Autor Tópico: Re: Re.: Flytronix  (Lida 7494 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re.: O que é ser filósofo?
« Resposta #50 Online: 09 de Janeiro de 2006, 14:57:34 »
Não duvide que seu ensino poderia se confinar a isso, assim como Lietaratura, que praticamente se limita a história da Literatura, em vez de estimular a interpretação dos significados mais profundos das obras.

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
O que é ser filósofo?
« Resposta #51 Online: 09 de Janeiro de 2006, 17:31:26 »
Citação de: hugo
Citação de: Ronin
Pode ser até que eu esteja caindo na psicologia, mas, para mim, o filósofo é uma pessoa insatisfeita com o mundo e consigo mesmo, e que dispende grande parte de seus esforços (mentais, geralmente) para, em vão, se preencher; algo até um tanto quanto neurótico.
E filosofar, na minha concepção, é não se contentar com uma explicação que não lhe pareça lógica e buscar uma nova resposta.

Que tipo de insatisfação voce fala?

Como a gente tem menos certeza (ou nenhuma certeza) das coisas que nos cercam, e não temos a "muleta de Deus", sentimos sempre aquele vazio por dentro, o que gera uma certa instatisfação.
Fora isso, tem também o lado de que não estávamos satisfeitos com as balelas que nos eram ensinadas e mandamos tudo pro alto.
by Ronin

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
O que é ser filósofo?
« Resposta #52 Online: 09 de Janeiro de 2006, 18:03:51 »
Citação de: hugo
Pode ser até que eu esteja caindo na psicologia, mas, para mim, o filósofo é uma pessoa insatisfeita com o mundo e consigo mesmo, e que dispende grande parte de seus esforços (mentais, geralmente) para, em vão, se preencher; algo até um tanto quanto neurótico.
E filosofar, na minha concepção, é não se contentar com uma explicação que não lhe pareça lógica e buscar uma nova resposta.

Que tipo de insatisfação voce fala?

Como a gente tem menos certeza (ou nenhuma certeza) das coisas que nos cercam, e não temos a "muleta de Deus", sentimos sempre aquele vazio por dentro, o que gera uma certa instatisfação.
Fora isso, tem também o lado de que não estávamos satisfeitos com as balelas que nos eram ensinadas e mandamos tudo pro alto.

Mas o ateu forte tem certeza que não temos outra vida, certo? Não tenho esse vazio que voce falou... se os outros têm... não sei.

Com relação as balelas, concordo.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Ronin

• Nível 07
  • *
    • http://www.forjadoirreal.blogspot.com/
« Resposta #53 Online: 10 de Janeiro de 2006, 01:21:20 »
Acho que o vazio vem da perda, entende? Pessoas queridas que nunca mais serão vistas... e principalmente das certezas. Como ateus não temos a certeza de que o Universo foi criado por Deus etc, e ficamos sem resposta, porque nessa questão a ciência só palpita, não dá segurança nenhuma. Entendeu?
by Ronin

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
O que é ser filósofo?
« Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2006, 08:55:24 »
Infelizmente, aula de Filosofia nas escolas só é bagunça, acho que 95% dos alunos acham que não passa de uma "inutildade muito chata, perda de tempo e coisa de doido". Acho que os professores tinham que cobrar mais, ser mais exigentes e QUALIFICADOS pra não deixarem a classe virar uma ZONA como os alunos querem e fazem.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
O que é ser filósofo?
« Resposta #55 Online: 11 de Janeiro de 2006, 14:18:01 »
Citação de: Nagell
Infelizmente, aula de Filosofia nas escolas só é bagunça, acho que 95% dos alunos acham que não passa de uma "inutildade muito chata, perda de tempo e coisa de doido". Acho que os professores tinham que cobrar mais, ser mais exigentes e QUALIFICADOS pra não deixarem a classe virar uma ZONA como os alunos querem e fazem.

Começando filosofia logo na alfebetização em formas de jogos (mesmo colocando só 90 minutos por semana, aposta quanto que seria a aula mais esperada da semana se fosse uma aula de jogos e brincadeiras) para estimular o pensamento e a curiosidade. Depois la pra 3º, 4º serie ja podia se colocar perguntas, questionarios, etc. Alem dos jogos e bricandeiras. Esses questionarios seriam para os alunos pensarem e responderem o que acharem, não tendo uma resposta errada alem da copia.

