Autor Tópico: Blog Crente: Quebrando o Neoateísmo  (Lida 8536 vezes)

Offline nobre

• Nível 02
  • *
Re:Blog Crente: Quebrando o Neoateísmo
« Resposta #50 Online: 05 de Dezembro de 2011, 01:08:04 »
Sério? Me desculpem, mas não existe uma chance qualquer de eu me abalar em um debate com qualquer crente do planeta. Isso que o Uilinili postou aí é simples masturbação mental, não me prova absolutamente nada. Eu acho que as pessoas complicam o que devia ser extremamente simples: "Você possuí provas do que está afirmando?" "Não?" "Então passe aqui quando tiver. Obrigado."

Concordo plenamente!
No meu entender, existem distinções entre o Ateísmo (não acreditar), o Ceticismo (duvidar) e o Agnosticismo (impossibilidade epistêmica de acreditar ou não acreditar), muito superficialmente, claro.
Como ateu nem dá para falar sobre um assunto (ideia) que não acredito, logo podem provar o contrário aqueles que acreditam (é deles o ônus da prova).
Como cético posso (e devo) falar sobre o assunto, desde que sejam estabelecidas premissas que aceitemos como verdadeiras (o que, em particular no que se refere à ideia deus, parece um pouco complicado).
Como agnósticos também podemos falar sobre o assunto, embora a a razão humana seja incapaz de fornecer argumentos racionais que justifiquem o conhecimento da existência, ou não, de deus. Assim, o debate é absolutamente tolo!
Aceitas essas ponderações, somente o cético é que vai entrar nesse tipo de discussão e, com certeza, vai estar bem preparado pois é exatamente isso que o torna cético!

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #52 Online: 08 de Dezembro de 2011, 05:56:06 »
Sinceramente? Eu acho que debate com esse tipo de gente não vale a pena sabe? É uma pessoa tão convicta naquela coisa, tão intrinsecamente ligada aquela realidade, que eu me pego a pensar se não seria caso de doença mental. No final, acaba sendo apenas uma competição pra quem possui a melhor retórica.
Codex, prazer.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:27:52 »
Sinceramente? Eu acho que debate com esse tipo de gente não vale a pena sabe? É uma pessoa tão convicta naquela coisa, tão intrinsecamente ligada aquela realidade, que eu me pego a pensar se não seria caso de doença mental. No final, acaba sendo apenas uma competição pra quem possui a melhor retórica.
na verdade esse tipo de discussão tem sua utilidade.

Para mim pelo menos, acompanhar as tentativas de argumentação de crentes como o Jetro, Erivelton e cia e ver as refutações me ajudou a ver como é fraca a "argumentação" religiosa e me fez abandonar a religião.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #54 Online: 08 de Dezembro de 2011, 14:55:56 »
...acompanhar as tentativas de argumentação de crentes como o Jetro, Erivelton e cia e ver as refutações me ajudou a ver como é fraca a "argumentação" religiosa e me fez abandonar a religião.

Isso, além do fato de formar um corpo de argumentação para que pessoas com um maior discernimento, e que porventura estejam acompanhando o "debate", consigam perceber este pensamento como explicitamente esquizofrênico. Eu diria que nem são fracos exatamente, pois que se lançam de contorcionismos linguísticos notáveis para justificar e compatibilizar suas crenças esquizofrênicas a um encadeamento minimamente corrente. Me deixa espantado como caminham por sobre cacos de idéias sem perceberem como estão se cortando.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #55 Online: 08 de Dezembro de 2011, 15:33:36 »
Um crente tem ao seu favor um diálogo que mantem com sua subjetividade como uma chama piloto que tem muitas utilidades. A ironia disso é que é preciso um controle vindo do lado racional para a devida manipulação dessa chama. Qualquer desvio pode gerar um incêndio avassalador.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 08 de Dezembro de 2011, 16:30:12 »
Como dito antes tudo isso não passa de masturbação mental

Pelo pouco que entendo, muitos dos argumentos lógicos e filosóficos são de origens pagãs: pensamentos de filósofos gregos que, praticamente, formaram toda a filosofia "lógica" e "racional" de teólogos/filósofos católicos. Aí os protestantes/crentes usam desses argumentos dos teólogos/filósofos católicos ao mesmo tempo que acham que o catolicismo é a imagem da besta.

Sem contar que essa argumentação lógica de um suposto deus pode ser usada para qualquer deus, mas por um motivo obscuro, o deus é o judaíco-cristão.

