mesmo ônibus não é aleatório, eles estão seguindo o mesmo itinerário, que também não é aleatório. Claro que um serviço de transporte público mais amplo, com mais linhas seria muito bem vindo.
a imagem pressupõe que todas aqueles carros no transito poderiam ser trocados por 1 ônibus,o que é altamente improvavel

Na verdade, como já discutido, em uma figura mais acurada, na cidade de São Paulo um ônibus cheio seria trocado por 43 carros, em vez de 60, na imagem isso corresponderia a quase onze filas cheias, em vez de quinze.

Offline Geotecton

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #53 Online: 30 de Outubro de 2011, 13:40:16 »
Nada como uma sutil manipulação de imagem para ajudar a "causa". A foto do ônibus com as pessoas abrange um campo de visão maior que a foto das pessoas e os carros. Ou seja, a primeira passa uma ideia de pequenez do ônibus e uma grande sensação de vazio na rua, o que é o oposto da foto com os carros.

E isso faz toooooda a diferença.

esse anuncio é bobo por diversos motivos:
1 as fotos estao obviamente em tamanhos diferentes
1 O que não muda muita coisa.
[...]

Faz a diferença no sentido ético, pois foi clara a intenção de deixar uma mensagem subliminar ao leitor/espectador, em uma situação que sequer precisa disto, pois o objeto de demonstração é autoevidente.
Foto USGS

Offline Geotecton

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #54 Online: 30 de Outubro de 2011, 13:42:10 »
a imagem pressupõe que todas aqueles carros no transito poderiam ser trocados por 1 ônibus,o que é altamente improvavel.

Eu duvido que seja este o caso.
Foto USGS

Offline uiliníli

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #55 Online: 30 de Outubro de 2011, 13:44:21 »
Faz a diferença no sentido ético, pois foi clara a intenção de deixar uma mensagem subliminar ao leitor/espectador, em uma situação que sequer precisa disto, pois o objeto de demonstração é autoevidente.

I rest my case.

Offline Cumpadi

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #56 Online: 04 de Junho de 2012, 20:58:24 »
Uma coisa interessante que eu venho observando, quando viajo, por vezes é mais barato pagar um táxi (com 4-5 pessoas, no Rio, por exemplo, mas o mesmo deve valer em Vancouver) que passagem de metrô ou ônibus, será mesmo que o transporte público sai tão barato assim?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Unknown

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #57 Online: 04 de Junho de 2012, 21:51:27 »
Uma coisa interessante que eu venho observando, quando viajo, por vezes é mais barato pagar um táxi (com 4-5 pessoas, no Rio, por exemplo, mas o mesmo deve valer em Vancouver) que passagem de metrô ou ônibus, será mesmo que o transporte público sai tão barato assim?
Depende de vários fatores: o preço local dos táxis e do transporte público, a rota que você vai fazer, as condições de trânsito, etc. Aqui em SP beira o impossível conseguir isso.

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Offline Barata Tenno

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #58 Online: 04 de Junho de 2012, 23:28:46 »
Só ser for para trechos de no maximo 15 min. sem transito. Tipo Paulista-Liberdade no sabado as 7 da manhã.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Zóio de Vidro

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Re:Irritar motoristas faz parte da política urbana em boa parte da Europa
« Resposta #59 Online: 05 de Junho de 2012, 16:34:01 »
Transporte, uma questão de eficácia
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Ao falarmos de eficácia, estaremos falando do nível tático. Sempre. No nível estratégico o planejamento ainda não ocorreu, e eficácia tem a ver com um planejamento prévio. É uma questão de custo-benefício, onde buscamos ter o mínimo de perdas e/ou desperdício. Uma relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

No caso, precisamos saber o que buscamos, pois o transporte por carro, que seria uma vantagem individual, pelo prazer da locomoção mais confortável e menor tempo, pode se tornar tedioso e demorado dependendo das condições de tráfego. Se a busca inclui eco-resultados, e atendimento à maioria da população, o carro sempre foi um desbarato.

Tempos virão em que o carro se tornará obsoleto? Algo apenas esportivo? Será substituído por algo a ser inventado? Sofrerá tantas mudanças tecnológicas que o manterá como eterno desejado e possível?

Estamos no momento de refletir o que o planeta suporta para que o homem tenha uma vida decente. A questão é de planejamento quanto ao espaço das vias urbanas e o combustível utilizado nesse tipo de transporte não tão coletivo.


No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

 

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