IMAGICK – Instituto de Pesquisas Psíquicas
Bom, mais uma vez tenho que deixar claro que isso não é uma crítica pessoal aos criadores do Imagick, Arsênio e Zelinda, minha crítica se limita a parte de ocultismo que eles supostamente ensinam e divulgam, até porque mau os conheço pessoalmente, mas quando era um crente dessas abobrinhas eu lia com freqüência os artigos do site e até comprei algumas das “vivências” que eles vendem (fato do qual me arrependo amargamente).
Arsênio e Zelinda Hypolito.
Imagick é uma famosa seita brasileira fundada pelo casal Arsênio e Zelinda Hypolito. Alguns outros famosos ocultilóides brasileiros fazem parte desta ordem, como Silvio Passos (presidente do fã clube oficial do Raul Seixas), Toninho Buda e J.R. Abrahão (famoso esquisotérico bardonista).
O Imagick basicamente é um mistureba de tudo do ocultismo clássico, (um pouco de Golden Dawn, um pouco de Crowley, uma pitada grande de Bardon); mas não deixam de dar atenção para baboseiras como cristais e pedras terapêuticos, radiestesia, tarot, runas, pantáculos, viagem astral, máquinas kirlian e etc. O que ensinam é basicamente a “magia” de Franz Bardon, que supostamente usa os “poderes” da imaginação como base, daí vem o nome da organização (mistura das palavras imaginação com magick [vale lembrar que essa palavra magick com K foi invenção de Crowley para diferenciar a “verdadeira” magia dos magos e a magia dos ilusionistas]).
Para quem não conhece, Bardon ensina no seu livro mais famoso “Iniciação ao Hermetismo” uma série de exercícios mentais que supostamente desenvolvem as habilidade mágicas da mente. Todos esses exercícios são imaginativos, a idéia é “você exercita a mente através da imaginação” e para isso tem de sentar em posição de meditação e praticar esses exercícios diariamente. Não preciso nem falar que isso é uma chatice sem tamanho, gastar vários minutos por dia “exercitando” a mente e é exatamente aí que está o grande lance das vivências do Imagick. As tais vivências nada mais são do que esses “exercícios mentais” gravados em áudio.
Segundo eles, o preço exorbitante das vivências se deve ao fato de que muita pesquisa foi feita para desenvolvê-las, quando na verdade, qualquer analfabeto com noção do que é uma vivência e um gravador pode criá-las. Além disso, as afirmações de que “isso é cientificamente comprovado” está presente em quase todas elas
O Imagick é famoso por suas vivências que “facilitam” muito o desenvolvimento do mago, mas ainda oferecem serviços como tarot, orações, pantáculos personalizados, mapa astral e o principal, construíram um SPA esotérico chamado Cidade das Estrelas, em São Tomé da Letra – MG, pequena cidade do sul de Minas Gerais que a muitos anos é conhecida por uma série de lendas que vão desde cristais magnéticos a discos voadores, o turismo dessa cidade é basicamente sustentado por esquisotéricos, ufologistas e também por hippies/roots drogados (o lugar também é famoso pelos cogumelos alucinógenos, inclusive o cantor Ventania mora lá, ser hipponga e ter uma foto em São Tomé da Letra é equivalente a ser católico e ter uma foto em Aparecida do Norte).
Outra coisa que acho que devo mencionar é fato de que Zelinda é psicóloga e seu maior merchandising é a “técnica de regressão”, da qual afirmam ser possível voltar no tempo mentalmente, inclusive para supostas vidas passadas.
Foto datada de 1969, é o casamento do casal fundador do Imagick, vejam só quem é o padrinho!
Zelinda imitando Aleister Crowley.
Vejam algumas fotos da pousada Cidade das Estrelas
aqui e os "serviços" que prestam
aqui.
(Pois é Giga, acho melhor montarmos nosso SPA espiritóide logo, pois a concorrência está crescendo.)