Interessantes é que o deus judaíco-cristão inspirou filósofos gregos a criarem a base de sustentação de toda a parte lógica e racional da filosofia/teologia religiosa. É deus escrevendo certo por linhas tortas...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 17:36:35 por Tião Macalé »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Dezembro de 2011, 16:31:30 »
Outra coisa, como os sujeitos usam a lógica para refutarem os inúmeros outros deuses?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #58 Online: 08 de Dezembro de 2011, 17:06:41 »

Interessantes é que o deus cristão inspirou filósofos gregos a criarem a base de sustentação de toda a parte lógica e racional da filosofia/teologia religiosa. É deus escrevendo certo por linhas tortas...
Não seria ao menos deus abraâmico/moisesâmico/noelâmico/adãozâmico? Afinal, os filósofos gregos são muito anteriores a Jesus Cristo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #59 Online: 08 de Dezembro de 2011, 17:35:28 »

Interessantes é que o deus cristão inspirou filósofos gregos a criarem a base de sustentação de toda a parte lógica e racional da filosofia/teologia religiosa. É deus escrevendo certo por linhas tortas...
Não seria ao menos deus abraâmico/moisesâmico/noelâmico/adãozâmico? Afinal, os filósofos gregos são muito anteriores a Jesus Cristo.

Verdade, nesse caso é o deus judaíco-cristão. Vou corrigir.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #60 Online: 16 de Dezembro de 2011, 08:04:06 »
Dr. Manhattan - escreveu:

No meu caso, o problema é mais básico do que simplesmente discutir propriedades de deuses. A pergunta que deve ser feita é: que propriedades da natureza nos obrigam a supor a existência de deuses, tal como imaginados pelos teístas? Até agora, nenhuma.

não me leve a mal, meu caro "dr. Manhattan"; mas na minha modesta opinião, você está pura e simplesmente equivocado. :idea: :arrow: :)

O "teísmo" é muito variado, e multicolorido nas suas mais diversas concepções: uma das suas facetas, mais divertidas é que você é uma divindade, precisamente, porque é um ser humano!

Então porque discutir isso? Essa é a essência do argumento do bule: ele pode existir ou não, mas nada nos obriga a pressupor que ele existe. Daí que discutir suas cores, ou se é feito de porcelana ou vidro é um exercício intelectual fút

Outro paralogismo seu, suponho eu - se bule, significa deus - então a palavra "bule" e a palavra "deus" - são palavras polissémicas de significado controverso, que precisam de ser discutidas para se perceber correctamente, o que um determinado interlocutor pretende dizer; senão, andamos somente a jogar aos "alhos com bugalhos". :idea:

artur

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, 17:46:22 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #61 Online: 16 de Dezembro de 2011, 12:17:54 »
Não, bule não significa deus.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #62 Online: 16 de Dezembro de 2011, 17:44:27 »
Di Gaúcho - escreveu:

Obrigado pela sua informação. :ok:

No entanto eu pergunto-lhe: você responde somente por si próprio, ou também por qualquer outro forista, incluindo o "Dr Manhattan"?

artur

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #63 Online: 16 de Dezembro de 2011, 22:46:14 »
Di Gaúcho - escreveu:

Obrigado pela sua informação. :ok:

No entanto eu pergunto-lhe: você responde somente por si próprio, ou também por qualquer outro forista, incluindo o "Dr Manhattan"?

artur

Também pelo Dr, pode acreditar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #64 Online: 17 de Dezembro de 2011, 07:40:31 »

Di Gaúcho - escreveu:

artur

Também pelo Dr, pode acreditar.

Já vejo que você tem jeito, para advogado. :)

Então se a palavra bule - não significa deus - porque compará-lo com a vasta argumentação, dos mais variados contextos teístas, ou deístas, sobre a hipotética existência de deus, no sentido teológico ou filosófico do conceito?

artur

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 17 de Dezembro de 2011, 11:51:04 »
Porque o bule representa uma idiossincrasia epistemológica do pensamento cético (eu diria auto-sincero), procedente em discussões sobre como podemos saber algo. Deus é só mais um pequeno personagem fictício que faz surgir este apanágio do B. Russel.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #66 Online: 17 de Dezembro de 2011, 13:19:06 »
Feynman - escreveu:

Porque o bule representa uma idiossincrasia epistemológica do pensamento cético (eu diria auto-sincero), procedente em discussões sobre como podemos saber algo.

Bertrand Russel, poderia ser absolutamente sincero, mas na minha opinião,
também tinha momentos falaciosos, como essa do bule orbitando Saturno ou Júpiter, como se fosse um argumento capaz de competir com uma concepção razoavelmente filosófica de deus...

Ademais na era de exploração espaço-sideral, em que o mais natural é acontecer ficar lixo tecnológico semeado pelo espaço orbital de qualquer planeta, por onde eventualmente passe uma sonda de exploração, ou uma nave espacial, fruto do engenho humano.

Deus é só mais um pequeno personagem fictício que faz surgir este apanágio do B. Russel.

Não me parece um personagem assim tão fícticio como você diz; principalmente, quando não pertence ao panteão judaico-islâmico-cristão. :idea:

artur

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!