essa acho que já foi respondida faz tempo; pra nada.
mas eu acho a ciência muito mais completa do que a filosofia. queremos saber como o homem surgiu? estudamos, estudamos, e chegamos a uma resposta químico-biológica. e se fôssemos filosofar? ficaríamos décadas discutindo se o homem surgiu junto com tudo ou se surgiu depois do tudo, e então ficaríamos discutindo se somos feitos de terra, fogo, ar ou água.
dei um exemplo esdruxulo, mas é mais ou menos isso. a ciência de dá resposta objetiva. a filosofia começa a inventar termos e naufragar-se nas abstrações. acabamos ficando perdidos no meio de neologismos e jargões, e no momento hipotético em que chegarmos à tal verdade, não nos servirá de nada. porque tudo que teremos será um bando de construções lógicas e semânticas impossíveis de entender pra quem não é estudioso do assunto, e que não significarão.... nada. até por serem abstratas. uma resposta vazia.
opinião minha, claro, vcs têm todo odireito de discordar.
De certa forma, voce tem total razao.Se ficarmos só na abstracao filosofica, nao se aproveita nada. Mas ela tem utilidade, conjugando-se com a ciencia, no processo criativo.Se voce ja tem algo concreto, mas nao sabe a causa, ou a consequencia(ex: uma experiencia pragmatica), a investigacao filosofica é um excelente caminho de analise.Feito isto, testa-se sua admissibilidade ou nao.
Quer um bom exemplo disso?
Veja a discussao da pena de morte.Aquilo é pura filosofia conjugada c/ ciencia(as estatisticas concretas).Na relacoes humanas, quando estamos especulando a adocao de alguma politica, se nao sabemos as implicacoes, so nos resta filosofar e depois averiguar uma forma de testar as possibilidades.Nao sei se voce entendeu, mas ainda que nao seja "exata", é a propria "ferramenta" do pensamento logico.
Alias, acredito que a maior parte do que fazemos neste forum é filosofar, ainda que nao seja aqui na secao de filosofia.Isto porque estamos a associar nossos conceitos, exercitar o pensamento, e tirar conclusoes(erroneas ou nao).Isto é filosofia...
Se filosofamos sobre esoterismo, o qual nao podemos verificar nada concretamente/cientificamente, ai recairia no que voce disse: nao se aproveita nada, keke.Ainda assim, eu gosto e participo de foruns esotericos.Mas é questao de gosto.Do contrario, se voce esta a filosofar com elementos concretos, nem sempre nao se extrairá nada de conclusivo...
Mas convem lembrar que a filosofia de elementos puramente abstratos, apesar de nao se aproveitar nada de concreto(que tenha como ser provado/verificado), é um excelente exercicio à imaginacao/processo criativo.Logo, alguma utilidade tem...