Autor Tópico: Re: Re.: Flytronix  (Lida 7492 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Flytronix
« Online: 03 de Agosto de 2005, 18:55:36 »
Citação de: Atheist
Citação de: Roberto
Citação de: Fernando
Detectar dispartes é uma coisa, deduzir que esse disparte foi criado propositalmente com um propósito desonesto é outra.

Você pode e deve apontar o erro do outro, mas dizer que ele está sendo sofista requer provas. Sem contar que um pré-julgamento sempre pode trazer problemas.

Para ser sofista, basta usar de sofismas.

Acho que há diferenças... Ou você chamaria alguém de filósofo por citar Sartre, por exemplo?

qual o critério pra chamar alguém de filósofo? um diploma?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
Re.: Flytronix
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:07:17 »
Acho que filósofo é quem é formado em filosofia, atualmente. Embora o dicionário talvez tenha outra definição.

Agora, se é possível considerar alguém filósofo por citar Sartre, é possível considerar alguém cientista por fazer uma solução de água com açúcar...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:26:27 »
Acho que filósofo é quem é formado em filosofia, atualmente. Embora o dicionário talvez tenha outra definição.

Agora, se é possível considerar alguém filósofo por citar Sartre, é possível considerar alguém cientista por fazer uma solução de água com açúcar...

galileu era cientista? sócrates era filósofo?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:42:23 »
Citação de: cínico

galileu era cientista? sócrates era filósofo?

Por isso eu disse: atualmente.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Flytronix
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2005, 13:45:31 »
mesmo hoje, também quero dizer. quanto à ciência eu sei que deve-se estar mais integrado à comunidade científica, e o conhecimento técnico é tanto que é difícil poder ser chamado de cientista sem ter passado um tempo na universidade. mas filosofia... o que se aprende na universidade pode-se aprender em casa, com os livros. enfim, estamos saindo do foco...

Atheist

• Visitante
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:13:44 »
mesmo hoje, também quero dizer. quanto à ciência eu sei que deve-se estar mais integrado à comunidade científica, e o conhecimento técnico é tanto que é difícil poder ser chamado de cientista sem ter passado um tempo na universidade. mas filosofia... o que se aprende na universidade pode-se aprender em casa, com os livros. enfim, estamos saindo do foco...

É, saímos... Vou transferir esta discussão para a área apropriada.

Concordo que nas áreas humanas é possível aprender lendo. O que vai comprovar que a pessoa pode ser um profissional da área é, entretanto, neste caso, sua produção literária. Mas tendo em vista o modelo acadêmico platônico presente até hoje, ainda tenho dúvidas...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: O que é ser filósofo?
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:44:16 »
Para ser cientista basta seguir o método, por isso que não creio que existam cientistas criacionistas. Você dizer que "Deus fez tudo" é ciência é o cúmulo.

Ser filósofo, para isso, devemos definir o que é filosofia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:48:04 »
filósofo -> amigo, amante da sabedoria. bem vago, né? aí até o olavão se define filósofo  :)

Atheist

• Visitante
Re: Re.: O que é ser filósofo?
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2005, 14:56:33 »
filósofo -> amigo, amante da sabedoria. bem vago, né? aí até o olavão se define filósofo  :)

Pois é...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2005, 16:02:09 »
qual o critério pra chamar alguém de filósofo? um diploma?

Penso que um bom critério é o mesmo que se deve usar para chamar alguém de cientista. Cientista é quem produz conhecimento de valor científico. Filósofo é quem produz conhecimento de valor filosófico.

Nenhuma faculdade forma um cientista, como nenhuma faculdade forma um filósofo. Apelando para exemplos bobos: um corretor de seguros com diploma de biologia não é um cientista, do mesmo modo que um despachante com diploma de filosofia não é filósofo.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2005, 16:40:08 »
Definir o que é filosofia é em si uma questão filosófica.  No fundo a filosofia meio que abarca as formas de produção de conhecimento que "sobram" depois que se deixa de lado as questões que caibam confortavelmente nas ciências e religiões.

Tentando não complicar demais, eu diria que um filósofo é alguém que procura chegar a conclusões a respeito de questões abstratas, desde que essas questões não sejam claramente parte de uma ciência definida.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
O que é ser filósofo?
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2005, 18:33:59 »
Citação de: Luis Dantas
Tentando não complicar demais, eu diria que um filósofo é alguém que procura chegar a conclusões a respeito de questões abstratas, desde que essas questões não sejam claramente parte de uma ciência definida.

É uma boa definicao.Lembro que nas aulas de filosofia o professor costumava falar que o metodo filosofico deve ir, valendo-se da razao, do concreto para o abstrato, e "nunca o inverso".O que acha(keke, filosofe agora!!!)?
Acha que isto esta correto?
Se nao, por que?