Ai depois começa a filosofia como se entende atualmente, e pode-se começar debates, etc. La pra 6º ja começa o estudo da história da filosofia, mas estudando as teorias dos autores (nesse ponto não obrigar os alunos a lerem os livros deles, apenas dando alguns textos explicando a teoria), e depois debatendo essa teoria. La pro segundo grau, os alunos ja poderiam estudar os autores lendo os livros, e depois debatendo. É claro que evitando os livros extramemente complexos e tal, e nem nescessitando ser livros de filosofia. Podendo ser livros quaisquer debatendo sobre as ideias neste livro, assim como na 6º em diante tambem não precisaria estudar só esses livros. Poderia se discutir quaisquer ideias.

Então assim formariamos pessoas que estivessem dispostas a buscar respostas por si mesmas.
"The patient refused an autopsy."

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
O que é ser filósofo?
« Resposta #56 Online: 11 de Janeiro de 2006, 15:17:01 »
Citação de: Felipe

Começando filosofia logo na alfebetização em formas de jogos (mesmo colocando só 90 minutos por semana, aposta quanto que seria a aula mais esperada da semana se fosse uma aula de jogos e brincadeiras) para estimular o pensamento e a curiosidade. Depois la pra 3º, 4º serie ja podia se colocar perguntas, questionarios, etc. Alem dos jogos e bricandeiras. Esses questionarios seriam para os alunos pensarem e responderem o que acharem, não tendo uma resposta errada alem da copia.

Ai depois começa a filosofia como se entende atualmente, e pode-se começar debates, etc. La pra 6º ja começa o estudo da história da filosofia, mas estudando as teorias dos autores (nesse ponto não obrigar os alunos a lerem os livros deles, apenas dando alguns textos explicando a teoria), e depois debatendo essa teoria. La pro segundo grau, os alunos ja poderiam estudar os autores lendo os livros, e depois debatendo. É claro que evitando os livros extramemente complexos e tal, e nem nescessitando ser livros de filosofia. Podendo ser livros quaisquer debatendo sobre as ideias neste livro, assim como na 6º em diante tambem não precisaria estudar só esses livros. Poderia se discutir quaisquer ideias.

Então assim formariamos pessoas que estivessem dispostas a buscar respostas por si mesmas.

É por aí...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
O que é ser filósofo?
« Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2006, 23:32:07 »

Você está certo. quando converso com garotos que estão no ensino médio e tem aula de filosofia, o que eles descrevem da aula é uma babaquisse tão grande que dá até vergonha.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
O que é ser filósofo?
« Resposta #58 Online: 11 de Janeiro de 2006, 23:53:24 »

Seria ideal. Eu não vejo como ensinar alguma coisa em filosofia em um ano, como é geralmente feito.
 Eu sinceramente não sei o que faria nesta condição caso fosse dar aula de filosofia no ensino médio. Digamos que eu queira falar de epistemologia da ciência. Seria ótimo! Trata-se de um assunto pelo qual as pessoas tem inclinação. Poderia usar de bastante interdiciplinaridade e tudo mais. Porém, para compreender os problemas de epistemologia da ciência, faz-se necessário ter um conhecimento sobre lógica. Não dá pra entender o problema da indução se não souber que a verdade de uma proposição particular não implica na verdade da proposição universal que a subordina (ex: se "alguns As são Bs" é verdade, não quer dizer que "todos As são Bs" também é verdade). Também não dá para entender o falseacionismo popperiano sem ententer modus tollens. Eu teria que ficar um semestre inteiro falando de lógica para então falar de epistemologia.
Aliás, eu não sei porque lógica não é ensinada em matemática no ensino médio e fundamental. Sob a mais pragmática perspectiva, é tão importante distinguir falácias de argumentos válidos quanto saber se o troco veio certo ou não.
Quanto ao uso de textos filosóficos, eu considero isto essencial. Existem muitos textos filosóficos que são acessíveis aos leigos. Eu postei neste fórum um texto em Inglês ( http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=4293 ) do Lakatos. Ele trata de forma bastante clara tópicos como: história da ciência, problema da indução, verificacionismo positivista-lógico, falseacionismo popperiano, historicismo científico de Thomas Kuhn e o falibilismo do próprio Lakatos. Textos como esse é o que deveriam ser passados nas aulas de filosofia do ensino médio ao invés de toda essa besteira da qual me informam.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 12 de Janeiro de 2006, 00:03:26 »
Tem tanta coisa que deviam ensinar nas escolas: filosofia, economia, computação... Mas nem matemática e português elas conseguem ensinar direito!