Citação de: Roberto
Filósofo é quem produz conhecimento de valor filosófico.

Concordo igualmente.

Acho que filósofo é quem é formado em filosofia, atualmente

Este é o pior de todos os conceitos, ja que proselitista.
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2005, 19:29:32 »
Filosofia é uma ciência  :?:
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2005, 20:20:57 »
Citação de: Snake
Filosofia é uma ciência  :?:

É a base de todas.O processo silogístico presumidamente remete-se aos primordios de nossa existencia.Sem ele, nao haveria metodo cientifico, e tao pouco ciencia.

Filosofia nao se resume a aprender Platao, Aristoteles, Socrates, entre outras porcarias extensas de enrolacao, e parcas de objetividade.Filosofia também é o proprio ato de "aprender" a  pensar racionalmente - ir da premissa maior para menor, por ex.
Foi a filosofia, ja em sua fase academica, que "codificou" os "instrumentos e mecanismos logicos".
E sim, na minha opiniao, por estes conceitos acima, todos podemos ser filosofos.Agora, se a filosofia é boa ou nao é outra estoria,  :D , e vai da aceitacao do receptor, kekeke.Eu, por exemplo, qualifico como porcaria os supra-citados filosofos nao por arrogancia, mas sim porque odeio enrolacao...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2005, 20:23:43 »
Filosofia NÃO É ciência e nunca pediu este status. Filosofia é mais a atividade da pessoa que se surpreende e se questiona a respeito das coisas, é o "fazer pergunta". Aí quando a pessoa passa a TENTAR RESPONDER à pergunta, aí sim é ciência.
Essa coisa "do concreto para o abstrato" e nunca o contrário é bem verdade.

Hm. Mas o título de filósofo é, de fato, atualmente concedido a quem tem formação superior em filosofia - coisa que não sei pra que serve, mas enfim. É engraçado. Pra ser um "cientista humano" a pessoa não precisa ter graduação, ao contrário do que acontece em outras áreas. Isso é meio senso comum, mas o foda é que a lei mesma garante que um fulano que exerça a pesquisa e o ensino de história como atividade profissional, mesmo sem formação acadêmica, possa se dar título de historiador. Temo que exista algo na área de filosofia também.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Agosto de 2005, 20:53:03 »
Essa coisa "do concreto para o abstrato" e nunca o contrário é bem verdade.

Acho que nao necessariamente.Jung e Freud foram, tambem, dois excelentes filosofos.A teoria dos "insights" até poderia, ainda, ser enquadrada neste conceito.Mas a do "inconsciente coletivo" nao, ja que o inconsciente é, por natureza, algo abstrato.Se ele estiver certo, talvez haja outras possibilidades(atualmente seria campo de estudo da parapsicologia).

Alias, este é um assunto bem interessante.Afinal, todo mundo adora criticar Freud, mas por outro lado, contraditoriamente, adotam o conceito de inconsciente(o conceito é do Freud, keke).E o que é o inconsciente, afinal?

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #17 Online: 05 de Agosto de 2005, 15:32:39 »

Não é só isso, ele alem d educar, tem agir e pensar além de questionar o que estuda...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Agosto de 2005, 15:46:45 »
Citação de: rizk

Hm. Mas o título de filósofo é, de fato, atualmente concedido a quem tem formação superior em filosofia - coisa que não sei pra que serve, mas enfim.

Até onde sei, as universidades brasileiras conferem os títulos de bacharel, licenciado, mestre ou doutor aos seus alunos ao final dos cursos. Filósofo não é título universitário. Bacharel ou licenciado em Filosofia, é.

Citação de: rizk
Pra ser um "cientista humano" a pessoa não precisa ter graduação, ao contrário do que acontece em outras áreas. Isso é meio senso comum, mas o foda é que a lei mesma garante que um fulano que exerça a pesquisa e o ensino de história como atividade profissional, mesmo sem formação acadêmica, possa se dar título de historiador. Temo que exista algo na área de filosofia também.

Em nenhuma área o cientista, o cara que faz ciência, precisa necessariamente de graduação ou qualquer qualificação formal que seja. Agora, onde há regulamentação profissional, aí sim o título se torna privativo. Por exemplo, só é químico no Brasil quem é graduado em química, como só é biólogo quem se gradua em biologia. Mas pode haver um cientista que realiza trabalhos relevantes na área de química ou de biologia que não deixa de ser cientista só por não ser químico ou biólogo.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
O que é ser filósofo?
« Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2005, 00:49:31 »
Filosofia É ciência. Aliás, a ciência primeira. Todas as outras derivaram dela.

Ciência que tem seu principal objeto o pensamento.

Para que serve? Primeiramente tentemos responder para que serve o pensar e depois o pensar sobre o pensar. Se isso não serve para nada...