O ideal seria, além de melhorar a qualidade, instituir aulas também no sábado desde a 5ª série, imaginem quantas aulas a mais isso representa até o fim do colegial? Setia praticamente um ano letivo a mais de estudos.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: O que é ser filósofo?
« Resposta #60 Online: 12 de Janeiro de 2006, 09:32:24 »
Citação de: Gabriel dCF
Tem tanta coisa que deviam ensinar nas escolas: filosofia, economia, computação... Mas nem matemática e português elas conseguem ensinar direito!

O ideal seria, além de melhorar a qualidade, instituir aulas também no sábado desde a 5ª série, imaginem quantas aulas a mais isso representa até o fim do colegial? Setia praticamente um ano letivo a mais de estudos.

Aulas aos sábados??? nem pensar... sou judeu_adventista_do_setimo_dia...  :D

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Janeiro de 2006, 09:38:42 »
Eles poderiam ter essa aula extra na sexta-feira em turno oposto, ou seja, pasariam o dia inteiro na escola na sexta, sendo liberados pontualmente às 18:00 :twisted:

Offline Nagell

• Nível 03
  • *
« Resposta #62 Online: 27 de Janeiro de 2006, 21:50:10 »
Citação de: GCF
Mas nem matemática e português elas conseguem ensinar direito!

Discordo! Pode ter o melhor professor do mundo, mas se o aluno não tiver interessado e querendo aprender, ele não vai conseguir nada. Ou seja: a grande culpa não é de quem ensina, e sim, de quem está aprendendo.

Citação de: GCF

Seguindo a mesma linda do meu pensamento anterior: Se as pessoas estudassem de verdade durante a semana, de modo ORGANIZADO e DICIPLINADO, não seria preciso usar o sábado. Aulas aos sábados seria muito cansativo, neste caso.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 28 de Janeiro de 2006, 09:52:01 »
E qual é a sua proposta para deixar os alunos interessados? Para estimulá-los a estudar?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #64 Online: 29 de Janeiro de 2006, 21:09:18 »
Citação de: Willy Nilly
Eles poderiam ter essa aula extra na sexta-feira em turno oposto, ou seja, pasariam o dia inteiro na escola na sexta, sendo liberados pontualmente às 18:00 :twisted:

Em alguns países as aulas são em periodo integral, a criança entra as 8 da manhã e sai as 5 da tarde.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #65 Online: 29 de Janeiro de 2006, 22:44:30 »
Citação de: Willy Nilly
E qual é a sua proposta para deixar os alunos interessados? Para estimulá-los a estudar?

Dar perspectivas para eles. Que o estudo pode levá-los a algum lugar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #66 Online: 29 de Janeiro de 2006, 22:47:00 »
No Brasil isso é difícil, visto que as pessoas que fazem sucesso nw são cientistas, ou empresários....São pagodeiros , dançarinas de axé, jogadores de futebol.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 30 de Janeiro de 2006, 10:06:38 »
Citação de: Dante, the Wicked
Dar perspectivas para eles. Que o estudo pode levá-los a algum lugar.

Não sei se isso daria certo. Mesmo em escolas particulares onde os estudantes são filhos de pais que estudaram a indisciplina é muito grande.

Tarcísio

• Visitante
O que é ser filósofo?
« Resposta #68 Online: 30 de Janeiro de 2006, 11:09:54 »

Fico imaginando se isso estivesse em prática já há alguns anos os adultos que teriamos hoje e aonde estaria o funk  :D

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #69 Online: 30 de Janeiro de 2006, 11:12:15 »
Talvez o unico funk que iamos ficar conhecendo seria James Brown......

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!