"A filosofia é a ciência objetiva da verdade, é a ciência da sua necessidade: é conhecer por conceitos, não é opinar nem deduzir uma opinião de outra." (Hegel)

Como surgiram as ciências, as idéias, as artes, as grandes invenções, etc..? Lógico que foi a partir do filosofar. Do se perguntar "o porquê". Do procurar se conhecer a si mesmo.

Qual ciência busca os principios de tudo? A física, a matemática, a biologia...?

Mas a pergunta que eu gostaria de deixar é:

Para que serve a Filosofia?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2005, 02:32:21 »
Para que serve a Filosofia?

essa acho que já foi respondida faz tempo; pra nada.

mas eu acho a ciência muito mais completa do que a filosofia. queremos saber como o homem surgiu? estudamos, estudamos, e chegamos a uma resposta químico-biológica. e se fôssemos filosofar? ficaríamos décadas discutindo se o homem surgiu junto com tudo ou se surgiu depois do tudo, e então ficaríamos discutindo se somos feitos de terra, fogo, ar ou água.
dei um exemplo esdruxulo, mas é mais ou menos isso. a ciência de dá resposta objetiva. a filosofia começa a inventar termos e naufragar-se nas abstrações. acabamos ficando perdidos no meio de neologismos e jargões, e no momento hipotético em que chegarmos à tal verdade, não nos servirá de nada. porque tudo que teremos será um bando de construções lógicas e semânticas impossíveis de entender pra quem não é estudioso do assunto, e que não significarão.... nada. até por serem abstratas. uma resposta vazia.

opinião minha, claro, vcs têm todo  odireito de discordar.

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 06 de Agosto de 2005, 09:29:08 »
Citação de: Cinico
essa acho que já foi respondida faz tempo; pra nada.

mas eu acho a ciência muito mais completa do que a filosofia. queremos saber como o homem surgiu? estudamos, estudamos, e chegamos a uma resposta químico-biológica. e se fôssemos filosofar? ficaríamos décadas discutindo se o homem surgiu junto com tudo ou se surgiu depois do tudo, e então ficaríamos discutindo se somos feitos de terra, fogo, ar ou água.
dei um exemplo esdruxulo, mas é mais ou menos isso. a ciência de dá resposta objetiva. a filosofia começa a inventar termos e naufragar-se nas abstrações. acabamos ficando perdidos no meio de neologismos e jargões, e no momento hipotético em que chegarmos à tal verdade, não nos servirá de nada. porque tudo que teremos será um bando de construções lógicas e semânticas impossíveis de entender pra quem não é estudioso do assunto, e que não significarão.... nada. até por serem abstratas. uma resposta vazia.

opinião minha, claro, vcs têm todo odireito de discordar.

De certa forma, voce tem total razao.Se ficarmos só na abstracao filosofica, nao se aproveita nada. Mas ela tem utilidade, conjugando-se com a ciencia, no processo criativo.Se voce ja tem algo concreto, mas nao sabe a causa, ou a consequencia(ex: uma experiencia pragmatica), a investigacao filosofica é um excelente caminho de analise.Feito isto, testa-se sua admissibilidade ou nao.

Quer um bom exemplo disso?
Veja a discussao da pena de morte.Aquilo é pura filosofia conjugada c/ ciencia(as estatisticas concretas).Na relacoes humanas, quando estamos especulando a adocao de alguma politica, se nao sabemos as implicacoes, so nos resta filosofar e depois averiguar uma forma de testar as possibilidades.Nao sei se voce entendeu, mas ainda que nao seja "exata",  é a propria "ferramenta" do pensamento logico.

Alias, acredito que a maior parte do que fazemos neste forum é filosofar, ainda que nao seja aqui na secao de filosofia.Isto porque estamos a associar nossos conceitos, exercitar o pensamento, e tirar conclusoes(erroneas ou nao).Isto é filosofia...

Se filosofamos sobre esoterismo, o qual nao podemos verificar nada concretamente/cientificamente, ai recairia no que voce disse: nao se aproveita nada, keke.Ainda assim, eu gosto e participo de foruns esotericos.Mas é questao de gosto.Do contrario, se voce esta a filosofar com elementos concretos, nem sempre nao se extrairá nada de conclusivo...

Mas convem lembrar que a filosofia de elementos puramente abstratos, apesar de nao se aproveitar nada de concreto(que tenha como ser provado/verificado), é um excelente exercicio à imaginacao/processo criativo.Logo, alguma utilidade tem...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2005, 13:24:53 »
Para mim filosofar = pensar.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Agosto de 2005, 14:04:11 »
Mas levantar a questão "como o homem surgiu" já não seria filosofia por si só?

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Agosto de 2005, 14:30:41 »
Citação de: Fernando
Para mim filosofar = pensar.

Exato :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!